Ir ao conteúdo

Comprei uma inpressora profissional onde...

cvprado

Posts recomendados

Postado

Comprei uma impressora profissional onde a empresa exige um Nobreak de 1.5 Kva, instalada a impressora descobri que tenho picos de energia de uma solda eletronica (Frequencia modulada) que é usada para soldar lonas e usa 380v - Trifasica, quando esta solda esta ligada minha rede de energia da um pico e a nova impressora ao qual esta ligada a um Nobreak (220v) de 1.2 Va com 2 baterias enormes, a impressora desliga.

Ps: Ja inverti as fases da rede eletrica continua o problema.

Será que se eu colocar um ESTABILIZADOR de energia resolveria meu problema ?

Obrigado

Postado

Isso não podia acontecer. Era pro nobreak segurar a impressora ligada, pelas baterias. Pode ser que pelo subdimensionamento do mesmo, ja que faltam 300 VA, pelas especificações do fabricante da impressora, o mesmo não suporta a demanda de tensão.

Ou então esse nobreak já tem uma certa idade, e está funcionando só como uma régua. Nem filtro de linha ele é. Pra testar, ligue só um pc nele, e depois de um tempo, tire ele da tomada. Se o pc também desligar, as suas baterias já não suportam carga.

Postado

Eis a questão, meu nobreak segura sim a impressora ligada mesmo fora da tomada, o problema é queria saber porque quando da um pique de energia quando a solda esta ativada minha impressora entra em standy by, perco minhas impressoes.

Queria saber se com um estabilizador junto resolveria meu problema ?

Obriogado

Postado

Não, provavelmente o estabilizador não ajude, o nobreak já tem um interno.

O problema ai parece na instalação elétrica, que está subdimencionada, teria que melhorar a instalação para evitar esse "pico" que a solda está provocando.

Leonardo

Postado

É amigo.

Sua instalação deve estar mal feita ou com sub-dimensionamento.

Seria bom chamar um eletricista para verificar tudo ;)

Essas soldas puxam energia mesmo.

E um estabilizador como dito já tem no no-break.

Verifique também como está o estado de seu no-break.

Trabalhar com coisas desse tipo dessa solda e equipamentos eletrônicos é mesmo muito complicado.

A queda de tensão é muito brusca.

Postado

1- O aparelho de solda está ligada ao nobreak? não né? Nobreak não serve para ficar ligando aparelhos, como esse de Solda, Nobreaks são destinados para ligar só aparelhos de informática, você pode ligar uma furadeira ou qualquer outra coisa que vai dar problema ligando no nobreak.

2- Quanto a impressora é o seguinte, Tens que ver a corrente dela e em quantos volts é a tomada onde você está ligando, por exemplo:

Se a impressora tiver 7,5A e você tiver ligando ela em 110 é o seguinte. 7,5X110 = 825W.

Você terá que ter um aparelho que forneça 825W.

Geralmente os Nobreaks não fornecem isso, tens que olhar na especificação do seu nobreak junto a da impressora pra ver se realmente o nobreak está funcionando com folga e se você não terá problema no futuro, agora se você fizer a conta e o nobreak estiver apanhando, pegue um Estabilizador desses citados.

Veja, esses estabilizadores é o ideal, e para eletrodomésticos também.

http://www.microsol.com.br/index.php?pagina=produtos_estabil_fridge

O de 1500VA tem 900W e o de 2000Va tem 1200W.

Nas impressoras que eu repassei para os clientes, coloquei desses estabilizadores e até hoje não tive problema, e olha que não foram poucos, e nem faz cócegas no estabilizador.

Essa questão, aprendi em um Curso que fiz fora do Estado, Foi passado isso no curso, muita gente ficou de cara, e isso simplesmente resolveu o problema de vários clientes que tinham nobreaks ou estabilizadores que não eram fortes o suficiente.

Isso acontece pois quando você liga a impressora, uma peça lá dentro dela vai a 380Graus(se não me falhe a memória), isso vai esquentando, puxa uma energia muito grande, pra isso que precisa de estabilizador assim.

Postado

E quanto a ligar a impressora direto na tomada?

Não é recomendado ligar impressoras laser em estabilizadores, devido aos altos picos de corrnte de ela causa quando vai imprimir, quando a impressora exige mais corrente a tensão na saída do transformador diminui e o estabilizador interpreta isso como uma subtensão e comuta um relé, mas logo a impressora diminui a corrente que necessita, fazendo a tensão subir; como isso tudo acontece rápidamente, o estabilizador acaba desestabilizando a tensão de saída.

O problema parece ser na instalação elétrica, esta mal dimencionada e por isso a queda tão grande de tensão quando usada a solda. Sou mais a favor de corrigir o problema da instalação do que instalar um estabilizador a modo de corrigir o problema.

Abraço

Leonardo

Postado

Leo,

Depende do Estabilizador, tem que fazer aquela conta pra ver se o equipamento irá suportar, o que não é muito recomendável é nobreak, Estabilizador como esses fridge podem ser ligados tranquilamente.

Onde você viu que impressoras a laser não podem ser ligadas em estabilizadores? essa informação não é correta, e a própria Microsol fornece esses estabilizadores para empresas grandes onde são usadas impressoras a laser.

E outra, todas essas informações, e indicações de aparelhos foi passado pra todo mundo no curso, inclusive foi resolvido o problema de vários clientes assim. O curso não saiu barato e foi com professores especializadíssimos na área que conhece do assunto.

Postado

Vamo aí:

1- O aparelho de solda está ligada ao nobreak? não né? Nobreak não serve para ficar ligando aparelhos, como esse de Solda, Nobreaks são destinados para ligar só aparelhos de informática, você pode ligar uma furadeira ou qualquer outra coisa que vai dar problema ligando no nobreak.

Se fosse ligado uma solda eletrica em um no-break ou estabilizador ele já era na hora.

Soldas eletricas puxam muita corrente.

Só para teres uma ideia, se for ligado em 110V e você for fazer um trabalho de solda em um portão, seus vizinhos próximos vão ficar com a luz mais fraquinha como ligar um chuveiro.

O trem é forte...

2- Quanto a impressora é o seguinte, Tens que ver a corrente dela e em quantos volts é a tomada onde você está ligando, por exemplo:

Se a impressora tiver 7,5A e você tiver ligando ela em 110 é o seguinte. 7,5X110 = 825W.

Então Eduardo.

Até aí está certo.

Mas tem que ver também o Fator de Potência da impressora, se ela tiver um PFC ativo na entrada é desprezivel e desconsiderado.

Mas se tem um FP de uns 0,8 por exemplo com essa Potência o no-break teria que ter no minimo:

825/0,8= 1031VA, e ainda tem que colocar o FF (Fator Folga :D) para ficar bom.

O de 1500VA tem 900W e o de 2000Va tem 1200W.

Isso aqui cobriu o erro acima.

Você usou a Potencia aparente descontando já o FP para o que resta para a ativa.

Só para complementar...

Então também amigo acima:

Apenas nesses casos concordo com o uso de bons estabilizadores, por ter uma tensão muito instável e a impressora não conseguir lidar com isso.

E ainda te recomendo comprar um bom filtro de linha com proteção anti-surto, pois se por exemplo a tensão estiver muito baixa, a solda estiver soldando e acontecer da energia no seu bairro cair, vai gerar um imenso transiente e uma alta tensão que pode ferrar com tudo.

Se o Eduardo disse que resolveu esses mesmo problemas com esses estabilizadores (apenas eles) tente, é sempre bom ir tentando.

Mas não se esqueça de olhar sua instalação elétrica ;)

Abraço.

Postado

Tenho dificuldade em acreditar no que esses fabricantes de estabilizadores falam, com a quantidade de informações que omitem (tem filtro de linha, mas e as especificações dele?), você leu as discussões que temos aqui nessa sala sobre estabilizadores?

Eles recomendam estabilizadores para PCs e fontes chaveadas, sendo que essas fontes não precisam de estabilizadores, trabalham com uma faixa de tensão muito grande, maior que a dos próprios estabilizadores.

Levando como exemplo o estabilizador citado por você:

Variação admissível na entrada = +- 15%

Regulação de saída = +-9%

E se respeita as novas normas, desliga se variar mais de 10% a saída,

Uma fonte chaveada trabalha normalmente com uma variação de +-20%, algumas até +-30%, muito mais que o estabilizador suporta! Qual o sentido de usar um estabilizador numa fonte dessas? (http://www.teal.com/products/App%20note%20AN-2.htm)

Além do mais, o estabilizador deforma a onda senoidal, veja: http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317

Não vejo porque usar um estabilizador em uma impressora laser, ela também usa fonte chaveada, assim como muitos equipamentos atuais.

Continuo afirmando, se a tensão esta caindo muito quando acionado um equipamento de alto consumo a instalação elétrica esta mal dimensionada, e para resolver isso basta dimensionar corretamente a instalação.

Leonardo

Postado

Opa!

Obrigado João, não falei nada sobre esse aparelho pois desconheço, OBrigado pela explicação.

O Fato que eu resolvi nos clientes, só pra deixar bem claro, é esses casos de impressora desligando, impressora não imprime, qualquer quedinha boba na luz a impressora desliga, é esses casos aí.

Esse estabilizador é bem pesado e robusto.

Veja alguns detalhes dele. ( Detalhe, ele é pra deixar ligado separado só pra impressora ).

Proteções:

• Contra oscilações da rede elétrica;

• Contra sobretensão;

• Contra curto-circuito;

• Contra surtos de tensão;

• Contra surtos de corrente;

• Contra sobrecarga;

• Contra sobrecorrente.

Característica

• Reduz o esforço, na partida, de motores elétricos e compressores, otimizando o consumo de energia;

• Ajuda a prolongar a vida útil de motores e compressores;

• Porta fusível externo;

• Função transformador – 110V/220V

Postado

Será que não seria uma boa solução um transformador para jogar a tensão uns 10% acima só que colocando a impressora em 110V e o transformador tranformando em 110V só que 10% mais alta que a normal ?

Aí quando a tensão cair vai estar ainda em uma faixa boa, e quando ela subir colocar um Varistor para "barrar" essa tensão alta.

Pois estou achando que com essa solda a tensão cai tanto que nem a chaveada aguenta.

Teria que ver mesmo as instalações.

Que essa soldas são muito feias em puxar energia.

Bem que podia ter o PFC ativo...

O que acham ?

Postado
Será que não seria uma boa solução um transformador para jogar a tensão uns 10% acima ?

Aí quando a tensão cair vai estar ainda em uma faixa boa, e quando ela subir colocar um Varistor para "barrar" essa tensão alta.

Pois estou achando que com essa solda a tensão cai tanto que nem a chaveada aguenta.

Teria que ver mesmo as instalações.

Que essa soldas são muito feias em puxar energia.

Bem que podia ter o PFC ativo...

O que acham ?

Mas então, porque os pcs dele não desligam? Eu desconfio até do nobreak dele, talves sem o nobreak nada aconteça.

Amigo, tente ligar a impressora direto na tomada, só cuidado com a tensão, nao vá ligar a impressora 110 na tomada 220v;p

Abraço

Leonardo

Postado

Bom dia amigos fico encarecidamente grato pelas respostas, vou tentar resumir o q acontece:

Tenho a 1º sala que esta a impressora Targa Plus 3216 (220v) onde se exige um nobreak de 1.5Kva mas o que tenho é de 1.2 Kva com 2 baterias.

Na sala 2º 7 micros ao qual nenhum desliga.

Na sala 3º uma solda de lona (para soldar outdoors)

Meu problema é o seguinte, sem ligar a solda a impressora trabalha normal.

Ao ligar a solda começa os picos de energia na empresa e minha impressora desliga sozinha (fica em standy-By).

Isso só acontece com a solda ligada.

A solda esta direta na energia...

Será que se eu colocar um estabilizador ou nobreak na solda mudaria algo ?

Obrigado a todos pelo esforço em ajudar que Deus ajude a todos vocês.

Postado

Porque você diz que a impressora exige um nobreak? Ai ocorre muitas quedas de luz que justifiquem o uso do nobreak?

Tente ligar a impressora direto na tomada para testes, ligue a impressora direto e a solda e veja o que acontece.

Fugindo do assunto, se a solda esta provocando muitos picos na energia, provavelmente a instalação dela está subdimencionada, chamar um eletricista para fazer uma instalação adequada para ela, com um circuito independente e com fio de bitola adequado, não seria uma má ideia, pode até aumentar a vida útil do restante dos seus equipamentos que serão submetidos a um estresse menor.

Editado: Ligar a solda em um estabilizador ou nobreak só serviria para torrar o estabilizador, o ideal é como eu disse acima, um circuito independente para a solda (um disjuntor separado) e a fiação de bitola adequada para o consumo da solda.

Abraço

Postado

Bem amigos resolvi chamar um eletricista (Engenheiro) amigo meu ele ja adiantou , e já comprei 3 rolo de cabo de 25mm flexivel cada rolo de 100mts a R$580,00.

No final posto aqui o que foi feito.

Agradeço a todos.

Postado
Bem amigos resolvi chamar um eletricista (Engenheiro) amigo meu ele ja adiantou , e já comprei 3 rolo de cabo de 25mm flexivel cada rolo de 100mts a R$580,00.

No final posto aqui o que foi feito.

Agradeço a todos.

Com certeza o investimento vai valer ;)

Mexer com soldas desse porte é muito complicado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...