Ir ao conteúdo

Novato em WC. Quero opiniões e noções de preço.

Dragutinovic

Posts recomendados

Postado

Ola gente td bem?

Eu sempre achei uma maravilha refrigeração liquida pro pc, nao só por resultados mais também pois acho muito legal.

Eu nao entendo muita coisa nessa area, to querendo monta um mais tenho algumas duvidas, quem souber me ajuda ai:

1º: Eu tenho o pc da assinatura(nao muito bom), se eu montar um WC nele, podeirei utilizar o WC em um futuro pc?

2º: Querendo uma coisabasica de começo, quanto gastarei mais ou menos com as peças a baixo?

Falem qual marca usar, preços e tal:

Bomba

Radiador

Reservatório

Blok do processador(futuramente de VGA)

Tubulação e ligações.

Quanto sai isso? se faltou algo me avisem.

Nao queria gastar muito mais queria algo bom porque quando eu trocar de computador queria usar o mesmo WC no proximo pc.

Qualquer um que ajudar ja estarei muito grato...ABRAÇOS....

• Membro VIP
Postado

1°: Depende da furação dos Blocks, mas se você já fizer pensando em futuros upgrades não terá problema algum.

2°: Se você for comprar tudo de fabrica e de bons fabricantes saira entre R$800 e R$1000. Mas você pode fazer um WC caseiro com um desempenho bom assim:

Bomba de maquina de lavar roupas ou de aquario submarino.

Radiador do ar quente do corsa com fans de 120mm ou um radiador do motor do uno sem fans.

Reservatório: Tenha criatividade :D.

Block do processador e da placa de video você manda fazer em tornearias com cobre eletrolítico.

Mangueriras siliconadas para evitar vazamentos, espigões de cobre para evitar a corrosão galvânica, liquido refrigerante e àgua destilada e abraçadeiras metalicas.

Assim você gastará no maximo uns R$300 só para refrigerar o processador, ou uns R$400 para processador e placa de video e terá um bom sistema (o meu está na incubadora, futuramente terminarei :D).

Postado
Ola gente td bem?

Eu sempre achei uma maravilha refrigeração liquida pro pc, nao só por resultados mais também pois acho muito legal.

Eu nao entendo muita coisa nessa area, to querendo monta um mais tenho algumas duvidas, quem souber me ajuda ai:

1º: Eu tenho o pc da assinatura(nao muito bom), se eu montar um WC nele, podeirei utilizar o WC em um futuro pc?

2º: Querendo uma coisabasica de começo, quanto gastarei mais ou menos com as peças a baixo?

Falem qual marca usar, preços e tal:

Bomba

Radiador

Reservatório

Blok do processador(futuramente de VGA)

Tubulação e ligações.

Quanto sai isso? se faltou algo me avisem.

Nao queria gastar muito mais queria algo bom porque quando eu trocar de computador queria usar o mesmo WC no proximo pc.

Qualquer um que ajudar ja estarei muito grato...ABRAÇOS....

Vamos lá.

Compre um bloco que tenha as furações de fixação compatíveis com a sua CPU atual e a CPU que pretende adquirir no futuro. Fica difícil colocar os preços, depende muito dos componentes escolhidos e a forma de aquisição do mesmo.

Como o Pedro citou temos varias opções que vão desde bomba de aquário a bomba específicos para WC, cada uma com a suas vantagens e desvantagens.

http://www.sarlobetter.com.br/produtos/motobombas.htm (necessita de adaptações)

http://www.emicol.com.br/Emicol/Web/Produto/Default.aspx?IdCat=0313 (necessita de adaptações)

http://www.pentairaquatics.com/products/product.php?id=38 (necessita de adaptações)

http://www.dangerden.com/store/product.php?productid=356&cat=23&page=1 (próprio para WC)

http://www.dangerden.com/store/product.php?productid=281&cat=23&page=1 (próprio para WC)

http://www.dangerden.com/store/product.php?productid=175&cat=23&page=1 (próprio para WC)

e tem mais opções diferentes.

Os radiadores têm o de carros que necessitam de adaptações ou.

http://www.swiftnets.com/products/MCR220-QP.asp (próprio para WC)

http://www.hwlabs.com (próprio para WC)

http://www.magicool.biz/Magicool/RadiatorsST.html (próprio para WC)

entre outras opções.

Reservatórios.

http://www.swiftnets.com/products/MCRES-micro.asp

http://www.sidewindercomputers.com/ekwaekres150.html

http://www.sidewindercomputers.com/biwatazulpom.html

Bloco para CPU e GPU

http://www.sidewindercomputers.com/waterblocks.html

http://www.sidewindercomputers.com/gpbl.html

Mangueiras.

http://www.sidewindercomputers.com/tubing.html

http://www.sidewindercomputers.com/othertubing.html

Espigões (Fittings)

http://www.sidewindercomputers.com/fittingstubing.html

Pedro gostei do “aquario submarino” onde acho isso :D

• Membro VIP
Postado
Pedro gostei do “aquario submarino” onde acho isso :D

Coloquei errado ou você entendeu errado. Essas bombas que citei são utilizadas em aquarios para manter animais oceânicos raros (e caros) por isso são muito confiáveis. Aquários submarinos são aqueles de parques na flórida etc.

Pedro Borges

300 a 400 reais está muito otimista! Dois blocks bons já ficam nesta casa de valores.

Não estou sendo otimista não. O meu projeto do começo do ano, com pesquisa de preços em tornearias, etc, consegui os blocos por R$100,00 e R$70,00 (em aluminio, em cobre sairia entre 100,00 e 150,00 cada), CPU e VGA, respectivamente. Bomba eu achei por R$50,00 uma de aquario bem boazinha ou R$20,00 a de maquina de lavar roupa. Sobra aproximadamente R$100,00 para espigões e mangueiras, o que acho perfeitamente plausível (mangueiras siliconadas são caras, mas não tanto). O reservatório eu não usaria, pois não é muito necessário, mas se usasse não saíria mais de R$20-30,00.

Postado
1°: Depende da furação dos Blocks, mas se você já fizer pensando em futuros upgrades não terá problema algum.

2°: Se você for comprar tudo de fabrica e de bons fabricantes saira entre R$800 e R$1000. Mas você pode fazer um WC caseiro com um desempenho bom assim:

Radiador do ar quente do corsa com fans de 120mm ou um radiador do motor do uno sem fans.

Reservatório: Tenha criatividade :D.

Block do processador e da placa de video você manda fazer em tornearias com cobre eletrolítico.

Mangueriras siliconadas para evitar vazamentos, espigões de cobre para evitar a corrosão galvânica, liquido refrigerante e àgua destilada e abraçadeiras metalicas.

Assim você gastará no maximo uns R$300 só para refrigerar o processador, ou uns R$400 para processador e placa de video e terá um bom sistema (o meu está na incubadora, futuramente terminarei :D).

Pedro Borges, gostei de tudo q você falo, então resumindo seria:

1000 reais em um wc bom

400 reais pra um caseiro

correto?

a grana ta curta mais eu queria customizar meu pc, amo essa area de wc mais nunca fiz...

um excelente sistema de wc top de linha sai 1000?

valeu a todos por inquanto, mais quanto mais informações melhor

Obs: Pedor Borges, quando der fais um topico explicando passo a passo como fazer o wc caseiro

Postado
Coloquei errado ou você entendeu errado. Essas bombas que citei são utilizadas em aquarios para manter animais oceânicos raros (e caros) por isso são muito confiáveis. Aquários submarinos são aqueles de parques na flórida etc.

Ok. agora entendi e bomba que pode ser usado tanto em água doce bem como água salgada.

Não estou sendo otimista não. O meu projeto do começo do ano, com pesquisa de preços em tornearias, etc, consegui os blocos por R$100,00 e R$70,00 (em aluminio, em cobre sairia entre 100,00 e 150,00 cada), CPU e VGA, respectivamente. Bomba eu achei por R$50,00 uma de aquario bem boazinha ou R$20,00 a de maquina de lavar roupa. Sobra aproximadamente R$100,00 para espigões e mangueiras, o que acho perfeitamente plausível (mangueiras siliconadas são caras, mas não tanto). O reservatório eu não usaria, pois não é muito necessário, mas se usasse não saíria mais de R$20-30,00.

Tem algum foto do bloco?

Gostaria de ver como ela e :confused:

• Membro VIP
Postado

lucas-10 erro meu, é aquario marinho viajei na mioneze, hehehehehehe.

Dragutinovic seria R$1000,00 para um sistema top e bom, e entorno de R$400,00 para um sistema caseiro e bom também.

Quanto ao passo-apasso, o meu conheciento não é muito grande nessa área, o vi que o nosso amigo lucas-10 entende bastante do assunto, se ele puder fazer eu agradeceria e ajudaria, pois o tempo está meio escasso.

EDIT: Lucas tenho o projeto naquele programa do google de projetos (SketchUp) se quiser te mando. Seria um no estilo americano, pouco resistivo, bastante aberto.

• Membro VIP
Postado

Seria seguro sim, desde que bem feito, pelo menos já vi muitas pessoas em outros foruns com sistemas desses sem ter problemas. Os resultados são ótimos, o processador deve ficar entorno de 45°C no máximo em full e a placa de video uns 50-55°C. Eu quero terminar de montar o meu até ano que vem, vamos ver no que dá.

O meu seria compatível com vários sockets, inclusive futuros (salvo imprevisões) e com várias placas de video. Também estou com uma ideia de ao invés de utilizar mangueiras siliconadas utilizar canos de cobre, mas isso ainda é uma possibilidade, não tenho certeza se funcionará. Estou pensando em deixar tudo dentro do gabinete, mas dai são outros quinhentos, terei que me virar nos 30 pra conseguir :D.

Postado

Quanto ao passo-apasso, o meu conheciento não é muito grande nessa área, o vi que o nosso amigo lucas-10 entende bastante do assunto, se ele puder fazer eu agradeceria e ajudaria, pois o tempo está meio escasso.

Obrigado pelo convite, mas, eu também não estou tendo tempo nem para sentar no vaso e fazer o que tem que ser feito Huahhhhhh :D

Dragutinovic: posso passar alguns links de bloco DIY, feitas por pessoal aqui do Brasil mesmo.

EDIT: Lucas tenho o projeto naquele programa do google de projetos (SketchUp) se quiser te mando. Seria um no estilo americano, pouco resistivo, bastante aberto.

Tenho interresse, porque eu também estou tentando fazer um bloco para CPU, mas sempre acabo esbarrando no custo de fabricação.

O que acham do desenho abaixo?

BlockquadVistaExplodida.jpg

• Membro VIP
Postado

Nossa você tem pratica nisso :D. Os meus projetos estão bem porcos, mal sei mexer nesses programas... Mas de qualquer modo irei enviar.

Vi que o seu é um modelo bem resistivo, padrão europeu, o meu é mais voltado para o grande fluxo, no estilo americano. Resumidamente a água entra no centro do bloco e faz um sentido de caracol até a saída em uma das extremidades.

O custo de blocos no padrão europeu são altíssimos, a não ser que se faça o serviço com furadeiras, mas o trabalho não ficaria tão bom. Se você quiser mesmo fazer o bloco "em casa" aconselho o padrão americano, mas barato e tão eficiente como o europeu, alem de exigir uma bomba com menor vazão. Agora se quiser blocos no estilo europeu sairia mais em conta importar...

No meu modelo o bloco seria preso ao socket por duas peças de acrílico, "ensanduichando-o", sendo uma acima do bloco e outra atras da placa mãe. Acredito que desse modo, além de diminuir os custos, o bloco ficaria tão bem preso e tão mais adaptável, que vale o risco :D.

Postado

Se você quer um de baixo custo, recomendo os WC do Cássio da Pollar Watercooler... O cara é muito gente boa, e os WC's são legais...

Feitos por ele mesmo... WC's 100% brazucas.

Ele tem feitos varios testes e chegou num block bem legal chamado T-50U... A distancia do block pro processador é de aprox 89mm(se não me falha a memória), e a troca de calor é excelente mesmo o labirinto sendo em U.

To com um WC dele... Mas montado com algumas gambiarras(a grana ainda n me deixou melhorar) e com uma bomba muito fraca(better 650L/h), então o desempenho não tá lá essas coisas, mas o sistema em sí é muito bom.

Se quer algo simples, dá uma conversada com ele... qualquer coisa me dá um toque por MP se quiser + infos ou o contato pra falar com ele...

Mas se você quiser um **** WC muito louco e tal... swiftech... + você vai gastar tranquilo uns 900+ pra montar... E com um desempenho maravilhoso!

• Membro VIP
Postado

Basicamente você precisa ter o projeto para os blocos (você mesmo pode fazer) e fazer um orçamento em uma tornearia. Depois pesquise preços das mangueiras radiadores e bombas e veja se tudo vai caber no seu orçamento. Feito isso é só mandar bala e montar o WC, testando-o previamente à procura de vazamentos. Você escolhe se deixará dentro do gabinete ou fora, etc. Isso depende do seu espaço físico e dinheiro.

Os blocks são as partes mais difíceis. Se encontrar dificuldades em fazer um compre pronto e veja quais sockets ele suporta.

Pelas minhas pesquisas eu encontrei que o jeito mais eficiente de montagem seria Block --->Reservatório--->Radiador --->Bomba.

Postado

Vai num ferro velho e compra um radiador de carro de uns 240x120mm.

Arranje espigões da medida que deseja(loja de tubos e conexões), mangueiras de silicone(de preferência 100%), uma bomba de aquario(de preferência acima de 500L/h com 1 ou 2 metros de coluna d'agua), 1 reservatório e 4 coolers(2 na posição de ventilação e 2 na de exaustão).

Já o block... realmente é como o Pedro Borges flo... O + difícil. Recomendo comprar pronto, dá menos dor de cabeça... Tem gente que estuda meses até desenvolver o projeto de um block decente(e normalmente pior do que os melhores já construidos).

Deixe td bonito, modifique ao seu gosto e tal...

Monte o sistema.

Pelas minhas pesquisas eu encontrei que o jeito mais eficiente de montagem seria Block --->Reservatório--->Radiador --->Bomba.

Já ouvi falar que não é o mais eficiente... + com certeza é o mais seguro...

O mais eficiente SERIA Block -> reservatório -> bomba -> radiador mas a agua chegaria quente na bomba, e diminuiria a vida util da mesma.

Eu uso o modelo que o radiador -> bomba mas a minha agua acaba chegando um pouco mais quente no block por conta do aquecimento que a bomba tem. Pra resolver isso sem danificar a bomba, só com 2 radiadores =/

Postado

ué... mas aí depende da temperatura de trabalho da bomba... ó, a Swiftech MCP655, é uma bomba top... custa na faixa de 500 pratas, e a temperatura de operação dela é entre 0 a 60ºC... e ela tem uma vida útil de 50.000 horas... cara 50.000 horas se você deixar o seu pc rodando 24horas por dia dá mais de 5 anos de funcionamento ininterrupto...

isso dentro da temperatura... mesmo que essa água passe pela bomba a 80ºC não é o tempo todo... seria só em renderings daqueles que levam horas, ou dias... e uma água a 80ºC é coooisa.... para a água chegar a 80ºC seu processador tem que estar fritando...

logo, dificilmente você vai perceber a redução da vida útil da bomba...

Postado
ué... mas aí depende da temperatura de trabalho da bomba... ó, a Swiftech MCP655, é uma bomba top... custa na faixa de 500 pratas, e a temperatura de operação dela é entre 0 a 60ºC... e ela tem uma vida útil de 50.000 horas... cara 50.000 horas se você deixar o seu pc rodando 24horas por dia dá mais de 5 anos de funcionamento ininterrupto...

isso dentro da temperatura... mesmo que essa água passe pela bomba a 80ºC não é o tempo todo... seria só em renderings daqueles que levam horas, ou dias... e uma água a 80ºC é coooisa.... para a água chegar a 80ºC seu processador tem que estar fritando...

logo, dificilmente você vai perceber a redução da vida útil da bomba...

Com certeza... Mas num sistema caseiro, eu recomendei uma bomba de aquario, mais barato e fácil de achar. E n coisa gringa da swiftech saka rsrs ;)

Postado

o meu medo seria a montagem pois nao saberia montar porque nao tenho pratica.......

To querendo muito isso, ate vou adiar a troka do pc porque eu quero um wc..... pena q um original sai muito caro xD

• Membro VIP
Postado

Dragutinovic, a montagem é o mais simples. Se você tiver todas as peças em mãos você verá como será ridiculamente fácil montar :D.

demoniohf (nossa, engraçado falar com alfuem com esse nick :D), as bombas de máquina de lavar são boas porque não aquecem a água onde ficam. Mas as de aquário marinho são mais recomendaveis pela segurança e comodidade, mesmo aquecendo a água (seria legal colocar gelo no reservatório na hora dos overs).

Postado
Dragutinovic, a montagem é o mais simples. Se você tiver todas as peças em mãos você verá como será ridiculamente fácil montar :D.

demoniohf (nossa, engraçado falar com alfuem com esse nick :D), as bombas de máquina de lavar são boas porque não aquecem a água onde ficam. Mas as de aquário marinho são mais recomendaveis pela segurança e comodidade, mesmo aquecendo a água (seria legal colocar gelo no reservatório na hora dos overs).

Eu já pensei em colocar gelo... Mas fiquei com medo, vai que o gelo entope o espigão e bye o sistema td...

• Membro VIP
Postado

Só colocar uma redinha presa na mangueira em que sai a água (é eu sou o gambiarra man). Ou coloar o radiador num balde de gelo. Bom eu só vou poder fazer isso ano que vem, até lá só fica o gostinho :D.

Postado
Com certeza... Mas num sistema caseiro, eu recomendei uma bomba de aquario, mais barato e fácil de achar. E n coisa gringa da swiftech saka rsrs ;)

Na minha opinião a bomba e o componente mais importante do WC. Porque :confused:

A bomba e responsável pela circulação do liquido que influencia no desempenho do radiador e dos blocos, dependendo da bomba o ruído é considerável e contribui para o aquecimento do fluido.

Eu uso a bomba DP-1200 que e igual ao CPX-Pro da Danger Den.

Fiz uma estimativa de vazão entre Quit One 3000 e a bomba acima.

Os componentes são:

Radiador HW Labs Black Ice GTX480 x 1

CPU bloco Danger Den MC-TDX x 1

Chipset Bloco Danger Den MPC-Universal Chipset Block x 1

Bomba Quit One:

Alimentação: 120Vac (precisa de rele para acionar junto com a fonte do PC).

Potencia: 40W (dissipa uma quantidade considerável de calor no liquido)

Vazão: 3000 L/H (mais exato 2952,2 L/H)

Coluna d’água: 3,2 mca (metros de coluna d’água)

Dimensões: 108mm x 63,5mm x 101,6mm (sem as adaptações para conexão das mangueiras)

Ruído: Considerável, audível.

QuitOne3000.jpg

Bomba DP-1200:

Alimentação: 12Vdc (alimentado com a fonte do PC, possível o monitoramento dos RPMs da bomba)

Potencia: 15W em operação (18W pico)

Vazão: 800 L/H

Coluna d’água: 4 mca (metros de coluna d’água)

Dimensões: 54 x 75 x 83mm (sem os fitting)

Ruído: Audível se você encostar o ouvido na bomba (segundo a própria Danger Den e mais silenciosa que a DDC 3.2 e com maior vazão em sistemas de WC).

IMGA1214.jpg

Estimativa com Quit One 3000

HWlabs480GTXQuiteOne.jpg

Estimativa com DP-1200

HWlabs480GTXDP-1200.jpg

No sistema a vazão final com Quite One 3000 (40W) seria de 5,53 x 60 = 331,8L/H

e com o DP-1200 (15W) seria de 5,72 x 60 = 343,2L/H, ou seja, maior que uma bomba de 3000 L/H.

A maioria pensa que quanto maior a vazão e melhor, mas, para um sistema de WC com restrições, a coluna d’água e os “Watts” adicionados pela bomba tem a sua importância.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...