Ir ao conteúdo

[Review] Acer 6920G (6920-6864) T5550/3GB/16"/9500GS/Tuba booster

W0LVER1NE_MG

Posts recomendados

Postado

É isso aí mesmo pessoal, resolvi o problema do nvlddmkm.sys, mas esse aí do frame rate também aconteceu comigo jogando bf2 por umas 2h.

Será que tem solução?

Postado
Joguei por umas 3 horas aqui, colocando a tensão para 1.1500V. Só assim consegui resolver, da mesma forma que o Renan fez, mas sinceramente, não acho isso legal, apesar de economizar na bateria, etc e tal.

Bom... ao menos a gente tá "fechando o cerco" sobre o problema.

Antes não tinhamos nem um "alvo", mas agora já sabemos o motivo da queda de desempenho: clock do processador sendo reduzido.

Com base nisso, a gente tenta descobrir o que está causando a redução indesejada. Sabemos que isso pode ser controlado (e até corrigido) por software, e que os responsáveis por esse controle são: BIOS (que reduz o clock para evitar superaquecimento) e gerenciadores de energia (tem o da Acer - ePower - e o original do Vista. De repente, eles tão batendo cabeça... analisarei isso amanhã.

E parece que não acontece só com esse modelo da ACER, acho que o problema é em alguns premiados com o proc. Intel T5500, veja outra reclamação de um cara com note da DELL com o mesmo processador:

http://forums.wow-europe.com/thread.html;jsessionid=C2A52E877AEDDCB98A984A971F186104.app06_08?topicId=4581329929&sid=1

Se não me engano, aqui neste fórum mesmo tem um relato semelhante ocorrido com um Asus. Amanhã vejo melhor isso, com mais calma.

eu tenho esperança que e problema de driver ou vista

acho que pode ser por que pra jogar o jogo scarface

coloquei um programa pra gerenciar directx 9

Como se chama esse programa..? DXTweak?

sera que preciso do 3dmark para percibir

a queda

o jogando normalmente ya e suficiente

para percibir o nao

Jogando normalmente acho que já se perceberia, pelo que relataram fica muito mais lento o jogo.

wolve como posso verificar seu mia bios ta actualizada

onde tem info da bios

Você pode verificar isso entrando na BIOS (aperta F2 durante a inicialização do notebook - assim que ligar ele) ou instalando o programa Everest e indo em Placa-mãe > BIOS ou então abre o menu do Vista (ou do XP) e na janela de pesquisa (ou 'Executar', no caso do XP) digita MSInfo32 e dá enter, que na janela que se abrir vai constar essa informação do lado direito no campo 'Bios version/date'.

sou gringo

por isso escrebo ruim

O que realmente importa é que estamos compreendendo o que escreve. :)

É isso aí mesmo pessoal, resolvi o problema do nvlddmkm.sys, mas esse aí do frame rate também aconteceu comigo jogando bf2 por umas 2h.

Será que tem solução?

Tem que ter, ainda mais agora que descobrimos mais especificamente a forma através da qual o sistema se torna lento. (redução do clock do CPU)

Valeu

Postado

Como se chama esse programa..? DXTweak?

o programa dxwnd pra jogos com directx 9

ele executa en janela aqueles jogos que tem problema no vista

Jogando normalmente acho que já se perceberia, pelo que relataram fica muito mais lento o jogo.

vou testar

Você pode verificar isso entrando na BIOS (aperta F2 durante a inicialização do notebook - assim que ligar ele) ou instalando o programa Everest e indo em Placa-mãe > BIOS ou então abre o menu do Vista (ou do XP) e na janela de pesquisa (ou 'Executar', no caso do XP) digita MSInfo32 e dá enter, que na janela que se abrir vai constar essa informação do lado direito no campo 'Bios version/date'.

legal

mi bios 1.10v

tudo joia

O que realmente importa é que estamos compreendendo o que escreve. :)

ótimo o melhor e que se consiga comprender kkkk:lol:

Postado
Sim, já ia postar isso aqui, segue imagem.

configdn9.th.jpg

Joguei por umas 3 horas aqui, colocando a tensão para 1.1500V. Só assim consegui resolver, da mesma forma que o Renan fez, mas sinceramente, não acho isso legal, apesar de economizar na bateria, etc e tal.

Mas quero o note funcionando redondo sem porrra nenhuma segurando...

Se precisar ficar ajustando isso sempre que quiser um jogo, mesmo iniciando automaticamente no systray, devolverei o note ou trocarei por outro...

Mas pelo menos resolvi o problema temporariamente...

Mas quero achar a solução para esse negócio...

Se não achar, entrarei em contato como vendedor e vou trocá-lo...

E parece que não acontece só com esse modelo da ACER, acho que o problema é em alguns premiados com o proc. Intel T5500, veja outra reclamação de um cara com note da DELL com o mesmo processador:

http://forums.wow-europe.com/thread.html;jsessionid=C2A52E877AEDDCB98A984A971F186104.app06_08?topicId=4581329929&sid=1

Tb não gosto de fazer "gambiarras" no note pra rodar mas fazer o que ne....Tem uma outra coisa a fonte de energia de vocês, ela e LITEON?! ou e DA ACER MESMO?:confused:

Pessoal trago novas, olha o que eu achei num forum gringo http://forum.rightmark.org/topic.cgi?id=6:1155

Esse cara ai resolveu o problema trocando a motherboard e reinstalando o xp, mas creio que o vista nao seja o problema, uma coisa que eu acho que ninguem aqui fez foi instalar os DRIVERS DO CHIPSET da intel atualizados! Creio que o Wolverine instalou...Tentem instalar ai o mais recente! Quem sabe isso não resolva todos os problemas? Pra esse problema acontecer em desktops e so se solucionar com a troca de placa mãe, com certeza essa nossa ta gerenciando mal o sistema! a resposta final do cara depois dele ter trocado a Motherboard:

"So, the problem was really in motherboard's hardware or BIOS firmware. I'm really seeing things like this for the first time. Uncontrollable BIOS-enforced CPU throttling at the temperatures as low as ~52C is something new to me (and it is really weird)".

Baixem este aqui ftp://ftp.work.acer-euro.com/notebook/aspire_6920G/vista/Drivers/Intel_PM965_GM965_8.3.0.1013_Vistax32x64.zip e o ultimo do site, não sei se e este que vem porque to sem o note, mas nao custa tentar mais esta possibilidade,alem disso tem este tal intel robson ftp://ftp.work.acer-euro.com/notebook/aspire_6920G/vista/Drivers/Robson_Intel_Robson_v1.5.0.1013_Vistax32x64.zip nao sei doq se trata tambem, mas instala ai e testem! aguardo feedback.

trago aqui mais um relato em desktops http://www.vistahelpforum.com/showthread.php?p=4812

Dessa vez ele resolveu atualizando a bios, mas esse cara ai era o contrario ele queria ativar o Throtle uhauahuahuauha a nem viu, o que demonstra que a Bios tambem ta incluida ai nesse rolo todo, se não for pedir demais testem as outras verssoes que não seja a 1.10.

Postado
Pessoal trago novas, olha o que eu achei num forum gringo http://forum.rightmark.org/topic.cgi?id=6:1155

Esse cara ai resolveu o problema trocando a motherboard e reinstalando o xp, mas creio que o vista nao seja o problema, uma coisa que eu acho que ninguem aqui fez foi instalar os DRIVERS DO CHIPSET da intel atualizados! Creio que o Wolverine instalou...Tentem instalar ai o mais recente! Quem sabe isso não resolva todos os problemas? Pra esse problema acontecer em desktops e so se solucionar com a troca de placa mãe, com certeza essa nossa ta gerenciando mal o sistema! a resposta final do cara depois dele ter trocado a Motherboard:

"So, the problem was really in motherboard's hardware or BIOS firmware. I'm really seeing things like this for the first time. Uncontrollable BIOS-enforced CPU throttling at the temperatures as low as ~52C is something new to me (and it is really weird)".

Baixem este aqui ftp://ftp.work.acer-euro.com/notebook/aspire_6920G/vista/Drivers/Intel_PM965_GM965_8.3.0.1013_Vistax32x64.zip e o ultimo do site, não sei se e este que vem porque to sem o note, mas nao custa tentar mais esta possibilidade,alem disso tem este tal intel robson ftp://ftp.work.acer-euro.com/notebook/aspire_6920G/vista/Drivers/Robson_Intel_Robson_v1.5.0.1013_Vistax32x64.zip nao sei doq se trata tambem, mas instala ai e testem! aguardo feedback.

trago aqui mais um relato em desktops http://www.vistahelpforum.com/showthread.php?p=4812

Dessa vez ele resolveu atualizando a bios, mas esse cara ai era o contrario ele queria ativar o Throtle uhauahuahuauha a nem viu, o que demonstra que a Bios tambem ta incluida ai nesse rolo todo, se não for pedir demais testem as outras verssoes que não seja a 1.10.

Renan, muito boa a novidade.

Vou atualizar o driver do chipset/mobo também e todos os outros drivers.

Também vou atualizar os programas da Acer ePowering se estiverem desatualizdos, baixei e instalei o Driver Detective e 1/3 dos drivers estão desatualizados.

Postado
eu ainda não joguei nele, quais jogos vocês estão tendo problema? digam ai que eu baixo o jogo e vejo como ele se comporta.

Comigo o Command e Conquer 3 Tiberium Wars e o campeão, mas tem que setar tudo no maximo inclusive a resolução.

Mas acontece com todos games, alguns nao precisam de processamento intenso por isso as vezes nao se percebe a queda de fps, mas sou chato pra isso e percebo tudo.

ate O WARCRAFT 3 QUE E hyper LEVE! Ate ele ta fazendo gracinha, to jogando meu Dota online de boa fps em 55 +- cai pra 25 e nao sai da vontade de quebrar tudo.

Pessoal. no site da intel tambem tem drivers atualizados para o chipset.

eu atualizei aqui e devo testar a noite.

Poderia passar os links? :):)

Postado
QUOTE=renanssj5;3225130]Sera que o da Bluezinha e do Commodurs que tem as cpus melhores esta occorrendo isso? gostaria que eles comentassem...:):)

ola acontece que o meu 6920-6206

e o mesmo da bluezinhaa

acho que e o mesmo que o teu

por que ele tem t7500 2.0ghz

no adesivo errado t5750

o meu e blue-ray

o unico que ta dando problema e da tela paralizada

hoje ele deu problema apenas liguei ele

quando navegando tentei cargar um site

eu tenho esperança que e problema de driver ou vista

acho que pode ser por que pra jogar o jogo scarface

coloquei um programa pra gerenciar directx 9

o meu no ta dando problemas

com jogos

mas vou testar melhor

mas ate agora nao percibi que assasin creed fique mais lento

sera que preciso do 3dmark para percibir

a queda

o jogando normalmente ya e suficiente

para percibir o nao

aqui en recife na loja nagen tem ele

com adesivo falso

Blu-Ray

placa video 9500m gs

3 gb

250 gb hd

teclado portugues

o site da loja

www.nagen.com.br

mesmo que no site no esteja disponivel

aqui na loja do recife tem ele

3900 reais

fazem desconto a vista

vi ele na semana pasada

o mesmo que o meu

wolve como posso verificar seu mia bios ta actualizada

onde tem info da bios

obrigado

sou gringo

por isso escrebo ruim

Postado

Wolv, se tiver como montar passo a passo como fazer essas configurações para que nossos notes fiquem configurados iguais nós agradecemos!

Pergunta: Alguém já instalou o XP e os drivers pro XP do link na página inicial desse Review??????

Postado

o unico que ta dando problema e da tela paralizada

Eu tava com esse problema também, isso ai é driver de video velho, depois que coloquei o driver original da ACER não tive mais esse problema, baixei a versão mais nova do driver da ACER-MICROSOFT.

http://laptopvideo2go.com/forum/index.php?showtopic=22017

No meu caso esse problema ai resolveu, se não resolver no seu, tenta baixar a versão que está no site da ACER.

Obs.: Não esquece de desinstalar o driver de video em modo de segurança pra remover tudo e também usar um bom aplicativo para remover todo o driver anterior antes, como o Driver Sweeper ou Driver Cleaner.

Postado

Dei uma vasculhada no Google agora na hora do almoço... achei este tópico:

http://www.techspot.com/vb/all/windows/t-16513-FPS-Drop-in-CS-and-other-Games.html

O que pude extrair dali:

- há várias pessoas (contei mais de 7) com diferentes equipamentos, tendo o mesmo problema: depois de uns minutos jogando, o notebook fica lento. A maioria ali tem Dell com ATi, mas tem até um Alienware Area 51.

- muitos comprovaram que o problema é diretamente ligado à temperatura, que ao atingir um determinado patamar (em geral, acima dos 60ºC) acontece uma desaceleração brusca do CPU, caindo para o mínimo clock possível e com isso gerando a queda considerável de desempenho. Mantendo a temperatura num nível mais baixo o efeito "desaceleração" nos jogos é sanado - e para isso apareceram as mais diferentes e bizarras soluções, até mesmo saquinhos plásticos do tipo ziploc com gelo dentro foi relatado como "solução" para manter as temps baixas

- houve um deles (de nick Azhad, com um notebook Dell) que declarou ter resolvido o problema fazendo uma "desatualização" da BIOS (colocou uma versão muito antiga de BIOS e tudo se resolveu). Outro após ele disse que encontrou relatos de várias pessoas que resolveram o problema do Dell em questão (modelo 600M) fazendo esse mesmo procedimento.

Então, resumo da ópera: o problema é de fato um 'thermal throttling' (desaceleração térmica) que ocorre em níveis ainda seguros de temperatura, a meu ver (em torno de 60ºC). E, sendo assim, é algo diretamente ligado à BIOS e suas versões. Uma nova versão de BIOS com níveis mais relaxados de atuação do thermal throttling resolveriam o problema.

Poderíamos até tentar mandar um e-mail para a Acer, contendo todos os dados de nossas pesquisas e análises, e requisitar uma solução... mas eu duvido muito que isso ocorreria, ainda mais a curto prazo.

Enquanto isso, a única solução que vejo para quem tem enfrentado o problema é tentar manter o notebook mais resfriado possível - e diga-se de passagem, isso não será fácil nos próximos meses, o verão vem aí - a fim de evitar que o patamar de temperatura que gera o problema seja atingido.

O mais estranho é que eu não constatei esse problema no meu note, e apesar dele trabalhar com temperaturas relativamente baixas (eu até citei isso no review, pois tinha saído de um HP que atingia 75ºC de CPU e mais de 100ºC de GPU sem contudo dar qualquer erro ou fazer desaceleração, e de repente peguei um Acer que se mantinha abaixo de 60ºC tanto de CPU quanto de GPU), agora que tem começado a fazer uns dias mais quentes eu vou tornar a realizar esses testes com jogos para verificar se vai haver queda de rendimento após extrapolar os 60ºC. (até porque, ontem quando eu tava testando o RightMark a temp do processador chegou a 67ºC rodando o Orthos, e 61ºC jogando CoD4, antes de eu baixar as voltagens e trazer essas temps para menos de 50ºC)

Menos mal que ainda há uma saída, e ela é 'gratuita' e eficaz: usar o RightMark para baixar a tensão e com isso manter as temps sob controle. O programa é pequeno, bem leve (consome 1% de processamento e ocupa 2MB de RAM) e dá para deixar automatizado, o que vai permitir que seja feito um uso normal do note até que saia uma solução definitiva de BIOS (se sair).

Mas não tiro a razão de quem está insatisfeito e não aceita ficar com o note assim, afinal isso é um problema que deveria ser solucionado pela Acer, e não pelos clientes.

De qualquer forma, seguirei pesquisando para ver se encontro outras soluções, ou mesmo uma definitiva (editar a BIOS e jogar essa desaceleração termal lá para a casa do c... digo, dos 70 ou 75ºC :D ).

Wolv, se tiver como montar passo a passo como fazer essas configurações para que nossos notes fiquem configurados iguais nós agradecemos!

Pode aguardar que farei isso sim, tão logo me sobre um tempinho aqui.

Valeu

Postado
Eu tava com esse problema também, isso ai é driver de video velho, depois que coloquei o driver original da ACER não tive mais esse problema, baixei a versão mais nova do driver da ACER-MICROSOFT.

http://laptopvideo2go.com/forum/index.php?showtopic=22017

No meu caso esse problema ai resolveu, se não resolver no seu, tenta baixar a versão que está no site da ACER.

Obs.: Não esquece de desinstalar o driver de video em modo de segurança pra remover tudo e também usar um bom aplicativo para remover todo o driver anterior antes, como o Driver Sweeper ou Driver Cleaner.

Fabio quando você vai atuazar tudo? meu Note deve chegar no seu destino amanha e dependendo do resultado nao vou querer ele de volta!

Fabio quando você vai atuazar tudo? meu Note deve chegar no seu destino amanha e dependendo do resultado nao vou querer ele de volta!
Dei uma vasculhada no Google agora na hora do almoço... achei este tópico:

http://www.techspot.com/vb/all/windows/t-16513-FPS-Drop-in-CS-and-other-Games.html

O que pude extrair dali:

- há várias pessoas (contei mais de 7) com diferentes equipamentos, tendo o mesmo problema: depois de uns minutos jogando, o notebook fica lento. A maioria ali tem Dell com ATi, mas tem até um Alienware Area 51.

- muitos comprovaram que o problema é diretamente ligado à temperatura, que ao atingir um determinado patamar (em geral, acima dos 60ºC) acontece uma desaceleração brusca do CPU, caindo para o mínimo clock possível e com isso gerando a queda considerável de desempenho. Mantendo a temperatura num nível mais baixo o efeito "desaceleração" nos jogos é sanado - e para isso apareceram as mais diferentes e bizarras soluções, até mesmo saquinhos plásticos do tipo ziploc com gelo dentro foi relatado como "solução" para manter as temps baixas

- houve um deles (de nick Azhad, com um notebook Dell) que declarou ter resolvido o problema fazendo uma "desatualização" da BIOS (colocou uma versão muito antiga de BIOS e tudo se resolveu). Outro após ele disse que encontrou relatos de várias pessoas que resolveram o problema do Dell em questão (modelo 600M) fazendo esse mesmo procedimento.

Então, resumo da ópera: o problema é de fato um 'thermal throttling' (desaceleração térmica) que ocorre em níveis ainda seguros de temperatura, a meu ver (em torno de 60ºC). E, sendo assim, é algo diretamente ligado à BIOS e suas versões. Uma nova versão de BIOS com níveis mais relaxados de atuação do thermal throttling resolveriam o problema.

Poderíamos até tentar mandar um e-mail para a Acer, contendo todos os dados de nossas pesquisas e análises, e requisitar uma solução... mas eu duvido muito que isso ocorreria, ainda mais a curto prazo.

Enquanto isso, a única solução que vejo para quem tem enfrentado o problema é tentar manter o notebook mais resfriado possível - e diga-se de passagem, isso não será fácil nos próximos meses, o verão vem aí - a fim de evitar que o patamar de temperatura que gera o problema seja atingido.

O mais estranho é que eu não constatei esse problema no meu note, e apesar dele trabalhar com temperaturas relativamente baixas (eu até citei isso no review, pois tinha saído de um HP que atingia 75ºC de CPU e mais de 100ºC de GPU sem contudo dar qualquer erro ou fazer desaceleração, e de repente peguei um Acer que se mantinha abaixo de 60ºC tanto de CPU quanto de GPU), agora que tem começado a fazer uns dias mais quentes eu vou tornar a realizar esses testes com jogos para verificar se vai haver queda de rendimento após extrapolar os 60ºC. (até porque, ontem quando eu tava testando o RightMark a temp do processador chegou a 67ºC rodando o Orthos, e 61ºC jogando CoD4, antes de eu baixar as voltagens e trazer essas temps para menos de 50ºC)

Menos mal que ainda há uma saída, e ela é 'gratuita' e eficaz: usar o RightMark para baixar a tensão e com isso manter as temps sob controle. O programa é pequeno, bem leve (consome 1% de processamento e ocupa 2MB de RAM) e dá para deixar automatizado, o que vai permitir que seja feito um uso normal do note até que saia uma solução definitiva de BIOS (se sair).

Mas não tiro a razão de quem está insatisfeito e não aceita ficar com o note assim, afinal isso é um problema que deveria ser solucionado pela Acer, e não pelos clientes.

De qualquer forma, seguirei pesquisando para ver se encontro outras soluções, ou mesmo uma definitiva (editar a BIOS e jogar essa desaceleração termal lá para a casa do c... digo, dos 70 ou 75ºC :D ).

Pode aguardar que farei isso sim, tão logo me sobre um tempinho aqui.

Valeu

Wolv agradeço seu empenho em ajudar e digo que você e um grande sortudo pelo seu note não dar nada hehe, Creio que as CPus mais rapidas a t7500 nao devem dar problema....vou pedir pra trokarem pela 6920 6206 ou quero meu din din de volta.E uma pena amei o notebook e ele tem esse problema...pra quem compra pra ser uma estação de jogos não da...Wolv a versão da minha Bios no dia de envio eu olhei e não era 1.05 ERA 1.02 UMA DAS MAIS VELHAS, o trotle ja tava acontecendo nela....TENSO!

Disseram ali no topico que pasta termica mal aplicada tb pode dar problema hein, seria legal se pudessemos dar uma olhada na situação de montagem do processador ! Quem sabe o do wolverine ta bem aplicado e os nossos secos! haha sei la ne.

ALguem sabe me dizer se isso seria eficiente?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85196290-cooler-p-notebook-14-ate-17-pol-evercool-np-801-c-hub-usb-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84841698-cooler-duplo-de-aluminio-p-notebook-17-evercool-c-hub-usb-_JM

Postado
Wolv agradeço seu empenho em ajudar e digo que você e um grande sortudo pelo seu note não dar nada hehe, Creio que as CPus mais rapidas a t7500 nao devem dar problema....vou pedir pra trokarem pela 6920 6206 ou quero meu din din de volta.E uma pena amei o notebook e ele tem esse problema...pra quem compra pra ser uma estação de jogos não da...Wolv a versão da minha Bios no dia de envio eu olhei e não era 1.05 ERA 1.02 UMA DAS MAIS VELHAS, o trotle ja tava acontecendo nela....TENSO!

Ah, mas isso da BIOS antiga resolver é mais no caso do Dell 600M... já tem umas 10 versões mais novas de BIOS para ele (acho que até a A18) e a que resolve o problema para eles é a A06.

Interessante observar que muitas empresas fabricantes de notebooks (inclusive a própria Dell) recentemente lançaram versões de BIOS que, ao invés de caírem o rendimento da CPU, passaram a manter a ventoinha do cooler mais acelerada com o intuito de refrigerar melhor e evitar os problemas de super-aquecimento. É uma solução que gera um maior nível de ruído e maior consumo da bateria, e com isso foi alvo de inúmeras reclamações de consumidores que se sentiram lesados - ainda mais que esse procedimento foi feito para atuar como um "remendo" para o problema das placas de video série 8 da nVidia, que vinham defeituosas.

No caso da Acer, mais especificamente desse nosso 6920G, a VGA é série 9 e não possui o defeito. Então provavelmente é um caso de mal escalonamento (ou excesso de zelo/rigor?) do CPU thermal Throttle feito pelos engenheiros da empresa, que resolveram que a temperatura do CPU não deveria superar os 60 e poucos graus... o que na Europa e em outros países é até bem tranquilo de se conseguir, mas aqui no Brasil é bem mais complicado, ainda mais com o verão se aproximando.

A questão é convencer a empresa a criar uma BIOS menos rigorosa em termos de temperatura e lançar isso, ainda mais que são poucos os modelos do 6920G que são vendidos aqui no Brasil (o 6920-6864, por exemplo, não é vendido aqui).

Se conseguirmos (ou arrumar quem consiga) editar a BIOS e mudar os parâmetros de thermal throttling, resolveremos o problema.

Disseram ali no topico que pasta termica mal aplicada tb pode dar problema hein, seria legal se pudessemos dar uma olhada na situação de montagem do processador !

Ou a qualidade dela... mas afinal, como ficam as temperaturas de vocês?

Façam medições em idle, depois jogando e depois com o Orthos, observando também a temperatura ambiente... pelo que eu me lembre, acho que vi pessoas relatando temperaturas mais baixas do que o meu, em idle.

Uma dúvida que eu tenho: a ventoinha do note de vocês funciona o tempo todo, nunca desliga? Porque eu estranhei isso desde a primeira vez que usei esse note, já que nos outros que tive sempre que eu deixava parado sem executar programa algum, a ventoinha desligava.

------------------------------------------

E mais casos...

http://www.bittah.com/forum/viewtopic.php?t=16542&postdays=0&postorder=asc&start=0&sid=d3418d7258f22f59593e59144584166e

http://www.techsupportforum.com/gaming-forum/pc-gaming-support/133586-major-fps-loss-all-games.html

http://forums.majorgeeks.com/showthread.php?p=1235904

Valeu

Postado
Uma dúvida que eu tenho: a ventoinha do note de vocês funciona o tempo todo, nunca desliga? Porque eu estranhei isso desde a primeira vez que usei esse note, já que nos outros que tive sempre que eu deixava parado sem executar programa algum, a ventoinha desligava.

Estranho, porque o meu não funciona o tempo todo....

Postado

Pois é, então está estranho dobrado, pois também fiz o teste com o Orthos, deixei quase 1 hora rodando e não tive o problema e echegou a 67º ou 60 e poucos também e não tive o problema.

Isso me faz voltar a pensar em algum bug relacionado ao controle de energia do notebook. Pois lendo mais sobre o Speedstep, que é a tecnologia envolvida nesses problema que estamos tendo... Ele é diretamente controlado por software também, não só pelas definições em BIOS, pois ao colocar o modo de energia em POWER SAVER, o Speedstep entra em ação e reduz a tensão e o clock para mínimo.

Uma coisa que percebi é que só acontece quando jogo, usando os programas de teste e tal nada acontece.

Talvez o Windows/Outro software qualquer não está reconhecendo o INPUT dos teclado e mouse durante o jogo, sei lá ou até mesmo do Windows manipular isso.

Outra coisa, o speedstep também é controlado por software, pois lendo mais sobre o assunto:

http://en.wikipedia.org/wiki/SpeedStep

http://www.bay-wolf.com/speedstep.htm#7

Uma maneira de habilitar essa funcionalidade é colocando o modo de energia em PowerSaver e logicamente para desabilitar, ficando em FULL, colocando em HighPerformance (Always On)...

Se isso não funciona corretamente também é um problema.

Então, só posso testar à noite velho. Tá pegando aqui no trabalho, não tenho tempo nem para abrir o note.

Mas assim que testar posto resultado aqui.

Estranho, porque o meu não funciona o tempo todo....

Ainda vou confirmar hoje à noite, porém, acho que o meu também não funcionava o tempo todo antes da atualização da BIOS, ontem a noite, depois da atualização da BIOS que puder perceber o barulho da VENTOINHA. Provavelmente porque quando estou no jogo, que ele ligaria estou com fone de ouvido, quando estou sem fone, estou navegando na NET ou coisa parecida que não exige muito do proc. e ele não mantinha a ventoinha ligada. Mas ontem à noite, mesmo navegando puder ouvir.

Postado

tava reanalizando e minha placa de video é exatamente igual a sua...mas em nenhum lugar vi dizer q tenho 1700 de memoria compartilhada...porque isso?

Postado
Ah, mas isso da BIOS antiga resolver é mais no caso do Dell 600M... já tem umas 10 versões mais novas de BIOS para ele (acho que até a A18) e a que resolve o problema para eles é a A06.

Interessante observar que muitas empresas fabricantes de notebooks (inclusive a própria Dell) recentemente lançaram versões de BIOS que, ao invés de caírem o rendimento da CPU, passaram a manter a ventoinha do cooler mais acelerada com o intuito de refrigerar melhor e evitar os problemas de super-aquecimento. É uma solução que gera um maior nível de ruído e maior consumo da bateria, e com isso foi alvo de inúmeras reclamações de consumidores que se sentiram lesados - ainda mais que esse procedimento foi feito para atuar como um "remendo" para o problema das placas de video série 8 da nVidia, que vinham defeituosas.

No caso da Acer, mais especificamente desse nosso 6920G, a VGA é série 9 e não possui o defeito. Então provavelmente é um caso de mal escalonamento (ou excesso de zelo/rigor?) do CPU thermal Throttle feito pelos engenheiros da empresa, que resolveram que a temperatura do CPU não deveria superar os 60 e poucos graus... o que na Europa e em outros países é até bem tranquilo de se conseguir, mas aqui no Brasil é bem mais complicado, ainda mais com o verão se aproximando.

A questão é convencer a empresa a criar uma BIOS menos rigorosa em termos de temperatura e lançar isso, ainda mais que são poucos os modelos do 6920G que são vendidos aqui no Brasil (o 6920-6864, por exemplo, não é vendido aqui).

Se conseguirmos (ou arrumar quem consiga) editar a BIOS e mudar os parâmetros de thermal throttling, resolveremos o problema.

Ou a qualidade dela... mas afinal, como ficam as temperaturas de vocês?

Façam medições em idle, depois jogando e depois com o Orthos, observando também a temperatura ambiente... pelo que eu me lembre, acho que vi pessoas relatando temperaturas mais baixas do que o meu, em idle.

------------------------------------------

E mais casos...

http://www.bittah.com/forum/viewtopic.php?t=16542&postdays=0&postorder=asc&start=0&sid=d3418d7258f22f59593e59144584166e

http://www.techsupportforum.com/gaming-forum/pc-gaming-support/133586-major-fps-loss-all-games.html

http://forums.majorgeeks

Galera um cara ali falou que usou uma base de ventoinhas como essas que eu passei do mercado livre e os problemas desapareceram....acho que a melhor solução e comprar uma base daquelas.

Algum software pra forçar ela? digo a nativa do note :rolleyes::rolleyes:

Postado

acho que a mia 6920-6206

t7500

ta com o mesmo problema

a placa hoje foi no maximo de 67 c

e o assasin creed fico um pouco devagado

mas vou baixar o 3dmark e analisar mesmo pra tirar duvidas

tem alguma versao do 3dmark que nao demore muito pra baixar

Postado

É galera.

Desisto.

Depois de instalar a BIOS v1.10 ontem e não resolver o problema.

Hoje instalei todos os drivers atualizados que baixei do site da ACER.

Não resolveram.

E para piorar, veja essa imagem:

tempcoregl0.th.jpg

Eu fui testar no jogo monitorando com o WHMonitor.

Meu processador não passou de 56o um núcleo e 55o. o outro, depois que começou a lag eu fui verificar.

Então não acho que a teoria do esquentar pode ser o meu problema, talvez de outros, mas acho que não o meu não, talvez o meu seja a questão do mal funcionamento do SpeedStep da Intel, na qual disse anteriormente, ou em algum programa de gerenciamento de energia, sei lá.

Vou tentar fazer o restore de fábrica, sem mexer em nada instalar o jogo pra testar, mas isso durante o final de semana, se não resolver, segunda-feira estarei levando na loja e irei devolver ou trocar por outro se a loja tiver notebook com configurações semelhantes ou superior.

Abraços...

Postado
É galera.

Desisto.

Depois de instalar a BIOS v1.10 ontem e não resolver o problema.

Hoje instalei todos os drivers atualizados que baixei do site da ACER.

Não resolveram.

E para piorar, veja essa imagem:

tempcoregl0.th.jpg

Eu fui testar no jogo monitorando com o WHMonitor.

Meu processador não passou de 56o um núcleo e 55o. o outro, depois que começou a lag eu fui verificar.

Então não acho que a teoria do esquentar pode ser o meu problema, talvez de outros, mas acho que não o meu não, talvez o meu seja a questão do mal funcionamento do SpeedStep da Intel, na qual disse anteriormente, ou em algum programa de gerenciamento de energia, sei lá.

Vou tentar fazer o restore de fábrica, sem mexer em nada instalar o jogo pra testar, mas isso durante o final de semana, se não resolver, segunda-feira estarei levando na loja e irei devolver ou trocar por outro se a loja tiver notebook com configurações semelhantes ou superior.

Abraços...

sacanagem não creio que vou ter que devolver o meu tb, tristeza enorme este era o unico notebook que tinha especificações que me agradava e o unico que me atendia (_((_((_((_( lastimavel este problema de clock, o meu tb nao passava muito deisso ai nao, isso e pal mesmo, sera que e porque e refurb? S***

Postado

agora fiquei com medo. com quanto tempo de jogo dá esse problema de baixar o clock? instalei o patch de dx10 no company of heroes e o jogo já tá forçando bem mais o note (tanto que nem tá no rodando no max). até agora não deu problema nenhum

Postado
agora fiquei com medo. com quanto tempo de jogo dá esse problema de baixar o clock? instalei o patch de dx10 no company of heroes e o jogo já tá forçando bem mais o note (tanto que nem tá no rodando no max). até agora não deu problema nenhum

Varia de game pra game, o Command e conquer 3 com tudo no max demora quase nada pra dar pal rsrs...

Galera decidi nao vou querer p note de volta...vou pegar este hp que tem la na global vai ser o jeito, e com muita tristeza mas ao menos ele se parece com o acer

segue as configurações http://loja.tray.com.br/loja/produto-83334-1210-notebook_hp_dv9930_c2duo_20ghz_4gb_320hd_rw_cam_17_geforce_512mb

Postado
Varia de game pra game, o Command e conquer 3 com tudo no max demora quase nada pra dar pal rsrs...

Galera decidi nao vou querer p note de volta...vou pegar este hp que tem la na global vai ser o jeito, e com muita tristeza mas ao menos ele se parece com o acer

segue as configurações http://loja.tray.com.br/loja/produto-83334-1210-notebook_hp_dv9930_c2duo_20ghz_4gb_320hd_rw_cam_17_geforce_512mb

Po cara esse é show de bola, mais da uma perguntada pro vendedor da Global, q eles tem um TOSHIBA com tela de 17" também e que vem com uma HD2600 claramente mais forte que a 8600GS.

Ah esse é o que vem com Sintonizador de TV/FM?

Postado

Calma aí gente, vamos todos chegar a uma conclusão sólida primeiro pra ninguém tomar uma atitude de cabeça quente. Sei que todos estão p:eek::eek::eek::eek: da vida, inclusive eu, mas vanos esperar mais um pouco pra ver se não ten jeito mesmo...

Não é possível que alguns apresentem problema e outros não, mesmo sendo do mesmo modelo e idênticos.

Acho que deveríamos esperar o Wolv mandar as configurações do note dele pra gente "clonar" e só assim tomar uma outra medida.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...