Ir ao conteúdo

Devolução de notebook

cesarcolonetti

Posts recomendados

Postado

Estou querendo devolver o Positivo W68 que comprei semana passada na Saraiva.

Mas a atentende diz que não posso pois o produto foi retirado da embalagem original.

Como é que eu ia saber que a ventoinha é barulhenta, a qualidade da câmera ruim e chega a altas temperaturas.

Só que eu estou dentro do prazo de 7 dias.

Não posso devolver não?

Link na área de recomendações.

• Membro VIP
Postado

Pode sim... direito de arrenpendimento é válido por 7 dias após o recebimento do produto, em casos de compra fora do estabelecimento comercial (ou seja compras feitas, por telefone, web, catálogo).

Postado

As atendentes continuam dizendo:

O produto deve estar em perfeitas condições de uso e em sua embalagem original devidamente lacrado, com exceção dos

produtos com defeito de fabricação, os quais deverão estar acompanhados dos respectivos manuais e acessórios

A atendente fica falando que o produto tem que ter sido não aberto, lacrado.

Acho que vou falar que ele está com defeito.

Que sacanagem isso.

Postado

Vai em uma loja da Saraiva e fala do direito de 7 dias. Ou liga e pede para falar com a gerente. Se nao der em nada, liga no procon e abre uma ação, liga novamente para a gerente e informa que voce abriu uma ação que se ela quiser o numero da ação voce tem, ai ela vai te escutar.

Não esquece de pegar nome da gerente e/ou atendente, anotar a data e hora da ligação e pede um protocolo para controle.

Pede também para a gerente te enviar um e-mail formalizando essa decisão da loja, qualquer coisa se nao for por bem voce ganha fácil nas pequenas causas com essas informações.

Boa sorte!

Postado

isso ai, exija teus direitos..

são 7 dias, e tu pode SIM ter aberto a embalagem e usado, desde que, claro não apresente indicios de uso, como arranhões e tal

a saraiva que ta complicando contigo, fala que tu já fez isso com a americanas e tal e deu tudo certo

com a americanas é super fácil, só liguei e informei que gostaria de devolver, não perguntaram mais nada, no outro dia já tinha um carro do correio pra pegar o produto (um HD externo, que usei uns 2 dias, mas achei ele muito frágil) e o estorno veio em 10 dias.

Postado

Além do que o Cybernetic orientou, pode mandar uma carta com AR (aviso de recebimento) ou uma notificação (é melhor, mas aí é mais caro) pelo Correios, informando que deseja exercer o direito de arrependimento previsto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, solicitando ser informado do endereço para devolução do produto, bem como seja depositado em sua conta bancária o respectivo valor de reembolso atualizado monetariamente. ;)

Postado

Mas até agora o César não explicou se comprou pela net/telefone ou se foi pessoalmente na loja.

O direito de devolução em um prazo de 7 dias independente de problemas/defeitos só é aplicado no primeiro caso.

Valeu

Postado

Opa, comprei via internet mesmo, dia 22/10.

E chegou segunda dia 27/10.

Não tenho como ir em loja física porque moro aqui no Sul de Santa Catarina.

Ontem fui "tentando/entrando" várias vezes no atendimento on-line e todas as atendentes diziam sobre o lacre.

Não sei, mas acho que elas que lêem as "Políticas de trocas e devoluções" e interpretam por elas mesmas.

Ou talvez haja algum esquema para enrolar o cliente até passar o tal dos 7 dias.

Na parte "8.1 Condições gerais" da política de troca está escrito:

O produto deve estar em perfeitas condições de uso e em sua embalagem original devidamente lacrado, com exceção dos produtos com defeito de fabricação, os quais deverão estar acompanhados dos respectivos manuais e acessórios.

Como disse antes, eu perguntava para as atendentes se podia devolver e elas diziam que não porque esse lacrado significava que o produto deveria estar conforme foi entregue, na embalagem original sem ser aberto.

Uma disse também que pelas especificações da caixa eu deveria saber se estava satisfeito ou não.

Perguntei como é que eu ia saber sobre o barulho e a qualidade da câmera.

Ela pediu um momento, demorou para responder e fechou a conversa.

Só que na mesma parte "8.1 Condições gerais" da política de troca está escrito mais em baixo:

Nos casos de arrependimento ou insatisfação de qualquer produto adquirido na Saraiva, o cliente deverá comunicar sua solicitação de troca ou devolução ao Serviço de Atendimento ao Cliente em até sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto. Após esta data ficaremos impedidos de acatar o pedido.

Então, ao invés de ficar no atendimento on-line, telefonei.

A atendente foi meio que se enrolando também, disse do tal lacre até me dizer pra ir na página de troca/devolução e colocar no motivo "Insatisfação ou Arrependimento" a causa da insatisfação.

Coloquei insatisfação com o barulho e qualidade da câmera.

Imprimi a página para envio pelos Correios e enviei agora pela manhã.

Vou esperar então para ver o resultado.

Ano passado comprei no Submarino um Notebook CCE mas me arrependi antes mesmo do produto chegar.

Mas como já tinham enviado, o produto chegou, não abri e vieram buscar no outro dia.

E engraçado é que eu deixei de comprar esse no Submarino porque tinha visto na própria Saraiva um Mirax.

Obrigado ae pela colaboração.

Manterei o pessoal informado.

Postado

pow, que chato isso da saraiva..

alem da maniavirtual, agora mais ela na minha lista negra de pós-venda

a americanas é sensacional, usei por 4 dias, não gostei, em menos de 5 minutos no telefone resolveram meu problema (aceitaram a devolução)

Postado

Não é incomum as atendentes desconhecerem as leis consumeristas, por isso devemos nos informar, na básico, e ligar já ensinando à elas. Rapidinho passam a ligação para alguém que efetivamente pode resolver a questão.

Boa sorte.

Postado
pow, que chato isso da saraiva..

alem da maniavirtual, agora mais ela na minha lista negra de pós-venda

a americanas é sensacional, usei por 4 dias, não gostei, em menos de 5 minutos no telefone resolveram meu problema (aceitaram a devolução)

Coloque então a FNAC.

Esta fazendo a mesma coisa comigo.

Vou acionar o Procon.

Reclame Aqui tb nao adiantou.

[]'s

Postado
Coloque então a FNAC.

Esta fazendo a mesma coisa comigo.

Vou acionar o Procon.

Reclame Aqui tb nao adiantou.

[]'s

ah sim, a fnac é péssima, estão com 17 reais meus, vai fazer 1 ano em dezembro

mas nem vou em frete, é tão insignificante o valor, que nem vale a pena ir ao jec

Postado

Uma duvida.

você tem o direito de devolver caso você nao goste do equipamento.

Mas e se o equipamento vier com defeito? você é obrigado a acionar a AT? Pode pegar um novo no lugar? Devolve pra loja e ela aciona a AT?

[]'s

Postado
Uma duvida.

Mas e se o equipamento vier com defeito? você é obrigado a acionar a AT? Pode pegar um novo no lugar? Devolve pra loja e ela aciona a AT?

[]'s

se vier com defeito, pode devolver em até 30 dias, se não me engano

ou 15, não lembro agora.

• Membro VIP
Postado
Uma duvida.

[]'s

Sete dias de novo.

Os 30 dias é o prazo para que o conserto de um defeito seja efetuado; se passar do prazo, o consumidor pode exigir a devolução do dinheiro, corrigido, ou a subsituição por um modelo igual ou semelhante.

Ex: deu problema no HD, você encaminha para a autorizada e eles têm dias para efetuar o conserto.

Postado

certeza ice?

o que é então algo com 15 dias para bens duraveis e 30 para bens não duraveis

ou ao contrario

eu já ouvi falar de algo assim

mas são tantos numeros

hehehhe

• Membro VIP
Postado

Até 7 dias pode ser na loja direto.

Após 7 dias a coisa complica. Tem loja que aceita até 30 dias, tem lojas que só até 7 dias, tem loja que manda procurar assistência, tem loja que enquanto tiver na garantia resolve o problema do usuário...

Postado

voce pode trocar por qualquer motivo, seja deefito, achou feio ou simplesmente quis, ngm tem q te perguntar nada.

Outra coisa, nao importa qual seja a politica da loja, ela nunca irá valer mais que o Código de Defesa do Consumidor. Faça valer seus direitos, que a Loja não repetirá o mesmo erro. Mas tem que ser antes dos 7 dias passarem.

Detalhe: os 7 dias passam a contar a partir da data de recebimento.

• 2 semanas depois...
Postado

Opa, como disse, vou atualizar para o pessoal, caso ainda queiram saber...

Depois de enviar fiquei esperando ansioso por resposta da Saraiva mesmo sabendo que estava exercendo meu direito como consumidor.

Então, dia 05 de novembro (quarta-feira passada) recebo um e-mail automático da Saraiva informando que o meu processo de troca/devolução foi cancelado.

Pasmem, entrei em contato via atendimento online para entender o porquê.

A atendente me informou que o cancelamento do pedido se devia ao não recebimento da encomenda.

Obviamente eu havia guardado o número de rastreamento do SEDEX. E a página de rastreamento dos correios indicava que o produto foi entregue dia 31 de novembro, 1 dia após eu postar aqui na minha cidade.

Assim, informei o número de rastreamento e a atendente o registrou junto ao meu pedido.

Entrei hoje novamente em contato por meio do atendimento online e me informaram:

O estorno referente ao seu pedido foi encaminhado para o departamento financeiro.

O prazo para que seja feita a solicitação junto a administradora de cartão é de 05 dias úteis.

Estou bem mais aliviado agora.

Já estava pensando que a Saraiva era realmente capaz de tornar isso um inferno.

A minha impressão com a Saraiva sempre foi boa, já comprei vários produtos, inclusive meu Mirax antigo.

Caso tudo se resolva da maneira correta, minha impressão vai continuar boa em relação a loja.

Já ao atendimento online...

Se eu ficasse conversando, argumentando sobre meus direitos iam se passar os 7 dias.

O melhor a fazer é telefonar e iniciar o processo de devolução o mais rápido possível.

Continuo a informar o desfecho do caso.

Muito obrigado pela colaboração que o pessoal deu antes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!