Ir ao conteúdo

Problemas no diodo ( sensor ) k7n2 delta-l

CtF

Posts recomendados

Postado

Senhores...

Recentemente troquei minha placa-mãe (Asus A7n8x-x) por uma MSI K7N2 Delta-L, porém estou com um problema.... na asus a temperatura com over ficava entre 44 e 47º, na MSI sem over e usando o mesmo cooler ( Master Dream ) ela tem ficado entre 55 e 63º sem fazer over !!!!!!....

Sei que esta placa (MSI) tem um diodo ( ou resistor ) no interior do soquete para informar a temperatura ao sistema, será que ele veio danificado ???? alguém já teve este tipo de problema e pode me ajudar ???

Sei que este componente é controlado pelo firmware da placa, regravei ( atualizei ) a bios e não resolveu o problema, a bios anterior era versão 5.30 agora é 5.60... o resto das informações do meu pc estão na minha assinatura...

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Não é a placa que usa o sensor para monitorar a temperatura, CtF, mas sim um sensor que existe no núcleo do próprio processador, o sensor da placa só opera em processadores que não possuem esse sensor.

Quanto a diferença de temperatura, ela era informada bem abaixo desse valor até a BIOS 5.2, pois era o sensor da placa que fazia a leitura da temperatura, a partir da versão 5.4 ela passou a ser lida pelo próprio sensor do processador, que está justamente no centro do inferno, por isso que a temperatura informada é mais alta, OK.

Postado

Rapaz, acabei de comprar minha k7n2 delta-l + duron 1600 (não atualizei o bios ainda não) e queria de qual a maneria consigo saber a temperatura correta da cpu. Soube que ela é problematica quanto a isso e todo mundo diz q o pc alert é um lixo.

Valeu, []'s

• Membro VIP
Postado

quanto ao Pc Alert eu concordo, é um lixo, mas quanto a temperatura ela realmente lê  o diodo termico do processador, por isso a temperatura dela costuma ser maior que em algumas outras placas-mãe.

[]´s

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por paranoid_mf@14 Nov. 2003,12:40

Rapaz, acabei de comprar minha k7n2 delta-l + duron 1600 (não atualizei o bios ainda não) e queria de qual a maneria consigo saber a temperatura correta da cpu. Soube que ela é problematica quanto a isso e todo mundo diz q o pc alert é um lixo.

Valeu, []'s

paranoid, te vendo aqui lembrei de uma coisa que não tem nada a ver com esse tópico, a não ser a placa, é que eu testei o som onboard mais uma vez (três vezes já) mas agora com a instalação feita pelo driver da Realtek, e ficou muito melhor. Na verdade ainda ocorrem alguns pulos nos quadros dos jogos de emuladores, mas não fica travando mais do jeito que ficava com o driver da nVidia, quer dizer, dá pra jogar numa boa.

Portanto, se não tiver grana pra invetir numa off-board agora, dá pra segurar com a onboard.

Postado

marcelo: quer dizer q as temps estão realmente corretas? assim, no sandra por exemplo, as temps estão corretas?

sombra: to usando a onboard, ela realmente deu uns pulos no MAME (street fighter alpha 3) mas coloquei a audio latency pra 2/5 e resolveu tudo. a qualidade so som é muito boa. mais uma vez, obrigado pelo teste que você fez.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por paranoid_mf@14 Nov. 2003,14:22

marcelo: quer dizer q as temps estão realmente corretas? assim, no sandra por exemplo, as temps estão corretas?

sombra: to usando a onboard, ela realmente deu uns pulos no MAME (street fighter alpha 3) mas coloquei a audio latency pra 2/5 e resolveu tudo. a qualidade so som é muito boa. mais uma vez, obrigado pelo teste que você fez.

Isso, a medição de temperatura dela esta correta, graças a Deus mesmo em dias de calor infernal ela não chegou a 60º, creio que a do Sombra chegue a temperatura a mais de 60º devido ao fato de ele estar no Amapa e por sinal deve estar fazendo um calor ducarai lá o Sombra pode falar melhor isso, quanto ao som onboard eu não posso opnar, pois nunca usei ele, eu tenho uma Live 5.1.

[]´s

Postado

Aqui em Recife é um calor da ***** também mas a temp não passa de 49°C mas minha cpu é um duron (menos cache) ai gera um pouco menos de calor. já coloquei o fsb pra 206MHz mas vou ver até onde meu sistema vai. Valeu pela info.

[]'s

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por mmarcelocsouza@14 Nov. 2003,14:44

...creio que a do Sombra chegue a temperatura a mais de 60º devido ao fato de ele estar no Amapa e por sinal deve estar fazendo um calor ducarai lá...

Corretíssimo Marcelo, estou bem em cima da Linha do Equador, onde o Sol bate forte o ano inteiro, não tem Condicionador de Ar que dê jeito, somente com o frio da madrugada é que a temperatura dele cai um pouco, e é por isso que nem me estresso com esse lance da Delta-L medir a temperatura a partir do sensor, até gosto, pois sei que quando chegar em 70º é porque o nogócio está pegando mesmo.

Todas as galinhas foram extintas do Estado, porque quando o milho era jogado para elas comerem, eles viravam pipoca e todas acabaram morrendo de fome (essa parte é brincadeira, hehehe).

Postado

Nossa ...

Q coisa em sombra ... =) ..

Eu não sabia dessas do K7N2 series ...

Só sabia do problema da linha 12V...

dessa da temp é nova pra mim ...

também só usuario pra saber mesmo =(

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Cafs@15 Nov. 2003,00:48

Nossa ...

Q coisa em sombra ... =) ..

Eu não sabia dessas do K7N2 series ...

Só sabia do problema da linha 12V...

dessa da temp é nova pra mim ...

também só usuario pra saber mesmo =(

Camarada Cafs...

Fique tranquilo quanto a temperatura, a K7N2 Delta-L!!!

Não tem grilos...

Foi como o Marcelo e o Sombra disseram... Após a bios 5.20, elas passaram a ser interpretadas pelo sensor do processador e não da placa, então ela mostra a temperatura de forma mais precisa do que antes...

Não podemos considerar isso um problema... É uma questão de lógica, visto que uma parte do processo de tranferência da informação foi extinto (a da placa), então tá tudo beleza...

Tendo um bom cooler (que aguente o clock do processador), está tudo beleza...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!