Ir ao conteúdo

Particionar sim ou não?

jackbauer1

Posts recomendados

Postado

Eu prefiro criar duas partições, uma pequena para o SO (no caso do XP ela nunca é maior que 20Gb) e o restante para instalação de jogos e arquivos pessoais (eu transfiro para a partição maior a pasta Meus documentos).

A vantagem é você ter menos problema de desfragmentação do disco na partição do sistema operacional o faz com que ele fique rápido e estável por mais tempo.

inté+

Postado

O particionamento de HD's não aumenta o desempenho, porém voce ganha em organização e segurança.

Imagina um HD de 320 Gb com uma unica partição. voce vai instalar tudo, gravar todo tipo de arquivos pessoais (fotos, musicas, filmes, etc) na pasta meus documentos.

Um dia dá um problema no windows, entra um virus ou algo parecido, e voce tem que formatar o HD. O que acontece? voce perdeu todos seus arquivos a menos que tenha feito backup antes.

Colocando em outras partições fica até mais fácil de administrar os dados.

Eu faço como o colega rgdl, tenho uma partição pequena de 25 Gb para o windows, e mais duas, no HD principal de 320 Gb. Na segunda partição coloco os programas não essenciais (corel draw, nero, office, sound forge, etc) e os emails. Se der um problema no windows, reinstalo ele no C, e os programas ficam instactos (claro, muitos só vão funcionar depois de reinstalá-los, mas aí eu sei quais porque tenho suas pastas no D).

E na terceira partição coloca jogos e dados.

Mas a maneira como cada um vai organizar seus dados é de acordo com que achar melhor.

Postado

A principal vantagem é a que o rickg citou mesmo. Se você tiver que formatar o C:, não perde muitos arquivos ou muito tempo fazendo backup. Por isso uma partição é menor para o SO. No seu caso de HD de 80Gb, eu colocaria no máximo 20Gb.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!