Ir ao conteúdo

Sensor de Luz

miniman12

Posts recomendados

Postado

Dae galera estou criando um circuito que sob luz o led desliga e na sombra o led liga.

Eu fiz o primeiro teste só que eu havi trocado o LDR pelo resistor, dai ele estava sensivel a luz.

Quando eu troquei o circuito não funcionava muito bem, sob luz o led estava meio aceso e sem luz ele ficava um pouquinho mais forte, quase não dá para ver a diferença.O meu circuito é básico, divisor de tensão com LDR a saida vai em um transistor NPN que vai para um LED.

Como faço para aumentar a sensibilidade?

Postado

Olá, estou desenvolvendo um projecto semelhante, mas que em vês de ser apenas o controlo de Ligado/Desligado, envolve também a intensidade luminosa da Luz.

miniman12, poderias colocar um esquema ilustrativo do circuito que estás a utilizar?

Obrigado.

Postado

Se você quiser que ele só acenda totalmente ou apague totalmente (sem estados intermediários) você pode usar um apmplificador operacional como comparador: em uma das entradas o divisor de tensão com o LDR e na outra um outro divisor de tensão, que inclusive pode ser ajustável para que você possa controlar o limiar. Aí na saída deste ampop o led.

Edit: fiz um esquemazinho. Os valores dos resistores são apenas para você ter um ponto de partida, e variam conforme o LDR disponível e o limiar desejado.

comparadorsimplesldrgs6.th.pngthpix.gif

Postado

Não é necessário remover o operacional não. Basta utilizá-lo agora como amplificador, e não como comparador. Dê uma pesquisada em circuitos com amplificador operacional (mais especificamente os que usam realimentação negativa, como o "amplificador não inversor" ou o "amplificador inversor") pra ter uma ideia melhor.

Assim que eu me livrar de umas provas que terei nesta semana (mais especificamente uma de eletronabo, ops, digo, eletromagnetismo) poderei ajudar mais...

Postado

Ah, só agora que me veio à mente: no circuito que passei acima, pode-se retirar o resistor que está formando um divisor de tensão com o potenciômetro e usar somente o potenciômetro para esta função. Coloca-se seu cursor na entrada do ampop, um de seus terminais em VCC e o outro em 0V... A diferença é pequena, mas é um componente a menos pra se dimensionar, já que será permitida agora uma faixa de ajuste mais ampla da tensão de comparação...

Postado

Lokasso, tentei fazer a montagem do circuito que colocaste em cima, mas não obtive sucesso. que valor de resistência se deve colocar em divisor de tensão com o potenciómetro? suponho que tenha de ser bastante elevado para evitar estar limitar o potenciómetro.

não percebi como estás a dizer para remover essa resistência e ficar somente o potenciómetro, poderias colocar um novo esquema?

talvez um pouco confuso, mas eis a montagem que fiz:

IMAGE_119.jpg

Postado

Realmente está confuso, rsrsr.. parece que você ligou uma das entradas do ampop direto no terra (pino 3), e o trim-pot não está ligado em nada... o lado de cima não dá pra ver direito =/

Guenta aê que mais tarde eu posto o circuito que eu falei =)

Postado

Teoricamente qualquer valor poderia ser usado, mas para evitar problemas coloque um resistor de mesma ordem de grandeza do valor da resistência do LDR... tipo de o seu LDR varia de uns 5-100K coloque um valor intermediário, tipo, uns 30K. O valor exato desse resistor é irrelevante neste caso...

Postado

Boa ideia miniman12 ! Bastante simples e funcional. voce esta pensando em colocar o divisor de tensão com o LDR na entrada de uma porta NOT (inversora) certo ?

Pra isso basta verificar a tensão de entrada da porta pra qual sua saida muda de estado (tensão de limiar) e calcular o resistor de modo que nos estados com/sem luz a tensão de saida do divisor varie acima e abaixo disto.

Algo a se pensar e' se ha histerese nesse limiar (acredito que se houver sera pouquissimo, mas...) e qual a impedancia de entrada da porta inversora, o que pode mudar um pouquinho o valor do resistor a se usar... Nada que um pouquinho de paciencia e um multimetro nao resolvam !

Assim que voce montar poste os resultados pra gente !

Postado

Olha, seria algo mais ou menos desse tipo:

http://www.geocities.com/romulo1954/gifjpeg/IMG00006.GIF

só que eu acredito que fazer isto com componentes discretos não vai lhe dar resultados muito satisfatórios. A função de transferência (é basicamente um "gráfico" que relaciona a saída para cada valor de entrada) não vai ser muito boa... o que quero dizer é que a luminosidade do LED que você vai colcoar na saída vai variar um pouco com a variação da luz em vez de ele estar totalmente aceso OU totalmente apagado, sem estados intermediários...

Qual seria o problema em usar CI ? Um amplificador operacional comum (o 741, por exemplo) é barato, fácil de encontrar, e tem só 8 terminais, sendo que você precisará usar (e portanto soldar) apenas 5 deles, não é difícil.... Fora que um ampop é bastante versátil: caso desejado futuramente, vai ser fácil alterar o funcionamento do circuito incluindo um ou outro resistor aí no meio, sem ter que tirar o ampop.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...