Ir ao conteúdo

Random com intervalo no delphi

Césio-137

Posts recomendados

Postado

Pessoal

Quero fazer um programa que faça sorteio de números dentro de um intervalo pré determinado (ex: de 1 a 800)

Pretendo Gerar cartelas para uma rifa, com 4 numeros aleatórios em cada cartela....

Porém não  sei como fazer este sorteio, usando a função Random ou de outra forma

Ao gerar este número dentro de um certo intervalo, vou verificar percorrendo um vetor se o numero já foi sorteado, para permitir ou não que seja incluído na cartela....

Alguém pode me ajudar, dar alguma orientação??

Valeu!!!

Ah, estou usando o Delhpi 3.

Postado

use um timer!  :;):

com ele você pode ter um controle preciso do que acontece com o programa, fica mais fácil do que fazer um FOR por exemplo.

p.s.: troca esse avatar cara, tá feio d+... põe o do Cruzeirão aí!!

Postado

Não entendi CyberFox.

como vou determinar o intervalo de valores para o sorteio (1<=x<=800) com o auxílio do Timer?

Ps.: Sobre o Avatar, ele é doid+ :oba: ,

o time é que é um lixo faz tempo.  :muro:  

VAleu!!

Postado
Postado Originalmente por Césio-137@19 Nov. 2003,17:51

Não entendi CyberFox.

como vou determinar o intervalo de valores para o sorteio (1<=x<=800) com o auxílio do Timer?

Ps.: Sobre o Avatar, ele é doid+ :oba: ,

o time é que é um lixo faz tempo.  :muro:  

VAleu!!

No eventor Timer do componente tu chamarias a rotina que sorteará o numero... Se quiseres ajustar o intervalo do timer em tempo de execução basta mudares a propriedade interval...

Postado

aí!

siguinti:

//inicia o random

Randomize;

//gera um número randomico de 0 a 4

num := Random( 4 );

ou

//gera um número randomico de 1 a 4

num := RandomRange( 1, 4 );

trem que usar a biblioteca System para o Random

e Randomize e Math para RandomRange

ex: uses System, Math;

falou

Postado

Valeu Skred

Não conhecia esta função RandomRange, que aliás nem está no Help do Delphi 3, e pelo visto ela vai quebrar o meu galho de com força...

Vou testar hoje mesmo!!

VALEU A ATENÇÃO DISPENSADA!!!!!

hehe

:oba:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!