Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Psycho~

Dúvida com Over em E2180 + GA G31M

Recommended Posts

Olá pessoal,

Bom, meu PC chegou e assim, queria dar OC no processador, mas não faço a MINIMA ideia de como faz, li até que bastante sobre informações, mas tenho minhas dúvidas:

1 - Todo o processo é feito pela bios? a Minha versão da bios é a F4, tem como mudar ela pra uma mais recomendada por vocês?

2 - Está com coolerbox e pasta térmica da OCZ, até quanto o processador deve aguentar? 2,6?

3 - O que devo mudar? So o FSB e V-Core?

4 - Como saber se após o ver o processador está estável para ser usado para jogos e etc?

Desculpem a bateria de pergunta, mas isso é muito difícil pra mim. :confused::confused::confused:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola tranquilo?

Respostas para suas perguntas.

(1) Sim o mais correto é ser feito pela bios.

O Bios só deve ser mudado, ou atualizado, caso haja necessidade.

Caso não tenha problema, ou alguma versão mais atual lançada pelo fabricante não ofereça novidades interessantes, não tem motivo para uma atualização.

(2) O dissipador padrão tem seu poder de dissipação limitado, caso o processador esquente muito e ultrapasse esse limite, o dissipador tem que ser substituído por outro mais eficiente.

A possível frequência de 2.6GHz não está diretamente ligada a temperatura e por isso não pode ser usada como base para limite de um dissipador.

A nova frequência a ser usada vai depender do processador e o tanto de VCORE que ele vai exigir para atingir tal CLOCK e ter estabilidade, se o processador trabalhar em 3GHz com VCORE padrão o Cooler Box da conta do recado.

Essa explicação deixa claro que a temperatura está mais ligada ao vcore usado que a frequência de trabalho.

(3) O FSB com certeza tem que mudar já o VCORE é só em caso de necessidade e para dizer ao certo é só no teste prático.

(4) Nada mais prático que fazer o over e testar nos jogos, isto é, jogando.

De todo modo existe vários programas para torturar o processador e simular a estabilidade, programas como o Prime, OCCT, Orthos etc.

Agora a quinta (5) pergunta é minha.

Você quer ajuda para overclocar?

Se sim, leia ESTE MATERIAL e poste o que é pedido para podermos ajudar-lo de forma prática, eficaz e segura.

Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, agora com tempo, resolvi tirar as fotos aqui, se faltar alguma coisa, me avisem.

Hardware:

Placa mãe Ga G31M-S2L

FSB 1333MHZ

Processador Dual Core E2180 2000Mhz

Memória Kingston DDR2 800Mhz

6-6-6-18 / V 1.8

Fonte:

extream450ue5.th.jpg

Bios:

imagem009ey5.th.jpg

imagem010jj9.th.jpg

imagem011lx6.th.jpg

imagem011lx6.th.jpg

imagem013sv4.th.jpg

Temperaturas:

Idle

benchmarcej3.th.jpg

Stress de alguns minutinhos

benchmarc2cs8.th.jpg

Bom, não entendo muito mas, tentei dar umas alteradas na bios, nenhuma o PC nem ligou.

Tenho um fan frontal e traseiro de 120mm, pasta térmica da OCZ e coolerbox.

Se alguém puder me ajudar ai, agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Psycho

cara me parece que você tem um bug na informação da temperatura dos núcleos (84°C sem over seu processador já teria fritado) essa Mobo é excelente para over e como você está com a atualização F4 recomendo que você atualize para a F8. Muitos foruns relatam algo parecido com as informações que a mobo passa.

Fazer um over não é difícil. O que você precisa saber é de um pouco de matemática.. hehe é assim:

O FSB dele é de 800MHz correto? Certinho, mas não é esse o que o computador utiliza nas contas... confuso isso né... Não é não olha só:

FSB de 800MHz é chamado de FSB externo, mas o que a mobo utiliza é o interno, que equivale a 1/4 do FSB externo, ou seja 800/4 = 200 (confira na sua BIOS!). Bom número mágico 200 servirá tanto para a matemática envolvendo o processador e também para as memórias!! É isso mesmo! Se você altera os valores da FSB interna as memórias também serão alteradas! Mas então como se muda a velocidade do processador e não a da memória? Simples utiliza-se os multiplicadores!!! Os multiplicadores deste processador vão de 6 a 10 (confira na sua mobo). Mas uma vez a matemática entra em ação! Se seu processador trabalha de fábirca a 2GHz é porque ele está usando a seguinte configuração:

FÓRMULA GERAL:

FSB interno x Multiplicador = Velocidade do processador

800/4 x 10 = 2000MHz

Este é o máximo que seu processador pode ir com as configurações de fábrica! Mas se você observar, no CPUz por exemplo, quando o pc não está utilizando o processador, a velocidade dele não é 2000MHz, pois iste é uma tecnologia utilizada pela Intel para a redução de consumo. Neste caso o multiplicador deixa de ser 10 2 passa a ser 6, ficando assim a conta:

800/4 x 6 = 1200MHz

Quando o Pc for exigido de alguma forma o multiplicador é alterado automaticamente voltando a ser 10.

As memórias por sua vez também trabalham com uma lógica bem parecida para os multiplicadores, só que são valores diferentes, como a sua está trabalhando a 800MHz o multipplicador dela deve ser 4 (200 x 4 = 800MHz de velocidade das memórias) Bom isto é o ABC da coisa.

O Overclock vai seguir a mesma lógica, mas alguns valores serão mudados. Lembre-se disto: “-Um bom over não é aquele que chega apenas no ponto mais alto, mas aquele que satisfaz o seu desejo.”

OVERCLOCK

Sua mobo tem as opções de multiplicador da seguinte forma: 6 a 10 com a opção de intervalos de 0,5, ou seja se você quiser colocar valores como 6.5, 7.5, 8.5 e 9.5 é possível. A mobo vem ainda de fábrica dizendo que ela suporta FSB-externa de até 1333 em over (ou seja FSB-interno de 333), masestas barreiras podem ser ultrapassadas com essa mobo. Vamos lá!

O over básico passa pelas seguintes observações: FSB do CPU, FSB das memórias, tensão do processador (Vcore), tensão das memórias (Vdimm), estabilidade e o controle de temperatura.

O FSB do CPU vai resultar na velocidade final do processador. Na mobo está setado em 200 com o multiplicador de 10, mas se você mudar o valor para, por exemplo, 250 e deixando o multiplicador em 10, você verá que agora seu processador estará em 2500MHz. Mas não é só isso... quando o valor da FSB é alterado, a matemática das memórias também mudará e passará a ser 250 x 4 = 1000MHz. Opa... as memórias que eram de 800 agora estão a 1000... que beleza! Não é bem assim. As memórias tem limites de freqüência e temperatura de trabalho e tensão que devem ser respeitados caso não queira fritá-las. Então agora temos um probleminha... como subir o CPU sem subir a memória? Na mobo tem a opção SPD (multiplicador da memória) que está em ALTO, é só reduzir o valor do multiplicador e verá que a freqüência das memórias irá reduzir. Você deverá deixar a freqüência final o mais próximo possível da original (3 x 250 = 750 ou algo que deixe mais próximo) Caso queira subir mais a FSB do CPU, vai ter que brincar com as memórias também.

Uma recomendação geral é manter a FSB alta e multiplicadores menores, por exemplo:

350 x 10 = 3500

360 x 8,5 = 3420

380 x 9 = 3400

400 x 8,5 = 3400

O que a maioria das pessoas recomenda é overclockar primeiro o CPU para depois as memórias, mas o que está sendo feito aqui é só o over do CPU apesar de estar mexendo nas memos. O Overclock de memórias envolve mexer nas latências e ai existem tópicos a vontade neste fórum é só procurar. Com relação as voltagens do CPU e Memórias, por enquanto devem ser deixadas em automático, pois a mobo irá alimentar o sistema corretamente e dentro do limite. Caso a tensão necessária não seja atingida, a mobo entra em ciclos de loop ou simplesmente não liga, mas não se assuste... é só resetar a BIOS (veja no manual que é facinho nesta placa).

Agora que você já deixou o seu pc rodando a 2.8GHz (280 x 10 ou 350 x 8) ou a 3.0GHz (300 x 10 ou 333 x 9) salve as configurações em um perfil (função F11) e dê um nome pra ela.

Agora reinicie o pc e no POST você verá a sua nova configuração. Carregue o Windows e utilize os programas de monitoramento e teste de hardware (Prime95 – testar a estabilidade .:. Everest para ver os gráficos de temperatura dos cores ao longo do teste do prime95 .:. CPU-z para ver a tensão que a mobo está dando ao sistema.) Vários tópicos e na Internet ensinam como utilizar os programas. Observe bem as temperaturas, veja no site da Intel a temperatura máxima para o processador e é só monitorar. O prime95 vai judiar o processador para ver se ele dá erro, caso dê você terá que mexer na Bios e reduzir o overclock e depois testar novamente.

Depois que o Prime95 começar o teste, que deve ser deixado por no mínimo 1hr rodando, é hora de mexer na tensão do CPU. A mobo dá tensão a mais para o sistema funcionar, mas excesso de tensão gera calor! Quando reduzimos a tensão no CPU, a temperatura tende a reduzir também. Então a partir do valor do Vcore que o CPUz acusou você deverá setar esta tensão na BIOS e testar tudo novamente. A tensão ideal é aquela que o PC passa por todos os testes do Prime95 sem dar erro. Este processo deve ser feito com cuidado para não dar undervoltage na mobo e ai só resetando a BIOS.

Com relação a tensão das memórias recomendo você deixar em automático mesmo, pois as Kingston me parecem não gostar muito de voltagens altas, por isso no Everest fique atento a tensão das memórias.

Espero ter ajudado

Um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Psycho~ toque no dissipador e veja se realmente está tão quente.

Se realmente estiver nessa temperatura mostrada, você não vai conseguir ficar 2 segundos com o dedo no dissipador, se não estiver tão quente é bug do bios e tome cuidado ao tocar.

Se a temperatura for alta não é aconselhável overclocar, tem que resolver primeiro.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×