Ir ao conteúdo

Interligar switchs por fibra óptica

thagor_baiocco

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera.

Desculpe por algum erro meu aqui no fórum... é minha primeira postagem :D

Trabalho em uma empresa onde possui 120 estações (todas funcionando em windows XP SP3) e 7 servidores (2 funcionando em win 2000 server e o resto em 2003). Possuímos um sistema de gestão onde todos os pcs ficam ligados o dia (as vezes a noite também) inteira.

Pois é, já viram o trafego de rede... elevadíssimo!!!

Tenho que tomar alguma atitude em relação a rede, pois em breve estarão instalando um sistema de cameras via TCP/IP, aumentando o trafego ainda mais.

Por enquanto não está ruim, mas também não está ótimo.

Aqui na empresa, temos os servidores e os micros da TI ligados a 1 switch, q assim passa pra mais alguns switchs, e aí distribui para as máquinas. Fica mais ou menos assim:

Servidor > Switch > Switch > Switch de novo (alguns casos) > estação

O primeiro switch, passa a rede para o segundo switch por um cabo RJ45 normal (100 Mpbs), e o segundo para o terceiro da mesma forma.

Fiz um desenho tosco no paint mostrando mais ou menos como é a rede daqui...

post-468883-13884949697289_thumb.jpg

Vamos supor, que 3 computadores estejam conectados a 1 switch q por sua vez, está conectado à outro switch. Os três estão copiando arquivos de servidores diferentes. Mesmo que seja somente eles copiando arquivos de diferentes servidores, a banda será limitada a 33,3 Mpbs, pois estaria dividindo 100 Mpbs de um cabo só por 3.

Todos os Switchs daqui têm uma porta chamada "Fiber Module"... Segue uma foto:

post-468883-13884949697922_thumb.jpg

Pesquisei na internet sobre essa porta, e constei que é uma porta específica para interligar switchs, para que eles não utilizem uma porta comum (100 Mpbs) mas as informações eram muito vagas, não obtive respostas concretas.

Alguém sabe me dizer se essa porta é uma porta de fibra óptica? se for, como faço para utilizá-la? Existe alguma outra forma de melhorar o trafego da rede?

Ps.: Não há como ligar todos os switchs em um só por causa da distância (maldito limite de 100 metros :angry: )

Postado

Elas não são cabos de fibra óptica, essa forma de interligar os switch se chama empilhamento, Quando você empilha um switch no outro é como se os 2 fossem 1, e nos switchs gerenciáveis quando estão empilhados e você faz alguma configuração ela é salva nos 2 switchs.

Postado

Ok...

Mas eu consigo por exemplo, ligar um switch ao outro à distância? ou precisa estar próximo um do outro? o limite desse empilhamento é de somente 2?

Obrigado pela resposta :D

• Membro VIP
Postado

Pode estar um longe do outro sim e fazer o empilhamento(usando fibra).

Vou lhe recomendar um otimo programa para desenhar sua rede, chama-se Microsoft Visio :rolleyes: dá uma pesquisada sobre ele.

Postado

Huumm...

Obrigado pelas respostas!!!

Tive pesquisando mais sobre fibra... e ontem a noite conversei com um admin de redes de uma outra empresa... ele me deu ótimas recomendações.

Uma delas era tirar essa péssima ligação que há entre os switches (não querendo tirar o meu da reta, mas quando entrei aqui na empresa, a rede ja estava essa zona... :D)

Ele me aconselhou a colocar um switch central gerenciável, que distribuiria a rede para os outros switches (me orientou também, que para interligar os switches, utilizar fibra óptica mesmo que a distância for menor que 100 metros). Gerenciável porque se houver algum problema de rede ou se ela estiver muito lenta, poderemos ver onde está o problema.

Disse-me também, que nunca podemos fazer esse tipo de ligação entre switches (servidor > switch > switch > switch > estação), que deve ter apenas mais 1 switch após o switch central.

Fiz outro desenho tosco no paint (to ficando bom nisso hauhauhauha) sobre uma rede que ficaria melhor...

post-468883-13884949699593_thumb.jpg

Sobre o Microsoft Visio, eu encontrei um free chamado DIA, é bem simples, mas é bom pra fazer a planta da rede pra não se perder :D

• Membro VIP
Postado

Thagor, a empresa está disposta a investir nos ativos de rede e cabeamento ? Pois ao meu ver, nao adianta voce jogar um Switch de camada 3, gerenciavel e tudo mais e nao ter uma certificaçao da rede, um cabeamento mal feito, compromete tudo.

Como é o cabeamento da empresa ? Quando foi feito, houve certificação ? Quantos anos ele ja está operando ?

Postado

Lordmac, sobre a disposição da empresa, se for realmente necessário e se ficar melhor, com certeza consigo uma aprovação.

Acredito que o cabeamento daqui não passa de 3 anos, pois mudaram a TI de lugar. Não temos certificação alguma da rede, por estar essa zona que está hoje. Logo quando entrei, eu e minha equipe enfrentamos muitos problemas com os servidores. Após praticamente todos esses problemas resolvidos, estamos caminhando em direção à rede (cabeamento e switches), trabalhando junto com o pessoal da manutenção (que é responsável por toda a parte de cabeamento daqui) procurando o melhor caminho para as melhorias.

A equipe de manutenção tem treinamento na parte de cabeamento de rede, e acredito que é bem feita. O que está ruim mesmo é a organização por parte da TI. Estou querendo fazer essa parte de certificação de cabeamento após ter acertado essa questão dos switches, pois não posso deixar do jeito que está.

• Membro VIP
Postado

Bom, eu começaria certificando os cabos para depois pular para os ativos de rede.

Para escolher o switch, você tem que estudar o modo que sua rede vai funcionar, e analisar os pequenos detalhes, senão voce acaba gastando grana demais em um projeto menor ou acaba faltando.

Acredito que você ja domine o que vou indicar aqui mas dê uma pesquisada nas seguintes palavras:

store-and-foward

cut-through

adaptive cut-through

Estude tambem os switches de layer2 layer3 e layer4

Vai ajudar bastante na sua escolha.

Postado

Muito obrigado lordmac... é esse mesmo o caminho que estou querendo seguir...

Já iniciei as pesquisas!!

Obrigado mesmo pelas informações e orientações, agora o resto depende de mim :D

valewwww!!!

• Membro VIP
Postado

Por nada amigo, boa sorte em seus estudos e pesquisa, precisando, estamos aqui.

Mas vou lhe dizer mais uma e a ultima vez, certifica primeiro o seu cabeamento.

abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...