Ir ao conteúdo

Avaliação: QX 9650 EE + Asus Rampage Extreme.

COPHARD

Posts recomendados

Postado

1 - Análise: Asus Rampage Extreme.

Este modelo da Asus, faz parte da família de produtos R.O.G. (República dos Jogadores), esta linha visa oferecer aos usuários uma experiência inovadora com o melhor da engenharia empregada em seus dispositivos. Vamos analisar as principais características nos próximos tópicos.

2 - Principais Características:

a - Fusion Block System: Esta é uma solução térmica híbrida, que combina um block para WaterCooler com um conjunto de dissipadores interligados por heatpipes, esse mesmo block localizado na ponte norte, tem a função de resfriar o Chipset Intel X48, bem como os demais componetes de forma indireta, pelo efeito produzido pela ligação com os Heatpipes. Este block, pode ser substituído por um kit passivo que acompanha o Kit;

b -

3 - Link Oficial:

Asus Rampage Extreme

4 - Configuração:

CPU: QX9650;

Placa Mãe: Asus Rampage Extreme;

Memória: 2 X 1GB Corsair DDR3 TWIN3X2048-1600C7DHX;

Temporização: 7-7-7-20-1t;

Relação: 1:2;

Placa de Vídeo: Sapphire HD4870 512MB;

Fonte Principal: Corsair HX620W;

Fonte Auxiliar: Thermaltake Power Express 450W.

Sistema Operacional: Windows XP PRO BR SP3;

Driver de Vídeo: Catalyst 9.1;

Benchmark:

- Benchmark de CPU:

A - HyperPI;

B – SiSoftware Sandra Processor Arithmetic;

- Benchmark de Memória:

A - SiSoftware Sandra Memory Bandwidth;

B - Everest Ultimate Edition Leitura de Memória;

C - Everest Ultimate Edition Escrita de Memória;

5 - Bios:

6 - Homologação de Overclock:

Foi definido o uso do programa OCCT para realizar a certificação do overclock.

Inicialmente foram verificadas duas dificuldades:

1º- Controle de Temperatura: O cooler inicialmente usado foi Asus Silent Square Pro, vejam a imagem abaixo:

DSC02810.jpg

DSC02852.jpg

Ele não foi suficiente para manter sobre controle a temperatura do processador dentro dos limites aceitáveis, então foi realizada uma modificação no IHS do processador bem como na base do cooler, vejam abaixo:

DSC03186.jpg

DSC03204-1.jpg

Resultados:

Final40ghz.jpg

Mesmo com a melhora dos resultados, resolvi realizar a troca do dissipador e da interface térmica.

1º - Thermalright True Black 120 + Lapidação;

2º - Coollaboratory Liquid PRO;

Resultados da 2º Modificação:

ANTES: Asus Silent Square PRO + AS5: 67 - 63 - 72 - 71.

DEPOIS: Thermalright True Black 120 + Liquid Pro: 55 - 54 - 56 - 54

38GHzEstvelLAP.jpg

DSC03322.jpg

DSC03310.jpg

DSC03315.jpg

2º- Alimentação +12V para a CPU: Para essa questão poderiam ser adotadas duas soluções, a primeira a substituição da fonte pricipal (Corsair HX-620W) por uma mais potente e de Rail Único ou então acrescentar uma fonte auxiliar para as duas VGA's, desta forma deixando a fonte principal para alimentar o processador por meio do regulador de tensão e os discos e demais acessórios. Optei por adicionar uma fonte auxiliar, que neste caso é uma Thermaltake Power Express de 450W.

Vejam abaixo:

vcore.jpg

7 - Fotos:

Fotos Rampage Extreme

8 - Review:

CDR Asus Rampage Extreme

Asus Rampage Extreme Motherboard Review

Legit Reviews - Asus X48 Rampage Extreme Motherboard Review - The Asus Rampage Extreme

Techgage - ASUS Rampage Extreme

[H] Enthusiast - ASUS Rampage Extreme

Asus Rampage Extreme - At A Glance - Reviews by PC Magazine

Overclock3D.Net :: Review :: ASUS Rampage Extreme Motherboard

ASUS Rampage Extreme Motherboard Review - Reviews by ExtremeTech

Elite Bastards - ASUS Rampage Extreme motherboard review

Legion Hardware - Rampage Extreme

9 - Projetos de Water Coolers:

[6/3/2008]PROJECTO SILVERSTONE TJ07 WATERCOOLED - Forum AquaPC

[Project] "Neptune'07" TJ07 Dual loop - XtremeSystems Forums

[PROJECTO] - Paulitos by F13 PC + + TAKE 3 IN WC TJ07 + + - F13 PC - Fórum

[Projecto] SilverStone TJ-07 |Racpu_| Updated - • PCDiga

[Projecto] SilverStone TJ-07 By Ming@s - F13 PC - Fórum

[Projecto] TJ07 [Charmingstone] - F13 PC - Fórum

[PURE BEAUTY] - Alfa Silver & Black TJ07 (Novas Fotos) - F13 PC - Fórum

Another Ultra High-End TJ07 @ F13 Style - F13 PC - Fórum

Fudzilla - UltraViolet Machine with water cooled EVGA

How to mount a rad up top in a TJ07 - XtremeSystems Forums

LiLi PC-A10B >>> TJ-07 >>> High-End Watercooling - F13 PC - Fórum

My TJ07 and mods..with special thanks to AndyM - XtremeSystems Forums

MY TJ07 WATERCOOLING PROJECT - Overclockers Forums

Projecto TJ07 MrHydes® X48 - • PCDiga

Simple & Quiet & Powerfull Dark TJ07 - F13 PC - Fórum

TJ-07 & PA120.3 Fan's - XtremeSystems Forums

Tj07 + Olympia 1000w + Qx6700 + GTX + Dominator 8888C4DF + P5W64 = F13 On Fire ! - F13 PC - Fórum

TJ07 + PA120.3 + PA120.2 = Photos of my version of this. - XtremeSystems Forums

TJ07 Dual Loop SLI Project! - Guru3D.com Forums

Work log Project TJ07 - XtremeSystems Forums

10 - Tópicos Relacionados:

(Tópico em Construção).

Postado

Essa seção do tópico só foi possível de ser realizada com o trabalho do nosso amigo Wagner WCRF que orientou cada detalhe de um sistema de Watercooler. Em um primeiro momento pode parecer uma tarefa fácil, mas na prática é muito complexo, pois existem milhares de combinações possíveis e os resultado são influenciados diretamente por essas decisões.

Então elaborando inicialmente o Kit ficaria assim:

1 - Swiftech MCP655-B 12v DC Pump w/Tach Sensor - US$ 67.95 (SideWider);

2 - Swiftech APOGEE GTZ Ultra Extreme Performance Universal Water-block - US$ 69.99 (Performance-PCs);

3 - Feser X-Changer 480mm Xtreme Performance Radiator - US$ 149.95 (SideWinder);

4 - Koolance CTR-CD10BK Pump & Fan Speed Controller - US$ 89.99 (SideWinder);

5 - Koolance INS-FM17 Coolant Flow Meter & Adapter Board - US$ 29.99 (Performance-PCs);

6 - Alphacool Cape Bullseye Rev. 2 PRO [bE-I] (POM) Polyoxymethylene - US$ 69.95 (Performance-PCs);

7 - Alphacool Cape Bullseye Rev. 1 Mounting plate - US$ 9.95 (Performance-PCs);

8 - Alphacool TEMP Thermosensor G1/4" fitting - US$ 12.95 (Performance-PCs);

9 - Alphacool Plexi G1/4" Lighting Module - Blue - US$ 7.95 (Performance-PCs);

10 - Tygon 3603 7/16" ID (5/8" OD) Clear Tubing - US$2.79 x 8 = US$ 22.32 (Performance-PCs);

11 - Scythe "SLIP STREAM" 120mm Case Fan" 1900 rpm Quiet Case Fan - Ultra Speed - US$ 9.95 x 4 = US$ 39,80 (Performance-PCs);

12 - Reuseable Clamps - For 3/8" Tubing (5/8" O.D.) - US$ 0.89 X 8 = US$ 7.12 (Performance-PCs);

13 - Feser Aqua - FA - Ultra Pure Water - 1 LiterTotal: US$ 5.50 (SideWider);

14 - FeserView Water Additive - UV Dye - Blue 50ml - US$ 8.95 (Performance-PCs);

15 - XIGMATEK ACK-I7753 Retention Bracket - US$ 8.49 (Performance-PCs);

TOTAL: US$ 600,85

Esses componentes listados acima, formam um Kit de Watercooler totalmente customizado e com valor relativamente alto em relação ao kit da Switech muito competitivo, chamado:

Swiftech H20-220-APEX ULTIMA Complete Liquid Cool Kit - US$ 299.95

Postado

Antes da implantação do Kit de Watercooler em loop único para a CPU, ainda estou experimentando outras possíveis soluções com AirCooler para estabilizar em uso diário em pelo menos 4.0GHz.

O processador é o conhecido QX9650EE:

DSC03110.jpg

DSC03099.jpg

O cooler atual é um Asus Silent Square Pro:

imageview.php?image=12253

imageview.php?image=12256

Ele será substituído pelo Thermalright Ultra-120 Extreme Black Anniversary Edition:

Ultra120-trueblack_01.jpgth_Ultra120-trueblack_04.jpgth_Ultra120-trueblack_03.jpg

th_Ultra120-trueblack_02.jpgth_Ultra120-trueblack_01.jpg

A pasta térmica Artic Silver 5 será substituida pela Coollaboratory LIQUID PRO (100% Liquid Metal) Thermal Interface Material.

Vejam o review: OCBrasil - Pasta térmica CoolLaboratory Liquid Pro

Postado
Opa beleza?

Me diz uma coisa, você já tem material suficiente construído e elaborado para postar nas reservas ou você ainda vai construir e montar?

Quero ver todo esse trabalho, mas não quero que essas reservas fiquem sem conteúdo por muito tempo, vou aguardar.

Abraço.

Grande moderador ribeirocross, já tem material sim... vou postar agora mesmo nas reservas para não bagunçar visualmente o tópico.

Daqui a pouco vai estar tudo completo e aguardando a colaboração dos amigos do Fórum.

Postado
Certo então. Já acertei minha mensagem para melhor organização.

Daqui a pouco o pessoal começa a contribuir e movimentar o tópico.

Como é muito material achei melhor dividir a mensagens no começo do tópico.

----------------------------------------------------------------------

Já fiz a importação da nova pasta térmica, mas o Thermalright estava em falta na Perfomance-computadores e só deve ser enviado na próxima semana, e neste caso os resultados devem demorar mais um tempo.

Esse será o último upgrade na área antes do Kit de Watercooler que está descrito no segundo tópico.

Sobre essa pasta, que na verdade é uma liga de metal líquido formado por "Gálio" e outras ligas.

Verifiquei que muitos sites realizaram a aplicação de um modo "estranho" talvez com medo de uma possível contaminação ao tocar a pele.

Vejam as fotos do produto bem aplicado:

th_Site4.jpgth_Site3.jpgth_4-4.jpgth_fig3g.jpgth_12.jpg

Postado
To aqui cara... vamo lá!

Agora só não me peça pra lapidar o meu q eu não faço nem a pau... IUAhiuHAiuHAIUh

Grande alonsoamadigi, a sua ajuda vai ser de fundamental importância. Você usa o mesmo processador e placa mãe e a sua experiência vai ajudar muito, pois os parâmetros de bios são os mesmos.

Agora estou com 3.8GHz usando o Asus Silent Square Pro + AS5, com VCore de 1.35V.

Você com Watercooler estabilizou em quanto? qual VCore?

Postado
Grande alonsoamadigi, a sua ajuda vai ser de fundamental importância. Você usa o mesmo processador e placa mãe e a sua experiência vai ajudar muito, pois os parâmetros de bios são os mesmos.

Agora estou com 3.8GHz usando o Asus Silent Square Pro + AS5, com VCore de 1.35V.

Você com Watercooler estabilizou em quanto? qual VCore?

Olha cara, com essa minha bomba de merlin não rola... o máximo q consegui (de vez em quando ela funciona e o negocio aqui fica bom) estável foi 4.2GHz com vcore (pasme) de 1.3V.... rodou todo quando é merlin aqui sem problema... os benchs, jogos, todo normal...

O mais legal era a temp q tava... não chegava a 50 em full.... mas o negócio é trocar essa bomba aqui pra coisa funciona...

Como esta a temp do seu a 3.8?

Postado
Olha cara, com essa minha bomba de merlin não rola... o máximo q consegui (de vez em quando ela funciona e o negocio aqui fica bom) estável foi 4.2GHz com vcore (pasme) de 1.3V.... rodou todo quando é merlin aqui sem problema... os benchs, jogos, todo normal...

O mais legal era a temp q tava... não chegava a 50 em full.... mas o negócio é trocar essa bomba aqui pra coisa funciona...

Como esta a temp do seu a 3.8?

Então não sei o que está acontecendo aqui... você estabilizou 4.2GHz com 1.3V no VCore? Aqui eu com 1.35V estou em 3.8GHz.

Você já usou o software: OCCT Perestroïka 2.0.1, eu uso este software para fazer a certificação do overclock.

Aqui as temperaturas são:

38GHzEstvelLAP.jpg

Postado
Então não sei o que está acontecendo aqui... você estabilizou 4.2GHz com 1.3V no VCore? Aqui eu com 1.35V estou em 3.8GHz.

Você já usou o software: OCCT Perestroïka 2.0.1, eu uso este software para fazer a certificação do overclock.

Aqui as temperaturas são:

38GHzEstvelLAP.jpg

Sim cara, conheço... tenho aqui....

Vou rodar o teste...

Mas minhas temps ficam muito acima disso quando a merlin não funciona... quando funciona, fica massa...

Postado

Saiu uma nova versão do OCCT:

Download: OCCT Perestroika - 3.0.0.b04 released !

Acabei fazendo um novo teste com essa nova versão com 3.8GHz e VCore de 1.4V.

Vejam:

RealTemp38GHz.jpg

O objetivo com Air Cooler, seria 4.2GHz com o Thermalright e a Coollaboratory LIQUID PRO, mas com 4.0GHz já fico satisfeito.

----------------------------------------------------------------------

INACREDITÁVEL a força do programa sendo executado na forma CPU LINPACK, vejam:

cpulinpack38GHz.jpg

O teste foi interrompido manualmente por segurança.

Outra opção, o teste GPU: OCCT, consome TODA a energia da fonte. Aqui no meu caso com menos de um minuto de execução o no-break APC Back-UPS RS 1200, não suportou o consumo, enviando um mensagem pelo software de gerenciamento (via USB) e também no seu painel fronta (via LED Overload).

O consumo verificado no painel ZALMAN ZM-MFC2 registrou 621W, mas iria com certeza além deste valor caso a fonte principal suportasse e o no-break também.

• Membro VIP
Postado

Opa pessoal.

Essa pasta térmica de liga em metal liquido achei muito interessante, vou procurar essa criança assim que eu for mais pro extremo oeste do meu estado, acho que essa semana mesmo.

Eu não posso brincar com vocês, mas posso observar as doces loucuras e os testes que estão rolando.

Depois que eu digerir todo o conteúdo do material faço algum comentário produtivo.

Postado
Opa pessoal.

Essa pasta térmica de liga em metal liquido achei muito interessante, vou procurar essa criança assim que eu for mais pro extremo oeste do meu estado, acho que essa semana mesmo.

Eu não posso brincar com vocês, mas posso observar as doces loucuras e os testes que estão rolando.

Depois que eu digerir todo o conteúdo do material faço algum comentário produtivo.

Há um tempo atras haviam algumas unidades sendo vendidas no Mercado Livre, mas acabaram e nem sei quem era o vendedor, apenas vi o comentário em outro fórum.

A minha deve chegar na próxima semana e custou US$ 14.99 na Performance-PCs, veja: Coollaboratory LIQUID PRO (100% Liquid Metal) Thermal Interface Material.

• Membro VIP
Postado

Pois é, essa semana vou fazer alguns testes em um carro em Cascavel, vou aproveitar a viagem e procurar por perto da região para ver se encontro.

Postado
Opa pessoal.

Pois é, essa semana vou fazer alguns testes em um carro em Cascavel, vou aproveitar a viagem e procurar por perto da região para ver se encontro.

Cara, se pensa em encontrar isso no PY.... sinto informa-lhe que não terá sucesso... a melhor pasta térmica que tem lá é uma com base na prata (vai sabe também)... é boa, mas perde feio pra um AS5 por ex... esse tipo de coisa não rola ali do lado (eu sou de Foz)...

Abraço

• Membro VIP
Postado

Boas informações COPHARD.

Eu já imaginava que o produto deveria ser muito eficiente. Também, metal ligando metal só falta os átomos entrelaçarem as bases para melhor transferência.

Vou pesquisar por esse produto que me chamou a atenção.

Abraços

• 2 semanas depois...
Postado

A pasta chegou e instalei junto com o Dissipador Thermalright True Black 120, a diferença de temperatura foi alta.

ANTES: Asus Silent Square PRO + AS5: 67 - 63 - 72 - 71.

DEPOIS: Thermalright True Black 120 + Liquid Pro: 55 - 54 - 56 - 54

38GHzEstvelLAP.jpg

DSC03322.jpg

• Membro VIP
Postado

Que beleza é essa pasta rapaz? Essa diferença de temperatura com o processador trabalhando cheio foi espetacular, é quase uma fusão.

Vou ter que encomendar uma dessas para não ficar com lombriga hehe.

Fui viajar ontem e dei um pulo no país vizinho e fiz uma vasculha a procura desse material, alem de não ter, o pessoal nunca ouviu falar do produto rsrsrs. Vou encomendar pela net.

Vamos aguardar mais novidades.

• Membro VIP
Postado
essa é a hora q eu digo: eu te avisei!

aiuhaiuhaiuhaiuh

hehehe é vero amigo.

Mas eu não tinha duvidado de você não, também tinha outros interesses por lá por isso eu fui, já viu preço de turbo e rodão?

Essa "pasta térmica" é um daqueles produtos que eu SONHEI em fazer com mercúrio e acabou não dando certo, foi tudo por água abaixo hehe, também pudera...

Tenho que fazer um teste com isso ai.

Abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...