Ir ao conteúdo

Dúvida sobre internet sem fio no notebook

Piloto de Fuga

Posts recomendados

Postado

Olá galera,

Eu sou bem leigo nessa parte de internet sem fio e tal, então eu tava precisando de alguém que tivesse paciência pra explicar pra mim como funciona. :lol:

É o seguinte, eu queria saber mais ou menos se é possível ter aquela internet que eu usaria no notebook em qualquer lugar que estivesse, seja viajando de carro, de ônibus, na rua etc.

Dei uma lida em artigos sobre wi-fi, mas pelo que eu vi é uma espécie de rede interna de curto alcance que fornece internet banda larga de graça ou não pra quem tenha um aparelho que capte as ondas... Estou certo?

Continuando lendo, parece que a única coisa perto do que eu imagino é a internet 3G, mas dizem que ela não é tão rápida...

Enfim, alguém poderia por obséquio me explicar quais as opções e como elas funcionam, bem como uma base de preços e velocidades pra eu ter uma ideia?

Desde já agradeço.

Postado

ou é internet 3g ou é aquela internet q é conectada ao celular...

mas o mais indicado é 3g e lembrando que só pega sinal aonde tem rede de telefonia e como a 3g é nova ele n tem em um monte de cidades...so nas principais por inqaunto..então em viagem nao é viavel, o q seria viavel é botar internet satelite..dai ja n sei como funciona...

preços da 3g tem nos sites da claro, vivo, tim....

mas pra viagem tem q ser internet satelite..

Postado

Bom, vamos lá:

Primeiro sobre o Wifi, internet sem fio. A internet sem fio funciona por um padrão de transmissao, via ondas de radio, cujo o alcançe dessas ondas variam de acordo com o poder do transmissor. Por exemplo, se você tem em sua casa um roteador wireless, mais comuns mesmo, da d-link ou outra marca, ele tem um curto alcançe, geralmente so fica mesmo dentro da sua casa, dependendo da quantidade de obstaculos que você tenha no ambiente. Um roteador desses custa hoje em torno de 130 reais por ai, tendo outras marcas mais baratas e outras mais caras, como é o exemplo do novo padrão N. Padrão é a "linguagem" que os roteadores usam para se comunicar. Os mais comuns sao o padrão A, B e o G, que diferem em velocidade de conexao. O novo padrão N além de alcançar maior distancia, também oferece maior velocidade, além de "desviar" mais facilmente dos obstaculos, fazendo com que o sinal seja bem melhor.

No caso esse tipo de tecnologia nao serve para que você use por exemplo em uma viagem ou até mesmo uma saída no centro da cidade. No caso, em shoppings, aeroportos e alguns lugares já oferecem gratuitamente um sinal wifi para que você possa usar no seu notebook, ou qualquer outro aparelho que se conecte via wifi, como celulares ou PDAs.

Para viagens ou passeios sempre conectado o ideal é você utilizar uma conexão 3G mesmo. Estão bem melhores agora do que antes, mas ainda nao estão as mil maravilhas. É tipo o sinal do celular mesmo, onde o celular pega bem o 3G provavelmente vai pegar, isso no caso se a cidade onde você estiver dispuser o sinal. Tem que ver com a operadora. Com esse tipo de conexão, se estiver viajando por um lugar onde o sinal de celular 3G funcione, provavelmente sua conexão vai funcionar normalmente.

Os preços desse serviço 3G variam de acordo com a velocidade de acesso que você escolher. Um plano de 500kpbs da claro aqui na minha cidade ta em torno de 69,90. Fora o plano você tem que ter um modem 3G que também é vendido pelas operadoras.

Ai você escolhe, sabendo que os roteadores sem fio precisam de um sinal de internet para funcionar, ou seja, um sinal a cabo ou até mesmo velox (adsl).

Se você viaja muito e precisa estar sempre conectado então escolha o 3g. Se geralmente acessa em casa, o sinal a cabo transmitido pelo roteador é a melhor pedida. Saiba que os preços variam, bem como a disponibilidade dos serviços, de regiao para regiao.

Boa sorte ai!!

falou!

Postado

Só salientado ao colegam que onde não estiver o sinal 3G ele irá funcionar como EGDE ou seja, se tiver sinal da operadora tem internet. O problema amigo é que o 3G pelo menos aqui em Alagoas ainda não emplacou, é horrível, tem dia que o cara quase não conecta, pórem o contranste, de madrugada voa (nem todas). Acredito que o problema seja um controle de banda, coisa simples que a claro 3G não faz. Bom amigo, se você quer "100%" mobilidade então claro 3G. Acredito que nem mesmo o plano por satélite seja tão flexível, seio que tem net em todo lugar, porém o preço é salgado.

Assim como também o acesso WAP, pelo próprio celular, que seria um EDGE só que o preço lá em cima. Pra você ter ideia eu utilizei pra teste e me dei mal, paguei R$ 5,00 por cada Megabyte que absurdo.

Postado

Dá um tempo ai parceiro, a 3G é ruim mesmo mais quebra um galhão, mesmo limitado a 100kbps em EGDE fica totalmente usável. Daqui um tempo, a tecnologia Wi-Max que esta vindo pra trabalhar junto com a Wi-fi, e não contra ela já começou a ser emplementada em São Paulo (Capital), e logo chega no Interior também, e sim com ela vai ser possível se conectar em qualquer lugar, desde que esteja dentro do perimetro de 50km da antena mais próxima.

A e 3G é ótimo nas viagens, algumas empresas de São Paulo até a utilizam dentros dos ônibus pra oferecer um hotspot para os seus passageiros.

• Membro VIP
Postado
Dá um tempo ai parceiro, a 3G é ruim mesmo mais quebra um galhão, mesmo limitado a 100kbps em EGDE fica totalmente usável. Daqui um tempo, a tecnologia Wi-Max que esta vindo pra trabalhar junto com a Wi-fi, e não contra ela já começou a ser emplementada em São Paulo (Capital), e logo chega no Interior também, e sim com ela vai ser possível se conectar em qualquer lugar, desde que esteja dentro do perimetro de 50km da antena mais próxima.

A e 3G é ótimo nas viagens, algumas empresas de São Paulo até a utilizam dentros dos ônibus pra oferecer um hotspot para os seus passageiros.

No entanto os notebooks atuais não se conectam a redes Wi-max, com raras excessões. A intel colocou como opcional no chipset Centrino 2 a placa wi-max, mas praticamente nenhum notebook com centrino 2 possui ele.

Quando se popularizar, deve começar a aparecer o wimax expresscard por aqui. Eu dei uma procurada no ebay, mas não encontrei, só encontrei uma placa para ser conectado no slot pcie, no entanto não é compatível com todos os notebooks, e encontrei o card PCMCIA que está custando 200 dólares.

A menos que eles usem o sistema de usar as antenas wimax para espalhar o sinal, e o wifi para os notebooks poderem se conectar, mas eu não sei se eles estão fazendo assim.

Postado

Agradeço a todos pelas respostas.

Ainda tenho algumas dúvidas porém. Esses planos vendidos pelas operadoras de internet 3G são unitários? Quero dizer, eu só posso ter no meu notebook? Eu poderia assinar e usar em dois notebooks diferentes ao mesmo tempo, em locais diferentes?

Outra coisa, quando o sinal vira EDGE, é mais caro pra ficar conectado ou eu continuo pagando o preço da 3G?

Eu dei uma olhada no site da Claro, e procurei sobre a cobertura em algumas cidades. Em Santo André, que é onde vou morar, é 850 MHz, e em Londrina é 2100 MHz. O que isso significa? Há algum limite de download ou eu posso usar à vontade?

Sobre a wi-fi doméstica, é só eu comprar um roteador que ele vai espalhar o sinal wi-fi? Ainda assim é possível manter os outros computadores conectados por fio?

Obrigado a todos.

Postado
Agradeço a todos pelas respostas.

Ainda tenho algumas dúvidas porém. Esses planos vendidos pelas operadoras de internet 3G são unitários? Quero dizer, eu só posso ter no meu notebook? Eu poderia assinar e usar em dois notebooks diferentes ao mesmo tempo, em locais diferentes?

Outra coisa, quando o sinal vira EDGE, é mais caro pra ficar conectado ou eu continuo pagando o preço da 3G?

Eu dei uma olhada no site da Claro, e procurei sobre a cobertura em algumas cidades. Em Santo André, que é onde vou morar, é 850 MHz, e em Londrina é 2100 MHz. O que isso significa? Há algum limite de download ou eu posso usar à vontade?

Sobre a wi-fi doméstica, é só eu comprar um roteador que ele vai espalhar o sinal wi-fi? Ainda assim é possível manter os outros computadores conectados por fio?

Obrigado a todos.

Usar em outro notebook tudo bem, porém em locais diferentes ficaria difícil, a não ser que você ligue um roteador a um notebook e envie o sinal para um outro dentro é claro de uma casa ou um escritório no máxmixo, porque cada conexão usa um aparelho próprio e dentro dele há um chip como os de celulares então não tem como essa conexão ser duplicada.

Você paga o mesmo preço normalmente quando conectado a EDGE, porém a velocidade fica limitada a até 300kbps dependendo da operadora.

A frequência utilizada só vai dizer em que canal você irá trafegar, nada mais que isso.

E o download da Claro é limitado sim, até 1GB a partir disso a sua velocidade fica limitada a 128kbps, porém você poderá usar a vontade (leia mais no contrato da operadora). O único plano ilimitado até então é o da TIM, somente a partir da velocidade de 600kbps.

Sim é só comprar um roteador sim e conecta-lo ao computador ou notebook que esta recebendo o sinal 3G, e configura-lo é claro. Na maioria dos roteadores atuais eles dispoem de 4 ou mais portas para conexão via cabo se for necessário e em média 250 pontos conectados ao roteador via wireless.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!