Ir ao conteúdo

Algumas dúvidas relacionadas ao Molex

demondoido

Posts recomendados

Postado

galera to querendo tuna meu micro mas tudo na marra mesmo, começando do zero.

então eu vou colocar mais 3 fans que eu montei com motor da Jhnoson que acredito que com 12V (fio amarelo) consigo uns 5.000~6.000rpm, a hélice é de acrílico super leve 2mm de espessura e 7cm de diâmetro vou colocar uma tela bem fina nas entradas porque o fluxo de ar vai ser fod:D e eu n qro ter q limpar o PC todo dia.

vou colocar 2 fans atras puxando ar, e 1 fan na frente jogando ar, tava pensando também em fazer uma borda de carvão pros fans pra tirar um pouco a umidade... vou colocar 4 leds UV 2 Azuis 2 Verdes 3 Vermelhos todos em pontos estratégicos com um espelho atras pra aproveitar mais a luz... Mas vamo ao que interessa...

O molex...

Pretendo ligar tudo isso no molex, primeira dúvida, dah pra ligar os 3 fans juntos? e tem algo pra eu protejer o meu pc em caso de um fan queimar, um diodo talves??

Sobre os LEDs, cada led vai ter sua conecxão independente então vou usar um resistor de 470ohm pra cada, mas esses 470ohms são pra que fio? 12V ou 5V?

Perguntas finais: Vai aguentar isso tudo? O sistema de refrigeração que eu falei vai dar certo?

Obrigado, demondoido

Postado

Caro demondoido,

voce pode ligar os 3 Fans em um molex padrão de 12V. Todos ligados em paralelo.

Poderia sim usar um diodo de uso geral para evitar a alta tensão de retorno que aparece nas espiras da bobina do FAN quando desligado, apesar de eu nao achar necessario e sabendo que o diodo dará uma queda de pelo menos 0,7V para o FAN.

O resistor de 470R é para se utilizar na linha de 12Vcc da fonte.

Para 12VCC:

R=Ef-El/I

R=12-3 (tensão led)/0,02 (20mA corrente led) => R= 450R (Valor comercial de 470R)

Para 5Vcc

R=5-3/0,02 => R=100R (Pode utilizar o valor comercial de 180R sem problemas)

Quantos às suas perguntas finais, no meu ponto de vista:

Vai aguentar isso tudo? O sistema de refrigeração que eu falei vai dar certo?

Sim, vai aguentar. Tudo depende da sua fonte de alimentacao do PC.

Sobre a ventilação, eu penso que um FAN frontal inferior "puxando" ar e 2 atras jogando o ar fora é uma boa pedida. Já que não faz sentido colocar todos os FANs puxando ar, ou colocando ar pra dentro do gabinete sem que exista SAIDA para esse ar. A intencao é fazer a circulacao do ar...ou seja...que entre ar fresco e saia o ar "usado"/quente de dentro da CPU. O fan poderia ser tambem na base do gabinete ou seja, no "pé"/embaixo jogando ar pra dentro e os dois traseiros jogando ar pra fora.

E isso aí.

Espero ter ajudado.

Sucesso.

R.Costa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!