Ir ao conteúdo

Mini-system AIWA NSX-S708. Problemas com potência/qualidade.

lightium

Posts recomendados

Postado

Meu nome é Leandro, tenho 24 anos, e sou de Corbélia no interior do Paraná.

Já participei do fórum anteriormente, usando este apelido e também Atomxy, o problema é que perdi meu antigo usuário.

Possuo um mini-system AIWA NSX-S708. O aparelho em questão foi comprado usado, e está apresentando alguns problemas, principalmente com relação à qualidade de som e potência.

Ao analisar o circuito, me deparei com diversas surpresas. Em primeiro lugar, o aparelho é totalmente transistorizado e usa os seguintes transistores, fp1016 e fn1016, um par em cada saída. Também fiquei surpreso com o tamanho do trafo, bem maior do que os encontrados nos mini-systems comuns.

Manual do aparelho:

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,3759/

No manual a potência informada é de 80watts por saída, com <1% THD em 6ohms. Já tive outro aparelho, este com chipamp, que fornecia 30wattsX2, e tinha muito mais potência e qualidade de som. O chip em questão era o STK4152II.

Datasheet (STK 4152II)

http://www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/S/T/K/4/STK4152II.shtml

O aparelho acima citado possuía um trafo bem menor, assim como todo circuito, e mesmo assim apresentava mais potência do que este aparelho que estou usando no momento.

Pensei em trocar os transistores, e aumentar a capacitância dos eletrolíticos da fonte de alimentação primaria.

Seguem abaixo as questões:

Existe no mercado algum modelo de transistor, equivalente aos usados originalmente, mas com melhor qualidade de som?

No caso de se aumentar a capacitância na saída da fonte primaria, não corro o risco de ter a placa queimada por um surto de corrente?

Vale a pena restaurar este aparelho? O que poderia ser feito para melhorar a potência e qualidade de som?

Tendo em vista os componentes citados acima, é possível se ter uma estimativa da potência real do aparelho?

Um abraço, e desde já, muito obrigado.

• Coordenador
Postado

Colega Lightiun,

Existe no mercado algum modelo de transistor, equivalente aos usados originalmente, mas com melhor qualidade de som?
Sim, existem transistores equivalentes, mas não aumentam a potência e nem a qualidade!, é só para reposição na falta dos originais...
No caso de se aumentar a capacitância na saída da fonte primaria, não corro o risco de ter a placa queimada por um surto de corrente?
Não!, porém não surtirá o efeito que desejas, "aumento de potência e qualidade", os transistores vão continuar consumindo somente o necessário para determinado volume...
O que poderia ser feito para melhorar a potência e qualidade de som?
Bom!, este som pode estar com algum componente falho na etapa amplificadora!, pois ele já tem uma excelente qualidade e potência, o por fim, por mim?, compensa mandá-lo para uma revisão sim, e leve as caixas junto pois podem ser elas o motivo da baixa qualidade de som!...Ok?

Abraços

• 2 anos depois...
Postado
Colega Lightiun, Sim, existem transistores equivalentes, mas não aumentam a potência e nem a qualidade!, é só para reposição na falta dos originais...

Não!, porém não surtirá o efeito que desejas, "aumento de potência e qualidade", os transistores vão continuar consumindo somente o necessário para determinado volume...

Bom!, este som pode estar com algum componente falho na etapa amplificadora!, pois ele já tem uma excelente qualidade e potência, o por fim, por mim?, compensa mandá-lo para uma revisão sim, e leve as caixas junto pois podem ser elas o motivo da baixa qualidade de som!...Ok?

Abraços

Bem.. ja peguei aparelho com essa saida.. o problema é o chaveamento feito pelo 2SK K2723, ele libera a tensão total pro transistor... se ele nao ta chaveando o som funciona normal.. porém poca potencia...

Verifique se esta com solda fria.. são 2 transistor..

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!