Ir ao conteúdo

Modem da NET + Roteador TP-Link TL-WR541G: conexão muito instável

iungue

Posts recomendados

Postado

Utilizo uma rede sem fio compartilhada entre um desktop (PC) e um notebook. Fiz a configuração conforme ensinado no tutorial do Clube do Hardware, e tudo funcionou direitinho, ou quase...

Minha rede é composta pelos itens abaixo:

BANDA LARGA NET 1M (Internet e telefone)

MOTOROLA SBV5121 CABLE MODEM

TL-WR541G – 54M WIRELESS ROUTER

NOTEBOOK GIGABYTE:

Atheros AR5007EG Wireless Network Adapter

PENTIUM CORE 2 DUO

2M RAM

WINDOWS XP

O notebook e o roteador wireless estão a dois metros de distância, sem nenhuma interferência física entre ambos. Mas a conexão cai com muita freqüência, sem mudar o status de conectado na barra de tarefas, e os leds do notebook indicam que o adaptador de redes sem fio está em operação, mas na verdade, a conexão já caiu faz tempo, e só consigo restabelecer se desligo e ligo novamente o notebook. Uso este notebook para trabalhar, e preciso da Internet em tempo integral, mas já não sei o que fazer para manter a conexão com a Internet , só para vocês terem uma ideia, tive que elaborar este texto no Word, e agora vou copiá-lo na área do fórum, tentei várias vezes redigi-lo diretamente pelo fórum, mas cada vez que terminava, não conseguia enviar porque estava desconectado (mas com status e informação de conectado no ícone da rede sem fio na barra de tarefas)

O que deverei fazer para resolver este problema?

• Membro VIP
Postado

Acabei de dar essas dicas à alguns minutos:

Experimente fixar os IPs atribuídos pelo DHCP do roteador nas propriedades de TCP/IP da placa de rede. Em geral quedas de conexão são intermitência no serviço DHCP de um dos lados: pc ou roteador.

Postado

Obrigado pela dica, Linio. Tentarei fazer isso.

Linio, tentei fazer conforme sugeriu, encontrei o IP, o gateway padrão, fiz a configuração manualmente, mas faltou o DNS, que não encontrei, e contuo até o momento, com o mesmo problema de quedas intermitentes na minha conexão sem fio. Onde busco esta informação de DNS?

• 4 meses depois...
Postado

IUNGUE.

para verificação:

*ver se a conectividade entre o notebook e o access point e o modem

( atraves do ip config e o ping).

* se a conectividade logo o problema nao esta nos hadwer.

*um provavel problema pode estar na operadora. existe uma coisa chamada ondulaçao (gmt,dsl,dsl2,dsl2+) onde a operadora configura seu modem para receber o sinal.partindo dessa ordem acima da esquerda para a direita os ruidos diminui e logo nao a reinicializaçao do modem.

*esse problemas pode acontecer em qualquer operadora.tive um problema desse e troquei o modem duas vezes ( eles eram novos) e nao resolveu.

foi quando eu percebi a ondulaçao e pedi para a operadora trocar para dsl2 pois o meu modem era e é um dlink 500b e a banda larga era de 3Mb e nunca mais deu esse problema.

*você tem que ver de quantos kabyte e/o mega e sua banda larga, pois existe ondulação para cada velocidade.

Postado

Valeu, Wagner. Vou fazer estas verificações, pois aaté o momento ainda não resolvi o problema, abandonei a conexão wireless e estou utilizando a RJ45. Em tempo: Sou de Campo Grande - MS, me mudei para Belo Horizonte faz 12 anos.

• Membro VIP
Postado
IUNGUE.

para verificação:

*ver se a conectividade entre o notebook e o access point e o modem

( atraves do ip config e o ping).

* se a conectividade logo o problema nao esta nos hadwer.

*um provavel problema pode estar na operadora. existe uma coisa chamada ondulaçao (gmt,dsl,dsl2,dsl2+) onde a operadora configura seu modem para receber o sinal.partindo dessa ordem acima da esquerda para a direita os ruidos diminui e logo nao a reinicializaçao do modem.

*esse problemas pode acontecer em qualquer operadora.tive um problema desse e troquei o modem duas vezes ( eles eram novos) e nao resolveu.

foi quando eu percebi a ondulaçao e pedi para a operadora trocar para dsl2 pois o meu modem era e é um dlink 500b e a banda larga era de 3Mb e nunca mais deu esse problema.

*você tem que ver de quantos kabyte e/o mega e sua banda larga, pois existe ondulação para cada velocidade.

NET é via cabo e não ADSL

Postado

Não sei se voce ja resolveu seu problema

Mas aqui tenho praticamente a mesma situacao e nunca caiu a minha conexao.

Tenho a conexao da NET de 1mb

O mesmo modem e roteador que voce.

A diferenca é a minha placa sem fio é da intel.

Mas aqui tenho dois PCs acessando pela cabeada e o meu note pela sem fio e a unica vez q caiu foi um blackuot q teve na net, onde todos os servicos cairam(internet telefone e tv)

Provavelmente o seu problema é:

- externo(algum problema da net com a sua conexao)

- logico, porque fisico acho q não seja por eu tem praticamente os mesmos aparelhos q você

Abcs

• 2 semanas depois...
Postado

Olá, Diogo, obrigadopela informação, ainda não resolvi o problema, estou usando conexão a cabo, mas é bom saber que um sistema idêntico ao meu funciona corretamente, vou dar uma verificada com mais atenção.

Obrigado.

Alvaro

• 3 semanas depois...
Postado

Estou com as mesmas configurações do Yungue só que o roteador é D-Link e não tenho problemas de conexão. Este roteador já funcionou muito bem com modem da Speed, servidor de conexão (Linux) e hoje funciona corretamente com modem da NET.

Ontem tentei substituir o roteador D-Link de casa pelo roteador TL-WR542G e tive os mesmos problemas citados. Consigo "levantar" a rede wireless, ou seja, "enxergo" todos os computadores, mas não consigo acesso à internet. Configurei exatamente igual ao roteador D-Link e nada. Resultado, voltei ao velho e bom D-Link e tudo voltou a funcionar corretamente. Estou pensando em devolver o TP-Link e trocar por outro D-Link para o escritório de minha esposa.

Postado

Sorte sua que você ainda tem a opção de trocar o roteador, o meu, embora ainda na garantia, já passou do prazo para troca. Já tentei tudo o que eu sabia fazer, e também o que os colegas aí acima sugeriram, resultado: estiquei um cabo às margens do rodapé da sala do escritório, praticamente dando a volta na sala toda, interligando o modem ao meu computador, agora a conexão está estável...

Postado

Prezado Amigo

Tb tenho o serviço do Vírtua e utilizo um router DIR300 direto sem desligar há meses. O modem da motorola é igual ao teu: o 5121. Esse modem não roteia, ao contrário de alguns modelos ADSL, tais como Speedstream 4200 da Siemens.

A dica é o seguinte:

1- Resseta o roteador completamente;

2- Liga o router via cabo no teu PC ou note e abre a configuração via browser;

3- Nas configurações de wireless, ligue o sistema e coloque um nome de rede, além de configurar o sistema em Dynamic e não PPPOe;

4- Verifique se há possibilidade de clonagem de endereço MAC, se sim habilite-a. Isso irá copiar o MAC da tua placa de rede p/router;

5- De início não habilite a segurança de rede, deixe-a aberta mesmo;

6- Habilite o servidor DHCP do router e configure o teu SO para solicitar o IP automaticamente.

7- Reinicie o router, desconecte-o do PC e ligue-o no modem. Deve levar alguns segundos para o sincronismo;

8- Experimente primeiro se há sinal de rede e se o note ou PC se conectam. Faça um ping no prompt;

9- Se houve a conexão basta reconectar o router no PC e apenas habilitar e configurar os sistemas de segurança: WEP ou WPA. Reinicia o router, reconecta-o ao modem e aguarde o sincronismo.

Sds

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...