Ir ao conteúdo

Compartilhar internet com switch e modem roteado. Ajudem!

Lequito

Posts recomendados

Postado

Olá amigos.

Preciso dividir a internet entre 3 computadores (incluindo o server).

Roteei o modem, está roteado e funcionando perfeitamente. Comprei um switch 8 portas d-link.

Liguei o modem no switch e o switch no server. Nas configurações da placa de rede do server, pus para buscar endereço ip automaticamente. Desta forma a conexão funciona normalmente, atravessando o switch e conectando-se ao modem.

Gostaria de saber, como proceder agora para que as outras máquinas também recebam a conexão com a internet. Apenas devo ligar os cabos delas no switch e configurar a placa de rede delas para encontrar ip automaticamente (Como fiz com o server)?

Se eu configurar algum número de ip na placa do server, a conexão pára de funcionar.

OBS.: Todas usam win xp

Postado

Você tem 4 micros é isso ?, Um servidor e 3 estações ? ou são 3 micros com Windows Xp, e 1 você chama de Servidor ?

Caso seja a ultima opção basta você conectar os cabos nos micros, todos estarão na mesma rede, e com mesma faixa de IP, este definido pelo Modem roteado.

Informe se esse não se aplicar. a 1ª opção é um pouco mais comlpexa.

Postado
Você tem 4 micros é isso ?, Um servidor e 3 estações ? ou são 3 micros com Windows Xp, e 1 você chama de Servidor ?

Caso seja a ultima opção basta você conectar os cabos nos micros, todos estarão na mesma rede, e com mesma faixa de IP, este definido pelo Modem roteado.

Informe se esse não se aplicar. a 1ª opção é um pouco mais comlpexa.

Olá amigo, é a segunda opção, tenho 3 máquinas, sendo que uma delas será a que ficará próxima ao modem.

Neste caso, nem poderia chamar a terceira máquina de server como fiz, pois o modem estará roteado e quem distribuirá a conexão é ele. O intuito é ter a internet funcionando, apenas com o switch e modem ligados.

Bom, não entendi muito bem a explicação. O modem é um Dlink 500b. Ele está roteado normalmente.

Eu acesso ele através do IP 192.168.254.254, para modificar suas configurações.

É esta faixa que você recomenda que eu utilize? 192.168.254.***?

Poderia explicar melhor?

Da forma que eu pensei não iria funcionar né? Pondo todas as máquinas para buscarem ip automaticamente?

Abraços e valeu pela ajuda.

Postado

Amigo,

Se seu modem está roteado basta conectar ele ao switch, e tambem todos os micros, o seu modem deverá está com o DHCP ativo, que normalmente fica após o roteamento, todos os micros da rede pegaram um IP válido, definido pelo "roteador" (modem), e então todos acessaram a internet.

Deu pra entender ?!

Postado

aluis2002, primeiramente, muito obrigado por me ajudar.

Bom, primeiro eu tentei definir um ip nas máquinas, usando a mesma faixa da definida no modem, 192.168.254.1 e etc. Este método não deu certo.

Então eu decidi fazer como estava imaginando, liguei todas as máquinas ao switch e configurei-as para receberem ip automaticamente, desta forma, a conexão funcionou normalmente entre eles.

Mas, me tire uma dúvida. Desta forma, a rede não transferirá arquivos? Estará limitada apenas ao compartilhamento da internet?

Abraços e valeu pela força!

• Membro VIP
Postado

Para que seus pcs façam parte de uma mesma rede e compartilhe arquivos entre outros você precisa redefinir as preferências para grupo de trabalho, nome nos pcs, permissões e depois disso se ainda não enxergarem-se numa mesma rede tente a configuração com o "Assistente de rede do Windows".

Postado
Para que seus pcs façam parte de uma mesma rede e compartilhe arquivos entre outros você precisa redefinir as preferências para grupo de trabalho, nome nos pcs, permissões e depois disso se ainda não enxergarem-se numa mesma rede tente a configuração com o "Assistente de rede do Windows".

Opa, valeu pela força. Eu consegui fazê-los. O que achei estranho foi que eu pingava no DOS, porém um comunicava com o outros, mas este outro não comunicava, só recebia, muito esquisito.

Depois sozinho, os 2 passaram a encontrar-se.

Obrigado a todos pela força!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!