Ir ao conteúdo

Core 2 Quad Q6600 x ASUS HP P5BW-BTX

polar2005

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Estou pensando em trocar meu processador P4 3.0 HT por um mais potente. O meu chipset é o intel Q963 e o fabricante diz que suporta até E6700 mas gostaria de saber se é possível trocar um E6600 por um Q6600? O computador é da HP/Compaq e o modelo da placa mãe é P5BW-BTX (Asus eu acho). o que vocês recomendam?

Abraços

• Membro VIP
Postado

Amigo, tem certeza de que o modelo é esse?

O Q963 também é chamado de Q965 e não encontrei esse modelo no site da ASUS. Mas acredito que a compatibilidade com o Q6600 não seja possível até porque você mesmo disse que no site consta apenas até o E6700.

Para esclarecermos poste uma screenshot do software CPU-Z da guia Motherboard.

VOcê pode baixá-lo aqui:

http://www.cpuid.com/download/cpuz_150.zip

Postado

Pelo que eu conheço desse chipset, você até pode instalar um processador mais recente(até 65 nm, já que os 45 nm não funcionam aí), mas talvez ele não seja reconhecido normalmente, nem com uma atualização de BIOS.

De qualquer jeito, um E6300, ou E6700 já apresentaria uma diferença enorme de desempenho para você, comparado ao seu P4.

O problema é encontrar esses a venda, já que saíram de linha..

Postado

Amigo, tem certeza de que o modelo é esse?

O Q963 também é chamado de Q965 e não encontrei esse modelo no site da ASUS. Mas acredito que a compatibilidade com o Q6600 não seja possível até porque você mesmo disse que no site consta apenas até o E6700.

Sim tenho certeza pois está escrito ma placa-mãe. Parece que é uma versão especial para a HP. A documentação do equipamento é de dois anos atrás e acredito que não tinha o C2Q.

De qualquer jeito, um E6300, ou E6700 já apresentaria uma diferença enorme de desempenho para você, comparado ao seu P4.

O problema é encontrar esses a venda, já que saíram de linha..

É este exatamente o meu problema. Como vi que o soquete, o clock e o FSB do Q6600 (65nm) são os mesmos do E6600 então pensei que serviria pois ele é mais fácil de encontrar.

Bom o negócio é ir atrás dos C2D então.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Hmm, entendi. Realmente dei uma pesquisada agora mais afundo e esse modelo foi fabricado especialmente para a HP/Compaq, provavelmente é uma variação de alguma ASUS P5B, o difícil é qual delas.

No site da HP, encontrei apenas a P5BW-LA, e ela só suporta os Core 2 Duo E6XXX mesmo, nenhum Quad, provavelmente deve ser pelo TDP dos Q6XXX.

O jeito vai ser ir de E6600 mesmo, provavelmente no Mercado Livre você acha, mas o dificíl vai ser encontrar um vendedor de confiança.

Boa sorte aí.

Caso resolvido?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...