Ir ao conteúdo

Recomendação Filtro de Linha

khariel

Posts recomendados

Postado

Olá colegas,

Tenho o PC da assinatura montado no meu apto em Floripa, onde a rede é 220V. Atualmente tenho lá uma extensão (pseudo-filtro, aqueles famosos da Clone) pra poder ligar coisas como monitor, luminária, o próprio PC. Nada lá que consuma mais que o PC. Não tenho impressora.

Como é apto o lugar carece de aterramento, e cito aqui alguns problemas que tenho lá:

- Gabinete não chegando a dar choque, mas possível sentir aquela 'colcha' como se fosse estática.

- Monitor randomicamente durante o dia fica com um aspecto "embaçado". Só eu dar um toquezinho no cabo conectado a VGA que volta ao normal.

- Gravação de som com chiado.

- Um zumbido "bzzz" vindo de trás do gabinete, aparentemente da fonte, do lugar onde o cabo é conectado, também randomicamente durante o dia. Aparece, fica por poucos minutos e some.

Depois de muito ler e reler os tópicos acerca dos benefícios do uso de um filtro, decidi ter um (um de verdade), portanto gostaria de indicações de um Filtro de Linha pra 220V na faixa de R$80,00, com mais de 4 tomadas se possível.

Também gostaria de saber de quem conhece do assunto (dispenso achismos e especulações) a origem dos problemas citados, e sua possível solução (aterramento, uso do filtro, etc).

Agradeço já!

Postado

Como é apto o lugar carece de aterramento, e cito aqui alguns problemas que tenho lá:

- Gabinete não chegando a dar choque, mas possível sentir aquela 'colcha' como se fosse estática.

Primeiro ligue a tomada corretamente:

tomada2ye.jpg

Mesmo que não tenha aterramento as posições de fase e neutro devem ser respeitadas, seria interessante até trocar a tomada da parede por uma de três pinos (mesmo que não ligue o terra a lugar nenhum) só para evitar que o plugue seja ligado invertido.

Isso pode reduzir bastante a sensação de choques, mas provavelmente não elimine completamente.

- Monitor randomicamente durante o dia fica com um aspecto "embaçado". Só eu dar um toquezinho no cabo conectado a VGA que volta ao normal.

Por acaso o cabo do monitor não esta mal conectado ou "quebrado"?

- Gravação de som com chiado.

Esse eu não sei, deixo para o próximo que responder.

- Um zumbido "bzzz" vindo de trás do gabinete, aparentemente da fonte, do lugar onde o cabo é conectado, também randomicamente durante o dia. Aparece, fica por poucos minutos e some.

Isso é ruiído elétrico que provoca vibração nos componentes da fonte, um filtro de linha pode ajudar mas não posso garantir, aqui isso acontece frequentemente e nunca encontrei uma solução.

O melhor filtro de linha que temos no Brasil para redes 220V é o Clamper Computer Protector Pro:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=93943

Ele pode ser adquirido diretamente com a Clamper:

www.clamper.com.br

Abraços

Leonardo

Postado

O chiado no som, pode ser causado por mal contato da placa de som(quando a mesma é off-board), uma limpeza talvez ajude...

Mas na maioria das vezes o problema está na caixa de som em si, pode ser o cabo P2 que vai no PC que é de má qualidade, o P2 ou RCA femêa que vai na caixa de som, o proprio circuito das caixas, e a solda dos alto-falantes...

No meu caso, era o cabo P2(PC) que sai RCA para o amplificador...

Eu mesmo fiz o cabo, comprei o fio(2,50 o metro), as ponteiras P2 e RCA(0,50 centavos cada e soldei eu mesmo... Resultado, a chiadeira quando aumenta o volume parou, ou o som parado sumiu.

Postado

leohartmann:

Valeu pela resposta. Todas as tomadas já são 2P+T. É realmente suave a sensação, nunca chegou a efetivamente dar choque.

Quanto ao cabo, pensei no problema ser ele sim, mas relacionei esse problema com o zumbido causado no cabo de força, pensando talvez terem a mesma natureza. Se o filtro não adiantar penso em trocar o cabo sim.

inaua:

Valeu também pela resposta. Não tenho placa off-board aqui não, e meu microfone vem do headset. Lá no PC de Londrina, na minha outra casa onde também não tem aterramento e o gabinete tem a "colcha" não há esse chiado. Ele aparece na gravação mesmo, não quando a mesma é reproduzida pelos fones.

Postado

Estou indo atrás de adquitir o Computer Protector PRO da Clamper então.

Queria saber a maneira mais indicada de ter mais tomadas disponíveis com a proteção do filtro da Clamper. Pensei em botar o pseudofiltro da Clone depois do da Clamper mas não sei se seria boa ideia.

Postado
Estou indo atrás de adquitir o Computer Protector PRO da Clamper então.

Queria saber a maneira mais indicada de ter mais tomadas disponíveis com a proteção do filtro da Clamper. Pensei em botar o pseudofiltro da Clone depois do da Clamper mas não sei se seria boa ideia.

Pode por sim, e era isso que eu ia recomendar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...