Ir ao conteúdo

Ajuda com Refrigeração de PC

Strifer

Posts recomendados

Postado

E ae pessoal!

É o seguinte, estou percebendo que estou tendo uma certa perda de desempenho devido à temperatura do meu computador. Sua configuração deveria ter um desempenho bem superior... saca só:

Core 2 Duo E8400

Asus P5K Premium

HD 500GB Seagate Sata

2 x 2GB 1066Mhz DDR2

GeForce 8600GT 512MB DDR2

Seventeam 450W

Windows Vista x64

Pois bem, fui ver as temperaturas pelo Everest e por alguns recursos que a Placa Mãe oferece, e realmente, estão meio altas... algo em torno de 50~60° para o processador e 50° pra Mobo (sem tar usando algo muuuuito pesado).

Bem, o que eu queria era um sistema de refrigeração para tudo. Todas as partes (inclusive as memórias, mesmo tendo dissipadores) estão esquentado um bocado. E agora que surgiu uma grana, estou pensando em melhorar a refrigeração e fazer um Casemod (simplezinho).

Bem, mas quanto à refrigeração... ainda bem que meu gabinete é espaçoso. XD

Eu podia até sair comprando um bocado de coolers, mas pode acabar sendo desperdício, e até piorar na hora da ventilação....

O gabinete tem espaço para Cooler frontal (no caso, tem 2 de 80mm). Seria melhor isso ou só 1 de 120mm? =x

Aí tem um espaço pra um de 80mm na lateral e espaço para dois na traseira.

Onde seria bom colocar coolers? Vale a pena um cooler no "teto" do gabinete? E no lugar das baias?

Eu também já ouvi falar de colocar cooler dentro do gabinete, resfriando de baixo pra cima. Mas o cooler em si (sem ser o Fan) sai bem caro e eu não sei se vale a pena... =x

E tipo, eu também tava vendo aqueles Exaustores que ocupam o Slot PCI... aquilo ali realmente vale a pena? XD

E falando mais especificamente do Processador... o cooler que já vem nele (o BOX) é o suficiente? Tava pensando em pegar uma Pasta Térmica para ajudar... =]

Ah, e aqueles Coolers para HD? Valem a pena?

Bem, acho que é isso...

Se puderem me indicar marcas, tanto de coolers, como de pastas térmicas, etc...

[]'s

=D

Postado

Seria interessante se você informar melhor qual gabinete (modelo) você usa e quanto você poderia gastar para aajuda-lo melhor.

Pelo que entendi ai vai algumas prévias:

- Leia o tópico: (http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-melhorar-refrigeracao/572048) sobre arrumação dos cabos e cooler's.

- Na parte frontal superior: coloque um cooler de 120mm (preferencialmente o http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073)

- Na parte frontal inferior: coloque outro cooler de 120mm (corte aqueles buraquinhos), jogando o ar para dentro direto no seu HD e um pouco na VGA

- Em cima do case (no meio): coloque outro cooler de 120mm (como exaustor), vale a pena sim, o acumulo maior de ar quente se localiza lá.

- Na parte traseira: seria melhor cortar 2 os buraquinhos (retidando aquela grade perfurada) e colocar 2 cooler de 80mm c/ grill (ou lasergrill)

- Na lateral: se você não quiser cortar seu case coloque somente um cooler de 80mm, e use um CPU Cooler do tipo Tower, ou você corta a lateral do case e coloca 1x 120mm em cima da VGA, ou(e) em cima do processador, se quiser exagerar em cima das memórias. Isso melhora muito nas temps da mobo (e chipsets NB e SB)

- Cooler de HD: são bom's, eu uso e meu HD caiu de 39ºC para 28°C (sabendo que o HD pode chegar a 40ºC sem problemas) , porém existe o problema de acumulo de sujeira podendo causar danos ao equipamento.

- Cooler's PCI: Não vi muita diferênça com eles, mais se quiser investir em um coloque o FOX-2 com 60CFM.

- CPU Cooler: se você estiver sem orçamento, coloque um Evercool Buffalo ou um HyperTX2, se tiver uma grana a mais coloque um Hyper 212, bem essa parte teria que saber o quanto é o seu orçamento, existem muitos CPU coolers bons.

- Pasta térmica: O melhor custo x beneficio que eu acho é a Artic Silver 5, mais existem outras é claro como a (Noctua NT-H1, Zalman ZM-STG1, OCZ Freeze extreme), sempre compre uma com base de prata ou cerâmica. OBS: ver como utilizar corretamente a pasta (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126)

OBS:

- Se o local onde esta seu case for empueirado, coloque filtros de fan.

- Nunca coloque seu Case em baixo da sua mesa (pode ocorrer danos físicos e maior tendência a poeira), preferêncialmente em um lugar alto (em cima da sua mesa) distânte da parede (cerca de 20cm) para melhor dissipação do ar quente (retirado pelos exaustores).

- Se quiser fazer um CaseMod Legal e que melhore em 1~2ºC, coloque uma telazinha perfurada em baixo do case, e se quiser, pouca tela em cima, comigo fez direfença. ^^

Fazendo isso da pra ter boas temps e arriscar nos overclock's com seu E8400 e colocar ele a mais de 3,6Ghz (dependendo do CPU cooler).

tentei ajudar parceiro, precisando só postar ;D

Postado

Nossa DaronZin, valeu cara! Muito obrigado mesmo pela ajuda!

E o melhor: Somos da mesma terra! XD

Desculpa não ter postado o meu Gabinete. É o Gamer Zionix X-Mutant. Ah, e eu pretendo gastar algo por volta de 150 ~ 200 reais.

Esse tópico de arrumação de cabos e coolers eu já tinha visto. É realmente muito bom. Vou até comprar aqueles cabos arrumadores que melhora muito! =]

Na parte frontal superior: Será que só valeria a pena um de 120mm? Porque tipo, esse ocupa 3 baias. Meu gabinete só tem 4, e 1 delas já tem a gravadora e eu queria deixar outra, porque pretendo comprar depois (é porque o dinheiro não vai dar) um Controlador de Fan, que eu acho muito interessante.... aí seria ideal um de 80mm. Mas anyway... seria melhor colocar esse cooler nas últimas 2 ou 3 baias ou nas 2 ou 3 baias mais superiores? E valeu pela dica desse cooler... é muito bom e barato =]

Na parte frontal inferior: Cortas os buraquinhos porque eles acumulam poeira, é isso? E esse também puxando ar de fora pra dentro da CPU, né? Ok!

Na parte do teto: Tipo assim, o meu Gabinete não tem as perfurações pra colocar um Fan (cooler ou exaustor) na parte de cima. Eu iria fazer isso no Casemod... então tipo, caso eu realmente faça o Casemod, eu coloco um Exaustor lá...

Obs.:

Como eu acho um Exaustor importante, e você me indicou somente um local pra eu colocar ele, e no caso eu não irei poder colocar nesse local ainda, você me recomenda outro local pra colocar esse exaustor? E aqueles exaustores PCI-E, são uma boa? XD

Ah, e uma dúvida. Esse cooler da Cooler Master que você me indicou no começo... dá pra usar como exaustor?

Na parte traseira: Sorte que lá não tem os buraquinhos XD

Devo colocar dois Fans puxando ar de fora pra dentro da CPU?

Na parte lateral: É... lá já tem o de 80mm. No casemod, posso até cortar e colocar um de 120mm... valeu pela ideia =]

Cpu Cooler: Quer dizer que esse Evercool Buffalo tem um desempenho melhor que o próprio Cooler Box que acompanhou o Processador? Se tiver, posso até comprar um dele, juntamente com a Pasta Térmica.

Ah, e com relação à por um Cooler (que não seja Fan), para o Chipset no interior do Gabinete. Tipo esse. E no caso, onde eu colocaria? No teto ou no "piso", etc. ?

Valeu cara, por todas as dicas e pela ajuda! =D

Abraços'

Postado

Na parte frontal superior: Será que só valeria a pena um de 120mm?

Porque tipo, esse ocupa 3 baias. Meu gabinete só tem 4, e 1 delas já tem a gravadora e eu queria deixar outra, porque pretendo comprar depois (é porque o dinheiro não vai dar) um Controlador de Fan, que eu acho muito interessante.... aí seria ideal um de 80mm.

Se você comprar um Evercool Buffalo ou um HyperTX2(que acho melhor por possuir 3 headpips) seria bom você usar sim o de 120mm, pois você ia jogar uma quantidade maior de ar (frio) para o seu Cpu cooler , mais fica a seu critério.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mas anyway... seria melhor colocar esse cooler nas últimas 2 ou 3 baias ou nas 2 ou 3 baias mais superiores? E valeu pela dica desse cooler... é muito bom e barato =]

A questão da posição da baia fan:

Se você fazer o CaseMod colocando um fan de 120mm no teto, aconselho usar nas 3 baias de baixo (percebendo que fica rente ao CPU cooler), e se você não usar o FAN no teto, aconselho usar nas 3 baias de cima (o cooler joga o ar para CPU, e de quebra joga o ar quente que fica acumulado em cima diretamente para fonte que por si mesma possui um sistema de refrigeração pessoal)

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Porque tipo, esse ocupa 3 baias. Meu gabinete só tem 4, e 1 delas já tem a gravadora e eu queria deixar outra, porque pretendo comprar depois (é porque o dinheiro não vai dar) um Controlador de Fan, que eu acho muito interessante.... aí seria ideal um de 80mm.

Faça assim, coloque inicialmente o de 120mm (creio que você vai gostar), quando você tiver dinheiro para o controlador, venda a baia e a FAN (por sinal é boa para venda) e compre um baia FAN de 80mm

Se você corPorque tipo, esse ocupa 3 baias. Meu gabinete só tem 4, e 1 delas já tem a gravadora e eu queria deixar outra, porque pretendo comprar depois (é porque o dinheiro não vai dar) um Controlador de Fan, que eu acho muito interessante.... aí seria ideal um de 80mm.

Na parte frontal inferior: Cortas os buraquinhos porque eles acumulam poeira, é isso? E esse também puxando ar de fora pra dentro da CPU, né? Ok!

Isso mesmo, tanto evita o acumulo de poeira como melhora na circulação do ar (pouco mais melhora).

Na parte do teto: Tipo assim, o meu Gabinete não tem as perfurações pra colocar um Fan (cooler ou exaustor) na parte de cima. Eu iria fazer isso no Casemod... então tipo, caso eu realmente faça o Casemod, eu coloco um Exaustor lá...

Como eu acho um Exaustor importante, e você me indicou somente um local pra eu colocar ele, e no caso eu não irei poder colocar nesse local ainda, você me recomenda outro local pra colocar esse exaustor? E aqueles exaustores PCI-E, são uma boa? XD

Use os coolers traseiros (no caso 2 de 80mm, aconselho o EVERCOOL SPIDER, pois possuem um excelente performance com um nivel de ruido baixo, vem o filtro e de quebra combina com o Evercool Buffalo) como exaustores, justamente para tirar o ar quente gerado pela dissipação do Buffalo

Ah, e uma dúvida. Esse cooler da Cooler Master que você me indicou no começo... dá pra usar como exaustor?

Da perfeitamente, mais como você disse seu Case possui 2x de 80mm o que é uma pena, pois ele é mais potende do que 2x de 80mm juntos e com menos nivel de ruido(dB).

Na parte traseira: Sorte que lá não tem os buraquinhos XD

Devo colocar dois Fans puxando ar de fora pra dentro da CPU?

Como dito, usar como exaustor (de dentro para fora) se puder colocar Grill's para proteção do cooler com o meio externo.

Na parte lateral: É... lá já tem o de 80mm. No casemod, posso até cortar e colocar um de 120mm... valeu pela ideia =]

Cpu Cooler: Quer dizer que esse Evercool Buffalo tem um desempenho melhor que o próprio Cooler Box que acompanhou o Processador? Se tiver, posso até comprar um dele, juntamente com a Pasta Térmica.

com certeza melhor que o cooler stock é, o Buffalo juntamente com o HyperTX2 possuem um custo x beneficio excelente.

Ah, e com relação à por um Cooler (que não seja Fan), para o Chipset no interior do Gabinete. Tipo esse. E no caso, onde eu colocaria? No teto ou no "piso", etc. ?

Cara esse Chipset FAN, é para ser colocado em cima do Chipset (geralmente no Southbridge, o de baixo), você retira o dissipador original da sua mobo e coloca ele. OBS: uso esse tb ^^

Valeu cara, por todas as dicas e pela ajuda! =D

Abraços'

Cara, precisando estou a disposição tentei lhe ajudar e esclarecer duvidas, espero ter conseguido ...

Abraços parceiro conterrâneo ^^

Postado

Nossa DaronZin, valeu mesmo veei! =D

Então, irei começar dessa forma meu mais novo sistema de refrigeração para CPU:

1 Evercool Buffalo (Processador) ~ 60 reais

2 Cooler Master (Parte Frontal - Superior e Inferior) ~ 20 reais cada

2 Evercool Spider (traseira) ~ 20 reais cada

1 Cooler pra HD (qual eu deveria comprar? Evercool também?) ~ 25 reais

1 Pasta Térmica Artic Silver 5

Estou pensando em trocar o meu cooler lateral por um Evercool Spider desse. XD

Aí eu usaria ele puxando ar frio de fora pra dentro, certo?

Aí, de acordo com meu CaseMod, acrescento mais um daqueles Cooler Master na parte superior, tirando ar pra dentro, né?

Bem, acho que é "só" XD

DaronZin, brigadão mesmo cara! =]

Abraços!

EDIT

Poxa cara, você não me falou a respeito daqueles Exaustores PCI-E... valem a pena?

XD

EDIT 2:

E esse cooler? Seria interessante?

Postado

Faça assim:

1 Evercool Buffalo (Processador) ~ 60 reais

2 Cooler Master (Parte Frontal - Superior e Inferior) ~ 16 reais cada (Loja Just Shop)

2 Evercool Spider (traseira) ~ 20 reais cada

1 HD cooler EVERCOOL HD-F117 NIGHTHAWK ~ 15 reais

1 Pasta Térmica Artic Silver 5 (muito importante colocar corretamente)

Opcionais:

1 Exaustor PCI EVERCOOL FOX-2 ~ 18 reais

1 VGA cooler: Rocket -Evercool (usava um desses em uma PCI em baixo da VGA antiga 8500GT e adianta muito)

dsc00091m.th.jpg

dsc00093z.th.jpg

Foto do meu case com o Rocket -Evercool e a 8500GT (desculpe a qualidade)

OBS: foto sobre reagente UV

Boa ideia em trocar o coolar lateral, cooler bom e o case completo combinando ^^

Se quiser uma dica de CaseMod olhe esse tópico o cara trocando os led do CM R4 120mm de azul para vermelho, deve ficar legal no seu PC.

Olha eu possuia um Exaustor PCI e não vi muita diferença mais seu case é grande se quiser colocar fica a seu criterio. Meu conselho: Compre faça os devidos testes, se não gostar venda-o ;D eheheheh

Abração parceiro, você vai ficar me devendo as imagens do seu case quando estiver completo, ok ? ehehehee ;D

Precisando só postar

Postado

Pode ser dracula401 realmente resfria o PC ! pode ser uma dica para nosso amigo.

PORÉM tem seus riscos! ... Por estarem com seus componentes expostos a poeira, luz solar, maresia, estática, acidentes(como derramar água, sucos, refrigerantes), Parque de diversões para insetos(ja vi casos), organização e estética (vejo que o parceiro Strifer se preocupa com a aparência).

Bem ... poderia dar diversas explicações sobre o assunto, mais o Strifer escolhe:

Gastar R$200 e deixar seu PC (CPU, HD, VGA, MOBO, MEM, PSU) resfriado com um custo de vida aumentado significadamente ainda protegendo seus componentes internos dos diversos riscos do meio exterior, organizando sua casa com uma peça decorativa bonita que ficará o seu case

OU

Abrir ele e correr os ricos !

Enfim Strifer você escolhe ! .... Abraços dracula401

Postado

Nossa, valeu mesmo DaronZin! =D

Tava vendo umas coisas desses exaustores PCI-E, e realmente, não fazem muita diferença.

Pensei em fazer assim...

Os dois Evercool Spider que eu colocarei na traseira, deixarei 1 como exaustor e 1 como cooler mesmo, enquanto não faço o casemod e num coloco um como exaustor no teto do Case.

Na lateral, vou ver se compro um Spider pra colocar ou se deixo assim por enquanto e no casemod tento arrumar pra por um daqueles Cooler Master de 120mm. XD

Ah, e será melhor o Buffalo ou esse Sharks?

E vou ver também esse VGA Cooler. =]

Cara, seu gabinete tá bom hem X'D

Com relação ao seu CaseMod, uma pergunta:

Qual é a "lâmpada" UV que você usa? E são quantas?

Novamente, valeu por tudo cara!

Ah, e quanto a usar o Gabinete aberto, já tenho experiências próprias... e não muito boas... prefiro ele fechado mesmo (além do quê, acho mais bonito).

Valeu!

Postado

Cara deixe os 2 spider traseiros como Exuastores

os coolermaster já jogam um ar legal para dentro do PC

KIT LUZ NEGRA

mais você tem que ver se os equipamentos que você colocar seja reagente UV (dê uma olhada no meu cabo SATA como exemplo), nessa loja Spon que aconselho muito possui varios assesorios para CaseMod reagentes UV

Compras futuras para seu case ficar Style (somente dicas, se quiser é claro):

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=360&subcategoria=0&id=205 e(ou) http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=360&subcategoria=0&id=997.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89416853-20-leds-montados-soltos-so-instalar-led-neon-frete-gratis-_JM (Frete gratis)

Sobre o Sharks: Bom já vi varios reviews sobre ele, aconselho usar mesmo o buffalo

Vantagens do buffalo sobre o shark:

mais barato (30 reais) (sem contar que o frete de minas é mais barato que SP)

menor ruido (<23 dBA)

Ja vi neguinhos fazer milagre com essa belezinha

Uso um coccorrente HyperTX2 (perfomance muito parecidas) e ajuda legal

Desvantagens:

Shark é mais bunito (posui LED's)

possui uma chave seletora em cima dele (modo silent e modo over)

Efim, minha dica é o Buffalo, mais você tem toda liberdade para escolher

Postado

Quanto à refrigeração:

Ok, irei colocar os dois traseiros como Exaustores... aí no caso de colocar um no Teto (que no caso será um Cooler Master), deixo ele como exaustor ou como cooler?

É... eu perguntei sobre o Shark porque acho ele bem mais bonito... irei verificar aqui. É que achei ele por um preço muito bom (a diferença é de pouco mais de 10 reais). XD

Quanto ao Casemod:

Acho que vou comprar um Cold Cathode (UV), porque ele já vem 1 Inversor pra 2 lâmpadas, aí eu posso depois comprar só outra lâmpada (caso queira) e gastar menos dinheiro. =D

E vai ser exatamente assim... vou comprar vário acessórios reagente UV e também vou comprar Tinta (spray) reagente. ;D

E como é a instalação desses LED's?

Falows'

E valeu por tudo =]

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...