Ir ao conteúdo

Trabalhar com código ASCII

orlando.ls

Posts recomendados

Postado

preciso fazer um programa: voce digita uma string e sai o equivalente no código ascii e o inverso também, você digita o código ascii e sai a string equivalente!!

ja tentei d+ e nao consigo! ainda sou iniciante em C :confused:

alguem ajuda?

• Membro VIP
Postado

Olá amigo. Você já tentou alguma coisa? Tente fazer o seguinte:

char a = 'a';
printf("%d\n", a);

Você verá que na tela irá aparecer "97". Então você já encontrou uma forma de, a partir do caracter, chegar no valor ascii.

Agora para fazer o caminho contrário tente o seguinte:

char a = 97;
printf("%c\n", a);

Você verá que na tela irá aparecer "a". Ou seja, com uma simples alteração do tipo de dado a ser impresso(informando com o %d ou %c) você obtém o valor ASCII do caracter ou o caracter referente a um dado valor ASCII.

Você já sabe como irá elaborar a lógica do programa com essas ferramentas em mão? Caso ainda reste alguma dúvida é só perguntar.

Abraço.

Postado

esqueci de dizer q nao pode usar o printf, precisa transformar a string digitada e depois usar o "puts"

eu sei fazer isso q você fez, só nao especifiquei o modo q o código deveria ser feito, isso ae só serve pra um carácter c eu digitar uma palavra grande num serve, na verdade da pra fazer algo parecido para palavras grandes mas na verdade o *** do professor disse q quer q seja feito usando o "puts" e isso apos transformar a string em ascii.. antes de imprimir valeu pela ajuda, to f*didu :(

• Membro VIP
Postado

Hum, entendi. No caso pra alimentar a string você pode simplesmente ir posição a posição no array de char e indicar na posição atual o valor numérico ASCII. Por exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main ()
{

int tamanhoArray = 5, i;
char string [tamanhoArray];

for(i = 0; i < tamanhoArray-1; i++){

string[i] = 65+i;//65 = A 66 = B 67 = C 68 = E

}

puts(string);
system("pause");

}

Isso vai imprimir: ABCD