Ir ao conteúdo

Teste de bateria kennex

Jotoco

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, há 10 dias estou com meu Kennex US50A - T2390. A bateria da criança não dura nada, e achei que era muito estranho isso, pois a do E-max era somente 32% melhor (9 células 66Wh, essa é 6 células 49,95Wh, segundo o Everest).

Vamos fazer um comparativo.

E-max ||||||||||||||| Kennex

T2130 a 1,86Ghz ||||||||||||||| T2390 a 1,86Ghz

3Gb RAM ||||||||||||||| 2Gb Ram

HD 80Gb SAMSUMG ||||||||||||||| HD 250Gb Western Digital

Monitor 15,4' Samsumg ||||||||||||||| Monitor 15,4' LGPhilips

Chipset Intel 950 ||||||||||||||| Chipset SIS

Wireless Intel ||||||||||||||| Wireless Ralink/MSI

Bateria 66Wh ||||||||||||||| Bateria ~50Wh

Duração de 3:30h normal ||||||||||||||| Duração de 1:35h normal

4:20h com downclock 50% video ||||||||||||||| 1:35h Down60% video/undervolt 0,95V

3:40h com notebook batery doubler ||||||||||||||| 1:39h Com down 60%video/undervolt 0,95 e battery doubler

Ambos usando suas respectivas capacidades de economia, sendo as comuns:

Manutenção do clock mínimo do processador durante todo o processo: 800Mhz

Uso do modo silencioso do cooler.

Uso do brilho mínimo do monitor.

Não utilização de nenhum periférico USB (nem mouse).

Ambos com windows XP SP3.

Ambos com wireless ligada no modo de maior potência possível.

configdokennex.th.jpg

Características exclusivas do E-max:

Redução do clock da memória RAM automática.

Processador 32bits.

Placa de vídeo X1300, com 2 chips de memória de 32mb cada.

Características exclusivas do Kennex:

Processador 64bits.

Undervolt para 0,95V no clock mínimo de 80Mhz. (não sabia antes utilizar)

Placa de vídeo HD2400 com 2(?) chips de memória de 64mb cada.

Observações:

Com o E-max fiz o teste do programa Notebook Bastery Doubler, este surtiu efeito NEGATIVO, reduzindo a autonomia para cerca de 3:40 com tudo no mínimo e downclock.

No Kennex não houve alteração significativa de desempenho.

Outra observação é que a placa de vídeo do Kennex NÃO ESFRIA com downclock. Ela mantém cerca de 74ºC.E, mesmo com OVER de quase 20% ela mantem essa temperatura quando não utilizada, mas sobe pra cerca de 82ºem full com over. Não tentei forçar ela com downclock pra ver se a temperatura sobe...

Estou usando o Kennex no modo com undervolt e downclock, mas não acho que vá passar de 2h a duração da bateria. Aqui está um dia CHUVOSO e friozinho, o que ajuda a não esquentar e exigir menos do cooler do notebook, porém ainda assim vai ficar abaixo do que eu esperava (pelo menos 2:30h).

Assim que acabar esse teste eu posto a duração dele.

EDIT: Durou só 1:35h ........

E pessoal, caso eu tenha deixado algo incompleto e/ou exista outra forma de aumentar a duração da bateria, fico grato em saber. Das características exclusivas do Kennex, sabem se a economia de energia no chipset SIS faz alguma outra redução de consumo? O fator RAM do E-max era algo que eu verifiquei no EVEREST, inclusive era ruim porque se eu ligasse o computador na bateria ele só restaurava o clock padrão depois de reiniciar a máquina.

Aguardo feedback de vocês, qualquer sugestão para melhorar a duração, por favor, postem.

EDIT!

Depois de terminar o teste, até chegar a 5% de bateria durou 1:35h, o mesmo tempo que dura sem downclock ou undervolt. Não entendi essa...

Alguma sugestão para aumentar a autonomia?

Próximo passo:

Assim que terminar de carregar a bateria (umas 3 a 4horas) eu vou usar o notebook com o Notebook Battery Doubler e posto também os resultados... ALiás, vou usar ele juntamente com o RM CPU utility pra fazer undervolt e o AMD GPU TOOL pra fazer downclock, assim devo ter uma interssante economia.

EDIT:

Como imaginei, o notebook battery doubler não adiantou em NADA. Pelo menos não diminuiu a duração como fez no meu E-max.

Sinto falta daquela bateria e do consumo.

Postado

Nossa que estranho...

o kennex tava na minha mira mas agr que você posto isso, não sei não viu.

Imaginei que a bateria iria durar por volta de 2h usando undervolt ( e você fez downclock na placa de video, pelo que entendi )...

Tomara que isso esteja errado ._.

Postado

Gente, notebook é semelhante a carro... nunca que um carro 2.0 vai gastar a mesma quantidade de combustivel que um carro 1.0

Tipo, cavalinho anda, cavalinho bebe!!!!

placa de video consome energia pacas, não da pra comparar!

Postado

Pois é, gente, o Battery Doubler NÃO FEZ NADA. Não melhorou a duração da bateria.

Outro detalhe que atualizei no primeiro post é que o downclock de vídeo NÃO DIMINUI A TEMPERATURA. ela se mantém por volta de 74ºC sem uso. Esse valor é o mesmo com OVER de 20%, quase.

Já o undervolt diminuiu uns 5ºC, caindo pra cerca de 60ºC a temp padrão do bicho, enquanto antes ficava de 65ºC+.

Fiquei triste, tá certo que não preciso mais fazer como fazia com o E-max, que levava pra facul sem a fonte, todos os dias. E ficava das 19h às 23h sem problema e voltava com um pouco de carga sobrando...

Isso ae gente, se alguém conseguir algo melhor, me informa como fez, que estou muito interessado em saber! valeu!

PS: Se der na telha amanhã faço testes com a wireless desligada.

Nossa que estranho...

o kennex tava na minha mira mas agr que você posto isso, não sei não viu.

Imaginei que a bateria iria durar por volta de 2h usando undervolt ( e você fez downclock na placa de video, pelo que entendi )...

Tomara que isso esteja errado ._.

Achei que ia passar de 3h! Imagina minha surpresa quando não mudou nada!

E sim, fiz undervolt E downclock! vai entender esse consumo de energia...

Postado

Ótimo teste, eu estava curioso pra saber quanto tempo durava essa bateria, mesmo desconfiando que não duraria muito, você economizou muito meu tempo fazendo-o.

Esse kennex é beberrão, mas como já disse em outro tópico a bateria do notebook serve apenas como um no-break mais demorado, não recomendaria ninguém usar somente com a bateria pois a mesma só dura 300 cargas aproximadamente como informou o manual da kennex. E já percebi que comprar uma nova é dureza.

Hoje em dia tem tomada em quase todos os lugares e pra ajudar existe um inversor de frequência que transforma os 12V (sabemos que são mais de 12V, antes que algum engenheiro da NASA venha encher o saco) da bateria do carro em 220V ou 110V AC para conectar a fonte do notebook e carregá-lo dentro do automóvel e etc.

Muito bom o teste e fiquei surpreso também em saber que o undervolt não deu resultado, nem vou mexer no meu então, valeu.

Postado

Muito bom o teste e fiquei surpreso também em saber que o undervolt não deu resultado, nem vou mexer no meu então, valeu.

Diminuiu a temp do processador e deu margem pra fazer Overclock do vídeo... hehehehe.

Tô usando de vez em quando pra testar uns overs aqui...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...