Ir ao conteúdo

RAID 0 ou 1: A Hora em que o Disco Volta

ELMAIL

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal! Saudações a todos.

Tenho lido aqui sobre o uso do RAID e entre as várias informações disponíveis (muito boas por sinal) não há qualquer informação objetiva sobre como (howto) colocar um novo disco num sistema RAID. E é justamente por esta razão que registro aqui a minha dúvida.

Montei uma máquina que usa RAID 1 (espelhamento) via hardware numa mother msi-p6ngm (nvidia raid), instalei o xp e tudo certo. Duplicando legal tudo.

O disco está dividido em 2 partições ( são dois discos iguais com fat32 ).

Notei que não há "raid" = duplicação, na segunda partição.

É assim mesmo ?

Simulei a falha do disco principal, simplesmente mandando desligar a máquina e depois religando-a SEM o disco. Tudo certo. Funcionando.

AGORA, desliguei a máquina e reativei o PRIMEIRO disco (que era o master, origem dos dados, e o mantive como Master...): QUEM disse que funcionou ???

De cara aparece na BIOS do raid dizendo que não está mais duplicando e no s.o. aparecem os dois discos com as suas 4 partições.

Daí começam a aumentar as dúvida sobre como realmente proceder...

Tudo bem. Apaguei total o primeiro hd e coloquei o segundo (que era o espelho) como master. Logo tinha um hd funcionando e "chegou o hd novo" para servir de espelho e continuar o meu raid.

Não funcionou.

Não houve forma de reativar o raid, como descrito acima. ( este hd "novo" foi para slave, foi para master, tudo isso sendo configurado na bios do raid e nada).

Tá. Enchi e refiz tudo.

Simulei a falha do hd master e, sem apagá-lo, o ativei novamente como master. De novo, não funcionou.

Daí apareceram mil erros, como disco sem sistema, faltando system, e nada.

Bem, procurei informações objetivas sobre o "desfazimento" e o "remontamento" do RAID 1 e ainda não consegui informações precisas para fazer funcionar a contento.

Alguém que usa este processo e o conhece bem, pode me ajudar ?

- Quando o hd principal falha, na hora de repor, quais os passos corretos?

- Se o hd espelho falha, quais os procedimentos para repô-lo ?

- Porque o xp( ou o S.O.) pira?

- Afinal, se fala tanto de raid, principalmente por segurança de dados - isso está me parecendo inseguro pois o seu uso não é transparente ( ou eu não estou fazendo a coisa do jeito certo)

- Raid era para ser algo simples. É ou Não é simples?

Obrigado.

Elmail.

Postado

Olá colega, vou te ser honesto que não conheço sua controladora e nem uso raid 1, porém espero ajudar em algo!

Em primeiro lugar o objetivo do raid 1 é a duplicidade de informação em tempo real, desta forma se um hd falha o outro continua operando e você não perde nada, este propósito seu array cumpriu, você removeu um disco e continuou operando normalmente!!!!

Aqui, em meu computador, já usei raid 5, no meu caso quando simulei a falha o sistema acusa o erro na inicialização e me permite fazer o procedimento de restauração no windows com o software de gerenciamento do array!

Veja uma coisa, quando você desliga o comp e religa e entra no windows o array JÁ ESTÁ QUEBRADO! Isso porque o windows gera arquivos temporários que lógicamente não estarão no outro disco! possivelmente você terá alguma opção no seu software de gerenciamento para reconstruir o array! COSTUMA ser assim!!!

Bem, veja se isso ajudou um pouco, mas caso não tenha ajudado fique tranquilo, logo, logo aparece alguem que sabe exatamente o que fazer, ou quem sabe nós mesmos não acabamos descobrindo!!! ??? :D

Postado

Olá Joearny!

Valeu pelas dicas e esclarecimentos.

A minha RAID é uma NVídia, numa mother P6NGM da MSI.

A minha dúvida ainda permanece - veja bem: o disco matriz foi desligado e estou trabalhando com o disco cópia.

Agora, preciso repor o disco para continuar o raid 1.

Então coloco o disco cópia como matriz e coloco o novo disco como cópia OU coloco o disco novo como matriz e o RAID manda todo o disco cópia para o "novo matriz" ???

Na minha lógica (que pode nada ter a ver com a do sistema raid) e assumiria o disco cópia como matriz e colocaria o novo disco como cópia... visto que o "antigo disco cópia" agora tem novos arquivos, novos acessos, novos programas...Isso é uma das coisas.

A outra, tão importante, é a seguinte: fica aparecendo na "bios do raid" que o sistema não tá fazendo raid e para remontar, tenho que ter o cuidado de não apagar o atual disco "ofcial" e de apenas duplicar o mesmo. Qual seria o formato correto desta montagem ?

Um Abraço.

Elmail

Postado

Opa colega, o ideal mesmo seria se eu tivesse uma controladora como a sua para fazer uns testes... :(

De qualquer forma dei uma pesquisada e descobri algumas coisas que PODEM ajudar!!!

Quando você entra na "bios" do raid, provavelmente apertando F10 durante o boot, verá uma mensagem que o array está degradado e verá também um botão escrito REBUILD, certo???!!! Se sim, tente apertar o REBUILD, talvez você precise fazer alguma coisinha antes de aperta-lo, mas ele deverá resolver o problema!

De qualquer forma você já tentou analisar isso pelo MediaShield, se não me engano este é o software de gerenciamento do RAID no windows, estou quase certo que poderá resolver tudo através dele!!!

Por último você pode tentar este programinha aqui: http://www.diskinternals.com/raid-recovery/

Ele parece bem interessante, talvez seja exatamente o que você precisa!!!

Postado

Creio que o colega achará a opção de restauração do RAID1 no MediaShield, que é um software específico para RAID de placa-mãe da NVIDIA, distribuído pela própria NVIDIA e com suporte técnico da NVIDIA.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!