Ir ao conteúdo

Posso usar essa fonte pro amplificador?

rmlazzari

Posts recomendados

Postado

Tenho um DVD, Philco (Gradiente) DVT-100 (http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=192441) quebrado, pretendo usar o gabinete para conter um amplificador que estou montando, baseado em 2 x TDA2003 (http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/T/D/A/2/TDA2003.shtml), e tô pensando: já que o DVD tem uma fonte bacana (110v x 220v automático, saída de +12, -12 e 5v) porque não usá-la, deixando-a onde está?

Bem, o trafo dessa fonte é pequeno (NT0175NL, tá escrito nele)... será que fornece a corrente necessária?

Foto da fonte: http://rmlazzari.fotos.uol.com.br/album2

Se quiser posso postar dados de outros componentes dessa placa.

P.S.: Sou um amador curioso, não sei medir corrente, só tenho um multímetro e grana bem contadinha, rsrs...

Postado

Amigo rmlazzari,

Não sei não, mas acho que não seria uma boa ideia utilizar a fonte do DVD não. Geralmente essas fontes possuem uma potencia de 10W apenas, o que significa que usando apenas a saída de 12V que a fonte fornece você teria uma corrente pouco inferior a 1A apenas...será que essa corrente é suficiente para o seu amplificador que utiliza 2 TDA2003? (Nao sei a potencia do seu amplificador e imaginei que usará apenas uma saída +B de 12V).

Sucesso.

Abração,

R.Costa.

Postado

Grato pela resposta, digam. O datasheet desse CI indica-o como amplificador automotivo... E no painel traseiro do DVT-100 tá escrito: "consumo máximo: 15w".

Quanto será a corrente fornecida pela fonte do DVT-100?

Postado

Caro amigo rmlazzari,

Vou tentar sanar de vez suas dúvidas!;)

Bem, vamos fazer alguns cálculos básicos para responder a sua pergunta abaixo:

E no painel traseiro do DVT-100 tá escrito: "consumo máximo: 15w".

Quanto será a corrente fornecida pela fonte do DVT-100?

Desta forma vamos utilizar os dados que temos:

- Consumo Máximo = 15 Watts

Então,

[1] - Se o consumo máximo é de 15W, qual a corrente consumida para uma tensão de entrada de 110VAC?

Resp.: P=ExI --> I=15W/110VAC --> |I=0,136A|

[2] - E qual a corrente drenada caso o aparelho seja ligado à uma tensão AC de entrada de 220V?

Resp.: Lógica. A corrente drenada será a metade!

mas, calculando:

P=ExI --> I=15W/220V --> |I=0,068A|

[3] - Sendo assim, qual será a corrente fornecida para uma saída de 12VCC?

Resp.: I=P/E --> I=15W/12VCC --> |I=1,25A|

[4] - E qual será a corrente fornecida pela saída de 5VCC***?

Resp.: I=15W/5VCC --> |I=2,4A|

***OBS.: As respectivas correntes de saídas (12VCC e 5VCC) foram calculadas baseando-se no uso de APENAS 1 tensão por vez (digamos assim). Não sendo considerado e permitido então a SOMA dessas correntes em saídas de tensões diferentes! (Pois não esquecer da etiqueta: CONSUMO MAX = 15W!) Dessa forma, não podemos considerar a associação de tensões de saída, uma vez que, o consumo poderia superar o MAX permitido e assim, acabar por avariar a fonte do aparelho!

Então, só resta saber qual será a corrente DRENADA MÁX do seu amplificador para dessa forma avaliar se o mesmo poderá ou não trabalhar com uma dessas tensões consumindo apenas valor inferior ao MAX que as saídas (12Vcc, 5Vcc...) podem fornecer (por medida de precaução) utilizando UMA por VEZ e NÃO associadas!:D

Espero que a explicação ajude!

Caso exista qualquer equívoco de minha parte, peço desculpas e agradeço ao amigo que corrigir qualquer informação inexata.

Sucesso,

R.Costa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...