Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregar bateria com circuito funcionando...


Lucas Scoppio

Posts recomendados

eu gostaria de ver algum circuito que te permita usar uma bateria para alimentar, e quando a bateria estiver fraca, eu simplesmente plugue um carregador, e ele ira carregar a bateria e alimentar o circuito, gostaria de saber como ele funciona e de alguma ajuda para analisa-lo se necessario, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ué acho q se eu num me engano você pode usar para isso um conector de alimentação femea de 3 pinos ..

tem muitos q já fazem isso .

é quase o esquema de se ligar um fone de ouvido.

o som tá nas caixas e quando você pluga o fone ele para de enviar o som para as caixas e passa a enviar o som para o fone .

já tem conector q faz isso q você quer para alimentação mesmo .

ele trabalha em um processo totalmente mecanico .

quando você tá sem o plug ele joga alimentação direto da bateria e quando você coloca o plug ele corta a alimentaçã dá bateria e te dá os outros 2 canais um para você alimentar o circuito e outro para você carregar a bateria

é um conector de 3 pinos , nunsei se eu vou achar aqui porque eu num lembro o nome dele .

mais vou dar uma olhada aqui para você .

ou dá para fazer isso eletronicamente também . usando um conector de 3 fio ou então usando um regulador dentro do circuito . para quando você ligar o carregador ele vai deixar uma tensão para a bateria e outra para o circuito . usando um conector simples mesmo .

forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz . eu acordei pensando nesse circuito hoje . eu achei varias formas de fazer ele .

mais ae pego a parte de como você quer.

você quer só para ter uma base ou é já para algo especifico ?

porque se você souber quanto o circuito consome , quanto a bateria precisa para ser carregada . assim seria mais fácil de frazer algo que realmente vai ter ajudar .

fala ae a corrente, tensão do circuito

corrente e tensão de carregamento da bateria .

porque existe varios tipos de bateria , claro eu sei q você sabe disso , mais então

cada uma funciona de uma forma .

se você colocar ae eu posso tentar arriscar algo aqui .

eletronicamente rs . porque o plug q eu comentei de 3 terminais macho eu não achei !

eu me lembro que ele era muito usado em celular os antigos .

forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seguinte Danilo, estou com um projeto de robo autonomo sociavel (ele comunica com outros e eles partilham tarefas para executa-las em duplas, o hardware ta quase completamente desenhado, depois posto detalhes sobre o funcionamento e pego dicas

;) )

O que eu queria era pegar e alimentar esses robozinhos com baterias recarregaveis, e quando eles percebessem que estão com a carga baixa, corressem para a estacao de recarga (serao duas placas de cobre que irão fechar contato em duas esponjas de aco embaixo deles).

então o que preciso é de algo que possa possibilitar isso. Um carregador de dois polos apenas, ou 3, sendo 1 negativo e 2 positivos, e então ele alimenta a bateria e o circuito.

Espero que o circuito utilize duas baterias 9V reccarregaveis, a corrente que tudo isso ira puxar eu acredito que seja entre 700-1000ma (coisa de 1 hora de funcionamento)

As baterias sao ligadas em serie, porém com um centertape, apenas uma bateria alimentara o circuito de controle, e a carga completa dos 18V ira alimentar os motores.

Precisa de mais informações?

Obs.: Desculpem os erros de gramatica, estou num EeePC com teclado americano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deu para entender . to só pensando aqui como carregar essas 2 se tão em serie .

vou ter q modificar um circuito q eu tenho aqui para carregar ..

mais já entendi o que você quer ! vou arriscar aqui em um desenho e coloco aqui.

a parte de ele reconhecer o nivel baixo da bateria eu vou "tentar" fazer usando led .

daí quando ela atingir um nivel baixo ele acende um led . dai você tira i sinal e aplica no controlador dele . ae já é com você . mais acho q você já tendo esse sinal já é um começo

vou tentar aqui

Espero que o circuito utilize duas baterias 9V reccarregaveis, a corrente que tudo isso ira puxar eu acredito que seja entre 700-1000ma (coisa de 1 hora de funcionamento)

cara eu to com essa duvida.

quanto afinal seu circuito precisa?

1000mA é 1 A cara como essa bateria vai fornecer isso ?

ou ela vai fornecer isso dentro de uma hora ?

esse calculo eu num sei fazer não rs .

para eu conseguir colocar algo que carregue a bateria e alimente o circuito ao mesmo tempo .

eu tenho q saber a corrente q a bateria pede ,dividir por 2 porque elas estão em serie

e deixar mais uma corrente para o circuito ...

porque se eu colocar uma corrente a mais o circuito vai funcionar numa boa . mais vai ***** a bateria isso .

tem q saber ao certo mesmo quanto o circuito pede de corrente .

porque a tensão para carregar . caso sendo em serie eu pensei em usar 20 V

porque querendo ou não a bateria vai estabilizar ela em 18V resumindo dando no mesmo . mais a corente para carregar a bateria tem q se saber !

só quero saber quanto o seu circuito consome de corrente .

outra .

na hora de carregar , você vai usar só o controle ou vai usar os motores também ?

tipo: você vai usar só os 9V na hora enquanto estiver carregando ou você vai usar os 18v também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a parte de ele reconhecer o nivel baixo da bateria eu vou "tentar" fazer usando led .

daí quando ela atingir um nivel baixo ele acende um led . dai você tira i sinal e aplica no controlador dele . ae já é com você . mais acho q você já tendo esse sinal já é um começo

Não acho que será necessário, pensei em algo talvez mais simples (mas que talvez consuma mais corrente) que seria de usar um divisor de tensão para as baterias (acho que no 18V) e então ele irá ler numa entrada ADC do microcontrolador. Mas se você me garantir que esse circuito consome menos corrente, então estou de acordo em usar!!! (afinal, quando falamos de robótica, cada mA economizado é mA ganho)

cara eu to com essa duvida.

quanto afinal seu circuito precisa?

1000mA é 1 A cara como essa bateria vai fornecer isso ?

ou ela vai fornecer isso dentro de uma hora ?

esse calculo eu num sei fazer não rs .

para eu conseguir colocar algo que carregue a bateria e alimente o circuito ao mesmo tempo .

eu tenho q saber a corrente q a bateria pede ,dividir por 2 porque elas estão em serie

e deixar mais uma corrente para o circuito ...

porque se eu colocar uma corrente a mais o circuito vai funcionar numa boa . mais vai ***** a bateria isso .

tem q saber ao certo mesmo quanto o circuito pede de corrente .

porque a tensão para carregar . caso sendo em serie eu pensei em usar 20 V

porque querendo ou não a bateria vai estabilizar ela em 18V resumindo dando no mesmo . mais a corente para carregar a bateria tem q se saber !

só quero saber quanto o seu circuito consome de corrente .

outra .

na hora de carregar , você vai usar só o controle ou vai usar os motores também ?

tipo: você vai usar só os 9V na hora enquanto estiver carregando ou você vai usar os 18v também ?

Ok... a corrente que ele irá puxar no total eu realmente não tenho a menor ideia... mas ele não irá usar os motores enquanto estiver carregando, ele irá entrar em modo sleep e esperar que as baterias sejam recarregadas (ou seja, apenas 1 bateria irá alimentar o circuito, e o circuito irá consumir coisa de 1uA, porém tem que levar em conta os outros componentes que são alimentados diretos e não são desativados pelo MCU)

Se bem me lembro, essas baterias 9V fornecem 1500mA/h cada... mas essas são recarregaveis então acho que fornece menos né?

vamos fazer algumas contas aqui:

10 LED IR = 40mA * 10 = 400mA

2x motores DC = ~150mA cd *2 = ~300mA

MCU e resto do circuito de controle = ~ 50mA (talvez menos, adoro circuitos CMOS, não consome NADA)

Total ESPERADO = ~ 750mA

(ou seja, com uma bateria 1500mAh ele poderia funcionar por quase 2 horas :D)

Uma bateria ela fornece um valor X de amperes por hora, geralmente uma bateria AA ta escrito "1500mAh", isso quer dizer que ela pode, num período de uma hora, fornecer 1500mA, e então ela estará completamente (ou quase completamente) descarregada. Pois é, essas pilhazinhas são coisinhas fortes até.

Mais dúvidas, ou esqueci de responder algo, é só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que será necessário, pensei em algo talvez mais simples (mas que talvez consuma mais corrente) que seria de usar um divisor de tensão para as baterias (acho que no 18V) e então ele irá ler numa entrada ADC do microcontrolador. Mas se você me garantir que esse circuito consome menos corrente, então estou de acordo em usar!!! (afinal, quando falamos de robótica, cada mA economizado é mA ganho)

não posso te afirmar que vai consumir menos ! porque eu num sei sobre esse q você falo :lol::lol:

mais bom, isso vai ser fora a parte do circuito .

esse é outro circuito que eu já tenho aqui . então se o seu for mais viavel é só excluir o meu ...

Se bem me lembro, essas baterias 9V fornecem 1500mA/h cada... mas essas são recarregaveis então acho que fornece menos né?

vamos fazer algumas contas aqui:

10 LED IR = 40mA * 10 = 400mA

2x motores DC = ~150mA cd *2 = ~300mA

MCU e resto do circuito de controle = ~ 50mA (talvez menos, adoro circuitos CMOS, não consome NADA)

gostei dos calculos ^_^

já ajuda a saber realmente o q se precisa !

bom, eu então agora já sei o que te serve .

mais só tem um detalhe ..

eu vou colocar um pot para regular a corrente do mesmo .

porque eu num vou fazer na pratica ! só na teoria . e num sou muito bom de teoria a ponto de afirmar q vai ficar exato !

então ná hora de montar é só você regular o pot para obter a carrente q você quer .

mais de uma forma ou de outra eu vou colocar aqui o circuito então com isso os amigos mais experientes nos ajuda a falar se tem algo errado ou não .

vou colocar a prova mesmo hehehe!

q então daí se tiver algo que possa ser melhorado você aprende e eu também :D

vou colocar aqui no desenho . espero q ajude !

o circuito do carregamento é otimo posso te garantir! porque eu tenho ele funcionando aqui . a pica foi só mudar ele para 18V e incluir a corrente do seu circuito . para ele carregar e ao mesmo tempo alimenta o circuito mais acredito que vai funcionar direitinho ,

se não tamos abertos a opnioes dos amigos mais experientes ,

não te garanto q vou fazer tudo hoje porque eu tenho q resolver umas coisas aqui mais até amanha de manha ele já esta aqui !

forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pra recarregar as baterias a tensão da fonte tem de ser maior do que a bateria fornece, e não tem problema se existem baterias em série ou paralelo, apenas tem de saber quais são as tensões que devem ser aplicadas para que não haja sobreaquecimento por corrente exessiva, o que pode danificar a bateria (endendasse por bateria o conjunto de todas as ""baterias" do sistema), essa tensão (tensão de carga) deve ser retirada dos manuais das baterias, se o sistema pode ficar alimentado por uma fonte em conjunto com as baterias (tensão de flutuação) tanto melhor, pois as baterias ficam em constante carga e somente assumem o sistema em uma falha da fonte principal. Um exemplo, se serão usadas duas baterias de 9 V em série, é só ver no manual qual é a tensão de carga (você) para a devida bateria e fazer uma fonte que forneça uma tensão 2xVc (e corrente suficiente...) e tudo bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu deus, os caras tão viajando um monte ai no que querem fazer, robos autônomos? xD

Isso me lembra cybernet...

terminator-arnold-schwarzenegger-3700480.jpg

Uma coisa, você já projetou a 'base aclopadora' desses robozinhos? Estou curioso para ver como você pretende torrar... ops, fazer o curto neles xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas desculpa ae a demora rs . mais eu fui colocar em pratica antes de colocar o circuito aqui ! porque eu estava com algumas duvidas . então para não falar besteira resolvi testar antes .. mais fica tranquilo que tá saindo .

eu to aprendendo mais que ajudando rs. mais você num vai se arrepender . fica de boa !!!

to tentando achar o ponto de colocar um led avisando quando a bateria já estiver carregada.

forte abraço .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pra recarregar as baterias a tensão da fonte tem de ser maior do que a bateria fornece, e não tem problema se existem baterias em série ou paralelo, apenas tem de saber quais são as tensões que devem ser aplicadas para que não haja sobreaquecimento por corrente exessiva, o que pode danificar a bateria (endendasse por bateria o conjunto de todas as ""baterias" do sistema), essa tensão (tensão de carga) deve ser retirada dos manuais das baterias, se o sistema pode ficar alimentado por uma fonte em conjunto com as baterias (tensão de flutuação) tanto melhor, pois as baterias ficam em constante carga e somente assumem o sistema em uma falha da fonte principal. Um exemplo, se serão usadas duas baterias de 9 V em série, é só ver no manual qual é a tensão de carga (você) para a devida bateria e fazer uma fonte que forneça uma tensão 2xVc (e corrente suficiente...) e tudo bem...

Sem querer ser chato... mas disso nós ja sabemos, tanto que estou a procura de um método que me permita acoplar o carregador sem dar pau em nada. Por exemplo, para carregar, a tensão deve entrar pelo positivo e sair pelo negativo, porém eu tenho que cortar a alimentação no circuito vindo da bateria e alimentar com a fonte externa, e devo ao mesmo tempo medir se a tensão na bateria ja está ok ou não... então são várias coisas em jogo além de simplesmente recarregar...

Meu deus, os caras tão viajando um monte ai no que querem fazer, robos autônomos? xD

Isso me lembra cybernet...

uma coisa, você já projetou a 'base aclopadora' desses robozinhos? Estou curioso para ver como você pretende torrar... ops, fazer o curto neles xD

Que que tem de mau em robôs autônomos? eu quero fazer como se fosse uma colonia de "robôs enxame", onde todos trabalham para realização de uma mesma tarefa (coisa de andar em fila, reconhecer o perímetro, etc)

Sobre a base, ja tenho a ideia de como ela irá funcionar, 3 placas de cobre no chão, sendo dois positivos e um negativo (o negativo é no meio). O robô tem um mapa digital ou semi-lps e irá então se direcionar até o local.... diodos no sistema de alimentação externa do robô irão impedir que ele exploda caso pare sobre as placas erradas (opa, tem que subir 0,7V na alimentação aqui!) e ele irá fazer contato com as placas usando cabos/fitas de aço, como carrinhos de autorama fazem.

A ideia é bem simples não acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, mas os diodos realmente seriam necessários?

Porque já que o (+) fica de ambos os lados e o ground no meio, se ele entrar de ré, vai encaixar o (+) de um lado e o ground no meio, e se ele entrar de frente, vai encaixar do outro lado no (+) também e o ground fica no meio.

O que pode acontecer é ele entrar torto (nem de frente e nem de ré), podendo fazer um curto na tua plaquinha no chão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...