Ir ao conteúdo

WCDMA, UMTS, HSPA, HSDPA, HSUPA... qual a diferença?

Posts recomendados

Postado

Eu já todos esses tipos de termos diferentes em vários lugares.

Eles identificam a mesma coisa?

Qual a diferença entre eles?

Qual a velocidade de cada um?

Que operadoras no Brasil utilizam quais Modems USB, em quais frequências?

Pelo que eu pude apurar em relação a modens, atualmente disponíveis nos sites para compra:

TIM:

Huawei E160/E226

Onda MSA405HS MSA501HS

Vivo:

Huawei E156/E226

Claro:

Giant D301

ZTE MF622

Sony Ericsson MD300

Um modem da Vivo, pode ser usado na Claro? Eles tem que ser desbloqueados antes, como com os celulares?

Por fim, o que é a tecnologia EVDO da Vivo? Me parece que está sendo desativada, não?

Postado

Todos os termos encontra-se neste site:

http://www.gsmworld.com/technology/index.htm

UMTS - ou 3GSM é o padrão 3G europeu usado também no Brasil. Engloba várias tecnologias descritas abaixo.

WCDMA - É a interface aérea de comunicação usada na rede UMTS, mas também é usada na rede FOMA (japonesa). UMTS e FOMA apesar usarem WCDMA são incompatíveis entre si. A interface WCDMA pura sem nenhum incremento tem velocidade de 384kbps tanto para download, quanto upload, além de permitir video-cahamada.

HSPA- Basicamente são incrementos de velocidade em cima do WCDMA original, as tecnologias HSPA estão para WCDMA, de forma equivalente que o GPRS e EDGE para o GSM.

O HSPA pode se dividir em vários tipos:

HSDPA - Download de 1,8 mbps a 14,4 mbps, e upload de 384kbps

HSUPA - Alta velocidade de Download e upload até 14,4 mbps

HSPA Evolved- 28 a 40 mbps

Slide2-copy.jpg

Postado

Então pelo que eu entendi, todo UMTS tem por trás (ou pela frente, sei lá) o WCDMA. E, na mesma lógica, o HSPA. Que por sua vez pode utilizar HSDPA ou HSUPA ou HSPA Evolved.

Neste caso, como estão desenvolvidas essas últimas aqui no Brasil?

E onde os diferentes modens entram nisso tudo?

Postado

Atualmente as operadoras tem implementado HSDPA de até 7,2Mbps de download e 384Kbps de upload, mas quase todas limitam a velocidade em 1Mbps, devido a quantidade de usuários e o gargalo que existe quando chega na ERB.

A comunicação entre o celular ou modem e a antena na rua (ERB) pode ser bem rápida (3,6 Mbps, 7,2 Mbps ou 14,4Mbps), mas entre a ERB e o provedor é necessário a comunicação por cabo ou fibra ótica. Então se cria o gargalo, que só pode ser sanado com investimento, para aumentar a capacidade da rede. A Claro por exemplo que mais sofre com este problema, ela tem uma quantidade de usuários 3G muito grande, e problema de congestionamento em certas regiões.

Postado

Legal.

Então no Brasil agora temos:

sistema UMTS trabalhando com WCDMA e incremento de HSPDA(dentro do HSPA).

É bom deixar claro porque quando se procura algum aparelho, a loja sempre fala algum dos termos, mas não é normatizado. Ou seja, na tim tem um modem HSPA, mas na vivo querem te empurar um HSDPA. Você não sabe, que na verdade, são idênticos. :(

E quanto as frequências de cada operadora. Me parece que na Europa, só se usa a frequência 2100MHz para UMTS. Mas no Brasil os modens tem oferecido 850/1900/2100MHz. Quais frequências são utilizadas por quais operadoras? A tim eu vi que usa 2100/850Mhz no UMTS dependendo do estado.

Postado

Eu não conheço todos os modens do mercado, mas pelo que vi, acho que todos são HSDPA de 7,2 Mbps. Lembrando que as operadora limitam a velocidade de conexão em 1 Mbps. Eu uso o próprio celular N95 como modem.

VIVO 3G - 2100Mhz

OI 3G - 2100 Mhz

Claro 3G- 850 Mhz Na maioria absoluta dos estados, 2100 Mhz em poucos

TIM 3G- 2100 Mhz em alguns estados e 850 Mhz em outros.

Para Claro e TIm consultar site da operadora.

Postado

para resumi.

no brasil temos as tecnologias.

WCDMA / UMTS / HASDPA

wcdma´seria mais utilizada pela vivo, porém a claro a utiliza também, a tim ja nao sei dizer.

wcdma teria uma velocidade menor, por ser tecnologia mais antiga.

umts tem velocidade de 300kbps > o HSDPa seria uma especie de acelerador que faz chegar a velocidade de 3,6kbps

porém as operadores mal conseguem deixar seus cliente logados em 1Mb quem dira a 3,6

e so uma coisa, essa historia da TIM ter 7,2kbps. é farça!

a anatel nao disponibilizou ainda uma frequência que guente esta velocidade aqui no brasil. ela tenta garanti os 10% regidos pela anatel.

• 2 semanas depois...
Postado

olá pessoal!!!tenho um modem onda msa405hs da tim (tipo pendrive)como posso deixá-lo mais rápido? ouvir falar q se alterá-lo p wcdma ele fica mais rápido, éverdade como faço isso??? valeu!!!!!!!!1

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...