Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, eu montei um ICD2 Clone do modelo "ICD2 Clone 4550 - PiCS"

link - download - esquemas etc do brinquedo

Gravei os dois pics pelo MPLab (vou tentar gravar pelo WinPic800 agora e setando as flags pelo WinPic mesmo) e simplesmente o pic 18F4550 NÃO acendeu o led USB... o Windows não identificou a existência do mesmo.. nada... eu dei uma olhada no tópico original e tem uma faq básica... mas não me ajudou muito (a placa está feia, porém todos os contatos estão bons)... alguém tem alguma ideia do acontecido?

[tópico original do gravador debugador = http://www.edaboard.com/ftopic161641-1800.html ]

Postado

lucas

Tambem montei e levei uma pequena canceira, mas agora funciona.

1 - Tome cuidado com as ligações entre os processadores os pinos da função RD e WR são invertidos nos processadores.

2 - Verifique se o oscilador esta funcionando corretamente mesmo sem ligar o cabo USB.

3 - Tenha certeza de que as configurações de programação de seu programador estão corretas.

4 - Antes de conectar cheque a tensão de Vpp(12 a 13V) e Vdd(4,5 a 5,5V) estão OK.

5 - Tenha certeza de que o driver USB esta instalado corretamente(veja na documentação da Microchip e no gerenciador de dispositivos do windows)

6 - Quando voce conecta o cabo USB voce deverá ouvir o "ding" apar confirmar a conexão,

7 - Não se esqueça de configurar a comunicação atraves da porta USB do MPLAB,

8 - Na primeira vez que ligar escolha conexão manual e atualize o sistema operacional do ICD2.

Com essas informações espero que voce consiga faze-lo funcionar. Estou pensando em mandar fazer PCB. voce teria interesse na placa industrializada ou em un sistema montado e funcionando? (Somente pesquisa de opnião)

Abraços

Postado

1 - Tome cuidado com as ligações entre os processadores os pinos da função RD e WR são invertidos nos processadores.

Irei checar isso sim! Mas fiz a placa copiando o desenho ja funcional da PiCs, apenas "copiei e desenhei" no tango para poder imprimir na ploter.

2 - Verifique se o oscilador esta funcionando corretamente mesmo sem ligar o cabo USB.

Como posso fazer isso? gostaria de informações :D

3 - Tenha certeza de que as configurações de programação de seu programador estão corretas.

programado e reprogramado umas 15 vezes, todas as fuses estão 100% corretas e ainda coloquei um resistor no masterclear do 18F4550 para ter CERTEZA de quê não daria pau.

4 - Antes de conectar cheque a tensão de Vpp(12 a 13V) e Vdd(4,5 a 5,5V) estão OK.

Estão perfeitas, o Vcc é tirado direto do USB, só agora pensei em usar um regulador para transformar em 5V o vpp para que eu possa usar mesmo quando a Vusb é baixa! Mas farei outra placa dependendo do caso

5 - Tenha certeza de que o driver USB esta instalado corretamente(veja na documentação da Microchip e no gerenciador de dispositivos do windows)

Instalado, eu tenho um ICD2 da labtools (também conhecido como estupro), é da empresa, então to pouco me lixando para o valor pago, porém quero um para mim né...

6 - Quando voce conecta o cabo USB voce deverá ouvir o "ding" apar confirmar a conexão.

Não há ding :(

7 - Não se esqueça de configurar a comunicação atraves da porta USB do MPLAB.

configurado

8 - Na primeira vez que ligar escolha conexão manual e atualize o sistema operacional do ICD2.

ok, farei isso se funcionar.

Com essas informações espero que voce consiga faze-lo funcionar. Estou pensando em mandar fazer PCB. voce teria interesse na placa industrializada ou em un sistema montado e funcionando? (Somente pesquisa de opnião)

- Compraria sim a placa, que infelizmente é o mais difícil de se fazer! Se o preço fosse razoável eu compro pronto e funcionando também, mas aviso que ja encontrei ICD2 Clone a venda no mercadolivre, porém era em placa de fenolite, custava coisa de 130 reais...

Postado

irei fazer essas alterações, eu quero realmente fazer esse brinquedinho funcionar, afinal, ja gastei tanto tempo e dinheiro nele que não aceito desistir no meio do caminho (alias... raros são os circuitos que consigo construir que funcionam... é questão de honra uaahuahu)

como eu forço o programa a instalar o firmware na placa? o windows tenta instalar automaticamente porém ele apresenta falha e diz que não foi possivel pois o mesmo encontra-se corrompido O.o

Quanto ao PicKit2... se tivesse me falado que ele tem 3 canais de analisador lógico antes eu ja teria comprado! Qual programa que ele utiliza para amostrar?

Postado

No MPLAB, escolha programador ou debugador, escolha setting, e na tabuleta status exitem dois flags na caixa "connect status". Basta clicar e desmarcar.

o que pegou para mim foi o primeiro flag.

Na proxima ativação, o MPLAB reclama que voce não escolheu conectar automaticamente. Ai voce conecta manualmente e força o download do sistema operacional para o componente que voce escolheu. Sempre na opção debugger ou programm quase nas ultimas opções.

O PICKit2 trabalha no MPLAB e também com um programa de gravação bastante bacana desenvolvido para ele - PICKit2 Programmer. Nesse programa existe a opção de trabalho como analizador logico de 3 canais e a função "Program To Go".

Para uso como programador achei esse programa mais interessante de usar que o MPLAB.

Todos esses programas pode ser abaixado do site da Microchip.

abç/rona123

Postado

hum, ok

Sobre o ICD2, aparentemente estou com problemas na comunicação USB pois ele até tenta conectar porém não da muito certo... não consegue (talvez trilha muito grossa muito junta? 19k bauds é alto)...

Postado

A comunicação USB depende muito do clock. O 4550 possui um sistema de PLL que sincroniza o clock com o USB. O 4550 esta configurado por hardware para operar na velocidade maxima no ICD2 - veja detalhes no datasheet do 4550.

Não entendi o que voce quis dizer com 19K bauds - isso tem a ver com RS232 e não é uma velocidade muito alta.

Trilhas proximas a principio so darão algum tipo de problema caso haja alguma fuga por falha de PCB (voce corroi as placas virgens?), mas se voce testar com o ohmimetro e tiver isolação infinita (pelo menos muitos MOhms) entre trilhas não deverá ter problema.

Com que voce está gravando os firmwares?

abç/Rona123

Postado

firmwarez eu to gravando usando um ICD2 da labtools, fuses configurados na mão para ter certeza de que está correto

As placas sou eu quem faz também, porém não encontrei erro algum nessa ultima placa... deveria funcionar.

• 3 semanas depois...
Postado

Olá pessoal, preciso de ajuda com um problema na porta USB.

Montei o circuito que saiu na revista Saber Eletrônica (nº 420 e 421 ), compilei o programa exemplo no MicroC (versão Demo) e gravei um PIC 18F4550.

Ao conectar o PIC a porta USB do PC ele não é reconhecido.

Pelo Everest consigo ver que ele está conectado e esta com a configuração abaixo:

Descrição do dispositivo: Dispositivo de interface humana USB

Identificador do dispositivo: 1234-0001

Classe de dispositivo: 00 / 00

Protocolo de dispositivo : 00

Versão de USB suportada: 2.00

Velocidade atual Low: (USB 1.1)

No gerenciador de dispositivos do PC ele aparece com um ponto de exclamação.

Na aba Geral aparece essa msg:

"Este dispositivo não pode ser iniciado. (Código 10)"

Na aba driver´s :

C:WINDOWS.0\system32\DRIVERS\hidclass.sys

C:WINDOWS.0\system32\DRIVERS\hidparse.sys

C:WINDOWS.0\system32\DRIVERS\hidusb.sys

C:WINDOWS.0\system32\DRIVERS\hid.dll

No programa HID do MicroC ele não aparece listado.

Tem um driver específico para rodar com o Pic ?

Obrigado!

• 9 anos depois...
Postado

Lucas, bom dia.

Estou com problemas no meu programador ICD2-BR e o mesmo não é mais fabricado. Você teria o fw do pic 16F677A? Aquele link que você postou não existe mais. Grato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!