Ir ao conteúdo

Como fazer o programa iniciar com o windows?

MHK

Posts recomendados

Postado

:DOlá pessoal, gostaria de saber qual o código para incluir meu sistema na lista de inicialização seletiva do Windows? Alguém tem alguma ideia, pois eu não faço ideia de como isso possa ser feito!

Abraços a todos!

• Membro VIP
Postado

:DOlá pessoal, gostaria de saber qual o código para incluir meu sistema na lista de inicialização seletiva do Windows? Alguém tem alguma ideia, pois eu não faço ideia de como isso possa ser feito!

Abraços a todos!

Olá,

Se for um código específico para Pascal ou Delphi eu não tenho a minima ideia.. :wacko:

Mas se for para um programa qualquer iniciar com o windows, basta colocar um atalho na pasta:

Para um usuário específico:

C:\Documents and Settings\<USUARIO>\Menu Iniciar\Programas

Para todos os usuário:

C:\Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\Programas\Inicializar

Para que essa ação seja padrão para todos os usuário novos:

C:\Documents and Settings\Default User\Menu Iniciar\Programas\Inicializar

Existe forma de adicionar via registro, ou editando pelo REGEDIT ou adicionando com um script ".reg"... (tenho que dar uma olhada para te passar as linhas ^_^)

Lembrando que se for NTFS, para todas as opções acima, o usuário deve ter "privilégios" sobre as pastas, ou registro, para tal.

Se for via código, acredito que um código do Pascal/Dalphi seja capaz de "copiar" ou "criar" um arquivo para essas pastas, com o atalho do programa que quer ser iniciado.

Será que ajudei?

Abraços

• Membro VIP
Postado

Olá!

Adicione a clausula Uses a unit Registry

Em um evento qualquer (como um botão), faça:

var
REG:TRegistry;
begin
REG := TRegistry.Create;
REG.RootKey := HKEY_CURRENT_USER;
REG.OpenKey('Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run\',false)
REG.WriteString('Meu Programa',ParamStr(0));
REG.CloseKey;
REG.Free;
ShowMessage('Programa adicionado na inicialização do windows com sucesso!');
end;

Explicando:

Basicamente você precisa trabalhar com registro do windows. Aquela chave do registro é onde se encontram os programas que serão inicializados junto com o windows (que podem ser vistos por: Iniciar -> Executar -> msconfig -> aba Inicializar).

Criamos um valor utilizando o registro que ficará:

"Meu programa" com valor ParamStr(0) que retorna o path+filename do programa, ficando, por exemplo:

"Meu Programa" = "C:\Arquivos de Programas\Borland\Delphi7\Projects\Project1.exe"

Abraços e qualquer dúvida poste!

Postado
Olá!

var
REG:TRegistry;
begin
REG := TRegistry.Create;
REG.RootKey := HKEY_CURRENT_USER;
REG.OpenKey := 'Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run\'
REG.WriteString('Meu Programa',ParamStr(0));
REG.CloseKey;
REG.Free;
ShowMessage('Programa adicionado na inicialização do windows com sucesso!');
end;

Criamos um valor utilizando o registro que ficará:

"Meu programa" com valor ParamStr(0) que retorna o path+filename do programa, ficando, por exemplo:

"Meu Programa" = "C:\Arquivos de Programas\Borland\Delphi7\Projects\Project1.exe"

Dúvidas(:cool:):

Este código apresenta o seguinte erro na linha: "REG.OpenKey := 'Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run\", que não deve-se pela falta do ";" (:huh:).

Descrição do erro:

"No enough actual parameters." → Parâmetros atuais não são suficientes.

Na mesma linha há outro erro:

"Incompatibles types: boolean and string."→ Tipos incompatíveis: booleano e string.

Se puderem ajudar, valeu. Mas sem crise caso não possam, pois isso não é prioridade minha por enquanto.

Abraços a todos.

• Membro VIP
Postado

Olá!

Opa, me desculpe..

O código correto é

REG.OpenKey('Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run\',false);

A OpenKey pede um boolean no final que é "se a entrada no registro não existir, criar?"

Abraços!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!