Ir ao conteúdo

Mosfet comum

User Z

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal.

Tava precisando achar um código para um mosfet com +ou- essas características...

Vai trabalhar sob uma corrente de 1-2A, numa frequencia de 1-2 KHz, e o gate vai receber uma DDP de cerca de 0,8V.

Então pessoal. A questão é que a eletrônica que vou buscar é meio pequena, por isso, se possivel, seria bom que fosse um código bem comum, tipo daqueles que tem em todo canto.

Valeu por mais essa!

Falou!

• Membro VIP
Postado

Se é para chaveamento, 0,8V não é o suficiente para o gate.

Melhor você consultar a loja pra ver que FETs eles tem e depois talvez deverá elevar esses 0,8V para uma tensão adequada ao mesmo.

A maioria precisa de pelo menos 4V.

Postado

Acho que é! não sei se é assim que chama.

Eu tava usando um tr normal para fazer a mesma função de um resistor. Ele tava limitando 20V em 1Amper.

Pensei em fazer essa troca, por um fet, porque o outro tr tava esquentando demais! (dá pra imaginar né? 20W!)

Mas dessa eu não sabia! Valeu pela dica SOSCHIP! É que nunca nem usei os fets antes,

:( e parece que não vai ser dessa vez que vou usar um. A tensão da base do transistor tá na média de 1V.

hum... será que há um modo de fazer esse transistor esquentar menos? Já tô usando um dissipador de processador de placa de vídeo em cima dele...

valeu!!!

• Membro VIP
Postado

Que transistor você está usando?

verifique se não tem um resistor de base.

Se houver, meça a tensão antes do resistor e informe, pois se o transistor é bipolar, é claro que a tensão na base vai ficar entre 0,7 em transistores simples e 1V no caso dos darlingtons.

É a junção de base dos transistores bipolares junto com o resistor que faz essa tensão cair a esses níveis.

Postado

Tô usando o C5305D.

Tem uns resistores regulando sim. Mas é que tava pensando em mudar o mínimo possivel do circuito...

Será que um scr também requer tanta ddp no gate? (e pra desarmar, uma tensão tão baixa?)

valeu!

• Membro VIP
Postado

Como o Moley perguntou e como eu pedi pra medir antes do resistor,...

se a tensão antes dele não for muito alta, é só colocar o FET direto e possivelmente aumentar o valor da resistência de base (agora gate) já que o FET tem alta impedância de gate.

Postado

Hehe, esqueci desse detalhe...

Então, atras deles é cerca de 0,8-1V, na frente dele são aqueles 20V, que vem direto da fonte de luz. É esse resistor que tá controlando a origem da corrente.

Mas, e no caso do SCR, ele também precisa de tanta tensão pro gate? senão acho que dá pra botar ele chaveando lá pelos 1000, 500Hz.

• Membro VIP
Postado

Não pode usar SCR, pois no primeiro pulso ele fica travado e só destrava quando cortar a alimentação.

Se é 20V, basta fazer um divisor de tensão resistivo para cair para 10V.

É só colocar um resistor de 10K no lugar do que está em série com a base e outro da base (G do FET) para o emissor ( S do FET) que é o GND.

Agora tem que selecionar de acordo com a corrente Id e a tensão Vds conforme a tabela:

http://www.mspc.eng.br/comp/mfet_120.shtml

Tem ainda outras características mas essas são as principais (por enquanto).

Postado

Opa! tô de volta!

Não.. depois dele tem menos: cai de 20 para 1.

Achei um negócio estranho...

Coloquei 2 resistores de 5W 82ohms, no lugar do Tr, e parece que esquentou bem menos! é assim mesmo? não devia esquentar mais ou menos igual?

Ahh, é: ainda vai faltar mais 2 desses pra dar certo a potência.

Mas ta parecendo que nem com mais 2 vai esquentar tanto quanto antes. A diferença entre eles vai ficar em só 0,03Amperes! É isso mesmo: resistor esquenta menos? tem alguma lógica nisso?

Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...