Ir ao conteúdo

Problema com dlink DWA-510

jefghi

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal. Sou novo aqui no forum apesar de já o conhecer a muito tempo, e gostaria que vocês me ajudassem com um problema que estou passando.

É o seguinte: Meu sistema operacional Windows Vista 32bits e estou tentando instalar um adaptador wireless no meu desktop. Comprei o DWA-510 da DLINK (PCI) e fui instalar no meu computador com um roteador beling54g com internet Virtua. Instalei utilizando o instalador do windows, e beleza, a internet começou a funcionar. Fui testar em um jogo online que jogo que se chama DOTA e aí que comecei a reparar um problema. A cada 10 15 segundos, o jogo apresentava um LAG, umas travadas como se a conexão da wireless meio que reiniciasse ou como se fossem perdidos alguns pacotes. Isso acontecia tambem quando era gerada muita animação no jogo. Antigamente eu jogava direto no cabo e aí não era apresentado problema algum.

Continuando, pra testar fui pingar o roteador. A maioria dos pacotes eram enviados em 1, 2 ms ou menos mas de tempos em tempos alguns demoravam 1500 ms, 900ms, 1400 ms ou ate eram perdidos na transmissão. Baixei atualização dos drivers da placa wireless e do firmware do roteador e não alterou nada. Tentei trocar o canal de transmissão do roteador e também não funcionou. Não tenho telefones que funcionam na frequencia de 2.4 GHz e nem microondas no caminho do sinal. O roteador está em um quarto, depois tem um corredor, e depois vem o meu quarto (deve dar uma distancia de uns 8 metros... o sinal fica entre 4-5 barras).

Peguei um notebook para testar se o problema era o lugar onde eu estava e o coloquei literalmente acima do meu computador. Verifiquei que no notebook, o mesmo joguinho sendo jogado ao mesmo tempo pelo meu pc não dava estas travadas que o meu computador dava. Constatei então que o problema deveria ser com a placa wireless do meu micro mesmo.

Estou utilizando encriptação WEP 64bits e vi tambem que quando meu pai utiliza o note dele no quarto em que está a wireless, as travadas acontecem mais seguidas tambem.

Meu texto ficou meio grande, mas porque gostaria de dar o máximo de informação para que vocês pudessem me ajudar... Vocês tem alguma ideia do que poderia ser? É a placa wireless o problema? o roteador? alguma configuração do meu windows?

Desde já, grato.

Postado

O seu computador fica muito próximo à parede?

Um grande problema que acontece com placas PCI é que normalmente os computadores ficam em locais baixos e muito próximo a paredes.

Parece um teste meio louco, mas tente botar o seu AP na mesma altura da placa do seu computador, de prefência de forma que a placa "veja" o Dlink e vice-versa. Mas não deixe muito colado um no outro. Deixe alguma distância. Faça o teste e poste pra vermos o resultado.

Postado
O seu computador fica muito próximo à parede?

Um grande problema que acontece com placas PCI é que normalmente os computadores ficam em locais baixos e muito próximo a paredes.

Parece um teste meio louco, mas tente botar o seu AP na mesma altura da placa do seu computador, de prefência de forma que a placa "veja" o Dlink e vice-versa. Mas não deixe muito colado um no outro. Deixe alguma distância. Faça o teste e poste pra vermos o resultado.

Já fiz este teste antes quando começei a notar o problema. Os coloquei de modo que ficassem em linha reta um para o outro, apesar de estarem em quartos diferentes (um quarto fica a diagonal do outro) e o sinal ficou em 5 barrinhas sempre. Deu uma melhoradinha no sinal... mas o problema persistiu. O computador está proximo a parede sim e fico num lugar meio baixo (altura do jelho) mas com a antena mandando o sinal sem parede alguma atrapalhando e os mantendo a mesma altura o sinal persistiu.

Outra coisa que esqueci de comentar. Antigamente meus downloads de torrent chegavam a 220kbps sem muito esforço (baixando lost no dia do lançamento por exemplo). Agora o máximo que consegui foi baixar a 100k e por pouco tempo. Ficou numa media de 50 60 kbps a taxa de transmissão.

Grato pela ideia djesus mas não funcionou. Alguma outra? Se não funcionar do jeito que espero, penso em pedir meu dinheiro de volta la na loja que comprei pois não me serve. Tenho de aproveitar que comprei a menos de uma semana :) mas tenho quase certeza que o problema não é na placa não. Deve ser algum problema com o vista ou vai saber o que... em todo caso, caso não ache solução pretendo trocar para uma linksys.

Mas voltando ao assunto: Alguma outra ideia amigos?

Postado

O seu Notebook usa Vista? Com ele funcionou né? Provavelmente o problema seja com a placa. Não que a placa esteja ruim, mas as condições dela neste ambiente aí fazem com que o sinal seja extremamente prejudicado. Se for trocar a placa, tente trocar por um adaptador USB, de preferência que venha com base extensora (exemplo do adaptador greatek). Pense bem se não vale a pena passar um cabo direto pro seu desktop.

Postado
O seu Notebook usa Vista? Com ele funcionou né? Provavelmente o problema seja com a placa. Não que a placa esteja ruim, mas as condições dela neste ambiente aí fazem com que o sinal seja extremamente prejudicado. Se for trocar a placa, tente trocar por um adaptador USB, de preferência que venha com base extensora (exemplo do adaptador greatek). Pense bem se não vale a pena passar um cabo direto pro seu desktop.

Sim utiliza vista home basic, e o meu desk utiliza o Ultimate.

Eu andei dando uma pesquisada sobre adaptador de usb e de pci e pelo que eu tinha lido, as de pci eram superiores em qualidade tanto de transmissão quanto em questão de sinal, por isto optei por ela.

Mas ainda não estou convencido!! Quarta feira ainda está longe pra chegar :)

Alguem com alguma outra ideia do que eu possa fazer?

Postado

Os modelos DWA-510 e DWA-110 contam com chip controlador Ralink. A Dlink removeu uma função do driver original fornecido pela Ralink conhecido por SmartScan, que tem como função otimizar o sistema de escaneamento de redes disponíveis.

Quando o SmartScan está desativado, a cada 1 minuto o controlador wireless interrompe o fluxo wireless do usuário para uma rotina de escaneamento, fazendo com que haja um delay de quase 1 segundo.

Você pode utilizar o driver original Ralink com uma modificação para suportar a placa DWA-510 e ativar o SmartScan. Outra opção é desativar o serviço de descoberta de redes wireless do Windows e utilizar apenas o programa de gerenciamento wireless fornecido pela Dlink.

Postado
Os modelos DWA-510 e DWA-110 contam com chip controlador Ralink. A Dlink removeu uma função do driver original fornecido pela Ralink conhecido por SmartScan, que tem como função otimizar o sistema de escaneamento de redes disponíveis.

Quando o SmartScan está desativado, a cada 1 minuto o controlador wireless interrompe o fluxo wireless do usuário para uma rotina de escaneamento, fazendo com que haja um delay de quase 1 segundo.

Você pode utilizar o driver original Ralink com uma modificação para suportar a placa DWA-510 e ativar o SmartScan. Outra opção é desativar o serviço de descoberta de redes wireless do Windows e utilizar apenas o programa de gerenciamento wireless fornecido pela Dlink.

Hmmmm vou testar isto amigo e depois dou um retorno para vocês, mas desde já obrigado!! Fiquei esperançoso agora :D

Postado
Hmmmm vou testar isto amigo e depois dou um retorno para vocês, mas desde já obrigado!! Fiquei esperançoso agora :D

Bom, não ficou 100% mas ja melhorou muito!! desativei a descoberta de rede e instalei o programa que vem junto com a placa. Continua dando LAG mas agora é de 1 em 1 minuto mais ou menos como vocÊ disse. Não tenho ideia de como faz pra alterar o driver então nem tentei a primeira alternativa.

Gostaria de saber se teria um outro modelo ou senão uma outra marca de PCI Wireless que eu pudesse utilizar para minha rede ficar 100%, e que não fosse muito cara. Alguem me indica alguma? paguei R$ 99 nesta.

Postado
Você está usando o Vista ou o XP?

Estou utilizando vista 32 bits

A exatamente 1 minuto ele da um delay que varia de 700 ms a 1600 ms pro roteador... muita coisa :/ nao tem algum jeito de desabilitar isso ai sem ser alterando o proprio driver?

Postado

Se quiser um driver alterado, basta me informar o código Vendor e Device. Para tal use o Everest: acesse a opção "Dispositivos de hardware" > "Dispositivos PCI" > selecione a placa DWA-510 e coloque os códigos contidos nas linhas "Identificador do dispositivo" e "ID do sub-sistema". Depois me envie uma mensagem privada com seu email para que eu possa enviar o driver.

Só lembrando: por ser um driver alterado, ele não conta com certificação (driver não assinado). Assim você terá que o instalar manualmente, mas antes terá de executar o comando abaixo para que o driver possa ser aceito pelo Vista.

bcdedit /set loadoptions DDISABLE_INTEGRITY_CHECKS

Eu fiz a alteração no driver fornecido pela Ralink e uso no adaptador DWA-110. Com o SmartScan ativado o delay fica nulo mesmo com o serviço de descoberta ativado no Windows.

As alterações que faço é adicionar o código Device ao arquivo .INF e habilitar por padrão o recurso SmartScan.

Edit: Veja a diferença no ping entre o driver alterado e o driver original Dlink:

Driver original Dlink:

ralink.png

Driver Ralink modificado:

ralink2.png

Postado
Se quiser um driver alterado, basta me informar o código Vendor e Device. Para tal use o Everest: acesse a opção "Dispositivos de hardware" > "Dispositivos PCI" > selecione a placa DWA-510 e coloque os códigos contidos nas linhas "Identificador do dispositivo" e "ID do sub-sistema". Depois me envie uma mensagem privada com seu email para que eu possa enviar o driver.

Só lembrando: por ser um driver alterado, ele não conta com certificação (driver não assinado). Assim você terá que o instalar manualmente, mas antes terá de executar o comando abaixo para que o driver possa ser aceito pelo Vista.

Eu fiz a alteração no driver fornecido pela Ralink e uso no adaptador DWA-110. Com o SmartScan ativado o delay fica nulo mesmo com o serviço de descoberta ativado no Windows.

As alterações que faço é adicionar o código Device ao arquivo .INF e habilitar por padrão o recurso SmartScan.

Wow legal! Te mando sim cara, muito obrigado!! Só vou baixar o everest aqui e já lhe mando

Postado

Driver enviado.

Sua placa tem código PCI\VEN_1814&DEV_0302&SUBSYS_3A711186. O driver foi alterado para que possa ser identificada corretamente.

A instalação do driver só terá efeito se for feita totalmente manualmente: escolha a opção "Não pesquisar. Escolherei o driver a ser instalado", daí selecione o arquivo netr61_2.inf e confirme quando o sistema perguntar se realmente deseja instalar um driver não assinado.

Apesar da versão do driver ser mais novo, o meu adaptador DWA-110 possui um bug com o driver Ralink: ele não consegue efetuar conexões do tipo ad-hoc. Acho que o driver RT61 também possui o mesmo bug, mas acredito que você não irá utilizar tal recurso.

Não esqueça de postar aqui se o driver realmente funcionou e se o problema do delay foi resolvido!

Postado

Edit: Veja a diferença no ping entre o driver alterado e o driver original Dlink:

Driver original Dlink:

ralink.png

Driver Ralink modificado:

ralink2.png

É isso mesmo que acontece!! ja lhe enviei os dados, estou no aguardo :)

Desde ja obrigado!!

Postado

Funcionou!!!!! Muito obrigado cara!!! me poupou muito tempo e dinheiro!!!

Agradeço a todos vocÊs que me ajudaram ou tentaram me ajudar por seu tempo gasto!!! O altruismo de vocês não vai ser esquecido :)

Agradecimentos ao DuoLed que montou um driver especial pra mim e funcionou tudo ótimo!!!!!!!

Postado

Fico feliz por ter funcionado.

Só não entendo o porquê da Dlink deixar de fora uma função que aumenta a performance da conexão wireless.

• mês depois...
Postado

Caro DuoLEd, muito boa a sua explicação e ajuda ao nosso amigo.

Estou comprando esta mesma placa wireless PCI... Ao descobrir este problema fiquei preocupado, mas ví que há uma solução.

Teria como você explicar exatamente qual alteração faz no driver, se não for pedir demais, para que eu mesmo possa fazer no meu?

Muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

Olá, jefghi e DuoLed.

Estou com o mesmo problema relatado neste post, e estou precisando do mesmo driver.

O código da minha placa é o mesmo citado pelo jefghi, e acredito que o driver gerado pelo DuoLed tb funcionará com a minha placa da d-link (DWA-510).

Como o DuoLed fez esta gentileza, talvez eu possa ser atendido tb. Se me enviarem, posso até colocar um link para o driver em algum servidor, se isto for permitido.

Desde já agradeço, pois sei que suas intenções são as melhores.

Postado

r3webmotion, me passe um email válido via Mensagem Privada para eu enviar os arquivos.

Quem se interessar pelo DWA-110, também possuo drivers alterados com suporte ao SmartScan.

Postado

Ué, já enviei o email no mesmo dia que recebi a mensagem privada.

Atendendo a pedidos, o link para o driver com suporte ao SmartScan do DWA-510 para Windows XP/2K/9x e Vista 32 bits:

http://tinyurl.com/dwa510

Handes_xs, se você ler de novo, verá que as informações da modificação do driver foram repassadas nas mensagens privadas.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...