Ir ao conteúdo

COOLER FUNCIONANDO OU NÃO? - 4850 IceQ4 Turbo

Posts recomendados

Postado

Galera, comprei essa VGA há uns 3 meses e hoje resolvi colocar a mão na saída de ar quente dela pra ver se tava saindo direitinho, porém a grade está FRIA.

Coloquei um fio de cabelo na frente pra ver se ele se mexia, mas quando fiz isso parece que ele foi puxado MUITO levemente ao invés de ser empurrado, e por isso me preocupei.

O ventilador do cooler tá rodando normalmente. Meu gabinete esquenta bastante, mas já comprei o Blue Eye pra resolver isso semana que vem.

Temperaturas no Everest:

IDLE

Diodo GPU (DispoIO): 46ºC

Diodo GPU (MemIO): 53ºC

Diodo GPU (Shader): 46ºC

Em full isso aumenta uns 20ºC

Afinal, as coisas estão normais? A temperatura deve estabilizar com o gabinete novo?

É possível que a poeira tenha entupido o fluxo de ar? Se sim, como eu removo essa poeira desse tipo de placa?

Agradeço desde já, grande abraço!

Postado
Sim tudo normal...tem HD4850 q chega a 90° meu chapa...por enquanto aco q tá tudo legar!!!

Valeu pela resposta Ozzy :) Tipo, eu sei que as HD4850 padrão chegam a temperaturas absurdas, mas o que me preocupa realmente é o fluxo de ar quente pra fora desse modelo IceQ4, que supostamente era pra ser muito mais frio.

Por isso eu acho que continua a pergunta: não era pra eu estar sentindo o ar quente saindo? Não sinto praticamente fluxo nenhum!

Muito provável que seja poeira, porque já vi em outros fóruns gente falando que a placa literalmente entupiu de poeira. E seria bom eu saber como tiro a poeira dessa placa tão fechada.

Alguma ideia, Ozzy ou quem mais souber?

Abraços!

Postado

Veio...se você colocou um fio de cabelo na saida de ar...e ta sugando ar pra dentro da VGA...acho q o cooler da funcionando com Exaustor....deve ser explicar isso...veio..fica despreocupado..com essas temperaturas tua VGA ta muito boa...tem ate sorte de ta assim...valeu...resumindo...ta tudo 100% na tua VGA

Postado
você já tentou tirar o cooler(sei q é difícil,mais tente)

Eu nunca desmontei uma placa de vídeo, por isso gostaria que alguém me falasse onde o cooler desparafusa ou desencaixa, simplesmente pra tirar a poeira do canal que leva ar pra fora (não das paletas do ventilador).

Veio...se você colocou um fio de cabelo na saida de ar...e está sugando ar pra dentro da VGA...acho q o cooler da funcionando com Exaustor....deve ser explicar isso...veio..fica despreocupado..com essas temperaturas tua VGA está muito boa...tem ate sorte de está assim...valeu...resumindo...está tudo 100% na tua VGA

Ozzy, essa placa não funciona puxando ar de fora, saca? Por isso que tô incomodado, apesar de o cabelo ter sido puxado muito levemente. A função da placa é jogar ar quente pra fora. Poderia ser o que o renato falou, de rodar mais quando tá precisando, só que eu não acredito que seja isso porque jogando Mass Effect não percebi diferença. Tô suspeitando de entupimento por poeira e, como eu disse, precisaria saber como abrir essa placa :/

Valeu pela colaboração de vocês até agora!

Outras sugestões, pessoal?? Não quero correr o risco de dar defeito numa placa dessa!

Abraços

UP

Preciso muito saber o que tá acontecendo! Qualquer comentário ajuda um pouco.

Postado

qual versão do catalyst voce está usando??? aumenta a velocidade do cooler e bota de novo o fio de cabelo, dai voce vai ver se esta puxando ou empurrando ar...

Postado
qual versão do catalyst voce está usando??? aumenta a velocidade do cooler e bota de novo o fio de cabelo, dai voce vai ver se esta puxando ou empurrando ar...

Meu Catalyst é o 9.5, o fan speed dentro dos jogos fica uns 20%. Tentei ajustar manualmente pra 50% e 60%, e depois do apply eu não vi diferença nenhuma no fluxo de ar, como se não tivesse servido pra nada a mudança manual.

Pra fazer isso tive que destrancar aquela parte de overdrive. Como eu tranco aquilo de volta? E continua a dúvida sobre o cooler... :/

Postado

estranho.... voce desbloqueou o ajuste manual de velocidade???

pra bloquear de novo é so apertar a figura do cadeado... mas não precisa fezer isso, é so deixar como esta

Postado
estranho.... voce desbloqueou o ajuste manual de velocidade???

pra bloquear de novo é so apertar a figura do cadeado... mas não precisa fezer isso, é so deixar como esta

Exatamente, desbloqueei o ajuste manual, coloquei pra 50% e dei apply = nada. Coloquei pra 60% e dei apply = nada.

Alguém precisa ter uma ideia do que pode estar acontecendo. Se pelo menos me falarem que essa saída praticamente não faz vento eu já fico mais tranqüilo, saca?

Valeu pela atenção, aguardo outros comentários seus ou de quem puder ajudar!

Abraços

UP

Postado

A IceQ tem um fluxo de vento mesmo muuuuito baixo. Pra você ter uma ideia, com o fan stock da AMD em 20%, a rotação fica em ~1600 RPM. Já 20% da IceQ deve ser menos de 500 RPM. Dada a abertura do exaustor traseiro, não me adimiro que seja difícil sentir o ar saindo.

Mas pra tirar a dúvida é simples, há 3 modos:

1 - No próprio CCC, na parte de Overdrive, o último dos sensores é o sensor de rotação da fan, veja se ele marca algo.

2 - No GPU-Z, na aba sensors, ele te mostra a velocidade da fan em % e números absolutos.

3 - Simplesmente abra o gabinete e veja sua placa em ação.

A minha placa está sem cooler, apenas com o dissipador, e nos itens 1 e 2 acima o valor que é mostrado é 0 RPM.

Postado

lotuss, já te agradeço por ter respondido aqui no tópico :)

Olha só, com o PC ocioso o fan marcava 2-5% na parte Overdrive. Eu abri o gabinete e ele tava lá rodando normalmente.

Entrei no Call of Duty World at War, dei um alt+tab logo depois de entrar num server e o fan tava marcando 16%, rodando normalmente. Jogando Mass Effect durante mais ou menos meia hora deixou o fan em 24% e eu passei a sentir o calor na grade traseira

Acho que isso responde às dúvidas :D

Muito obrigado pela atnção de todos que postaram aqui!

Moderador, tópico resolvido.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...