Ir ao conteúdo

Athlon x2 7750 vs 5050e

Carpa

Posts recomendados

Postado

Quero montar um PC que seja econômico e tenha boa performance. Já optei por uma placa mãe com chipset 780G e video onboard, agora estou na dúvida entre esses dois processadores.

O 7750 parece ser superior ao 5050e, mas tem mais do que o dobro de TDP (95w contra 45W). Esse gasto a mais exagerado se confirma na prática? O 7750 realmente gasta mais que o dobro de energia que o 5050e?

E quanto à performance, o 5050e é muito inferior?

No único lugar onde achei o 5050e (plug informatica) ele ta saindo por mais de 260,00 ( uns 30% mais caro que o preço médio do 7750 no ML).

Qual será a melhor opção em termos de economia/performance e custo/benefício?

Quanto será que cada processador gastaria de consumo médio numa placa 780G?

Obrigado. :)

Postado
Qual vai ser o uso do micro?

Boa noite.

O micro vai ser usado para navegar na internet e que, em jogos, tire todo proveiro possivel da placa onboard da 780G e possivelmente de uma placa mãe off-board midrange tipo 4670.

Na verdade o propósito do micro é economizar energia, pois o atual que minhas irmãs usam gasta cerca de 300w com fonte vagabunda e monitor CRT. Como ele fica ligado quase que 24/7, queremos montar um micro mais eficiente. Ao mesmo tempo, esperamos um grande aumento em performance.

Em outras palavras, gostaria de saber se o desempenho extra em jogos que o 7750 possui sobre o 5050e vai ser alto o bastante a ponto de compensar o TDP extra de 50W num micro cujo principal proposito é economizar energia.

É uma decisão muito difícil pra mim, pois envolve várias coisas, como: consumo de energia, performance e preço (já que o 5050e é menos poderoso e R$ 60,00 mais caro que o Kuma).

Um abraço.

Postado

amigo sobre o desempenho do 7750 vs esse processador que você citou eu não sei...

mas tem uma coisa, TDP não é o tanto de energia que o processador gasta e sim o calor que ele dissipa (algo assim xD) =)

• Membro VIP
Postado
amigo sobre o desempenho do 7750 vs esse processador que você citou eu não sei...

mas tem uma coisa, TDP não é o tanto de energia que o processador gasta e sim o calor que ele dissipa (algo assim xD) =)

O calor gasto tem uma relação com a quantidade de energia necessária e dissipada... tem haver sim.

Vai ter uma diferença boa na energia, ainda mais se o micro que tem for este pentium 4 que esta em sua assinatura.

Abraços.

Postado
Boa noite.

O micro vai ser usado para navegar na internet e que, em jogos, tire todo proveiro possivel da placa onboard da 780G e possivelmente de uma placa mãe off-board midrange tipo 4670.

Na verdade o propósito do micro é economizar energia, pois o atual que minhas irmãs usam gasta cerca de 300w com fonte vagabunda e monitor CRT. Como ele fica ligado quase que 24/7, queremos montar um micro mais eficiente. Ao mesmo tempo, esperamos um grande aumento em performance.

Em outras palavras, gostaria de saber se o desempenho extra em jogos que o 7750 possui sobre o 5050e vai ser alto o bastante a ponto de compensar o TDP extra de 50W num micro cujo principal proposito é economizar energia.

É uma decisão muito difícil pra mim, pois envolve várias coisas, como: consumo de energia, performance e preço (já que o 5050e é menos poderoso e R$ 60,00 mais caro que o Kuma).

Um abraço.

Amigo, uma placa com 780g não sai por menos que R$250,00 + 5050e R$260,00 =R$510,00. Sinceramente acho que esse investimento não vale a pena em termos de economia, melhor mesmo é investir numa fonte de boa qualidade que não vá desperdiçar a sua energia, pelo que entedi você tem uma HD 4670 e quer ter um bom desempenho em jogos, posso te sugerir um Pentium Dual Core E5200 Box R$180 + GA-G31M-ES2L R$170,00 =R$350,00

esse e5200 consome muito pouco e a GA-G31M-ES2L possui recurso de economia de energia acho que esse combo junto com a HD 4670 ficaria melhor que o combo da amd sugerido, ainda sobraria uns R$160,00 para investir numa fonte real, caso você não possua uma.

Postado

eu acho q nao vale a pena investir num dual core.

acho melhor ir de Kuma mesmo que vai ter um desempenho muito melhor.

porém ele gasta mais energia.

7750 Kuma Box R$ 169

GA-MA78GM-S2H (ótima mobo suporta todos os phenoms II sem problemas )R$ 279

Fonte CoolerMaster RS-390-PMSR-A3 390W Real R$ 115

TOTAL : R$ 563

7750 kuma box + GA-MA78GM-S2H + HD 4670 = desempenho muito bom , você ira rodar todos os jogos da atualidade!!

Postado

Carpa, sua dúvida é realmente interessante, vamos às contas.

Kuma:

14% superior considerando os resutados do 3DMark 06.

18% maior consumo.

30% em média mais barado.

Analizando esse resutado, vejo que o 5050e é uma boa escolha para aqueles gabinetes pequenos onde a difudade de circulação de ar é enorme, num gabinete de 4 baias tipo ATX o kuma se encaixa melhor.

Você pode montar um kit bem básico assim:

Kuma 7750BE 180,00 + DDR2 2X2 800mhz 140,00 + VS A6VMX 180,00 + HD 4760 300,00 + Zalman 360W - 220 + Samsung 160G 160,00 + Coolermaster elite 333 140,00.

A fonte perece salgada? sim, mas como o objetivo e economisar eu não poderia postar um fonte sem PFC ativo.

Caso prefira intel, um combo equivalente seria por o PDC 5200 (200,00)+GA-G31M-S2L(180,00) e o restate já citado.

Fonte Base.

Postado

Obrigado pela resposta, gente.

Acho que não fui muito claro ao descrever meu problema. Peço desculpas.

Minha irmã possui atualmente um Duron com fonte genérica e monitor CRT que gasta mais de 300W e fica ligado cerca de 22 horas por dia (duas pessoas com horários diferentes o usam). Ela não consegue rodar jogo nenhum nele, mas gosta de jogos e gostaria de poder rodar ao menos The Sims 2 (ou 3 no futuro), Age of Empire e jogos do tipo.

Pra matar dois coelhos duma vez, resolvemos, com nosso curtissimo orçamento, montar o PC mais econômico possível e que ao mesmo tempo tenha a melhor performance possível.

-------------

Quanto à fonte, desde o começo eu penso em pegar uma Zalman 360B. Não se preocupem, pois não vou montar um PC green com placa mãe que tenha menos de 80% de eficiência e não tenha PFC. ^^

Optei pela placa mãe 780G porque li uns reviews dizendo que o video onboard dela é bem razoável, e a ausência de uma VGA offboard deve economizar bastante energia.

Também li que a placa é altamente econômica. Neste review, por exemplo, o PC do teste gastou apenas 41w em idle (com um 4850e) e 73w durante a execução de um blu-ray com esta placa. Não sei se esse número é normal em outras placas, mas o pessoal do site ficou impressionado, e eu também (já que o Duron da minha irmã nem Cool 'n Quiet deve ter e deve ficar gastando os 300w direto). O lado ruim é o preço da placa (cerca de 300 reais) e o fato dela esquentar bastante.

Qaunto ao processador 5050e, ele também é altamente econômico (com TDP de apenas 45w) e frio. Porém, não é muito popular aqui no Brasil e custa o mesmo preço de um Core 2 Duo E5200, que é superior.

Sei que por um preço semelhante ao que vou gastar nessa configuração eu posso conseguir uma placa mãe mais barata com uma placa offboard de desempenho muito melhor (ex: GeForce 9500 ou até Radeon 4670), mas acho que, em compensação, eu gastaria BEM mais energia, não?

Minha dúvida entre o 7750 e o 5050e é porque o primeiro parece gastar 95w e esquentar pra burro (o que talvez não seja uma boa ideia numa placa mãe que já tem fama de ser quente), enquanto que o segundo gasta apenas 45W e é bem frio.

-------------

Diante das resostas de vocês, fiquei um pouco mais confuso. XD

Jonny_br, você tem certeza que a diferença de consumo entre os dois é de apenas 18%?

tetelo, onde você acha Core 2 Duo por R$ 180,00 e aquela mobo por R$ 170? Os preços mais baixos que achei pra esses dois (na pichau) foram R$ 240 e R$ 220, respectivamente.

Será que se eu montar um Core 2 Duo 5200 com essa placa mãe listada pelo tetelo + uma Radeon 4670 eu vou gastar muito mais energia do que um Atlhon 5050E com 780G e video onboard?

-------------

Bom, gente, resumindo: Eu sei que com um Atlhon 5050e e uma placa mãe 780G com video onboard eu monto o PC mais econômico possível com meu orçamento. Por outro lado, também sei que com o mesmo orçamento eu posso comprar um processador melhor (7750 ou E5200) e optar por uma mobo mais barata pra pegar uma VGA offboard melhor.

Diante dessa questão custo/beneficio vs economia vs performance, estou super confuso! :wacko:

Desde já agradeço a todos pelas respostas. Fico muito grato mesmo, galera. ^^

Postado

Amigo, entendemos perfeitamente o que você está tentando fazer, acho que você está confundindo TDP 95W vs TDP(Terminal Design Power) com Power Consumption, o 1º é a quantidade de calor decipada, a outra é a quantidade de Watt consumida.

Indiquei uma placa com um chip mais econômico, uma placa de video bem econômica por sinal.

Falando apenas da CPU gastará cerca de 230W+ 20% que a fonte que eu indiquei decipará em calor, 276W aproximadamente.

Postado
Amigo, entendemos perfeitamente o que você está tentando fazer,

Não estava me referindo a você. Algumas pessoas chegaram a entender que o PC a ser trocado é o da assinatura e que eu tenho uma 4670. Por isso resolvi explicar melhor. :lol:

acho que você está confundindo TDP 95W vs TDP(Terminal Design Power) com Power Consumption, o 1º é a quantidade de calor decipada, a outra é a quantidade de Watt consumida.

Onde eu vejo o consumo de energia das peças então, amigo? As especificações só listam TDP.

Estou usando aquela calculadora extreme piwer supply lite, mas mesmo assim acho que não é o ideal, pois ela apenas indica qual a tensão de fonte adequada pra você e não quanto seu computador vai consumir.

Indiquei uma placa com um chip mais econômico, uma placa de video bem econômica por sinal.

Falando apenas da CPU gastará cerca de 230W

Você tem certeza que gasta isso tudo, amigo? Coloquei essas peças na calculadora que te falei e mesmo lá eles só recomendam 230w pra essas especificações em peak load (o que raramente vai acontecer).

Nesta mesma calculadora, diz que a configuração sem placa de video off e com o 4850e (eles não tem o 5050e na tabela) gasta apenas 140w em peak load. Isso é uma economia de quase 40% em relação à outra configuração.

Por favor, entenda que não estou duvidando de você. Apenas gostaria de entender como você faz os calculos de consumo, pois eu sou totalmente leigo em informática e não sei como fazê-los. Uso como base um site de recomendação de fonte, o que não deve ser o ideal.

+ 20% que a fonte que eu indiquei decipará em calor, 276W aproximadamente.

Putz, tem essa de calor também? :(

Tava fazendo minhas contas de consumo adicionando apenas 15% de energia desperdiçada, já a eficiência da fonte, apesar de excelente, não é de 100% (é de 85%).

Então eu tenho que adicionar mais 20% por causa de calor dissipado também?

Postado
Onde eu vejo o consumo de energia das peças então, amigo? As especificações só listam TDP.

Embora consumo e TDP possam ser diferentes, normalmente eles estão bem próximos um do outro. O único jeito de ter certeza é vendo sites de reviews.

Você tem certeza que gasta isso tudo, amigo? Coloquei essas peças na calculadora que te falei e mesmo lá eles só recomendam 230w pra essas especificações em peak load (o que raramente vai acontecer).

Eu coloquei na calculadora: 1 4850e, 1 placa-mãe high end, 1 HD, 1 drive de dvd, 2 pentes de memória, 3 fans, 2 USBs, e obtive 183W em full load. Em uso normal vai pra 158W, e em idle não sei pra quanto vai, deve ir pra baixo de 100W.

Putz, tem essa de calor também?

Não, é a mesma coisa. Se a fonte tem 85% de eficiência, os outros 15% da energia que ela tira da tomada é perdida na forma de calor. Esse calor não faz nada além de aquecer sua fonte.

--

Trocando o 4850e pelo 7750 o aumento no consumo foi quase 40W, então se energia é uma preocupação pra você, acho melhor ir de 5050e e vídeo on. Se você ficar insatisfeito com o desempenho do vídeo, sempre poderá colocar um off, a fonte já está preparada pra aguentar.

Postado

Seguinte, o ideal mesmo é multimetro, é você medir o quanto a sua fonte está retirando da tomada, dabendo que 20% estar sendo decipado em forma de calor, há por ai fontes prometendo 85% de eficiencia, eu particulamente duvido em determinados caso.

Só aconselho não por a VGA se você realmente não for jogar.

Postado
Obrigado pela resposta, gente.

Acho que não fui muito claro ao descrever meu problema. Peço desculpas.

Minha irmã possui atualmente um Duron com fonte genérica e monitor CRT que gasta mais de 300W e fica ligado cerca de 22 horas por dia (duas pessoas com horários diferentes o usam). Ela não consegue rodar jogo nenhum nele, mas gosta de jogos e gostaria de poder rodar ao menos The Sims 2 (ou 3 no futuro), Age of Empire e jogos do tipo.

Pra matar dois coelhos duma vez, resolvemos, com nosso curtissimo orçamento, montar o PC mais econômico possível e que ao mesmo tempo tenha a melhor performance possível.

-------------

Quanto à fonte, desde o começo eu penso em pegar uma Zalman 360B. Não se preocupem, pois não vou montar um PC green com placa mãe que tenha menos de 80% de eficiência e não tenha PFC. ^^

Optei pela placa mãe 780G porque li uns reviews dizendo que o video onboard dela é bem razoável, e a ausência de uma VGA offboard deve economizar bastante energia.

Também li que a placa é altamente econômica. Neste review, por exemplo, o PC do teste gastou apenas 41w em idle (com um 4850e) e 73w durante a execução de um blu-ray com esta placa. Não sei se esse número é normal em outras placas, mas o pessoal do site ficou impressionado, e eu também (já que o Duron da minha irmã nem Cool 'n Quiet deve ter e deve ficar gastando os 300w direto). O lado ruim é o preço da placa (cerca de 300 reais) e o fato dela esquentar bastante.

Qaunto ao processador 5050e, ele também é altamente econômico (com TDP de apenas 45w) e frio. Porém, não é muito popular aqui no Brasil e custa o mesmo preço de um Core 2 Duo E5200, que é superior.

Sei que por um preço semelhante ao que vou gastar nessa configuração eu posso conseguir uma placa mãe mais barata com uma placa offboard de desempenho muito melhor (ex: GeForce 9500 ou até Radeon 4670), mas acho que, em compensação, eu gastaria BEM mais energia, não?

Minha dúvida entre o 7750 e o 5050e é porque o primeiro parece gastar 95w e esquentar pra burro (o que talvez não seja uma boa ideia numa placa mãe que já tem fama de ser quente), enquanto que o segundo gasta apenas 45W e é bem frio.

-------------

Diante das resostas de vocês, fiquei um pouco mais confuso. XD

Jonny_br, você tem certeza que a diferença de consumo entre os dois é de apenas 18%?

tetelo, onde você acha Core 2 Duo por R$ 180,00 e aquela mobo por R$ 170? Os preços mais baixos que achei pra esses dois (na pichau) foram R$ 240 e R$ 220, respectivamente.

Será que se eu montar um Core 2 Duo 5200 com essa placa mãe listada pelo tetelo + uma Radeon 4670 eu vou gastar muito mais energia do que um Atlhon 5050E com 780G e video onboard?

-------------

Bom, gente, resumindo: Eu sei que com um Atlhon 5050e e uma placa mãe 780G com video onboard eu monto o PC mais econômico possível com meu orçamento. Por outro lado, também sei que com o mesmo orçamento eu posso comprar um processador melhor (7750 ou E5200) e optar por uma mobo mais barata pra pegar uma VGA offboard melhor.

Diante dessa questão custo/beneficio vs economia vs performance, estou super confuso! :wacko:

Desde já agradeço a todos pelas respostas. Fico muito grato mesmo, galera. ^^

Eu, moro na cidade do rio e sempre compro produtos de informatica em lojas fisicas que anunciam no site boa dica, a maioria dessas lojas se concentram na região metropolitana do rio, sendo assim se você ou algum conhecido vinher pra ca compre ou peça pra alguém comprar, link para E5200 http://www.boadica.com.br/pesquisa/cpu_proc/precos?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=8.

GA-G31M-ES2L http://www.boadica.com.br/pesquisa/cpu_plmae/precos?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=26&XF=532

Desculpe, pela confusão mas pensei que você tivesse uma Hd 4670, como você não tem; e deseja uma economia de energia acho que o 5050e + 780g formam uma bela combinação, esse video integrado Hd3200 é um dos melhores se tratando em videos on, os jogos que você disse que sua irmã e você irão jogar ele rodará sem problemas, mas não espere grandes coisas em jogos atuais, devido a sua realidade "economizar energia" é o que eu posso te aconselhar de forma sensata. Levando em consideração a sobrevida da plataforma, e a oportunidade de futuros up como vga e processador melhor, pode ir nesse combo amd mesmo que você citou.

OBS: A indicação acima lhe proporciona apenas um pc mais economico, porém gastando menos você terá um desempenho melhor se colocar o x2 7750 mas o gasto de energia será maior, ai não tem jeito só você pode decidir.

Só pra esclarecer uma dúvida o pc da sua irmã fica ligado 22 horas por dia. Quantas horas por dia você predende deixar esse pc novo ligado.

Postado
Eu, moro na cidade do rio e sempre compro produtos de informatica em lojas fisicas que anunciam no site boa dica, a maioria dessas lojas se concentram na região metropolitana do rio, sendo assim se você ou algum conhecido vinher pra ca compre ou peça pra alguém comprar, link para E5200 http://www.boadica.com.br/pesquisa/cpu_proc/precos?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=8.

GA-G31M-ES2L http://www.boadica.com.br/pesquisa/cpu_plmae/precos?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=26&XF=532

Desculpe, pela confusão mas pensei que você tivesse uma Hd 4670, como você não tem; e deseja uma economia de energia acho que o 5050e + 780g formam uma bela combinação, esse video integrado Hd3200 é um dos melhores se tratando em videos on, os jogos que você disse que sua irmã e você irão jogar ele rodará sem problemas, mas não espere grandes coisas em jogos atuais, devido a sua realidade "economizar energia" é o que eu posso te aconselhar de forma sensata. Levando em consideração a sobrevida da plataforma, e a oportunidade de futuros up como vga e processador melhor, pode ir nesse combo amd mesmo que você citou.

OBS: A indicação acima lhe proporciona apenas um pc mais economico, porém gastando menos você terá um desempenho melhor se colocar o x2 7750 mas o gasto de energia será maior, ai não tem jeito só você pode decidir.

Só pra esclarecer uma dúvida o pc da sua irmã fica ligado 22 horas por dia. Quantas horas por dia você predende deixar esse pc novo ligado.

Pois é, uma vez fui num shopping de informatica aí no Rio e as coisas são bem baratas mesmo. Infelizmente moro em Volta Redonda, então o custo da viagem não compensa. Vou ver no Boa Dica se acho alguma loja que envie pra cá. Valeu pela dica :)

O PC novo vai ficar ligado a mesma quantidade de tempo que o atual. 22 horas foi uma estimativa. Talvez seja até mais.

São 3 pessoas (uma mãe e duas irmãs) com horários completamentes diferentes dividindo este PC. Enquanto uma está dormindo ou trabalhando, outra tá usando.

Talvez o up até aumente o uso do PC, pois atualmente nem video do YT ele roda direito. Elas usam apenas pra navegar, msn e e-books. As duas gostam de jogos, então devem aproveitar bem mais o PC com o up.

Um abraço e obrigado pelas respostas. Realmente é difícil decidir entre performance e economia :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...