Ir ao conteúdo

Pc servidor de rede

ckaw

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, estava usando minha rede com 2 pcs e internet banda larga compartilhada (modem-roteador), porém despertou-me a curiosidade das placas de rede dos pcs serem Gigabit, e após uma breve pesquisa descobri que essas placas podem ser conectadas diretamente por um cabo de rede comum cat5 (achava que era apenas por cabos cross)

Enfim, testei a conexão direta e uma vez usada a velocidade de 1000Mbps fica difícil de voltar a usar 100...

Ai vem o problema de custo pois precisaria de um roteador Gigabit p eliminar o gargalo que é meu atual roteador, e haja grana, ja que tb precisaria ser wireless, pois futuramente vou agregar um note na rede.

Minha pergunta é:

Se eu escolhesse um pc servidor (sempre ligado), comprasse mais uma placa de rede (10/100) para acesso a internet e uma placa wireless usb conseguiria montar a rede?

Haveria conflito com tantas placas "penduradas" no servidor?

Desculpe misturar o wireless, ms o foco principal era a velocidade da rede - a ponto de abandonar o roteador atual.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

O que você usa tanto nesses computadores, a ponto de a tecnologia Gigabit ethernet ser tão vantajosa ?

Pra o servidor "servir" internet via wireless, basta que você comrpe uma placa de rede wireless, mas não é muito recomendável que você faça isso, já que é bem mais complexo de se configurar a parte de segurança.

É mais recomendável que você use um roteador wireless mesmo.

Postado

Rola um tráfego, não é sempre, ms acho que vou esperar baixar um pouco o preço dos roteadores wireless gigabit...valeu!

Postado

Ckaw,

A máxima conexão externa que eu consigo hoje, aqui, é um 20 mb safado da GVT. Então, uma rede local de 100 Mbits ainda vai ter 5 vezes a minha necessidade.

E olha que eu faço edição de vídeo, e pego e entrego trabalho pela rede. Arquivos grandes, de 4 ou 5 gb.

Nem no Japão, que já tem acesso a 100 mbits, você iria conseguir alguma vantagem com a sua rede local funcionando a 1000 mbits.

Se o seu tráfego mais intenso é justamente na rede local, com arquivos de bancos de dados, compre um switch gigabit, e todas as placas de rede do mesmo formato.

Mas pra conexão com o roteador, ainda vai demorar muuuuuuuuiiiiitos anos, até que se consiga um tráfego de dados externo, com velocidade superior a 100 mbits, aqui no Brasil.

Postado
Ckaw,

A máxima conexão externa que eu consigo hoje, aqui, é um 20 mb safado da GVT. Então, uma rede local de 100 Mbits ainda vai ter 5 vezes a minha necessidade.

E olha que eu faço edição de vídeo, e pego e entrego trabalho pela rede. Arquivos grandes, de 4 ou 5 gb.

Nem no Japão, que já tem acesso a 100 mbits, você iria conseguir alguma vantagem com a sua rede local funcionando a 1000 mbits.

Se o seu tráfego mais intenso é justamente na rede local, com arquivos de bancos de dados, compre um switch gigabit, e todas as placas de rede do mesmo formato.

Mas pra conexão com o roteador, ainda vai demorar muuuuuuuuiiiiitos anos, até que se consiga um tráfego de dados externo, com velocidade superior a 100 mbits, aqui no Brasil.

Ah não!! é só na local! acesso externo é a 1mb!! rssss

qto ao switch, era minha ideia tb porém como ficaria o acesso w do note nessa rede? as respostas sempre recaem no roteador...

Postado
Ah não!! é só na local! acesso externo é a 1mb!! rssss

qto ao switch, era minha ideia tb porém como ficaria o acesso w do note nessa rede? as respostas sempre recaem no roteador...

Se o seu roteador for um do tipo 54 mbits, e o seu note só tiver b e g no acesso, essa vai ser a velocidade máxima.

Se o seu roteador for do tipo 108 mbits, e o seu note tiver um adaptador wireless a, b e g, então o acesso à rede pode chegar até 108 mbits/s.

Mas eu vou te afirmar uma coisa. Toda vez que vou transferir arquivos do note pra algum pc da rede, mesmo tendo um roteador de 108 mbits, e um note com adaptador wireless Intel Pro/Wireless 3945ABG, o máximo que consigo de taxa efetiva de RX é 3.4 mbits, ou seja, muito distante daqueles 108 mbits que tá escrito no meu router.

Postado
Se o seu roteador for um do tipo 54 mbits, e o seu note só tiver b e g no acesso, essa vai ser a velocidade máxima.

Se o seu roteador for do tipo 108 mbits, e o seu note tiver um adaptador wireless a, b e g, então o acesso à rede pode chegar até 108 mbits/s.

Mas eu vou te afirmar uma coisa. Toda vez que vou transferir arquivos do note pra algum pc da rede, mesmo tendo um roteador de 108 mbits, e um note com adaptador wireless Intel Pro/Wireless 3945ABG, o máximo que consigo de taxa efetiva de RX é 3.4 mbits, ou seja, muito distante daqueles 108 mbits que tá escrito no meu router.

Certo! Só para esclarecer: minha rede atual é só de 2 desk, um modem-roteador (10/100) tudo na " base do cabo"

Não curtia muito esse negócio de acesso sem fio, nem de note, porém esta chegando um da minha filha, então...

O padrão dos notes atuais é o n certo? teoricamente 300mbts com um roteador compatível, mas na pratica deve dar uns 30 a 40% disso...:(

Saberia me informar se criar uma ad-hoc entre um pc e o note usando placas "n" qual seria a velocidade?

Esse note vai acessar a rede somente para internet e algumas poucas trocas de arquivos.

Postado

No seu caso eu optaria por um switch gigabit e um roteador wireless. O switch iria se comunicar fisicamente com os computadores com alta velocidade, enquanto o roteador wireless iria apenas ficar a distribuição da internet, servidor DHCP e conexão wireless.

Postado
No seu caso eu optaria por um switch gigabit e um roteador wireless. O switch iria se comunicar fisicamente com os computadores com alta velocidade, enquanto o roteador wireless iria apenas ficar a distribuição da internet, servidor DHCP e conexão wireless.

É uma boa solução! melhor ainda se eu conseguisse unir os 2 equipamentos num roteador wireless com lan gigabit...$$$

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...