Ir ao conteúdo

Dúvidas com notebook.

badanheiras

Posts recomendados

Postado

Olá

Estou querendo comprar um notebook, no caso meu primeiro note, só que não entendo muito do que é o ideal para um note, meu PC atual é bastante antigo e não saco nada das tecnologias dos últimos tempos, por isso queria um ajuda com algumas dúvidas.

1) Vejo vários tipos de processadores e queria uma ajuda do tipo, qual a diferença entre Core 2 Duo, Centrino 2, Pentium dual?

2) Tem tem bastante diferença nas caches, tipo de 2 até 4 MB, e velocidades de barramento que vão de 667 MHz até 1066MHz, parece bastante diferença, isso dá muita diferença na velocidade do note?

3) Com relação a memória, a maioria trabalha com DDR2 mas alguns tem DDR3 com um preço bem superior, muita diferença aqui também? Além disso quantos vocês acham que seria o minimo para ter no note, uns 3 GB?

4) Com relação as placas gráficas, temos placas integradas e outras offboard, a diferença de preço é bem considerável, vale a pena colocar uma placa de video separada da placa mãe?

5) Quando um processador é bi-processado (acho q todos do item 1 são) e diz que a velocidade é digamos 2 GHz, essa velocidade é de cada um dos processdores ou da combinação dos mesmos?

Todas as perguntas se referem a um pc que deve ser usado para coisas do tipo AutoCAD e jogos, além de tarefas mais comuns como ver vídeos, ouvir músicas, trabalhar com office, essas coisas.

Tenho um pouco de preconceito com processadores da AMD, como são? São bons ou ficam pra trás comparados com os da Intel?

Obrigado.

Postado

1-) Core2duo (e agora Core2Quad) são os processadores top´s da Intel. Centrino e Centrino 2 não são processadores, são plataformas da Intel, formadas por processadores Core2Duo. rede wireless e chipset da Intel. Dual Core é a segunda linha da Intel, pouco mais básica que os Core2Duo (no entanto dependendo das configurações mudam quase nada).

2-) Cache faz diferença em determinadas tarefas, que exijam bastante do processador. O barramento (667MHZ e 800MHZ DDR2 e 1066MHZ DDR3) faz diferença sim, mas depende muito do restante do conjunto (principalmente do processador e da placa de vídeo).

3-) Depende muito das atividades que você vai realizar no notebook. Podem ou não fazer a diferença. Ideal é ter no mínimo 2GB (pra rodar na boa o Vista ou o Seven), bacana mesmo pra ter folga é 3GB ou 4GB (mais que isso é exagero não se usa).

4-) Novamente, depende do que você pretende fazer no notebook. A pior placa offboard (dedicada) é uns 30% mais forte que a MELHOR das onboards (compartilhadas). Se for fazer atividades que não exijam muito de 3D nem aplicações gráficos e MUITO MENOS jogar no notebook, as compartilhadas servem. Se vai mexer com coisas 3D pesadas e jogar no notebook, pega com vídeo dedicado. Aliás, eu recomendo pegar vídeo dedicado de qualquer forma, pra mim melhora em muita coisa. Além de que, vale ressaltar, 95% dos notebooks atuais não permitem troca de placa de vídeo, e os 5% que permitem, uma placa de vídeo para eles não existe pra vender no Brasil, no exterior é bem caro e difícil de achar. Ou seja, a placa de vídeo que vier no seu notebook você terá de aturá-la pra sempre.

5-) Não é bem uma soma (tipo 2.0ghz não significa 4.0ghz) no entanto, um Core2Duo ou Dual Core de 1.6GHZ é muitooo mais rápido que um Pentium IV 3.4GHZ. São tecnologias diferentes.

Agora li que pretende jogar. Então, de prioridade no componente placa de vídeo, ela é 90% responsável pela qualidade em jogos. Pegue um notebook com uma dedicada, e boa se não quiser passar raiva.

Apesar de ainda estarem um pouco atrás da Intel quanto a tecnologia, são excelentes processadores. Não precisa ter preconceito algum com eles. Atualmente estão lado a lado com a Intel e cumprem muito bem sua tarefa de processador. Aliás, muita gente prefere eles ao invés dos da Intel, é gosto. Se o resto do conjunto do notebook for forte, não dispense ele pelo processador ser AMD.

Se quiser, diga quanto pode gastar que o pessoal te ajuda com as melhores opções no valor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!