Ir ao conteúdo

Como bloquear acesso ao HD, porém permitir que uma pasta seja aberta?

PELANO

Posts recomendados

Postado

Olá galera!

Gostaria que contar com a bondade de alguém prá me ensinar (ou pelo menos acabar logo com minha esperança e dizer que não tem como fazer) a executar uma tarefa de grande importância no meu trabalho:

Tenho uma lan house daquelas normais, sem servidor (na realidade tem um computador na recepção com um programa gerenciador de lan house, que a gente insiste em dizer que é um servidor, mas que de servidor não tem nada) e gostaria de tornar as máquinas clientes o mais seguro possível. O meu gerenciador de lan house é o Opticyber 8.2.4 que permite colocar vários bloqueios nas máquinas clientes, entre eles o bloqueio ao acesso às unidades de disco. Ocorre que se eu habilitar o bloqueio à unidades de disco por ele, todas as unidades serão bloqueadas. Não tem como bloquear uma unidade específica. Sendo assim, ele bloqueia acesso à disco rígido, discos flexíveis, pendrive, cd, etc... Qual lan house que não tem cliente que quer colocar uma foto no orkut à partir de uma câmera fotográfica, ou de um CD, ou mesmo de um pendrive? Ou qual lan house que o cliente não quer dar continuidade a uma tarefa salva em uma unidade móvel? Sei que posso manter tudo isso bloqueado e "jogar" o arquivo que o cliente quer em uma determinada máquina, prá ele trabalhar, mas isso atrapalha a privacidade. Trabalhei dois dias assim e tive clientes que foram embora porque recusaram dar o CD ou Pendrive à recepcionista, prá ela colocar os arquivos no compurador, só por questões de privacidade (não tiro a razão do cliente,não!. Não sei o que tinha lá...!).

Uma opção de bloquear acesso a uma unidade específica (e até mesmo ocultar a visualização dela) é através de programas que "policiam" o uso do PC, ou ainda mexendo diretamente no registro do windows, seja pelo REGEDIT ou pelo GEPEDIT. Porém é justamente aí que está o problema: O Opticyber trabalha da seguinte maneira: quando o cliente loga no PC, abre-se uma janela do próprio programa com 03 (três) abas superiores: Jogos, Internet e Serviços. Na aba serviços eu deixo os atalhos aos aplicativos comumente usados, como o office, calculadora, visualisador de imagem, de vídeo, dicionário, etc. Na aba internet, eu coloco os atalhos aos browsers (IE e Mozzila), MSN e Skype. Já na janela jogos é que está o bicho de "sete-cabeças". Eu tenho 60 (sessenta) jogos e essa janelinha do Opticyber não suporta tantos atalhos. Se você coloca mais de 10, ela não exibe todos, além de causar muita lentidão ao processo de login (e né pouco não). Então o que eu tenho feito até hoje: Dentro da aba jogos, eu coloquei um atalho, também nomeado de "jogos", apontando prá uma pasta que está dentro da Unidade "C", onde estão os atalhos de todos os jogos (eu descaracterizei bastante esta pasta, tirando a barra de navegação, botões padrões, barra de menu, de ferramentas, etc.... Mas quem sabe mexer, sabe muito bem que clicando com o botão direito na barra de ferramentas, você ativa tudo de novo e daí, é um passo prá explorar todo o PC). O problema todo é que se eu bloquear o acesso ao disco rígido, esta pasta não abre (logicamente, pois com o disco rígido bloqueado, será permitido apenas a execução de programas e todo mundo sabe que abrir uma pasta, na realidade é um processo de exploração, coisa que não é permitida pelo bloqueio ao disco).

Gostaria, então, de saber se tem como eu fazer abrir esta pasta (onde estão os atalhos dos jogos), mesmo após o bloqueio ao disco rígido.

Também sou todo ouvidos no tocante a outras idéias que algum ser humano bondoso puder me dar prá configuração das máquinas com a maior segurança possível, impedindo (ou tentando impedir,né!) que bisbilhoteiros enfiem o nariz aonde não devem (quem tem lan house sabe do problema que isto representa. É coisa de causar tanta preocupação que tira até o tesão, chegando a afetar o relacionamento conjugal :help:). Exagerado nem um pouco, né...!

Eu (e meu casamento) agradecemos antecipadamente qualquer colaboração. rsrsrs :wub:

Abraço a todos!!!

Postado

opa amigo PELANO.

Bom tambem tenho uma lan.

aqui eu ja bloqueei tudo possivel, tirei iniciar, desabilitei ctrl+alt+del. e tudo mais, so que...

voltei atras e liberei tudo sabe por que?

por que instalei o deep freeze. então criei duas unidades: C: e D:

na c: eu protejo com o deep freeze, a d: eu deixo sem e instalo os jogos nela, tipo jogos que precisam ser atualizados, da level up.

imagina uma coisa, voce sabe que o deep frezze é tipo um antio virus, ele funciona assim: quando voce reinicia o pc ele faz o computador ficar como novo, ou seja se algum cliente for la em uma pasta importante e deletar o que nao deve, voce apenas reinicia o pc e ela volta como magica, se voce pegar unm virus ele é excluido ao reiniciar.

bom agora imagina se voce instalar o deep freeze e tentar instalar um jogo da levelup que precisa ser atualizado toda a semana, ao reiniciar o pc seu jogo teria que atualiza-lo de novio, certo?

então eu so protejo a unidade c:, a d: eu nao protejo.

apenas nao deixe que vejam o executar, e que nao vejam o meus locais de rede.

é isso amigo.

Postado

Brigadão aí, irmão! Mas me responda umas questões?

1º) Ao desproteger a unidade "D" ela não fica vulnerável? E se algum cliente deletar algum jogo?

2º) E aqueles jogos que os clientes gostam de salvar a fase prá continuar posteriormente? Eles não são salvos em meus documentos (unidade C)? Como você arruma para que o Deep Freeze não interfira nesses salvamentos?

3º) E se a sua Unidade D for contaminada com alguma praga? Hoje tem tanta coisa ruim, né! Antes era só vírus, agora tem spyware, malware, não-sei-o-que-mais ware...

3º) Qual programa gerenciador de lan house que você usa? Onde você deixa os atalhos para os jogos e demais programas da sua lan?

4º) Me indicaram o ShadowUser, que faz a mesma função do Deep Freeze. você sabe me dizer qual seria melhor?

Obrigado!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!