Ir ao conteúdo

9600GT, limitada pelo PCI EXPRESS ?

KEKAS

Posts recomendados

Postado
Atenção pessoal, quem tiver QUALQUER 9600GT é IMPERATIVO que defina a frequência do PCI-Express em 100mhz.

É que esta placa não tem o crystal clock chip, e a frequência do clock interno do gpu é determinada por 1/4 da frequência PCI-Express.

Podem ler mais acerca deste assunto aqui.

O que acontece, por exemplo, ao aumentarem a frequência PCI-Express para 110mhz, por exemplo, aumentam a frequência do Core em 10% (os shaders não são afectados).

Isto foi comprovado por um amigo meu e é tema de bastante polémica em vários fóruns, pois acredita-se que muitos dos resultados vistos em reviews foram "adulterados" devido a este "truque". O PCI-Express em AUTO pode variar, o que pode fazer com que a placa sofra um overclock automático "por hardware".

Pelo que sei, por enquanto não há nenhum software que leia correctamente os clocks reais, baseando a sua leitura em 1/4 da frequência do PCI-Express x o multiplicador interno do GPU.

Isto foi constatado pelos mans da TechPowerUp - que ajudaram na criação do GPU-Z, ATITOOL entre outros - ao constatarem um erro de leitura do Rivatuner no Hardware Monitring.

Ao que tudo indica, o Rivatuner Hardware Monitoring baseia a sua leitura em:

Muliplicador Interno do GPU x 27mhz.

O multiplicador interno calcula-se dividindo a frequência que a leitura normal dos drivers dá por 25mhz, que é a frequência requerida para o normal funcionamento do GPU. O rivatuner no Hardware Monitor multiplica sempre por 27mhz pois o único crystal clock generator na placa é o das memórias, 27mhz.

Se a vossa placa for a de 650mhz, a leitura no Rivatuner Hardware Monitoring, independentemente da frequência PCI-Express, será: 650/25=26; 26x27mhz=702mhz, o que está errado!

Logo, se aumentarem em 25mhz o Core clock, na verdade aumentam o multiplicador em 1 valor, para 27mhz; aassim passam a ter: 675:25=27; 27x27mhz=729mhz (leiturra ERRADA do Rivatuner hardware Monitoring).

Um exemplo de como isto pode afectar na prática os clocks de uma 9600GT:

9600GT clocks de referência:

PCI-Express=100mhz

GPU= 650mhz

Core Clock Interno = 100mhz/4 = 25mhz

Multiplicador Core Clock = 650/25 = 26

PCI-Express=110mhz

GPU=650mhz (fake, como vão ver a seguir)

Core Clock Interno=110mhz/4=27,5mhz

Multiplicador Core Clock=26 (fica igualzinho ao do PCI-Express 100mhz, a não ser que se faça OC com o rivatuner ou atitool, aumenta/diminui 1 valor a cada 25mhz)

CORE CLOCK REAL = 26x27,5= 715mhz

Uma forma muito mais simples de calcular o Core Clock Real, usando o exemplo acima: 650x1,10=715 (tipo IVA, LOL)

Os clocks dos shaders não são afectados.

Mais uma vez, se fizerem OC a estas placas gráficas tenham isto em muita atenção, penso que para maior estabilidade mais vale definir sempre o PCI-Express a 100mhz.

Qualquer dúvida digam, terei todo o gosto em ajudar, mas, por favor, tentem compreender tudo o que escrevi acima e ver o artigo do Link para ser mais simples ;)

Fonte : http://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=7498

Isso procede ? :eek:

Eu estou usando a GA- 31M-ES2C que tem o "defeito" de não travar, em 100mhz, o PCI EXPRESS a partir do FSB +- 333.

E não só neste Fórum citado, como em outros lugares da internet, ví dizer que a 9600GT sofre over com a subida do PCI a partir de 100MHZ :huh:

Levando-se em conta o texto em QUOTE, qual seria um valor seguro para deixar o PCI, que não "fritasse" a 9600GT ?:wacko:

Inté :bye:

Postado

Olha, não sei se essa informação procede não. Nunca ví isso!!!

Pelo que eu sei, todos os chips que trabalham com frequencia possuem um gerador de clock. Na minha opinião, esse over de pci-ex altera somente a comunicação entre chipset e VGA, tipo o exemplo:

Se em 100Mhz trafega 2.5Gb/s(PCI-EX 1.0) entre a mobo e a vga, em 111Mhz trafegará uns 2.8Gb/s.

OBS: valores não reais, apenas exemplo de raciocínio!!!

Se alguém tiver mais detalhes poste aí pois agora fiquei curioso também^^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!