Ir ao conteúdo

Como Fazer PC (IDE) Reconhecer HD (SATA II) Conectado Via Placa Controladora PCI?

els

Posts recomendados

Postado

Tinha um HD Maxtor (IDE), com XP, conectado como Master e um Samsung (SATA II), com dados em geral, conectado através de uma Placa PCI (pois a MB P4S533 diretamente só controla IDE).

Tudo estava funcionando bem, aí o Maxtor começou a esquentar demais!

Desliguei o Maxtor e ocorre que não estou conseguindo fazer o PC reconhecer o HD Samsung que está conectado via Placa PCI.

Para as ferramentas do Hiren's é como se ele não existisse. Ele só é visível dentro do próprio XP.

E possível dizer à BIOS que tal HD (controladora) existe?

Na realidade estou na dúvida, pois percebi que o Maxtor tá elevando muito a temperatura e com isso os 3.3V caem e quando chega nos 2.8V a BIOS reseta o PC. Ou seria: os 3.3V estão baixando e com isso o Maxtor (IDE) está esquentando? O Maxtor tem chegado a 55C enquanto o Samsung fica na casa dos 40C.

Tô desconfiado da fonte (R$ 50,00) e penso em substitui-la para ver se soluciona o problema, antes de comprar outro HD ID (R$ 150,00).

Efeito Tostine: A tensão está caindo porque o HD esquenta ou o HD esquenta porque a tensão está caindo?

Há, este 3.3V são os que alimenta o HD?

Grato,

...els...

Postado

Você olhou os jumpers dele?

Olhou também como está configurado na bios a ordem de boot?

as vezes podem ser coisas bem ridículas..

(não sei sobre a temperatura x tensão)

Postado
Tinha um HD Maxtor (IDE), com XP, conectado como Master e um Samsung (SATA II), com dados em geral, conectado através de uma Placa PCI (pois a MB P4S533 diretamente só controla IDE).

Tudo estava funcionando bem, aí o Maxtor começou a esquentar demais!

Desliguei o Maxtor e ocorre que não estou conseguindo fazer o PC reconhecer o HD Samsung que está conectado via Placa PCI.

Para as ferramentas do Hiren's é como se ele não existisse. Ele só é visível dentro do próprio XP.

E possível dizer à BIOS que tal HD (controladora) existe?

Na realidade estou na dúvida, pois percebi que o Maxtor tá elevando muito a temperatura e com isso os 3.3V caem e quando chega nos 2.8V a BIOS reseta o PC. Ou seria: os 3.3V estão baixando e com isso o Maxtor (IDE) está esquentando? O Maxtor tem chegado a 55C enquanto o Samsung fica na casa dos 40C.

Tô desconfiado da fonte (R$ 50,00) e penso em substitui-la para ver se soluciona o problema, antes de comprar outro HD ID (R$ 150,00).

Efeito Tostine: A tensão está caindo porque o HD esquenta ou o HD esquenta porque a tensão está caindo?

Há, este 3.3V são os que alimenta o HD?

Grato,

...els...

quase certeza que é fonte porque se o hd puxa muito(provavelmente com defeito porque hd puxa pouco)

ai pra manter a corrente a votagem abaixa e ai por segurança a bios desliga o pc pra n queima nada

o estranho é que os hds usam 5v e 12v e n 3.3v

o 3.3 é principalmente usado no processador(antes é convertido em 1.xx)

to achando que é a fonte mesmo que pra da corrente pro 12 e 5 volts ela tira tensão do 3.3

posta uma foto da fonte (na lateral onde estão as especificações

quanto ao hd esquentando talvez seja refrigeração(sera que ele n fo isempre quente e só agora que você percebeu??)

ou talves pela fonte com problema o hd deu defeito

e toma cuidado porque falta de corrente me processador e plca de video "PODE" queimar

Postado

Grato pela atenção.

Vou dar um tempo e aguardar uma resposta da Asus.

Usando um programa na inicialização do PC, chamado PC-Check a controladora é localizada em: Bus=0, Device=9, IRQ=10 e IRQ PIN=INTA#.

Quando o PC inicializa, logo após o Post, entre os devices encontrados está a controladora:

Bus=0, Device=9, N.Func=0, Vender ID=1106, Device ID=3249, Mass Storage Controller, IRQ=10.

Porém não aparece a Bios da controladora e ela só reconhecida dentro do XP.

Cheguei a localizar um programa que altera a BIOS adicionando a ROM da controladora, porém a BIOS, em questão, não tem 1K sequer de espaço e a ROM da controladora tem 62K.

Até mais...

...els...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!