Ir ao conteúdo

Dúvida sobre o comando Return! Ajudem!

Corny

Posts recomendados

Postado

Galera, é o seguinte, eu já li muita coisa sobre isso na net, mas nenhum me ajudou realmente, eu já entendi que um return retorna um valor de uma função (menos as funções void que não precisam), mas o que eu ainda não entendi é: quando eu retorno 0, 1? Qual a diferença entre eles?

Ou seja, não sei o porquê de no lugar de return 0 não poderia ser return 1 ou vice-versa...

vocês sabem o porque?

:confused:

Postado

amigo esses returns.. você vai voltar os valores que lhe convem..

ex: você vai fazer uma função pra calcular a media.. você vai entrar com os valores o que você vai retornar???

sim o valor da média!!! sacas???

Postado

isso, o return, de grosso modo, e a forma como as funcoes se "comunicam", fiz o codigo abaixo beeem simples só de exemplo

#include <cstdlib>
#include <iostream>

using namespace std;

int soma(int a,int ;

int main(int argc, char *argv[])
{
int resultado;

//devolve a soma de dois numero
resultado = soma(2,3);

cout << "E o resultado e: " << resultado;

system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}

int soma(int a,int
{
int c;
c = a + b;
return c;
}

e o return nao retorna somente numeros, ele retorna o tipo de funcao determinada, se a funcao for um int, retorna um inteiro, char uma string, etc...

Postado
mas o que eu ainda não entendi é: quando eu retorno 0, 1? Qual a diferença entre eles?

Acho que a sua dúvida é em relação apenas a função main, certo?

As outras funçoes podem usar qualquer valor além de 0 e 1, dependendo do funcionamento delas.

A função main é uma função especial, porque ela é a primeira função a ser chamada. A partir dela você chama outras funções.

No entanto, assim como a função main chama outras funções e recebe o return delas, alguma coisa chama a função main e essa mesma coisa pode estar interessada em receber um valor de return.

Ou seja, você executa um programa de linha de comando em c, é como se o próprio sistema estivesse chamando a função main. A função main então executa as operações dela e no final retorna 0. É um modo dela dizer ao sistema que a chamou que "Ei, tudo ocorreu sem problemas, té mais!".

É apenas uma convenção pra controle de erros. Se você fizer o mesmo programa e no final colocar um return 1, ou return 2... ou mesmo se usar um void sem return, o programa ainda vai funcionar sem problemas, a única diferença é que o sistema que chamou o programa (dos/bash/windows/etc) não receberá um sinal se o programa rodou completamente ou não.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!