Ir ao conteúdo

Pequeno Problema Em Over.

Fabio.ale

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Seguinte, eu tenho praticamente um pânico de fazer over, já perdi um xp1700 novinho, mas como sou teimoso...

A única coisa que eu to fazendo é aumentando o fsb, não quero mexer com o multiplicador pois teria que retirar o proc. e ter de ligar as pontes, enfim, isso não quero fazer. Então eu to aumentando o fsb e chequei no máximo a 148, quando vou além disso o windows da uma mensagem de arquivo corrompido em Windows\system e pede pra que eu o reinstale. você sabe o que é isso.

Eu tenho a impressão que teria que aumentar o vcore, mas quais os problemas reais que posso ter.

Por fim, eu vi o jeito que você deu no pc de um rapaz (que não me lembro o nome) onde você colocou as memorias de 333 a 400mhz, bom, o que você pode me sugerir, com seu conhecimento, para que eu consiga atingir 1700mhz reais no meu pc.

Minha máquina é a seguinte.

Athlon xp 1700+ palomino>asus a7s333>cooler AVC>2 fans auxiliares>gabi. 4 baias>fonte satellite P4 450w.

Normalmente, a temperatura da maquina sem over fica em 42º variando a 48º em games pesados e o gabinete fica em 25º.

Postado

Fabio,

quando você. aumenta a freqüência do FSB, além de elevar a freqüência interna do processador, há aumento tambémém nas freqüências do PCI e do AGP. Lembre-se que o gerador de clock é único, por isso existem os divisores e o multiplicador.

No seu caso, ao colocar o FSB em 148, o divisor utilizado é 4, resultando em uma freqüência no PCI de 37 mHz e no AGP de 74 mHz.

O canal do PCI é utilizado, além dos periféricos "espetados", pelas controladoras IDE (HDs e CDs). Um aumento na freqüência do PCI, acima de determinados parâmetros, pode resultar em má operação das controladoras IDE, levando à corrupção de dados, isso sem falar em possíveis problemas com modems, placas de rede e etc.

É por isso que os overclocks se dão em duas etapas, num primeiro momento eleva-se o FSB, depois parte-se para o multiplicador. Procedendo dessa forma, você. acelera a "comunicação" do processador com os periféricos (e memórias), num primeiro momento, e depois há um incremento na freqüência interna do processador.

Aumentar o Vcore não seria a minha primeira alternativa, talvez o problema esteja muito mais orientado ao NB/SB, que ao processador em si. A solução no momento? Abaixe um pouco o FSB ou, se quiser fazer o extremo oposto, utilize um FSB de 166 mHz, igual ou acima disso, o divisor utilizado pelo chipset é 5, o que retorna o PCI a 33 mHz e o AGP aos 66 mHz.

[]s

• Membro VIP
Postado
Aumentar o Vcore não seria a minha primeira alternativa, talvez o problema esteja muito mais orientado ao NB/SB, que ao processador em si. A solução no momento? Abaixe um pouco o FSB ou, se quiser fazer o extremo oposto, utilize um FSB de 166 mHz, igual ou acima disso, o divisor utilizado pelo chipset é 5, o que retorna o PCI a 33 mHz e o AGP aos 66 mHz.

Obrigado pela explicação, só não entendi a parte acima, o que é NB/SB.

Quanto ao fsb 166 minha placa não suporta, ela é no máximo 133 e o multiplicador está travado pois o meu proc. é palomino. Será que há uma outra saída sem fazer pin-mode ou algo do tipo?

E obrigado pelo esclarecimento.

Postado

Cara, agora você me deu uma duvida, sou meio novo em overclock e tal, mais todos os chipsets tem esse negócio de dividir por um numero maior a partir de certa parte? ou é só alguns chipstes que tem essa caracteristica... porque já ouvi falar lá de um negócio, se eu não me engano o nome é pci lock... que trava, mais também não sei exatamente o que é isso...

quando ao seu problema Fabio, acho que é esse mesmo, eu também tive esse problema, dai eu diminui um pouco o fsb e ficou instavel no windows, e tive que diminuir mais um pouco até ficar totalmente estavel...

Postado

Fabio, NB/SB (NorthBridge/SouthBridge) é o chipset da placa-mãe. O NB faz a "interface" entre o processador, memórias e AGP, já o SB faz a "interface" com o PCI e outros dispositivos. Em alguns casos de instabilidade no over, geralmente quando estes se relacionam à comunicação entre processador e memória, um overvolt no chipset consegue solucionar o problema. Eu acho que não é o teu caso, pelo relato não há instabilidade, mas uma corrupção de dados no HD, isso aparenta uma incapacidade do SB em operar com o PCI a 37 mHz, levando a corromper os dados nos canais IDE.

Ao pessoal mais "purista", desculpe-me pela tentativa de simplificar a questão, sei que se trata de algo mais complexo, mas considero desnecessário entrar em detalhes e rigores técnicos.

Também te devo desculpas Fabio, faço a maior confusão com a "capacidade" dos chipsets, mas o importante é que se o teu só suporta 266 mHz, lembre-se que o divisor máximo é 4. Sem pin mod ou tinta condutiva? Acho um pouco difícil, mas você. já viu se o chipset esquenta muito? Talvez uma refrigeração ativa no chipset ajude.

Wladyslaw, o nForce2 é um chipset que dispõem de PCI e AGP lock. O VIA até o KT600 não dispunha dessa facilidade, a operação era com divisores, o KT600 por exemplo, dispõe do divisor 6 para operar com FSB em 200 mHz. Não sei se a SIS dispõem dos PCI e AGP locks.

[]s

Postado

Realmente o importante e sempre tentar perceber qual o erro ...

no seu caso não é instabilidade do processador q chega a um clock maior facilmente ... tendo q aumentar pouco o vcore mais enfim nada relativo ao seu oc ...

Provavelmente como sua placa-mãe não tem PCI lock e etc sua HD da bas blocks quando chega ao PCI tão alto ...

Seria bom tentar um fsb "redondo" como 2x166 porém pelo jeito sua placa-mãe não suporta ...

Temperatura não o problema no seu caso ....

Pra completar da as oscilações da fonte. . !

• Membro VIP
Postado

As oscilações estavam dentro da margem de 5%, sem problema nenhum. Acho que o problema é aquele mesmo que o amigo BOBSP citou, sei que a minha placa é excelente pra oc. meu único problema é desbloquear o multiplicador, aí eu poderia aumentar o fsb, diminuir o multiplicador e fazer um oc legal.

Eu estava a 1596 mhz, sem nenhum problema, as tenções dentro da margem, o pc funfando legal, temperatura também legal, só pra ter uma ideia eu joguei GTA-você, durante 8 horas seguidas e o pc não de 28º case e 45º proc.

Postado

Fabio, é o contrário, baixar o FSB e aumentar o multiplicador ok!! ;)

Uma outra coisa importante, o pessoal fala de aumentar Vcore como quem diz que pão se compra na padaria, não vá nessa "onda", qualquer overvolt deve ser a sua última opção. Overvolt implica em geração de maior caloria e sobrecarga ao circuito do regulador de tensão, o ideal é chegar ao máximo sem overvolt, caso resolva fazê-lo, o incremento no desempenho deve ser muito melhor, ao ponto de justificar o aumento na temperatura, que tem o condão de contribuir para a piora da performance, a sobrecarga no regulador de tensão e na fonte.

[]s

• Membro VIP
Postado

Quero agradecer aos amigos pelas informações, foram bastante esclarecedores e com certeza aprendi bastante.

Acho que vou ficar como está, 133x11 normal, no momento não posso me dispor a correr o risco de fazer um pin mode e perder o proc. pois estou desempregado e so tenho dindin de bicos que faço para o leite das crianças.

Se tudo der certo pretendo fazer um upgrade até o meio do ano, e estou pensando sériamente em comprar uma nova placa-mãe e continuar com meu proc, aí posso pegar uma nforce2 com pci/agp lock e fazer oc.

obrigado a todos. :-BEER

Postado
Athlon xp 1700+ palomino>asus a7s333>cooler AVC>2 fans auxiliares>gabi. 4 baias>fonte satellite P4 450w.

O problema está ai...

Seu processador é um palomino, por ele trabalhar com o Vcore muito alto ele acaba esquentando demais, não é o processador mais adequado para overclock, eu não faria.

Sua placa não tem PCI Lock, outro risco. Eu não sei o divisor dela de cor, vou procurar saber.

O Cooler também não é dos melhores, você está correndo um grande risco em tentar overclock nessa máquina, acho que você deve parar e procurar um processador e um cooler mais adequado.

OBS.: Compre uma placa com o SiS 748 e um T-Bred B, ai sim você vai ter mais estabilidade para fazer um overclock.

• Membro VIP
Postado

Fala Spider_Rap, beleza.

Calma ai cara, as coisas não são tão ruins assim, esse meu coolerzinho é bom pra caramba, silencioso e bastante eficiente, como disse com o proc normal a maior temp. que eu já atingi foi 48º rodando NFSHP2 tudo no máximo. A temperatura de risco do proc é de 90º então estava com uma folga absurda. Sem falar nos 2 fans auxiliares e um fan especial que uso no verão chamado ARNO :D

Quanto ao proc ser palomino e ao pci lock, realmente você tem razão. Na época não sabia como era ruim pra oc, mancada minha e o pci lock é uma tecnologia nova.

Sua indicação pra um proc. é boa, um T-Bred B acho que ficaria melhor, quanto ao sis não sei ainda, estava pensando em um nforce2, não sei.

Mas aceito sugestões.

Valeu Spider_Rap pelas informações.

• Membro VIP
Postado

So mais uma dúvida, andei mexendo no fsb e rodando o superpi pra ver o "ganho" efetivo que eu tinha em aumentar o clock. Ai surgiu essa dúvida.

No setup tem

"FSB/PCI FREQUENCY = 100/33...

133/33...

145/37...

148/37...

149/37...

esse numero apos a barra é a freqüência do pci, correto? Se for por que não consigo por 149/37 sendo que meu pc já está em 148/37, como vocês conseguem calcular esse divisor, como vocês sabem se é 4,5,6. Existe alguma conta, como funciona.

Se alguem souber, por favor me tire essa dúvida cruel.

Obrigado!!!

Postado

Fala grande! :lol: !!! Beleza? Seguinte:

Como calcular o divisor? Ah. O Marcelo Sousa que me ensinou, e é bastante simples. Veja bem:

Se o seu FSB é 100, o seu divisor SEMPRE SERÁ 3.

Se o seu FSB é 133, o seu divisor SEMPRE será 4

Se o seu FSB é 166, o seu divisor SEMPRE será 5

E acho que ainda tem alguns casos de divisor 6, mas não tenho certeza, então esquece. Finge que eu nem cojitei isso aqui.

MAs aí é o seguinte. Suponhamos que você tenha um DURON MORGAN, e que você consiga colocare o FSB dele em 120. Você fez um overclock bom? não! Pois 120/3= 40. Ou seja. O seu HD vai pro espaço e provavelmente mais alguma coisa que esteja espetada no seu slot PCI.

Se você tem um At5hlon Xp 2100+, e coloca seu FSB em 165. OVERCLOCK MONSTRO? não! Pois 165/4=41.25!!!!! Aí nem tem o que falar né?

Mas nos casos de placas mãe que possuem o recurso do PCI LOCK, esta barreira não existe, pois independentemente do FSB, seu PCI sempre estará no padrão, que é 33Mhz.

Era isso que você queria saber? Bem, se não era foi mal cara :P ... Mas se era, espero ter sido útil!...

PS: me desculpe não ter te respondido antes cara! É que eu não estava podendo postar.... MAs eu lí a sua mensagem que você mandou pra mim e respondí assim que deu! Abração Fabio.ale... Iron maidem arrebenta a lot!

• Membro VIP
Postado
PS: me desculpe não ter te respondido antes cara! É que eu não estava podendo postar.... MAs eu lí a sua mensagem que você mandou pra mim e respondí assim que deu! Abração Fabio.ale... Iron maidem arrebenta a lot!

Sem grilo, eu imaginei que você deveria estar de férias, ou sei lá, algo assim.

Valeu pelo esclarecimento, GLABRO.

Abraço.

Postado
Postado Originalmente por Fabio.ale@04 jan 2004, 23:18

Sem grilo, eu imaginei que você deveria estar de férias, ou sei lá, algo assim.

Valeu pelo esclarecimento, GLABRO.

Abraço.

Que isso cara :D ... Precisando tamos aí...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...