Ir ao conteúdo

Q8200 -> Temperatura dos Núcleos

Posts recomendados

Postado

Tenho um Q8200 - 2,33Ghz.

A temperatura do CPU geral fica entre 40 - 50° em Full.

No entanto estou preocupado pois o núcleo 1 em idle fica em cerca de 50º e em Full jogando jogos ou aplicativos, 60 ~68º !!!

E o segundo núcleo vai aumentando também conforme o tempo vai passando...

Devo me preocupar, fazer algo ou não????

Posso por exemplo fazer um overclock ou é arriscado ( antes de perceber isso usei ele por uma hora em 2.8~2.7Ghz)

OBRIGADO.

Postado

Cara, as temps desses núcleos do Q8200 são um mistério. Aqui acontece a mesma coisa: temperatura da CPU: 33 – 40º e temperatura do núcleos em ~56 em idle e ~70 em full. Após ver relatos do mesmo problema com várias pessoas, desencanei – deve ser algum bug do sensor.

O interessante que um cara do fórum colocou ele a 3.0 GHz e as temps dos núcleos praticamente não sofreram alteração.

Postado

Bom, o limite da arquitetura dele é 71º, então não vejo nada demais nessas temperaturas.

Dependendo da placa mãe, as temperaturas dele acabam sendo lidas de forma errada, e aí só atualizando a BIOS mesmo pra ver se esse erro é corrigido.

O normal dele em Iddle, é uns 35~45 Graus, e em Full, mesmo o Limite sento 71º, ele funciona normal até 75º, então não há nada com o que se preocupar.

Abraço!

Postado
Bom, o limite da arquitetura dele é 71º, então não vejo nada demais nessas temperaturas.

Dependendo da placa mãe, as temperaturas dele acabam sendo lidas de forma errada, e aí só atualizando a BIOS mesmo pra ver se esse erro é corrigido.

O normal dele em Iddle, é uns 35~45 Graus, e em Full, mesmo o Limite sento 71º, ele funciona normal até 75º, então não há nada com o que se preocupar.

Abraço!

ontem fiz um pequeno Over no meu processador e coloquei ele com frequencia de 400Mhz. Cada núcleo ficou com 2.8Ghz.

Fui ver na temperatura dos núcleos no Everest e aparece descrito 75º - 76º no núcleo 1, 69º no 2, e no restante variando de 69º pra baixo. Tudo durante partidas de Crysis.

No CPU MESMO, fica uns 56º...

Será mesmo que não influencia em nada essas temperaturas de núcleos?? Pelo menos o meu pc em geral tá geladinho em quem esquenta mais lá é a Placa de vídeo...

• 2 meses depois...
Postado

a temp do meu processador[Q8200] em si.. fica por volta dos 55° a 60°.. mas os núcleos me assusta... chega nos 100° isso é normal ?

Postado
a temp do meu processador[Q8200] em si.. fica por volta dos 55° a 60°.. mas os núcleos me assusta... chega nos 100° isso é normal ?

Ele mostra as temperaturas dos núcleos meio altas mesmo. Mas, 100º já é muito alta, bem como a temperatura do processador de 55-60º.

Foi você mesmo que instalou o processador?

Se foi, verifique se o cooler está bem encaixado, com todas as travas bem encaixadas.

Se foi outra pessoa, peça a ele que verifique isso.

Postado

onde ele esta.. não tem muita ventlição... to pensando em compra um cooler bufalo pra tenta força uma ventilação melhor...o q acha ?

Postado
foi compra em loja.. [extra]
onde ele esta.. não tem muita ventlição... to pensando em compra um cooler bufalo pra tenta força uma ventilação melhor...o q acha ?

Se foi um PC comprado no Extra, abri-lo para trocar o cooler implicaria em perda da garantia, caso ainda esteja no período.

Sugiro que baixe o Everest e veja qual o modelo da placa mãe que veio em seu PC e a versão da BIOS instalada. Depois vá no site do fabricante e veja se essa BIOS já suporta o Q8200. Se não suporta, baixe a mais recente e faça a atualização.

Se não resolver ou se já estiver com a BIOS mais nova, e você estiver disposto a abrir o PC, veja se o cooler está bem encaixado antes de comprar um cooler novo – até porque, esse cooler Box já dá conta do Q8200 tranqüilo. Se não tiver confiança em fazer isso sozinho, leve a um técnico.

O local onde ele está, mesmo sendo quente e mal ventilado, não elevaria tanto a temperatura – desde que você não obstrua as entradas de ar laterais do gabinete.

Postado

Abri a lateral... e conectei 2 coolers q tinha aqui jogado [nem sabia deles =/] com ele aberto... e os coolers.. tá em 30-60°

BIOS eu não entendi.. o everest fala q eu tenho uma versão vou no site da MSI e lá tem uma versão inferior a minha...

tenho uma P6NGM2

• 2 semanas depois...
Postado

Olá...

Tenho um Q8200 e uso para medir a temperatura o programa que veio na placa mãe P5N-D da Asus... e acho que a placa esté medindo errado... pois meu processador já chegou aos 120º quando usava com o cooler que veio no Box do processador. Troquei o cooler por um Akasa-967 Nero e mesmo assim a temperatura baixou para 80º em full rodando Grid nas configurações Ultra.

Meu gabinete é um Wisecase 878A - Spider e tem um Fan na frente, puxando ar para dentro e outro Fan atrás jogando o ar quente para fora, mais o Nero e um Fan sobre o Chipset da placa-mãe.

O Programa lá Ai mede a temperatura da CPU sempre entre 50º e 80º e a do System entre 45º e 50º...

Vou instalar o Everest para ver as temperaturas...

-------------------------------------------------------------------

Editado:

Como falei pra vocês... vou colar aqui a foto da medição do Everest Ultimate Edition...

testeeverest.th.jpg

A temperatura está muito alta né? Mas não sei mais o que fazer para abaixá-la... talvez um UP da Bios, mas não tenho ideia de como fazer isso... minha placa mãe é a P5N-D da Asus...

Usei a pasta térmica que acompanha o cooler Akasa-967 Nero...

Se alguém puder me dar um Help...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!