Ir ao conteúdo

Overclock em Pentium Dual Core E5200 + Placa Mãe Gigabyte GA-G31M-ES2C

galo07

Posts recomendados

Postado

Pessoal é o seguinte: estou com essa máquina e gostaria de saber quais valores vocês sugerem para fazer um overclock totalmente seguro. Não sei nada sobre over, então preciso que vocês me indiquem os programas que devo utilizar e que façam um pequeno tutorial ou passem o link.

Minha configuração:

Pentium Dual Core E5200 (com cooler que veio junto), Placa Mãe Gigabyte GA-31M-ES2C rev1.1, Memória 2x1GB 667Mhz Markivision, HD 160Gb, Placa de Vídeo Gforce 8600GT, Fonte Extream 450W, Gabinete genérico sem nenhum fan adicional.

Gostaria que fosse seguro e ao mesmo tempo bom para essa configuração...

Valeu!

Postado

já que você disse que não sabe nada de overclock, aqui está o primeiro passo:

Leia.

leia tudo sobre overclock que você encontrar, veja videos no youtube e quando você achar que sabe tudo de overclock, ai você sabe o minimo para um overclock seguro.

vou fazer uma sintese para você (sintese é o resumo do resumo):

Riscos:

- Queimar/danificar algum ou vários dos componentes de seu computador

- Diminuição da vida útil do seu equipamento (er... não é risco, é fato, diminui, ja foi comprovado)

Precauções para se ter o overclock mais seguro possivel:

- Um equipamento de qualidade (não confunda um equipamento com qualidade e um equipamento top de linha, são duas coisas diferentes)

- Um bom cooler que resfrie bem o processador (em overclocks bem leves dá para utilizar o cooler que vem com o processador)

- Um gabinete bem refrigerado (ou seja, esse: "sem nenhum fan adicional" tem que mudar para 1 fan traseiro/lateral adicional)

- Conhecimento profundo sobre overclock

Vantagens:

- Ganho de performance sem ter que gastar rios de dinheiro em um equipamento top de linha

Agora vou falar algumas verdades que você tem que saber:

Nenhum overclock é seguro, existem apenas overclocks menos seguros e mais seguros.

Ninguém sabe quanto sua máquina faz de overclock com margem de segurança, pois ja foi testado e comprovado que dois equipamentos exatamente iguais em temperaturas e condições climáticas iguais não tem o mesmo "limite" de overclock, ou seja, um vai além do que o outro.

Quando você achar que sabe o suficiente, você só acha mesmo, pois quando você vai fazer o overclock você se depara com algo que você nunca tinha ouvido falar (aconteceu comigo)

Um exemplo de pessoa querendo fazer overclock sou eu, estou desde janeiro lendo sobre overclock, ja tentei fazer mas algumas coisas deram errado, por isso, digo por experiência que é melhor ler antes de fazer.

E uma ultima coisa:

Não se assuste com o que eu disse, pois com a leitura certa, e coma ajuda certa você aprende rapidinho, e conteúdo sobre overclock é o que não falta aqui no Clube do Hardware.

Dica:

Leia os outros tópicos do povo fazendo overclock, inclusive as respostas.

Também seria interessante ler a área Coolers & Dissipadores.

depois de tudo isso, tenho certeza que se algo der errado em seu overclock, não será por que você fez algo errado.

estou aberto a receber mais duvidas e terei o maior prazer em te ajudar, pois ajudando você eu também aprendo.

OBS:amanhã eu só vou entrar no final da tarde

OBS2: se quiser, amanhã pesquiso uns bons videos no youtube e uns bons links de tutoriais e te passo.

Postado

Vou querer esses vídeos e links sim. Bom, mas quanto você acha que dá para subir com "segurança" de acordo com minha configuração?? Vou tentar arranjar um gabinete melhor... Valeu!

Postado

tem gente que fala que consegue uns 3Ghz no cooler box (não se se é verdade), mas acho que até uns 2.7ghz-2.8Ghz não terá nenhum problema.

teste em 2.6Ghz, use o stress test do Everest por uns 10 minutos, e verifique a temperatura. acho que o ideal seria não passar de 60C

se ficar abaixo de 60C, almente para 2.7Ghz e repita o processo. vá testando de pouco em pouco.(depois que passar de 2.7Ghz rode o stress test por uns 30 minutos).

quando a temperatura superar 60C ou o computador resetar, ai você sabe que já passou do limite do processador sem alterar sua tensão.(ahhh, ja ia esquecendo de falar para você travar a tensão na bios para a padrão)

quando acontecer isso, diminua de 100 em 100 Mhz e apre assim que a temperatura ficar abaixo de 60C ou assim que parar de resetar.

caso você queira um overclock mais agressivo e o problema for o computador resetar, é porque ele precisa de mais energia, ai precisaremos mechem em suas voltagens, mas ai são outros quinhentos(prefiro não mexer com voltagens, acho que assim o risco de dano cai consideravelmente).

se o probrema for a temperatura, aí você pode adquirir um cooler melhor (mas aí você tera que gastar uns R$74 +ou-)

e outra coisa que você precisa saber;

quando se altera o FSB (Front Side Bus), automaticamente se faz overclock nas memórias e nos barramentos PCI e PCI-E, assim você tem que travá-los em sua frequência padrão, pois além de overclockar essas partes não trazer resultados muito grandes, o risco, para mim já se torna inaceitável.

em algumas placas-mãe não é possivel travar essas frequências, neste caso o overclock fica bem mais limitado ( suspeito que é o caso da minha placa).

agora irei colher os links:

Informações sobre seu processador

YouTube - PC Overclock - Rápido, Seguro e Eficiente (PT) meio básico, mas ja ensina como fazer através de programas (eu sabia que dava, mas não sabia que programa usar)

http://www.dicaspc.com/2007/12/tutorial-para-iniciantes-como-fazer.html

Postado

Sobre o gabinete, pegue um bem grande e com vários coolers, garantindo um fluxo de ar forte e constante.

dependendo do quanto quer gastar com um gabinete, pode-se pegar verdadeiros monstros (um exagero para um pc como o seu, é claro), então um Gabinete com 3 Coolers ja deve bastar (sendo 2 120mm, um na frente e outro atrás e outro na lateral de 80mm ou 120mm)

e também lembre-se sempre de limpar seu pc com um pano seco, nada de produtos ou água.pode-se usar um aspirador de pó com muito cuidado(muito mesmo) e também cotonetes secos para áreas apertadas. a poeira também aumenta consideravelmente a temperatura.

Pessoal, desculpas os dois posts, ams assima cho que organiza umpouco mais e facilita o entendimento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...