Ir ao conteúdo

Como funciona o GT200b/RV790?

Marcelo970

Posts recomendados

Postado

Antes de mais nada queria pedir desculpas se existe algum tópico similar ou alguma notícia aqui do Clube do Hardware mesmo que já tenho respondido esta pergunta.

Sempre que vejo especificações de GPUs eu fico imaginando como uma GPU funciona para conseguir o que ela faz.

Então gostaria de fazer algumas perguntas:

- Desde a série 8 da Nvidia, as VGAs da mesma tem apresentado um clock mais elevado para shader (shader clock) e outro mais baixo para o resto da GPU. Li aqui mesmo no Clube do Hardware, que o shader clock é usado nos Stream Processors mas e o outro é usado aonde?

- Os 441mi a mais de transistores realmente fazem diferença entre o GT200b e o RV790 ou é mais para atingir clocks maiores?

- As memórias GDDR5 pelo que eu entendi, transferem 4 dados por pulso de clock. Se eu entendi direito, elas não poderiam ser chamadas de QDR (quad-data-rate)?

- A velocidade de comunicação entre memória e GPU faz com que a GPU processe mais rápido ou simplesmente faz com que a GPU receba mais rápido?

- CUDA pelo que li, seria um conjunto de instruções otimizadas. Eu li certo ou não? Esse CUDA se encontra nos drives dentro do HDD ou dentro do cache L1 na GPU?

- PhysX é uma tecnologia criada pela Ageia e comprada pela Nvidia. PhysX no inicio, eram placas com o intuito de processar somente física. Mas dentro das VGAs onde essa "placa" se encontra? No formato de instruções junto com o CUDA ou dentro de um chip em algum lugar do PCB na VGA?

- Se uma GPU tem Stream Processor (presente hoje no Cell Broadband Engine) que pelo que sei é muito mais rápido que um processador normal, como 4 núcleos de uma CPU conseguem impedir um gargalo de 240 SPs?

Bom acho que é isso por enquanto. Se eu achar mais perguntas eu posto aqui (se o tópico não se encerrar =X).

• Membro VIP
Postado

Então gostaria de fazer algumas perguntas:

- Desde a série 8 da Nvidia, as VGAs da mesma tem apresentado um clock mais elevado para shader (shader clock) e outro mais baixo para o resto da GPU. Li aqui mesmo no Clube do Hardware, que o shader clock é usado nos Stream Processors mas e o outro é usado aonde?

No resto do chip.. nas ROPs, TMUs..

- Os 441mi a mais de transistores realmente fazem diferença entre o GT200b e o RV790 ou é mais para atingir clocks maiores?

O número de transístores não tem a ver com os clocks maiores.

Ele tem mais transístores pois a arquitetura que a nVidia usa demanda estes transístores para o chip atingor a performance desejada.

- As memórias GDDR5 pelo que eu entendi, transferem 4 dados por pulso de clock. Se eu entendi direito, elas não poderiam ser chamadas de QDR (quad-data-rate)?

pois é, aí um dos mistérios da informática.

Pelo que sei, QDR é um outro tipo de memória. Mas ainda sim não faz muita lógica. :wacko:

- A velocidade de comunicação entre memória e GPU faz com que a GPU processe mais rápido ou simplesmente faz com que a GPU receba mais rápido?

Receba/envie.

- CUDA pelo que li, seria um conjunto de instruções otimizadas. Eu li certo ou não? Esse CUDA se encontra nos drives dentro do HDD ou dentro do cache L1 na GPU?

Passo.

- PhysX é uma tecnologia criada pela Ageia e comprada pela Nvidia. PhysX no inicio, eram placas com o intuito de processar somente física. Mas dentro das VGAs onde essa "placa" se encontra? No formato de instruções junto com o CUDA ou dentro de um chip em algum lugar do PCB na VGA?

Eles adaptaram o PhysX para rodar com o processador gráfico ao invés da placa dedicada.

- Se uma GPU tem Stream Processor (presente hoje no Cell Broadband Engine) que pelo que sei é muito mais rápido que um processador normal, como 4 núcleos de uma CPU conseguem impedir um gargalo de 240 SPs?

Porque o processador não faz o trabalho da VGA (e nem a VGA o do processador)

O Gargalo é outra coisa que não tem relação com isso. ;)

Bom acho que é isso por enquanto. Se eu achar mais perguntas eu posto aqui (se o tópico não se encerrar =X).

Se você quiser entender como cada um dos chips funciona avise, embora os links sejam em inglês as explicações são excelentes. ^_^

• Membro VIP
  • 3 semanas depois...
Postado

Obrigado pelas respostas XITA ^_^. Depois de muita leitura e paciência :P eu finalmente consegui terminar, e bem no fim não restam mais dúvidas, logo o tópico poderá ser marcado como resolvido.

Postado

pelo pouco que eu sei as Vgas tem mais poder de processamento doq as Cpus ..

só queria fazer uma pergunta ... porque o Clock das Radeon é o mesmo pra SPs e pro núcleo e o da nvidia o dos Shader é muito mais alto (1,5k) ????

• Membro VIP
Postado
pelo pouco que eu sei as Vgas tem mais poder de processamento doq as Cpus ..

só queria fazer uma pergunta ... porque o Clock das Radeon é o mesmo pra SPs e pro núcleo e o da nvidia o dos Shader é muito mais alto (1,5k) ????

Porque eles conseguiram (e o pessoal da ATI não), porque na arquitetura deles isso é importante, na da ATI não, tem várias respostas ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!