Ir ao conteúdo

Instalando Ubuntu 9.04 e Mandriva 2009.1

Greenleafboy

Posts recomendados

Postado

Gostaria de instalar as 2 versões[ubuntu e Mandriva] em um unico HD de 80GB

quando instalava apenas um versão, eu selecionava "Usar Disco inteiro" porém agora tenho que criar e editar partições que é muito diferente do Windows

Preciso de ajuda pois na hora de particionar, é perguntado o ponto de Montagem, porém não sei o espaço de /root ou /user ou outros pontos de montagem

se possivel, me arrumem um tutorial ou me ensinem como fazer isso

[Estou usando meu PC, mostrado em minha assinatura]

Postado

Ok, Greenleafboy. Quando você for instalar o primeiro Linux, quando abrir o particionador, você vai primeiro diminuir a partição do Windows XP (Atenção: antes de começar a instalação, entre no XP e desfragmente o disco) pra, digamos, 39 GB. Vai ficar 41 GB livres, então você cria uma partição com 20 GB, depois cria outra partição c/ 20 GB (as duas c/ sistema de arquivos ext3) e, no fim, uma partição c/ 1 GB p/ swap (que é onde vai a memória quando sua ram for insuficiente).

Em seguida instale o sistema em uma das partições de 20 GB (não se preocupe com 'root', 'home' etc., instale todo ele ali), se for perguntado, é '/'. Depois entre c/ o outro Linux e instale da mesma maneira na outra partição de 20 GB que sobrou. Ambos (Ubuntu e Mandriva) vão usar a mesma partição de swap.

Qualquer coisa, pergunte.

Postado

depois de fazer varios testes eu consegui descobrir

obrigado cipolla pela ajuda

Usei um HD de 80GB

comçando pelo Ubuntu

Criei uma Partição Journaling EXT3 de 39GB

criei outra Swap de 2GB

Criei outra partição com o restante do disco, só que aí é o porém

na hora de escolher o tipo de partição, deve selecionar "Não Usar Partição"

daí vai ficar

Partição 1: 39GB EXT3 - Ponto de Montagem *"/" Primaria

Partição 2: 39GB Não Utilizada

Partição 3: 2GB Swap - Logica

Pronto, ao seguir a instalação, a tabela de partição será montada e a Partição 1 será formatada e nela será instalada o Ubuntu

depois de instalado o Ubuntu reiniciei a Maquina com o Cd do Mandriva 2009.1 Spring

Segui normalmente a instalação, na hora do particionamento de Disco apareceram 3 opções

-Usar Disco Inteiro

-Usar Partição 2

-Particionar Manualmente

selecionei a segunda e continuei normalmente a instalação

no final reiniciei o micro e no Grub Mostrou a opção de Boot

-Mandriva

-Mandriva(modo seguro)

-Ubuntu

foi mastrado o madriva primeiro pois ele foi o ultimo a ser instalado, isso pode ser alterado

foi isso :D

as Partições "Partição 1, 2 e 3" foram usadas como exemplo, o nome mostrado durante a instalação é outro

os tamanhos "80GB, 2GB, 39GB" são nominais, valores reais são outros

Postado

Se mais tarde acontecer de você querer que o Ubuntu seja o sistema padrão p/ iniciar basta editar o arquivo /boot/grub/menu.lst (na partição do Mandriva) e passar a entrada do Ubuntu p/ cima das outras ou mudar 'default 0' p/ 'default 2'.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...