Ir ao conteúdo

Tem problema com essa ponta?

demondoido

Posts recomendados

Postado

Pessoal, meu ferro de solda é de 30W. De uns tempos para cá ele veio perdendo eficiência, ficando muito fraco, a ponta dele parecia um grafite :o. Então peguei um pedaço de fio de cobre com 4mm de diâmetro eu acho, alinhei ele com um martelo, lixei ele, fiz uma ponta com uma lima, coloquei ele na solda (fiz ele bem grande pra ficar com uma boa área de contato com a resistência da solda) e deixei uma ponta de mais ou menos 3cm para fora.

Eu de início achei que não ia dar certo, mas coloquei ele fui no banheiro na hora que voltei ele já estava oxidando pelo calor, e ficou com uma coloração prateada, então era sinal de que realmente ele estava recebendo calor.

Coloquei uma camada de estanho na ponta dele, deixei ele consumindo o estanho por uns 5 minutos, e limpei com um pedaço de papel toalha um pouco umedecido.

Agora fui estreiar ele tirando um capacitor de uma PCI, foi tiro e queda, está melhor que a ponta original, em muiiiiitttooooo pouco tempo ele esquenta bem, e funde o estanho instantaneamente, eu só encostei nele e já fundiu, também fiz uma ponta bem fina pro ponto de calor ficar concentrado.

Está muiiiittttoooo bom, e olha que eu nunca tinha feito ou visto algo parecido. Mas não sei se isso é adequado. Posso ou não continuar usando esta ponta de solda caseira?

Postado

Salve, demondoido.

Funciona, sim! Já fiz isso, mas quando eu não tinha as pontas originais. Prefiro as pontas originais, mas essa gambia quebra o galho, sim. Não vai te dar problemas. Qaulquer metal que caiba no buraco do ferro, serve.

[]'s

Postado

apenas reforço o que o Mauricio disse.

Uma coisa comum também é pontas de material de baixa qualidade que acabam amolecendo com o passar do tempo... Uma substituição com uma "Bambiarra de cobre" ajuda muito.

Postado

Éssa é a melhor ponta, ferros mais antigos bons, só vinham assim, os de hoje são tão vagabundos que a ponta não presta, o cobre é um dos melhores condutores de calor, você esperava que não desse certo?

Só o que acontece é gastar pelo calor e reação química com o fundente (substância que possibilita a aderência do estanho na parte unida).

Na verdade não é uma solda e sim uma união utilizando material diferente, pois solda é tecnicamente quando se utiliza o mesmo material para unir duas ou mais partes, resultando em uma única peça de mesma composição química, mas isso é só blablabla...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!