Ir ao conteúdo

Fazer upgrade me ajudem!!!

flavioyt

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

sou novo aqui no forum e gostaria da ajude de vocês.

É o seguinte, tenho um notebook e gostaria de fazer um upgrade no mesmo, mas como não posso fazer todos os upgrades de uma vez, gostaria da opinião.

Para melhorar o desempenho de meu note, stava pensando em, substituir meu processador por um Intel Extreme 3.06ghz 6mb cache, aumentar a memória atual de 4gb para 8gb ou por último colocar um hd SSD de 256gb.

Qual destas opções vocês acham que irá ajudar mais ainda a deixar o "bicho" mais veloz??

Pensei a princípio no processador, mas como terei que abrir a máquina fiquei na dúvida entre memória e hd......mas enfim se for o processador a melhor escolha, fazer o que.

Grato.

• Membro VIP
Postado

Qual seu notebook?

voce tem que ver pelo modelo do seu chipset, para saber se o notebook suporta todos esses upgrades.

Postado

Meu note suporta sim estas atualizações, ele é um Vaio AW390, mas como falta "tempo", gostaria de fazer uma atualização de cada vez, então qual delas seria melhor fazer primeiro??

• Membro VIP
Postado

O principal é processador e memoria. Pois o hardware trabalha assim, o chipset controla tudo principalmente a velocidade do barramento, então se você colocar um processador 1066Mhz com memoria 800Mhz fara com que toda a placa trabalhe a 800Mhz inclusive o processador.

Então comece pelo processador ou memoria.

Postado

Este chipset suporta tanto ddr2 quanto ddr3, caso eu faça o upgrade p/ ddr3, ouvi dizer que terei que trocar a placa de video tb ( coisa que eu nem sei se e possivel ) p/ ficar compativel, é verdade isto??

Outra coisa, parece que os notes da Vaio vem com o processador soldado na placa evitando assim que faça o upgrade do mesmo, é verdade??

Grato.

So um detalhe...a placa de video dele é uma geforce 9600M GT

• Membro VIP
Postado
Este chipset suporta tanto ddr2 quanto ddr3, caso eu faça o upgrade p/ ddr3, ouvi dizer que terei que trocar a placa de video tb ( coisa que eu nem sei se e possivel ) p/ ficar compativel, é verdade isto??

Não. É como falei, se sua placa de vídeo trabalhe a uma velocidade menor o barramento baixara a velocidade para atende-lá.

Para saber se é possível trocar a placa de vídeo, você tem que ver se seu notebook possui slot MxM, se sim é possível.

Outra coisa, parece que os notes da Vaio vem com o processador soldado na placa evitando assim que faça o upgrade do mesmo, é verdade??

Grato.

Processador soldado só vi em notebooks antigo, nesses novo são por socket.

O que é soldado na maioria dos notebooks é a placa de vídeo, não seria isso?

Postado

Eu so não sei se minha placa de video é ddr2 ou ddr3, entre no site da nvidia mas não achei nada d+.

O estranho é que a configuração de fábrica do note é processador core2duo 2.66ghz ( barramento 1066 ) , 4gb memória ddr2 800mhz, a placa de video eu não sei ainda.

Porque então o fabricante faz esta "zona" se na real irá fazer com que o pc trabalhe a 800mhz??

Bom mas enfim, decidi que irei fazer o upgrade de memória primeiro, mas agora surgiu mais uma dúvida, minha memória atual é 4gb/800mhz/CL5........já a nova que eu vi para efetuar a substituição é 8gb possui a mesma frequência mas é mais "lenta" possui CL6, será que vale a pena???

Grato.

• Membro VIP
Postado
Eu so não sei se minha placa de video é ddr2 ou ddr3, entre no site da nvidia mas não achei nada d+.

O estranho é que a configuração de fábrica do note é processador core2duo 2.66ghz ( barramento 1066 ) , 4gb memória ddr2 800mhz, a placa de video eu não sei ainda.

Porque então o fabricante faz esta "zona" se na real irá fazer com que o pc trabalhe a 800mhz??

Eles compram em lotes das empresas e o que for melhor no custo eles compram. Por isso que vem assim, processador x com memoria y.

Bom mas enfim, decidi que irei fazer o upgrade de memória primeiro, mas agora surgiu mais uma dúvida, minha memória atual é 4gb/800mhz/CL5........já a nova que eu vi para efetuar a substituição é 8gb possui a mesma frequência mas é mais "lenta" possui CL6, será que vale a pena???

Grato.

A única diferença entre elas é a latência, o resto será igual. O problema é o preço que a CL 5 é quase o dobro do preço. Vai da sua necessidade também.

Postado

Amigo, não sei se vale a pena fazer um Upgrade para 8gb de memória... É muita coisa, e a maioria dos sistemas operacionais não lêem nem metade disso. Utilizando ainda um Windows Vista 64bits (não muito comum para uso "home", porém um dos mais potentes) ele irá processar apenas 4gb, sendo assim, seus outros 4gb de RAM vão ficar sobrando sem uso...

Aconselho você a fazer um upgrade no resto mesmo... se for MXM, aconselho altamente a primeiro fazer um bom upgrade na sua placa de vídeo, depois processador (se quiser).

Pois de memória já está ótimo! Não vai usar mais que isso. A não ser que crie um sistema operacional que trabalhe com mais de 64bits, ou seja, leia mais de 4gb de memória... :lol:

Postado

oi amigo , tambem sou novo aqui no forum , indico que você n aumente tanto a memoria 4gb ta otimo dificilmente você vai usar mais que isso ,,. ,faz um UP no CPU

Postado
Amigo, não sei se vale a pena fazer um Upgrade para 8gb de memória... É muita coisa, e a maioria dos sistemas operacionais não lêem nem metade disso. Utilizando ainda um Windows Vista 64bits (não muito comum para uso "home", porém um dos mais potentes) ele irá processar apenas 4gb, sendo assim, seus outros 4gb de RAM vão ficar sobrando sem uso...

Ou seja por mais que seja o windows vista 64 bits ( que é o que eu uso ) ele irá reconhecer apenas 4gb??

Então acaba sendo digamos "estupidez" do fabricante em disponibilizar 8gb de espaço, com windows vista 64....correto???

Tipo, meio que propagando enganosa.

Aconselho você a fazer um upgrade no resto mesmo... se for MXM, aconselho altamente a primeiro fazer um bom upgrade na sua placa de vídeo, depois processador (se quiser).

Pois de memória já está ótimo! Não vai usar mais que isso. A não ser que crie um sistema operacional que trabalhe com mais de 64bits, ou seja, leia mais de 4gb de memória... :lol:

Como faço para saber se meu note é MXM...ele é um Vaio AW390...aquele mais recente com tela de 18.4.

Postado

Isso aí flavio... A Vaio mandou seu notebook já pronto, com tudo nos "limites" digamos assim... Se seu note veio com 4gb e um Windows Vista 64bits, quer dizer que seu note possui a máxima tecnologia em processamento/trabalho com memória no computador, que seria 4gb+Vista64bits.

Mas claro, como a Vaio, uma das melhores (se não a melhor) fabricante de notes atualmente iria deixar o cliente desamparado caso houvesse alguma atualização no Windows futuramente, podendo processar mais memória?

Então, é expansível até 8gb. Digamos que seu note é um top de linha... Saiba que qualquer atualização que houver, ou qualquer tecnologia nova liberada para os consumidores, sua máquina vai estar apta a já embarcar nessa hehe ^^

E em questão de saber se a placa é Mxm, não sei te dizer se seu notebook é, mas os novos notebooks (e os mais caros) estão saindo com essa placa, que não é soldada na placa mãe, assim, podendo fazer um upgrade.

Até tentei procurar algo aqui na net, mas não encontrei nada a respeito do VGA do seu notebook.

Poderia esperar e ver se alguém aqui do fórum saiba te dizer se é ou não... Ou ligar na Sony (Vaio) e pedir a informação.

Abraço!

Postado

Ok, entendi tudo o que quis dizer, muito didático hehehe.

Bom então somente me restou apenas duas escolhas atualmente, upgrade de processador ou hd....o pessoal acima deu uma ajudinha, mas e na sua opinião, upgrade num processador core2extreme 3.06 / 1066mhz ( apesar de não trabalhar nesta frequencia devido as memorias de 800 ) ou o hd do tipo SSD???

Grato.

Postado

Se der pra fazer os 2 melhor... Hehe

Mas isso depende do que mais você vai trabalhar no seu note.

Na minha opinião, fazer um upgrade para um Extreme 3.06ghz com cache 6mb seria uma boa escolha... Maaas... Devido as memórias de 800 como você mesmo falou... Se quiser ir fazendo upgrade aos poucos faça primeiro o SSD ou a placa de vídeo se descobrir que seu notebook tem essa opção, e deixe o processador pra um pouco depois, a não ser que sinta que para o que for fazer no note precise de um pouco mais de potencia no processador.

Postado
Se der pra fazer os 2 melhor... Hehe

Mas isso depende do que mais você vai trabalhar no seu note.

Na minha opinião, fazer um upgrade para um Extreme 3.06ghz com cache 6mb seria uma boa escolha... Maaas... Devido as memórias de 800 como você mesmo falou... Se quiser ir fazendo upgrade aos poucos faça primeiro o SSD ou a placa de vídeo se descobrir que seu notebook tem essa opção, e deixe o processador pra um pouco depois, a não ser que sinta que para o que for fazer no note precise de um pouco mais de potencia no processador.

Assim, p/ falar a verdade eu o utilizo p/ uso geral em casa ( jogo, internet, edição básica de fotos e vídeos,etc) e p/ ser + preciso ainda, ele já está atendendo minhas necessidades da forma que está ( pelo menos por enquanto ), mas eu sou "doido" por coisas hitech no geral e no caso de informática no geral gosto de desempenho, me entende, não gosto de nada lerdo...tipo tudo na "velocidade da luz" hehehehe.

As configurações de meu note atual é:

Vaio AW390 / full hd / tela 18.4 / 4gb ddr2 800 / core2duo 2.66ghz ( mediano ) / 640gb de hd / leitor e gravador de bluray / placa de video nvidia geforce 9600M GT 512mb dedicada.

E meu note anterior que estou vendendo, e por enquanto aposentei o "bichinho", é um Toshiba X205-SLI6

Será que sou "doente"????? hehehehehe

• Membro VIP
Postado

você tem que ver qual o seu chipset, pois é ele quem define a capacidade de upgrade de processador e memória.

Veja isso com o programa CpuZ.

Mas 4Gb já é uma capacidade suficiente de memória para a maioria dos usuários hoje em dia, a não ser que você faça uso de programas pesados e por isso esteja precisando de mais RAM.

Outro detalhe a ser observado é o preços dos módulos de 4Gb, que ainda estão caríssimos; nos EUA um pente desses sai US$ 150, aqui mais do que dobra esse valor.

No máximo, nesse seu VAIO eu trocaria o HD por um SSD, porque de resto ele está bom.

Postado
você tem que ver qual o seu chipset, pois é ele quem define a capacidade de upgrade de processador e memória.

Veja isso com o programa CpuZ.

Mas 4Gb já é uma capacidade suficiente de memória para a maioria dos usuários hoje em dia, a não ser que você faça uso de programas pesados e por isso esteja precisando de mais RAM.

Outro detalhe a ser observado é o preços dos módulos de 4Gb, que ainda estão caríssimos; nos EUA um pente desses sai US$ 150, aqui mais do que dobra esse valor.

No máximo, nesse seu VAIO eu trocaria o HD por um SSD, porque de resto ele está bom.

Eu ja sei qual e o meu chipset...ele e daquele mais moderno da Intel p/ portateis PM45.

Somente um detalhe que tb me deixou pensativo, vi em um forum americano que ue cara tb trocou os hds originais por outros do tipo SSD e parece que teve que trocar os "encaixes", não entendi muito bem, porque a pessoa que quer me vender os SSDs, mencionou que o tipo de encaixe dele e o mesmo encaixe dos SATAs....algue pode me explicar isto???

Postado

As configurações de meu note atual é:

Vaio AW390 / full hd / tela 18.4 / 4gb ddr2 800 / core2duo 2.66ghz ( mediano ) / 640gb de hd / leitor e gravador de bluray / placa de video nvidia geforce 9600M GT 512mb dedicada.

Meu Deus :OO

Na boa amigo, se eu fosse você não mexia em nada... Está perfeito :mellow:

Esse é meu sonho de consumo brow haha

Seguinte, o máximo que deve fazer ai, pelo que disse que utiliza ele é colocar Intel Core 2 Quad, ai sim eu diria que você faz e roda QUALQUER coisa nele.

Mas saiba que não precisa, está bom demais já do jeito que estar, e como eu falei, se quiser fazer um upgrade em algo, faça algo do tipo que citei ^^

Abraço!

Postado
Meu Deus :OO

Na boa amigo, se eu fosse você não mexia em nada... Está perfeito :mellow:

Esse é meu sonho de consumo brow haha

Seguinte, o máximo que deve fazer ai, pelo que disse que utiliza ele é colocar Intel Core 2 Quad, ai sim eu diria que você faz e roda QUALQUER coisa nele.

Mas saiba que não precisa, está bom demais já do jeito que estar, e como eu falei, se quiser fazer um upgrade em algo, faça algo do tipo que citei ^^

Abraço!

Eu já respondi seu e-mail, mas como nao sei muito bem como funciona e se você ja recebeu meu e-mail, tentarei enviar meu e-mail particular aqui, no maximo acredito que só irão apagar minha mensagem hehehe.

Ai podemos conversar melhor por la.

[email protected]

Aproveitando deixe-me aproveitar e ver se você consegue me ajudar, em relação a um outro topico que criei, qual diferença entre estes dois processadores na real / pratica????

"Galera tenho uma dúvida, qual diferença real entre o Core2duo T9900 3.06ghz / 6Mb cache L2 / 1066mhz e o Core2Extreme X9100???

Ele possui o mesmo clock,barramento e cache L2 do Duo."

E muito obrigado pela força que você e todos deste forum esta / estão me dando!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!