Ir ao conteúdo

E8400 x phenom II x720 Black Edition

hankss

Posts recomendados

Postado

Tenho uma máquina que para os padrões atuais não é tida como ruim, Core 2 Duo 6750, P5k-se, 2 Hds de 500, 2 Gb de memoria corsair e uma 8600 GT com overclook.

Agora estava querendo montar uma outra máquina e estou em dúvida entre essas configurações, E8400, Gigabyte GA-EP43-DS3L e irei mudar para uma HD 4850 da HIS.

Mais lendo por aí fiquei tentado a mudar para a plataforma Phenon II e 720 Black edition, ECS A780GM-A Ultra e HD 4850 HIS

Agora os HDS e a memoria eu manterei as que eu tenho. E minha antiga máquina irá para a minha namorada.

Me ajudem, nessa difícil tarefa !!!

Postado

Colega.

Num tem nada de díficil aí.

Esse asunto já foi discutido exaustivamente aqui no CdH.

Recomendo que pesquise antes de postar.

O concorrente do E8400 é o Phenom X2 550. O X3 720 é bem melhor que o E8400.

Pegue a ASUS M3A78.

Como vai economizar em processador e placa mãe uma VGA melhor, tipo HD4870 ou HD4890.

E sua fonte? Será que ela é de qualidade? oferece ela potência real? tem PFC ativo? tem eficiência superior a 80%?

Para esse novo PC pelo menos alguns desses requisitos deverão ser compridos pela sua fonte.

Boa sorte e não se esqueça de pesquisar antes de postar.

Postado
Colega.

Num tem nada de díficil aí.

Esse asunto já foi discutido exaustivamente aqui no CdH.

Recomendo que pesquise antes de postar.

O concorrente do E8400 é o Phenom X2 550. O X3 720 é bem melhor que o E8400.

Sugiro que você também pesquise antes de postar.

O Phenom II X3 720 é superior ao E8400, porém ele concorre com este no quesito preço.

Agora que você mencionou o Phenom II X2 550, nos testes que tenho visto, ele é concorrente de preço e desempenho do E7500.

Postado

Caro colega Tk.

Se não for pra apresentar fonte que sustente sua afirmação, seus comentários só servem para depreciar meu conhecimento.

As comparações que você viu são entre processadores da mesma faixa de preço, o que não significa que o E7500 é melhor ou igual.

X3 não concorre diretamente com dual core.

A AMD anda sizinha nesse segmento.

Quanto ao E8400 VS X3 550 conferí e perquisei os testes antes de postar.

Confira agora VOCÊ este teste:

E8400 VS PII X3 720 VS PII X2 550 VS AII X2 250

Observe que mesmo em jogos que se utilizam 2 núcleos o X3 720 num deixa a desejar ficando empate técnico para o X3 720. X2 550 e E8400.

Te peço que abro o olho com testes furados e tendenciosos, só quem viu os Phenoms II trabalhando pesado em jogos é que sabe o real desempenho dele.

Já ví Quad 9550 e X4 940 tralhando co HD4870 X2 e afirmo que para VGAs ATI/AMD os Processadores AMD dão melhor desempenho.

Já ví o X3 720 e o Q8200 e afirmo que o X3 é muito melhor em jogos, tem resposta mais rápida na área de trabalho e em aplicativos em geral.

Se você já viu teste comparando E7500 com X2 550, eu já vi teste em que um absurdamente um E7400 se saíu melhor que o X2 550.

o Emgraçado é que em testes os processadores e5x00 com mesmo FSB e Clock que os E7x00 tem desempenho identicos, perdendo por pouco nos FPS mínimos, e aqui Preferi ficar com o E2140 em overclock do que o E5200 por achar ele mais rápido.

Colega, pode ter certeza que o X2 550 bate de frente com o E8400. Disso não tenha dúvidas, além de ser mais econômico em energia, porém num acompanha o E8400 em overclock nem que a vaca tussa.

Se tem como fundamentar seu conhecimento, que o fundamente antes de postar em um tópico unicamente pra criticar a postagem de outro membro.

• mês depois...
Postado
Neoseeker?

Dou preferência para sites mais confiáveis e conhecidos. http://www.tomshardware.com/charts/2....0.2,1396.html

Fique a vontade para comparar qualquer processador.

cara q teste é esse

po

posta ai um teste com resolução 1680x1050 e jogos tudo no maximo

essa resolução desse teste é d brincadeira

Este teste foi feito para testar o processador e não a placa de vídeo. Se você rodar jogos com tudo no máximo, tanto resolução como gráficos, o fator limitante começará a tender para o lado da GPU, aproximando o desempenho das CPU's e não tornando viável uma comparação de desempenho decente.

Outra coisa, benchmarking não é apenas rodar jogos e ver qual tem o maior average frame rate, mas sim incluir todo o tipo de tarefa.

Postado

Pai da Chiquinha

Já testei no uso normal e em games o Q8200, o Q6600, o E7400, o X3 720 e o E8400.

O que pude notar é que, usando-se a mesma quantidade de memória, o mesmo tipo de HD, o mesmo SO e anti-vírus, não dá para notar uma diferença muito grande entre eles, a não ser que se use um programa que faça a medição dos fps, que dá para ver que o E8400 consegue um pouco mais, quando se baixa a qualidade do vídeo (minha VGA não é high end).

Acho o X3 720 uma melhor opção ao E8400 por ser mais barato e ter um desempenho melhor em jogos e programas otimizados. Mas em todos os outros o E8400 é mais rápido.

Quanto ao X3 720 ser muito melhor que o Q8200, não percebi isso - nem em jogos. A diferença de fps é muito pouca. Os vários reviews corroboram com isso:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=3559&p=10

http://techreport.com/articles.x/16570/3

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/amd-phenom-ii-x3-720_5.html#sect0

Além disso, o Q8200 é mais rápido que o X3 720 em programas e jogos otimizados, sendo nesses ultimos, a diferença impercpetível.

Na área de trabalho e em aplicativos em geral, não notei diferença nenhuma.

No custo-benefício, o X3 720 ganha de lavada, mas se fossem o mesmo preço, eu ainda ficaria com o Q8200.

Embora a Intel não tenha processadores de 3 cores, concordo com o .Tk que o X3 720 é o concorrente direto do E8400, e o X2 550, concorrente do E7500.

Quanto ao Q9550 e o X4 940, não tive a oportunidade de testar nenhum dos dois, mas todos os reviews que vi até agora não confirmam o que você disse.

Respondendo ao autor do tópico - eu ficaria com o X3 720.

Postado

Olha amigo, veja teste Clube do Hardware e tira conclusões

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1514/1

Ja ta mais que provado que pra jogos atualmente o clock anda contando mais, mais quem ta pensando futuramente os quad vão ser superiores com certeza, mais falar que o x3 atualmente e muito superior que o e8400 e falar bobeira a serie de C2D e8xxx e muito boa, com um desempenho otimo, confira o teste e tirem suas conclusões :D

--------------------------------------------------------------------------

C2D e8400 + Cooler Master Hyper tx2 :) ** Placa Mãe p5kpl - VM :( ** Memorias Corsair XMS2-800 2x2 :) ** Fonte Corsair TX650 :D ** HD Segate 500GB Barracuda 32Megas de bf :) ** HD externo com Case satelite 320 Samsung 16Megas bf:) ** Placa de Video XFX ATI 4890 :wub: ** Gabinete 3rsystem r120:) ** Monitor AOC 20" :)

Postado

Esse teste é com o pheno I , mais mesmo assim, o clock ainda esta dando diferença, falar que é muito superior não concordo, atualmente não, quem sabe futuramente

:D

Postado

respondeu a duvida do amigo, pensa no futuro, fica com Pheno x3 que é destravdo clock se quiser fazer um overclock, os programas e jogos vão cada vez mais usar os processadores multicore, não quis desmerecer o comentario do amigo, mais muito superior ja achei d+ tambem :D

Postado
Pai da Chiquinha

Já testei no uso normal e em games o Q8200, o Q6600, o E7400, o X3 720 e o E8400.

O que pude notar é que, usando-se a mesma quantidade de memória, o mesmo tipo de HD, o mesmo SO e anti-vírus, não dá para notar uma diferença muito grande entre eles, a não ser que se use um programa que faça a medição dos fps, que dá para ver que o E8400 consegue um pouco mais, quando se baixa a qualidade do vídeo (minha VGA não é high end).

O que ocorre com você é que mesmo sem postar, sei que sua VGA é Nvídia, as VGAs nVídia respondem bem à processadores Intel Parece uma quarta louca de fusca. Se fosse VGA ATI a história seria diferente. Aqui a HD4670 com o E5200 a 3.5Ghz apresentou o mesmo desempenho do que com o processador a 2.5Ghz. já A 8600gt quanto mais aumentava o clock, mais ela agradecia. Daí pecebi que levei tinta ao pegar a HD4670, e olha que paguei só R$220,00 nela.

Quanto ao X3 720 ser muito melhor que o Q8200, não percebi isso - nem em jogos. A diferença de fps é muito pouca. Os vários reviews corroboram com isso:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=3559&p=10

http://techreport.com/articles.x/16570/3

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/amd-phenom-ii-x3-720_5.html#sect0

Além disso, o Q8200 é mais rápido que o X3 720 em programas e jogos otimizados, sendo nesses ultimos, a diferença impercpetível.

Na área de trabalho e em aplicativos em geral, não notei diferença nenhuma.

No custo-benefício, o X3 720 ganha de lavada, mas se fossem o mesmo preço, eu ainda ficaria com o Q8200.

Você disse que havia diferenças imperceptíveis, e como então percebeu que o Q8200 era melhor em jogos otimizados do que o X3 720? Em programas tudo bem, mas em jogos..., fala aí o nome dos jogos otimizados. Hoje de jogo 100% otimizado para multiplos núcleos temos somente o GTA IV, em que comprovadamente os testes mostram que os Phenons se sobressaem. GTA IV num dá pra comparar VGA, mas dá pra comparar processador.

Observe também que eu dise que o X2 720 éra muito melhor em jogos que o Q8200 e mais rápido na área de trabalho e em aplicativos em geral. A Arquitetura AMD se vale de HT, já viu no evereste o teste de leitura, escrita, latência e cópia de memória? isso significa que para acessar os pequenos aplicaticos que estão na memória os processadores AMD são mais rápidos, já processa-los, é outra coisa. Então pra acessar janelas, programinhas levinhos o X3 720 é mais rápido. Só pra lembrar que a maioria de nós fazemos isso o tempo todo.

Embora a Intel não tenha processadores de 3 cores, concordo com o .Tk que o X3 720 é o concorrente direto do E8400, e o X2 550, concorrente do E7500.

Gostaria de vêr um teste comparando os três processadores com 2 núcleos em questão.

X2 550 VS E7500 VS E8400. Ao achar esse teste vai vêr que o X2 550 está muito mais próximo do E8400 do que o E7500 está do X2 550. sendo assim, considerando todos os recursos disponibilisados pela arquitetura do processador, fica o X2 550 concorrente do E8400. Isso não significa que ele á melhor, mas sim que é seu concorrente. Lembrado qeu estamos falando de jogos, se foram em aplicativos diversos exite um empate técnico.

O X3 720 concorrente do E8400? critério de concorrência é o preço? isso é absurdo. Se ao mesmo tempo que você afirma que o Q8200 2.33GHz (que tem 4 núcleos) é melhor que o X3 720 2.8(de três) em programas e "jogos) otimizados, você também afirma que o E8400 (2 núcleos) e concorrente direto do X3 720, então soca programas e "jogos" otimizado no X2 720 e me fala o resultado. Só se forem concorrentes em "jogos" e aplicativos de 2 núcleos, daí a briga é boa, mas já em aplicativos otimizados o negócio muda.

Quanto ao Q9550 e o X4 940, não tive a oportunidade de testar nenhum dos dois, mas todos os reviews que vi até agora não confirmam o que você disse.

Respondendo ao autor do tópico - eu ficaria com o X3 720.

Sobre os testes com Q9550 e X4 940 não apontarem o que afirmei, sabe porque num apontam o que afirmei? simplesmente porque não existe um único teste realizado com esse objetivo, pra isso teriam que usar 2 VGAs, uma Nvídia e outra ATI, com os dois processadores acima citados, trocarem apenas a Mobo e Processador pro teste, instalarem os drives mais novos, de mobo e VGA, uma formatação lipa pra cada teste, usarem a mesma fonte(o que todo mundo sabe que influencia no desempenho na hora de recomendar, mas esquece disso na hora de questionar os testes.) e por fim usar o Drive pra CPU disponibilizado no Site da AMD, e usar o AMD Fusion disponibilizado tambem no site AMD pra quem tem processador AMD e VGA ATI. Aí sim, haveria um teste específico e justo pra isso, em que a verdade seria a do X4 940 obtendo o mesmo desempenho em jogos que o Q9550 se ambos usarem VGA ATI, e Q9550 um pouco melhor que X4 940 se usararem VGA Nvídia. Outro aspecto importante é quanto ao uso do drive 9.8 da ati, este último drive favoreceu e muito quem usa uma VGA X2 ATI com X4 II, favoreceu muito mesmo, os resultados são muito bons. Do jeito que você falou ficou parecendo que tinha um bom teste pra essa finalidade, e não tem.

Olha amigo, veja teste Clube do Hardware e tira conclusões

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1514/1

Ja ta mais que provado que pra jogos atualmente o clock anda contando mais, mais quem ta pensando futuramente os quad vão ser superiores com certeza, mais falar que o x3 atualmente e muito superior que o e8400 e falar bobeira a serie de C2D e8xxx e muito boa, com um desempenho otimo, confira o teste e tirem suas conclusões :D

Aí não colega. aí você ja tá avacalhando.

Pagar um teste de trocentos anos atrás, em que a realidade era outra, os drives eram outros, as VGAs eram outras.

Simplesmente num tem cabimento postar um link de Phenom I onde a questão é Phenon II.

É o mesmo que postar um link em que a HD3850 levava um coro da 8800GT só pra pra se ter uma ideia da HD4850 em relação a uma 8800gt. E no final afirmar que é pra tirar conclusões.:mad::mad::mad:

Investir em processador de 2 núcleos hoje em que daqui pra frente teremos vários jogos pra processadores de multiplos núcleos é inviável

Postado

Atualmente o PHII 720 é superior ao E8400, mas não muito, já que por conta das instruções SSE4.x presentes nos Core 2 Duo E8xxx, eles tem uma certa vantagem em determinados aplicativos. Agora quando o assunto é jogos (principalmente aqueles decentemente otimizados para multi-threading) aí sim o E8400 come poeira frente a qualquer Phenom II X3.

Como já foi mencionado, a tendência daqui pra frente é que essa diferença seja ainda mais visível, podendo resultar em um ganho de desempenho geral muito superior a qualquer dual-core.

Estou curioso para ver os testes do Phenom II X3 740 e a qual processador ele irá se comparar, já que este, que será lançado embreve terá uma frequencia padrão de 3.0 GHz.

Postado

Pai da Chiquinha

Pois é, Pai da Chiquinha, usei uma 8800GT nos testes. Nunca tinha ouvido falar dessa vantagem que os processadores AMD tinham com VGA ATI, que também tenho uma, mas não testei no X3 720.

Testei com COD WaW, Crysis e GRID. Embora o X3 720 tenha levado vantagem para o Q8200 em todos, a diferença era muito pequena – coisa de 5-10 fps, medidos no Fraps, mas que não dá para perceber visualmente se estiver acima de 50-60 fps. O E8400 foi mais rápido que os outros dois.

Não testei com nenhum jogo otimizado, mas a diferença pequena de desempenho em favor do Q8200, vi nos reviews. Deduzi que não é perceptível, pois é coisa de 70 fps para um e 68 fps para o outro, por exemplo. Essa diferença, sem um programa para fazer a medição, é imperceptível visualmente.

Essa de o X3 720 ser muito melhor que o Q8200 em jogos eu não vi, nem aqui, nem nos reviews.

Como disse antes, não percebi diferença na área de trabalho e no uso de aplicativos em geral. Dizer que a arquitetura da AMD se vale do HT e que ganha no gerenciamento da memória é uma coisa, perceber isso na prática, visualmente é outra. Eu pelo menos não percebo. Vou prestar mais atenção.;)

Postado

Ate onde sei, os processadores de 3 e 4 núcleos quando tem menor clock nos jogos atuais ta perdendo pros C2D, ate coo mesmo ja foi comentado, as instruções que a serir E8xxx fazem uma grande diferença, em jogos processador com maior clock ainda ta melhor, pelo que vi em todos os tentes, a quantidade maior de núcleos ta fazendo diferença nos programas somente por hora, mais futuramente e ja ta começando os núcleos fazerem diferença nos jogos também, ano que vem intenção é pegar um Extreme de 4 núcleos e troca a placa mãe ja em função disso ate, mais fala que a vantagem e da um abnho, ai você ta zuando também. Aora se quem usa o Ph II x3 com um over e souber fazer isso, dae sim pode aumentar a vantagem de acordo com over, mais vantagem o jeito que você falou não e pra tanto assim não...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...