Ir ao conteúdo

Problemas com placa de video gforce 7150 notebook need for speed carbon/most wanted

jot4

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boas...

primeiro post, já nas duvidas.

li alguns relatos sobre placas de video de notebooks e suas "qualidades". :(

mesmo assim gostaria de postar minha duvida (se estviver postado em local errado, favor mover para o correto)

tenho um notebook HP DV2913CL (importado). Atlhon 64 X2 2.2, 4Gb ram, hd 250, gforce 7150go (up to 1071mb video shared size), chipset NVIDIA MCP67M vista 64 bits ultimate.

seguinte:

por varias vezes tentei instalar o need for speed most wanted, need for speed carbon e jogar.

graficos no minimo, sem problema com relação a isso...os jogos até rodam com algumas limitações, mais são jogaveis. porém em alguns momentos, começa a travar, e fica funcionando com MUITO LAG. um exemplo, é como se passasse de 40 quadros por segundo para 10 (não são os valores correto, é só um exemplo)...dou um pause, espero uns 2 minutos e ele volta ao normal. (cansativo, sim, eu sei).

em dado momento o WV fecha o jogo e mostra um aviso: a controladora de video parou de funcionar e dev o reiniciar o meu pc. (isso tudo original, como veio de fabrica).

instalei o vista ultimate 32bits (por incrivel que pareça, reconheceu os 4GB).

mesma coisa do LAG, mas não mostra o aviso da controladora. apenas espero uns minutios e volta ao normal.

ainda não testei no windows 7 (farei isso hoje a noite), mas ta me chateando.

fiquei cabrero, até porque jogo batlefild 1942 com graficos no maximo e sem problemas, lags ou travadas...

alguem sabe de algo que possa me ajudar?

ps: usei o powerstrip e subi p/ 534hz sem problemas, também uso uma base com coolers para dar uma esfriada no bichinho que ferve quando estou jogando.

Postado

O problema pode ser justamente esse, a alta temperatura, verifique com algum programa como o Everest para a CPU e o GPU-Z para a placa de vídeo. Verifique também se o modelo do seu notebook não nenhum problema de fabricação, que normalmente é resolvido com a atualização da BIOS disponibilizada pelo próprio fabricante, este seu problema também pode estar sendo acarretado por falhas na placa mãe ou mal redimencionamento da tensão do processador.

Postado

pensei nisso também....por isso comprei a base com coolers. li que a linha dv2XXX com processadores AMD esquenta muito por conta do processador e placa de video e seus respectivos dissipadores e cooler terem sido montados 1 de costas para o outro, jogando assim a temperatura quente um pra cima do outro.

mas o que me deixa encafifado é outros jogos rodarem bem, e especifico esses 2 não rolarem.

esqueci de mencionar que também jogo MAFIA, MAFIA2, Raimbow Six Vegas, Max Payne, tudo em Medium--> MAX e não rola esses enroscos, mesmo quando esta quente.

Postado

Cara, faz um negócio desse não sô, essa linha de notebooks HP com Nvidia e AMD é totalmente problemática no que tange a superaquecimento, e você ainda tá fazendo overclock!!! Tá pedindo pra fritar sua BGA, faz um teste pra você ver, puxa o Everest ou outro programa de monitoramento de temperaturas, rode o Need For Speed, e na hora que começar a dar lag, volte rapidamente pra tela do Windows apertando crtl+esc, você vai ver que a temperatura do video vai estar nas alturas.

Postado

ok, isso só vai me dizer o que eu já sei que ta rolando, que é o superaquecimento, por isso da base com coolers. como a base tem 3, 1 deles fica exatamente embaixo da saida de ar do dissipador processador/video, o que faz com que eles fiquem praticamente frios.

o que pode não ser o problema no caso do jogo.

o que preciso é saber se o SO ta conseguindo gerenciar normalmente memoria, ou se o jogo ta conseguindo acesso normalmente ao disco ou a memoria.

um amigo me disse hoje no almoço que pode ser problemas com o jogo, por não ser original e não ter o CD dentro do Drive. essa informação tem alguma logica?

o que queria saber é se existe algum software da nvidia que gerencia a memoria da placa de video. visto que na bios eu só consigo colocar 128mb dedicado, que pelo visto , não é o suficiente.

alguma ideia?

Postado
ok, isso só vai me dizer o que eu já sei que ta rolando, que é o superaquecimento, por isso da base com coolers. como a base tem 3, 1 deles fica exatamente embaixo da saida de ar do dissipador processador/video, o que faz com que eles fiquem praticamente frios.

o que pode não ser o problema no caso do jogo.

o que preciso é saber se o SO ta conseguindo gerenciar normalmente memoria, ou se o jogo ta conseguindo acesso normalmente ao disco ou a memoria.

um amigo me disse hoje no almoço que pode ser problemas com o jogo, por não ser original e não ter o CD dentro do Drive. essa informação tem alguma logica?

o que queria saber é se existe algum software da nvidia que gerencia a memoria da placa de video. visto que na bios eu só consigo colocar 128mb dedicado, que pelo visto , não é o suficiente.

alguma ideia?

Cara mesmo com a base de cooler o seu processador e a sua VGA estão fritando. Acredito que o máximo dela seja 100º, a sua esta a 88º isso não é muito para uma VGA offboard, mais para um chipset de vídeo é sim. Outra coisa é que você usa Windows, então não espere que ele gerencie da forma correta a memória porque ele não fará isso.

Não posso falar sobre isso aqui, mais o seu colega pode estar certo falando que o problema é com o jogo, mais não tem nada a ver com o CD estar dentro do driver ou não.

E por ultimo não! As placas de vídeo da série GS, ou que são compartilhadas por natureza não disponibilizam quaisquer recurso para o gerenciamento da memória consumida por elas, esse recurso é normamente gerenciado pela BIOS, então como disse anteriomente seria interessante você procurar se há alguma atualização para a BIOS do seu notebook.

Veja com o GPU-Z se os clocks da VGA não estão baixando durante o jogo, ou quando acontece as "travadas", mande ele gerar um logo, dai em cima disto você analiza se é a temperatura que esta afetando a placa de vídeo, e a que temperatura o problema ocorre.

Postado

A primeira coisa que você deve fazer é deixar o clock da placa de video no padrão.

Provavelmente isso é algum problema com o jogo mesmo, ou como ele gerencia a memoria, já que jogos mais pesados rodam e não apresentam esse problema. Verifique se o windows ou o antivirus nao rodam nenhum programa enquanto você joga. Já tive problemas em que o firewall do antivirus achava que o jogo estava executando alguma operação maliciosa, dai, cada vez q ele "achava" isso o pc ficava lento.

As temperaturas estão dentro do padrão pra notebooks... ainda mais que você está exigindo bastante do processador e vga jogando (ainda tem o overclock!!)

Postado

eu até trocaria...mas onde vou achar um note com configurações compativeis com as minhas sem precisar colocar dinheiro? fica difícil.

vou fazer um teste com o GPU-Z.

com relação ao jogo....bom, fica um tanto complicado de saber mesmo. até porque só as versões acima do underground2 que rolam essa treta...e só EA.

talvez alterar a paginação para outra partição? (tenho 1 de 50GB pro OS, 1 de 50GB pro Win7, e outra de 150 pra arquivos).

ou jogar tudo numa pendrive?

e com relação ao antivirus, esse problema acontecia antes, sem ativirus, e depois de instalado. acho que não é esse o problema.

Postado

Paginação? Cara você tem 4GB de RAM, a não ser que você queira bater o Record Mundial em quantidade de programas abertos você difícilmente usará tudo isso de RAM, quanto mais o pobre arquivo de paginação. Então consequentemente não vale a pena usar o recurso ReadyBoster do Windows Vista, pois você não terá ganho algum com isso.

Faça o teste com o GPU-Z e poste os resultados.

Postado

GPU-Z durante a travada:

6918700.jpeg

rodando normalmente.

6918714.jpeg

realmente, a gpu ta baixando, não sei porque...

alguem em ajuda?

Postado

O Dante esta certo, deve ser alguma proteção imposta no chipset de vídeo para que quando ele chegue numa determinada temperatura, aparentemente os 89º da primeira imagem ou um pouco mais ela diminua o seu clock para não danificar o sistema.

E pelo que eu vi, se não estou cego...:D, a segunda na segunda ScreenShot a temperatura esta em 84º e não 89º, não é?

O seu cooler provavelmente não esta resfriando onde deveria, verifique o local que mais esquenta no notebook, isso pode ser com a mão mesmo, assim você pode redimencionar o cooler para resfriar este local que provavelmente será onde esta o chipset de vídeo.

Postado

poh, tentei isso. a minha base de coolers possui 3 2 dos lados duperiores e 1 no meio. eu uso o note ligeiramente a direita da base, para que o dissipador do notebook fique exatamente em cima de 1 dos coolers da base. o estranho é q ele fica bem quente sem a base, mas funciona da mesma maneira, com lags e sem lags. e com a base, fica bem mais frio, e fuinciona com lags e sem lags.

sei lá...isso ta estranho. com o ntune eu consigo definir qual o clock padrão da placa de video? ou com o powerstrip? ou algum outro?

Postado

O Alexandro esta certo em certo ponto, mais mesmo uma placa de vídeo integrada ou compartilhada não era para apresentar os problemas desta. jot4 com o RivaTuner você consegue fixar os clocks da placa de vídeo, porém não aconselho você fazer isso, pois poderá danificar o chipset já que não se trata de uma placa de vídeo off-board.

Se você esta utilizando o cooler corretamente, e este estiver resfriando saida de ar do chipset de vídeo era sim para a temperatura baixar e o problema ser sanado. A ScreenShot que você postou aqui foi com ou sem este cooler? Qual a temperatura mais alta atingida sem e com ele? Você já teve este problema em dias frios? Como estão as opções de energia do Windows Vista?

Postado

exatamente. eu sei q o que o alessandro falou é verdade, mas pra estar do jeito que esta não dá. tem algo errado.

os prints foram com a base com coolers.

mas acho que sei algo q pode estar acontecendo.

a base de cooler, é ligada no USB. a velocidade de rotação delas é pequena. pode ser isso?

sem a base tudo frita. a parte de baixo do note, a parte de cima, onde ficam so alto-falantes, a parte do apoio da mão esquerda. o lado esqeurdo inteiro, praticamente.

por isso comprei a base. quando eu usava ele na cama, por ex., ele simplesmente PARAVA. coisa de assitir 1 video e ele ir a 1 frame p/s.

depois disso sempre usei a base e a temp que eu sempre vi q era usual era 70<-->80. a mais alta acho que foi algo em tornod e 90 e poucos.

os problemas ocorrem sempre quando tento jogar algo que exija do procs. ou do videos...se abrir 5 abas no IE com 5 videos do YOUTUBE, ele já caga....lag na reprodução, mesmo com o video completamente baixado.

com o riva pelo menos deixar na metade do clock, de 400 pra 200.

ps: ontem tentei jogar o underground2....com a tela em 800X600 e a configs de video ajustadas no medium (na primeira barra verde) já cagaou, não rodou.

acho que é alguma treta de NEED for SPEED.

na verdade verdadeira, acho que é algo contra minha pessoa mesmo.

Postado

e dae galera. noticias boas.

ontem caçando algo sobre destinar memoria para determinados processos manualmente (DMA Buss Heiling), achei um texto na pag. do tom'shardware (http://www.tomshardware.com/news/windows-graphics-ram-desktop-memory,7644.html) uma materia dele dizendo sobre as facilidade e novidade d windows 7.

dizia que uma das implementações do tio Bill, foi fazer com que esse OS conseguisse lidar e manejar melhor o alocamento de memoria no uso dispositivos que trabalham com compartilhamento (no nosso caso, placa de video).

gostei da materia e resolvi instalar. realmente a build 7100 é fantastica. deixa a desejar nos primeiros cliques, mas logo vai q vai...redondinho (ronaaldo).

instalei o carbon (e claro, ele só funciona com modo de compatibilidade, que no w7 aparece windows Xp SP3).

rodou melhor que no vista. teve seus momentos de LAG, mas foi infinitamente melhor que o VISTA, no quesito teste do jogo. a placa esquentou menos, e o note pareceu mais "estavel" .

to instalando o XP e farei um teste....vamo ver no que vai dar...

Postado

Justamente, uma das específicações do Windows Vista é possuir uma placa de vídeo de no mínimo 128Mb, o Windows 7 esta realmente muito melhor que o Vista, porém a compatibilidade com programas essenciais acaba fazendo dele um S.O. para o uso mais básico (internet e Office). No XP os jogos vão rodar bem melhor, porém o gerenciamento de memória e bateria dele é muito precário, indico você usar o Notebook Hardware Control para fazer o controle energético dele. Pelo visto o problema do seu notebook é realmente sério, a quanto tempo você o adquiriu? O ideal seria, assim que ele sair da garantia, fazer uma boa limpeza interna nele, limpar as saídas de ar, colocar uma boa pasta térmica, de preferência Akasa, nos principais componentes como processador, chipset, etc.

Postado

li também sobre esse programa. ja baixei e terminando de finalizar o Xp e vou ver como fica.

a garantia ja acabou, mas eu to com ele a mais de 1 ano. (agosto do ano passado.)

vamos ver....assim que estiver testado posto os resultados.

Postado

bom, com disse, meus caros, o problema persiste.

no xp, no vista, no 7, 64,32bits, não importa. da o problema.

aleatório: nos dias frios que se passaram aqui em SP joguei durante aprox. 4 horas seguidas sem o menor sinal de problemas lag, travbamento nem nada.

concluo intão que é pau da montagem Chipset+cooler de video><processador+dissipador, pelo que li no tom's hardware, é montado um de costas para o outro, ou seja, o cooler do video joga ar quente em cima do dissipador do process. juntando tudo e continuando o ar quente circulando nos dois pontos.

ps: compri um gforce 9600 pro 256/128bits pra um p4 que tinha sobrando aqui. vamos ver como ele vai se sair, se irá aguentar o NFSC e NFSW.

posto os comentarios desse teste depois.

abraços a todos que tentaram ajudar.

Postado

é isso galera, NÃO FUNCIONOU!!!!:mad:

a tela fica toda borrada, parece que ta fora de frequencia.

board: P4V8X-MX

video: ATI 9600PRO 256MB/128bits

ja vi uma porrada de problemas como esse em foruns americanos.

mas a placa funciona de boa em outra maquina

e a vga onboard ta funfando normal.

sei lá...achio que vou comprar tudo novo. ou não.

alguem quer comprar essa placa? :D

edit: a tela fica borrada na parte grafica do windows (instalação do windows, screen splash da board, e load do windows) na setup, nada de anormal. tudo certinho, omega drivers, ati catalyst, nada resolve)

se alguem souber qual o problema. achei que fosse tensão, ou slot AGP zuado..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!