Ir ao conteúdo

E7400 fritando

Rofrancesco

Posts recomendados

Postado

Fala galera.... to com um problema aqui, tenho um E7400 até então ele nunca passou de 55° e sempre ficava 36° em stock.

Hj decidi da uma limpada no pc, tirei todos coolers pa, tirei o cooler box do cpu tb, até ai ok... limpei e encaixei de volta.

Liguei o pc, fui conferir as temps, a vga estava normal, o cpu em stock tava normal tb em 35°, até q fui instalar um programinha leve, 5mb, e em questao de segundos o cpu foi a quase 50°, achei mt estranho, mandei rodar o cpu stress no everest, ai q veio a surpresa em menos de segundos, o cpu bateu quase 80°,parei na hora.

Pensei q era o everest q tava louco, abri o speedfan rodei o cpu stress e mesmo coisa...

Tb testei em jogos e bateu 80° rapidinho, sai na hora tb....

O estranho q em stock a temp esta super normal, fica nos 36°, mais qlq coisinha q vou rodar a temp vai la em cima.

Enfim alguém sabe o que pode ter acontecido ?

Postado
Fala galera.... to com um problema aqui, tenho um E7400 até então ele nunca passou de 55° e sempre ficava 36° em stock.

Hj decidi da uma limpada no pc, tirei todos coolers pa, tirei o cooler box do cpu tb, até ai ok... limpei e encaixei de volta.

Liguei o pc, fui conferir as temps, a vga estava normal, o cpu em stock tava normal tb em 35°, até q fui instalar um programinha leve, 5mb, e em questao de segundos o cpu foi a quase 50°, achei mt estranho, mandei rodar o cpu stress no everest, ai q veio a surpresa em menos de segundos, o cpu bateu quase 80°,parei na hora.

Pensei q era o everest q tava louco, abri o speedfan rodei o cpu stress e mesmo coisa...

Tb testei em jogos e bateu 80° rapidinho, sai na hora tb....

O estranho q em stock a temp esta super normal, fica nos 36°, mais qlq coisinha q vou rodar a temp vai la em cima.

Enfim alguém sabe o que pode ter acontecido ?

Bom , se você montou tudo normal, se ficou bem encaixado as presilhas do dissipador, tem pasta termica, entre outros detalhes , so pode ser erro de leitura, mas verifique se não ficou alguma presilha mas encaixada, :(

Postado

Acabei de verificar aqui, estão todas bem firmes mesmo e ainda tinha pasta termica, até porque é novo esse cpu tem 4 meses =/

Mais alguma sugestao ?

Pode ser o sensor do cpu q fico louco ? =x

porque teoricamente se ela tivesse chegado mesmo a 80° o pc nao teria reiniciado ?

Postado
Acabei de verificar aqui, estão todas bem firmes mesmo e ainda tinha pasta termica, até porque é novo esse cpu tem 4 meses =/

Pode ser o sensor do cpu q fico louco ? =x

porque teoricamente se ela tivesse chegado mesmo a 80° o pc nao teria reiniciado ?

1 cara você reaproveito a pasta termica antiga ou passou uma nova???:mellow:

2 e possivel q tenha algu bug no sensor:eek:

3 provavel mente depende tb em alguns casos a bio ta configurada para um vaLOR MAIS ALTO MAS NO CASO DO 7400 E BEM PROVSVEL SIM Q NESSA TEMP EI TERIAS DESLIGADO OU RESETADO^_^

Postado

é pois é eu nao troquei a pasta, fiquei pensando nisso, apesar q ainda tinha pois o cpu é novo, 4 meses so...

amanha vou comprar uma e passar uma nova ve nq da, espero q seja isso, se nao for ai to ferrado =x.

Postado

Ai meu... nao sei o que fazer...

Comprei hj de manha uma pasta, cheguei hj do trampo,tirei o cooler novamente, limpei certinho a basse do cooler e do cpu com papel higienico, nao deixei nd, coloquei uma gota da nova pasta no meio do cpu dei uma espalhada e coloquei o cooler de volta.

Liguei o pc e fui aos testes, novamente, a temp em stock tava otima, 35°...

Rodei o cpu stress no Everest e ai veio a decepçao, cpu voltou a bater 80° em cerca de 10s !!!

Conferi pelo speedfan e mesmo coisa.

Nao sei mais o que é... to achando q o sensor bugou, so pode, porque o pc até agora nem resetar resetou....

Alguém tem mais alguma dica ? =/

Postado

Provavelmente é porque você não trocou a pasta térmica. Se não for isso pode ser os sensores, experimenta fazer o stress com o pc aberto e fique perto do processador pra ver se ele chega nessa temperatura mesmo. Boa sorte!

Postado
Provavelmente é porque você não trocou a pasta térmica. Se não for isso pode ser os sensores, experimenta fazer o stress com o pc aberto e fique perto do processador pra ver se ele chega nessa temperatura mesmo. Boa sorte!

Nao eu troquei sim... tirei td a outra, limpei bem !

E coloquei a nova...

Enfim ja fiz isso eu fico com o dedo no dissipador mas nao sinto nd, fica frio !

Mas eu nao arrisquei ainda deixar um tempo amais, da medo, porque menos de 10s ele ja pega 80° se deixar mais vai a mais de 100° fácil...

Engraçado q quando para o cpu stress ele volta rapidao aos 35° tb...

Nao tem nenhum software q pega a temp direta da bios pra mim tar verificando ?

Postado

Aí pode ser um cooler mal encaixad(os coolers LGA775 só dissipam o calor direito se TODAS as presilhas estiverem teavadas), como o amigo acima disse, pasta térmica de má qualidade (dissipação térmica baixa no caso das IMplastecs da vida), excesso de pasta térmica ou período de adaptação da pasta térmica.

Postado

Cara , não sou técnico . Mas eu não acho correto limpar o processador com papel higiênico e sim com àlcool isopropilico. Não que isto seja o problema, de repente é e de repente, não.

Conta os detalhes de como você limpou, pois a cada 6 meses eu limpo o meu AMD e nunca deu pau na temperatura e olha que o cooler é Box , sempre a 22 a 28º.

Eu passo alcool isopro. para retirar a pasta, sempre com cotonete e não algodão. Vejo depois se não ficou peliculas.

Tenho aquele aspirador Mastersux, sempre passar com cuidado também o pincel para retirar o pó daqueles meios dificieis e todo cuidado para não danificar alguma coisa na placa mãe.

de repente vai saber se na hora de você limpar , num esbarrou em algum lugar da placa e entortou algo !!!

abs

Postado
Cara , não sou técnico . Mas eu não acho correto limpar o processador com papel higiênico e sim com àlcool isopropilico. Não que isto seja o problema, de repente é e de repente, não.

Não importa com o que você limpe o processador, o que importa é que não sobre resquissio de pasta térmica ou sugeira de qualquer natureza sobre ele (assim como na parte dos pinos).

A cada 6 meses eu limpo o meu AMD e nunca deu pau na temperatura e olha que o cooler é Box , sempre a 22 a 28º.

Vendo sua placa-mãe e processador, se não me falha a memória, seu Athlon é um codenome Orleans de 90nm e 62w TDP e meros 2000 MHz de frequencia. Não me impressiona o fato de as temperaturas serem baixas.

Postado

O Speck completamente correto. O álcool isopropílico é indicado para a remoção de resíduos de pasta térmica. A ordem seria: remover o excesso com papel higiênico ou um pano macio e limpar os vestígios com isopropanol.

Apenas uma observação: .TK, são 62w de TDP. Nao é muito, mas essas temperaturas também tem uma séria dependência da temp ambiente e da circilação de ar no gabinete. Aqui no nordeste provavelmente esse média ficaria de 28ºc~36ºc, dependendo do dia. Meu Brsibane de 665wficava por volta dos 30ºc~41ºc, com o cooler box, posto em um Xblade, que é bem ventilado.

_o/

Postado

Com certeza , a ventilação do gabinete influencia e bastante na temperatura , eu para evitar se incomodar coloquei um fan de 120mm jogando ar em cima do cooler do processador , um fan de 80mm jogando o ar para fora, e outro jogando ar dentro do gabinete, tive uma melhora significativa , no geral uns 8~12Cº , com OC chega no maximo a 60Cº nos dias mais quentes , 30~35Cº,

Postado
Com certeza , a ventilação do gabinete influencia e bastante na temperatura , eu para evitar se incomodar coloquei um fan de 120mm jogando ar em cima do cooler do processador , um fan de 80mm jogando o ar para fora, e outro jogando ar dentro do gabinete, tive uma melhora significativa , no geral uns 8~12Cº , com OC chega no maximo a 60Cº nos dias mais quentes , 30~35Cº,

interessante ^^ mas tem que se ter em mente a vasão de entrada x vasão de saída, pra não criar nem um turbilhão, nem um vácuo no gabinete.

aqui tá configurado com um fan de 120m frontal (entrada), e um traseiro(saída). Um fan de 80 na lateral (entrada) e o fan da própria fonte (saída, baixa rotação).

Dessa forma a quantidade de ar que entra é próxima a quantidade de ar que sai.

_o/

Postado

voltando ao topico...

porque voce nao tenta zerar a bios?

e coloca a mao no dissipador do cooler quando ele aponta 80º no everest e ve se ta quente

e tente deixar estressando um pouco e resetar o pc e entrar na bios ver a temperatura

o seu e7400 deve baixar o clock quando ta parado, por isso esfria rápido, e quando ele é utilizado vai pros 2.8 por isso deve estar esquentando bastante.

tente remover a placa-mãe e colocar o cooler bem apertado, quando voce encaixou viu se ele deu um click em cada pezinho do cooler?

ps: o meu com cooler box nao passa de 55º

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...