Ir ao conteúdo

Qual o desempenho do raid 0 usando 2, 4 e 6 discos ?

Guto Almeida

Posts recomendados

Postado

Estou querendo comprar no minimo 2 hds para fazer raid 0 e gostaria de saber qual o desempenho de 2, 4 e 6 discos ?

Da para fazer raid 1 e raid 0 ?

A leitura do raid 1 é mais rapida que no raid 0 ?

O que eu poderia colocar no raid1, e no raid 0 ?

Postado

Já pesquisei muito na internet e não encontrei nada falando sobre o desempenho do raid0 com mais discos, quereia colocar o maximo que minha placa mãe permite para ver o desempenho.

A minha placa mãe e a p6t deluxe v2 e aceita até 6 discos.

com 6 discos identicos 32mb de cachê, 3gb/s qual seria o desempenho ?

Postado

fiquei curiosso tambem

pelo que eu sabia não é exatamente a soma

tambem estou pensando em fazer um raid so pra jogos com 2 de 160gb e um de 750 ou 1tb pro resto

Postado

aqui tenho os HDs em modo RAID 0, só com apenas com 2 HDs nesse modo, na forma com mais HDs n sei como fica no desempenho mas aqui antigamente eu tinha um Maxtor 7200rpm DiamontMax 22 e taxa de tranferencia, gravação seria +- a metade que os meu HDs em RAID estão agora, não tenho como provar, porque meu Hd da maxtor estragou e só tenho os da Samsung HD501LJ em RAID agora.

Na teoria com RAID 0, teria o doblo da taxa de tranferencia e gravação. Na prática não deixa de chegar perto da teoria não, só n posso afirmar que com mais HDs isso possa ser possível também.

RAID 1 é só mais para ter 2 HDs identicos um do outro, não tendo uma melhora no desempenho, ou até poderá ter um desempenho pior, mas a principal função do RAID 1 é ter como 1 cópia idéntica do outro HD só, sendo mais pra ser como Backup

já ouvi falar de Sistemas utilizando RAID 1+0, tipo uma junção dos dois, mas isso torna muito caro pra usuários comuns...

Postado

esses sistemas tem dosi conjuntos em RAID um conjunto é um espelho do outro ou seja(cerveja)se um hd falhar você tem o outro arranjo raid

ak iso vou faze raid quando laçar o 7ven final

ja tentei colocar os drivers pra instalação do xp recinhecer e nada

(se eu ja tiver um hd com widnows instalado e motar um raid com outros hds o windows vai identificar ou temque fazer alguma coissa??

Postado

Meu colega tá rodando 3 HD Seagate 500GB 32MB Cache SATA 2 em Raid 0, o desempenho ficou em torno de 300 ~ 320 MB/s (Aprox. 2.5Gbps)

Postado

Galera andei pesquisando e encontrei um artigo sobre raid bem interessante parece estar bem completo.

Aqui um pequeno trecho "RAID 0 (Striping): É possível combinar 2, 3 ou 4 discos rígidos, que serão acessados como se fossem um só, aumentando radicalmente o desempenho do acesso à disco. Os dados gravados são fragmentados e os pedaços são espalhados por todos os discos. Na hora de ler, os discos são acessados ao mesmo tempo. Na prática, temos um aumento de desempenho de cerca de 98% usando dois discos, 180% usando 3 discos e algo próximo a 250% usando 4 discos. As capacidades dos discos são somadas. Usando 3 discos de 8 GB por exemplo, você passará a ter um grande disco de 24 GB."

Se alguém quiser saber mais aqui está a fonte link http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=cap5-27

Postado

um pergunta

na ultima vez que eu tentei fazer raid me embananei por caussa da historia de ter que fazer a intalção do windows reconhecer o hd raid como isso é feito???

e caso ja haja um hd com widnows e eu montar um raid com outros hds o windows reconhece??ou tenque montar antes de instalar??

Postado
um pergunta

na ultima vez que eu tentei fazer raid me embananei por caussa da historia de ter que fazer a intalção do windows reconhecer o hd raid como isso é feito???

e caso ja haja um hd com widnows e eu montar um raid com outros hds o windows reconhece??ou tenque montar antes de instalar??

Bom pedro ainda não montei meu pc mas pelo manual da minha placa mãe e alguns artigos que li aqui no Clube do Hardware você tem que configurar o sistema raid na bios e na hora da instalação do windows tem que carregar o drive da controladora raid para que o windows reconheça, esse drive vem junto com a placa mãe num cd.

Eu acho que se você montar o sistema raid já com o windows instalado ele não será reconhecido, acho que você tem que começar do zero.

Aqui tem tudo que você precisa https://www.clubedohardware.com.br/printpage/1296

Postado

Na verdade, tudo depende.. Quando se monta um RAID, todos os dados dos HD's pertencentes ao RAID são apagados.. Existem algumas placas controladoras de RAID que conseguem fazer EXPANSÃO de RAID sem perda de dados, mas creio que para RAID 0 isso não é possível..

Com relação à instalação do Windows, o XP normalmente não reconhece o RAID (pelo menos não o meu via ICH7).. Como tenho um HD fora do RAID, instalo os sistemas nesse HD e deixo o RAID apenas para dados..

Com relação à performance, por tudo que li quando fiz o meu RAID, apenas RAID's com '0' tem perda de performance na gravação, pois os dados são gravados 2 vezes antes de 'efetivar' a gravação para o S.O.

Fiz um teste rápido de performance de leitura (HD Tune) entre o RAID (5) e o disco fora dele.. Apesar de serem modelos diferentes, dá pra se ter uma ideia.. O RAID teve taxa média de transferência de 182.8 MB/s e o HD sem RAID teve 76.4 MB/s .. No teste de HD's do CdH, o HD que compõe o RAID (Seagate Barracuda 7200.12) teve 104.4 MB/s, ou seja, 57% a mais de performance média com o RAID 5......

Espero ter ajudado...

Abraços

Postado
Bom pedro ainda não montei meu pc mas pelo manual da minha placa mãe e alguns artigos que li aqui no Clube do Hardware você tem que configurar o sistema raid na bios e na hora da instalação do windows tem que carregar o drive da controladora raid para que o windows reconheça, esse drive vem junto com a placa mãe num cd.

Eu acho que se você montar o sistema raid já com o windows instalado ele não será reconhecido, acho que você tem que começar do zero.

Aqui tem tudo que você precisa https://www.clubedohardware.com.br/printpage/1296

entendi tudo

valeu amigo quando formatar o pc(espero que num futuro distante)

vou fazer isso depois que comprar maiss um hd e deixar o raid pra jogos

Postado

Como tenho um HD fora do RAID, instalo os sistemas nesse HD e deixo o RAID apenas para dados..

É instalando o sistema em disco separado fica mais seguro se o raid der pau você só perderia os dados mais o sistema continuaria funcionando.

Mas por outro lado se o sistema fosse instalado no raid 0 ele também se beneficiaria do desempenho, alguém aqui no forum correria esse risco ?

E se o sistema operacional fosse instalado em raid 1, pelo que eu li raid 1 tem um bom desempenho em leitura pois teria duas fontes para acessar e ao mesmo tempo seria mais seguro, podia usar dois discos menores em raid1 só para o sistema e e colocaria 2 ou 4 discos maiores em raid 0 para dados.

Postado
Como tenho um HD fora do RAID, instalo os sistemas nesse HD e deixo o RAID apenas para dados..

É instalando o sistema em disco separado fica mais seguro se o raid der pau você só perderia os dados mais o sistema continuaria funcionando.

Mas por outro lado se o sistema fosse instalado no raid 0 ele também se beneficiaria do desempenho, alguém aqui no forum correria esse risco ?

E se o sistema operacional fosse instalado em raid 1, pelo que eu li raid 1 tem um bom desempenho em leitura pois teria duas fontes para acessar e ao mesmo tempo seria mais seguro, podia usar dois discos menores em raid1 só para o sistema e e colocaria 2 ou 4 discos maiores em raid 0 para dados.

Guto, cada caso é um caso.. Vai depender do que você quer.. Eu tinha antes um RAID 0 com 2 discos de 500Gb e tinha o S.O. instalado nesse RAID em uma partição.. PARA MIM, os dados são MUITO MAIS importantes do que o S.O... Vivo formatando minha máquina, instalando S.O's. diferentes e tal...rs Pelo que vi, para você, o mais importante é a partição do S.O.. Nesse caso, acho que sua solução (RAID 1 p/ S.O. e RAID 0 p/ dados) é a mais indicada.. Só uma observação : não esqueça de colocar seu arquivo de SWAP do sistema no RAID 0, bem como qualquer tipo de processamento temporário do S.O.... ;-)

Postado
Guto, cada caso é um caso.. Vai depender do que você quer.. Eu tinha antes um RAID 0 com 2 discos de 500Gb e tinha o S.O. instalado nesse RAID em uma partição.. PARA MIM, os dados são MUITO MAIS importantes do que o S.O... Vivo formatando minha máquina, instalando S.O's. diferentes e tal...rs Pelo que vi, para você, o mais importante é a partição do S.O.. Nesse caso, acho que sua solução (RAID 1 p/ S.O. e RAID 0 p/ dados) é a mais indicada.. Só uma observação : não esqueça de colocar seu arquivo de SWAP do sistema no RAID 0, bem como qualquer tipo de processamento temporário do S.O.... ;-)

Marcus para mim os dados são mais importante também é que eu pensei que para você fosse o s.o, você disse que colocou o s.o em um hd separado.

Está quase decidido que eu vou fazer raid 0 e colocar tudo junto.

E o raid 10 qual o desempenho comparando com raid 0 ?

Postado

uma coissa la no tutorial fala pra colocar um diskete(quem usa??) uma pendrive serve??o windows reconhece??porque o leitor de cd ja vai estar com o cd do windows

Postado

Guto

Não sei dizer o desempenho com RAID 10, pois nunca utilizei.. E meu RAID é 5, com 3 discos de 1 TB.. Nessa configuração, tenho aprox. 2 TB (na verdade 1.89 TB), porque 1 dos discos fica para paridade.. Assim, mesmo que 1 disco falhe, o RAID continua acessível.. Por isso, no meu caso, o RAID é mais confiável que o HD separado.. Num RAID 0, se 1 disco falhar, todo o RAID vai pro espaço..... Cuidado... ;-)

Pedro

Com relação ao disquete/pendrive, creio que o tutorial se refere à instalação do Windows XP.. Nesse caso, se aperta F6 no início da instalação para adicionar um driver à instalação.. NUNCA consegui usar pendrive.. Não sei se é em função da mídia do XP que tenho, mas sempre aciona direto o disquete para leitura do driver adicional.. Eu tenho até cópia do disquete que tem o driver da minha controladora SATA/RAID....rs Na instalação do Win 7 e do SUSE (Linux) não precisei de nada disso.. Era reconhecido direto.. Tudo depende de qual é a sua controladora SATA/RAID.. A minha é do chipset Intel ICH7 e o XP não reconhece mesmo... ;-)

Postado

a minha tambem a questão é posso tirar o cd dp windows para colocar o driver ou ele ainda esta rodando do cd

n tenho diskete no meupc nem outro leitor de cd

(que o 7ven identificava eu sabia so que caso eu faça raid antes de pegar meu 7ven com oe ufaria)

Postado
a minha tambem a questão é posso tirar o cd dp windows para colocar o driver ou ele ainda esta rodando do cd

n tenho diskete no meupc nem outro leitor de cd

(que o 7ven identificava eu sabia so que caso eu faça raid antes de pegar meu 7ven com oe ufaria)

Que eu saiba, a parte da instalação do XP que pede para incluir o driver só pega de disquete mesmo.. Teria que criar uma nova ISO do XP, incluindo o driver da controladora SATA.. Já fiz isso uma vez, mas realmente não lembro como.. Sei que vi o programa que faz isso aqui mesmo no forum CdH.... =/

Com relação ao Win 7, não tem problema algum.. Ele deve reconhecer teu RAID e instalar sem problema...

Postado

E apenas para conhecimento... Em função de uns testes que eu estava fazendo, por bobeira minha, liguei apenas 2 dos 3 discos que tenho no RAID 5... Só de começar o boot, a controladora informou que o RAID estava incompleto (não vou lembrar agora o termo em inglês, mas era algo que parecia 'perneta'..rs)

Desliguei o micro, conectei o disco que faltava e liguei novamente.. Ele começou a refazer a paridade do RAID (rebuild).. Nenhum dado perdido.. RAID acessível mesmo enquanto estava refazendo.. Respiro aliviado..

Ainda está fazendo o rebuild.. Começou hoje às 3 da manhã e, pelos meus cálculos, deve terminar amanhã.. Apesar da máquina estar bem lenta em função do acesso aos discos, estou aliviado por ter optado pelo RAID 5.. De 1.8 Tb que tenho, estou com 800 Gb utilizados.. Imagine perder essa quantidade de informação........

E outra.. O que será que aconteceria se o RAID fosse 0 ao invés de 5 ?? Será que só de ligar o micro ele também iria pro espaço ?? Sendo que o RAID 0 não tem como fazer rebuild.....

Postado
E apenas para conhecimento... Em função de uns testes que eu estava fazendo, por bobeira minha, liguei apenas 2 dos 3 discos que tenho no RAID 5... Só de começar o boot, a controladora informou que o RAID estava incompleto (não vou lembrar agora o termo em inglês, mas era algo que parecia 'perneta'..rs)

Desliguei o micro, conectei o disco que faltava e liguei novamente.. Ele começou a refazer a paridade do RAID (rebuild).. Nenhum dado perdido.. RAID acessível mesmo enquanto estava refazendo.. Respiro aliviado..

Ainda está fazendo o rebuild.. Começou hoje às 3 da manhã e, pelos meus cálculos, deve terminar amanhã.. Apesar da máquina estar bem lenta em função do acesso aos discos, estou aliviado por ter optado pelo RAID 5.. De 1.8 Tb que tenho, estou com 800 Gb utilizados.. Imagine perder essa quantidade de informação........

E outra.. O que será que aconteceria se o RAID fosse 0 ao invés de 5 ?? Será que só de ligar o micro ele também iria pro espaço ?? Sendo que o RAID 0 não tem como fazer rebuild.....

Li num tópico aqui mesmo no c&h que o desempenho do raid 5 fica proximo do raid 0 com 3 discos, como eu quero desempenho estava decidido a fazer raid 0

mais vou voltar atrás e fazer raid 5 vou ter desempenho sem abrir mão da segurança, vou comprar 4 hds seagate 500gb 7200.12, 3 discos vão me dar o desempenho que quero e 1 para paridade.

valeu ai marcus tirou minha duvida e me convenceu a fazer raid 5.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...