Ir ao conteúdo

Dicas de equipamentos para rede wireless da minha casa

bpugliese

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Eu to pensando em montar uma rede sem fio na minha casa, e queria ajuda sobre quais equipamentos comprar para montá-la, já que não entendo muito de conexões de rede sem fio.

A casa tem uma área de mais ou menos 15-20m² e tem dois andares (nao sei dizer a altura correta, mas chuto uns 10m). No andar inferior o roteador estaria separado dos comodos por 1 parede (creio que não vá haver muita perda de sinal aqui, independente da opção do roteador). No andar superior, além do teto (óbvio) seriam duas paredes (são quartos, onde o acesso é necessário.)

Queria um roteador wireless que me oferecesse um bom desempenho na casa toda. Possuo dois notebooks e um desktop. O roteador em questão gerenciaria eventuais trocas de arquivos entre os computadores, ocasionalmente alguns jogos em rede e também minha conexão com a internet (conexão de 1mb oi velox, o modem é o speedtouch 510, está roteado, e não é wireless). Será que pra isso a banda G dá conta? ou seria mais interessante investir em um roteador com a banda N?

OBS. 1: Lembrando que dos dispositivos em questão um dos notebooks não tem acesso à banda N, porém pelo que eu li, apenas quando este dispositivo estivesse ligado à rede é que eu teria uma perda de desempenho, pois forçaria a rede a trabalhar pela banda G, sendo que como esse notebook não fica muito tempo ligado (é ligado ocasionalmente quando minha mãe precisa fazer algum trabalho) eu teria todos os benficios da rede N durante a maior parte do tempo (essa informação realmente procede?)

OBS. 2: O desktop não possui placa de rede sem fio. Minha intenção seria comprar uma dessas placas, mas não sei se essa seria mesmo a melhor opção (uma outra opção que vejo seria ligar o computador via cabo de rede ao roteador), ou qual placa seria interessante adquirir. Queria conselhos sobre isso também.

Funcionalidades interessantes:

- Controle de banda

- Possibilidade de uso como servidor de impressão (não é tão necessário assim, mas se tiver, seria um bonus bem legal)

- Controle de acesso (não sei se isso é padrão e todos os roteadores tem, mas eu queria que fosse possivel controlar quais pcs tem acesso ao compartilhamento de arquivos e ao compartilhamento da internet [se puder controlar os dois compartilhamentos de modo separado, por exemplo, um pc tendo acesso só aos arquivos mas nao à internet, melhor ainda])

- bom custo x beneficio (claro, já que ainda não estou evacuando dinheiro :D)

Desculpem pelo texto enorme, mas achei necessário, pra tentar explicar tudo que gostaria de saber, e ter chance de receber uma ajuda melhor de vocês.

Desde já obrigado a quem se dispuser a me ajudar.

Postado
Olá pessoal. Eu to pensando em montar uma rede sem fio na minha casa, e queria ajuda sobre quais equipamentos comprar para montá-la, já que não entendo muito de conexões de rede sem fio.

A casa tem uma área de mais ou menos 15-20m² e tem dois andares (nao sei dizer a altura correta, mas chuto uns 10m). No andar inferior o roteador estaria separado dos comodos por 1 parede (creio que não vá haver muita perda de sinal aqui, independente da opção do roteador). No andar superior, além do teto (óbvio) seriam duas paredes (são quartos, onde o acesso é necessário.)

Queria um roteador wireless que me oferecesse um bom desempenho na casa toda. Possuo dois notebooks e um desktop. O roteador em questão gerenciaria eventuais trocas de arquivos entre os computadores, ocasionalmente alguns jogos em rede e também minha conexão com a internet (conexão de 1mb oi velox, o modem é o speedtouch 510, está roteado, e não é wireless). Será que pra isso a banda G dá conta? ou seria mais interessante investir em um roteador com a banda N?

OBS. 1: Lembrando que dos dispositivos em questão um dos notebooks não tem acesso à banda N, porém pelo que eu li, apenas quando este dispositivo estivesse ligado à rede é que eu teria uma perda de desempenho, pois forçaria a rede a trabalhar pela banda G, sendo que como esse notebook não fica muito tempo ligado (é ligado ocasionalmente quando minha mãe precisa fazer algum trabalho) eu teria todos os benficios da rede N durante a maior parte do tempo (essa informação realmente procede?)

OBS. 2: O desktop não possui placa de rede sem fio. Minha intenção seria comprar uma dessas placas, mas não sei se essa seria mesmo a melhor opção (uma outra opção que vejo seria ligar o computador via cabo de rede ao roteador), ou qual placa seria interessante adquirir. Queria conselhos sobre isso também.

Funcionalidades interessantes:

- Controle de banda

- Possibilidade de uso como servidor de impressão (não é tão necessário assim, mas se tiver, seria um bonus bem legal)

- Controle de acesso (não sei se isso é padrão e todos os roteadores tem, mas eu queria que fosse possivel controlar quais pcs tem acesso ao compartilhamento de arquivos e ao compartilhamento da internet [se puder controlar os dois compartilhamentos de modo separado, por exemplo, um pc tendo acesso só aos arquivos mas nao à internet, melhor ainda])

- bom custo x beneficio (claro, já que ainda não estou evacuando dinheiro :D)

Desculpem pelo texto enorme, mas achei necessário, pra tentar explicar tudo que gostaria de saber, e ter chance de receber uma ajuda melhor de vocês.

Desde já obrigado a quem se dispuser a me ajudar.

Cara pelo o que eu entendi você quer um roteador mais robusto e empresarial correto???

Então eu vou te recomendar uns roteadores wireless muito bom:

Siemens SE551 Wireless, procura mais sobre eli você vai gostar bastante....

WRT150N-LA Linksys (já vi em um colégio muitos desses nunca teve perda de sinal)

rangemax next WNR854T Netgear( não vi ainda em muitos lugares, mas com certeza é muito bom devido ao preço)

Um conselho se você quer uma coisa muito boa você vai pagar caro, dos mais baratos desses é o da Siemens pelo menos é o que andei vereficando aqui na net, sempre compre de autorizados,nada de mercado livre, pois se der problema baubau...

Então resumindo: custo e benefícoi existe para empresas que querem coisas enormes, mas pelo visto você vai ter que te um roteador potente.

Ou uma alternativa é comprar um acess point, mas não sei se vale a pena...

Postado

Olá mr.ka, obrigado pela resposta.

Dei uma olhada nas especificações dos modelos que você citou e tive essas impressões:

Siemens: foi difícil achar esse roteador, o proprio site da siemens não tem nada sobre ele (ou eu fui incopetente e nao achei =x). No unico lugar onde encontrei menção à ele, estava como "Roteador Gigaset SE551 WLAN dsl/cable Siemens". Pelo que vi nas especificações ele só aceita o padrão G. A vantagem que vi nesse roteador é que ele possui uma porta USB, coisa que os outros dois nao tem.

Linksys WRT150N-LA: bom roteador, na verdade, dos 3 foi o que mais me agradou a principio. Possui portas ethernet e aparentemente um bom alcance, custando em media 400 reais. Não possui a porta USB, mas isso é um 'luxo' que eu não faço assim tanta questão.

Netgear rangemax next WNR854T: Os comentarios do pessoal lá dos EUA dizem que ele possui um alcance que poderia ser melhor. Achei ele o mais 'estiloso' dos 3, porém esse estilo aparentemente custa caro, pois na kalunga ele estava com preço de 499,00. Acho que isso ai já estaria meio salgado. Como vantagens desse roteador, além da beleza, ele também possui 4 portas LAN de 10/100/1000 Mbps, mas isso não é uma necessidade pra mim de qualquer maneira.

Claro, que estas três analises são superficiais que fiz, baseadas apenas em olhar as caracteristicas do produto descritas no anuncio das lojas. ainda tenho que ver se acho alguns reviews e ler com calma, pra de repente até mudar minhas opiniões.

Agradeceria também se outras pessoas pudessem postar opiniões, não necessariamente sobre estes modelos, mas sobre qualquer modelo que achem interessante para atender minhas necessidades citadas no 1º post.

Postado
Olá mr.ka, obrigado pela resposta.

Dei uma olhada nas especificações dos modelos que você citou e tive essas impressões:

Siemens: foi difícil achar esse roteador, o proprio site da siemens não tem nada sobre ele (ou eu fui incopetente e nao achei =x). No unico lugar onde encontrei menção à ele, estava como "Roteador Gigaset SE551 WLAN dsl/cable Siemens". Pelo que vi nas especificações ele só aceita o padrão G. A vantagem que vi nesse roteador é que ele possui uma porta USB, coisa que os outros dois nao tem.

Linksys WRT150N-LA: bom roteador, na verdade, dos 3 foi o que mais me agradou a principio. Possui portas ethernet e aparentemente um bom alcance, custando em media 400 reais. Não possui a porta USB, mas isso é um 'luxo' que eu não faço assim tanta questão.

Netgear rangemax next WNR854T: Os comentarios do pessoal lá dos EUA dizem que ele possui um alcance que poderia ser melhor. Achei ele o mais 'estiloso' dos 3, porém esse estilo aparentemente custa caro, pois na kalunga ele estava com preço de 499,00. Acho que isso ai já estaria meio salgado. Como vantagens desse roteador, além da beleza, ele também possui portas1 porta WAN 10/100/1000 (além das 4 portas LAN de 300 Mbps), mas isso não é uma necessidade pra mim de qualquer maneira.

Claro, que estas três analises são superficiais que fiz, baseadas apenas em olhar as caracteristicas do produto descritas no anuncio das lojas. ainda tenho que ver se acho alguns reviews e ler com calma, pra de repente até mudar minhas opiniões.

Agradeceria também se outras pessoas pudessem postar opiniões, não necessariamente sobre estes modelos, mas sobre qualquer modelo que achem interessante para atender minhas necessidades citadas no 1º post.

tipow o da Link se não me engano tem num colégio que eu estudava chamado SATC que é um colégio enorme com uma grande quantidade de pc e uma net empressarial o seja eli é bom pois tinha um no centro de covivênica dese colégio e guentava tranquilo o tranco....

Postado

bom saber. se não conseguir outras indicações, provavelmente vou comprar esse linksys mesmo. vou só esperar mais um pouco, pra ver se alguém mais dá opiniões.

• Membro VIP
Postado

Olá amigo,

Aqui no meu apartamento eu uso o D-Link DIR-320, ele tem um bom alcance, possui print server, controle de banda, etc. É um bom roteador de padrão G e custa na faixa de R$200,00.

Veja o tutorial que eu criei para o DIR-320: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-dicas-roteador/652013

Um produto similar e mais barato é o D-Link DIR-300(sem print server): http://forum.clubedohardware.com.br/topico-oficial-d/515005

Outros roteadores que o pessoal gosta:

TP-Link WR642G - tem bom alcance de sinal

Edimax 7209 - trabalha a 400mW com firmware alternativo

D-Link DIR-635 - tem usb e é padrão N

Linksys WRT54G2 - novo modelo, design inovador, antena interna

Quando a placa pci wireless, recomendo que procure placas com chip atheros ou braodcom. Evite comprar placas Encore.

falou

Postado

Serza: muito obrigado pelas indicações e dicas, tenha certeza que vou olhar esses modelos que você citou e assim que der posto minahs impressões sobre eles.

Só uma coisa que não entendi: "

Edimax 7209 - trabalha a 400mW com firmware alternativo"

Desculpe minha ignorância, mas nao faço ideia do que seria isso. Aparentemente (olhando para o que você disse dos outros) seria um dos pontos positivos do roteador, mas pra mim o numero nao significou nada xD

PS.: Obrigado também por alterar o título do tópico, esse que você colocou, ficou bem mais significativo realmente ;D

• Membro VIP
Postado
Serza: muito obrigado pelas indicações e dicas, tenha certeza que vou olhar esses modelos que você citou e assim que der posto minahs impressões sobre eles.

Só uma coisa que não entendi: "

Edimax 7209 - trabalha a 400mW com firmware alternativo"

Desculpe minha ignorância, mas nao faço ideia do que seria isso. Aparentemente (olhando para o que você disse dos outros) seria um dos pontos positivos do roteador, mas pra mim o numero nao significou nada xD

PS.: Obrigado também por alterar o título do tópico, esse que você colocou, ficou bem mais significativo realmente ;D

Olá amigo,

A maioria dos roteadores trabalha com potência de 250mV(miliwatt) com o firmware de fábrica.

O edimax, quando troca-se o firmware de fábrica por um alternativo, aumenta a potência para 400mV, o que significa maior alcance de sinal e capacidade de trabalhar com antenas melhores. É um roteador mais usado para redes externas e de grandes distâncias.

Quanto ao título nem precisa agradecer, essa é uma das minha funções.

falou

Postado

Estou em duvida entre o DIR 320, DIR 635 ou o Linksys WRT150N-LA.

Os dois primeiros só vi diferença que um é G e o outro é N, e o 3º tem como desvantagem nao possuir porta USB.

Vocês acham que a banda G, é suficiente pra ter um sinal legal na casa?

• Membro VIP
Postado

Cara, acredito que você não terá problema com sinal. Aqui no meu apartamento tem dois andares também e em linha reta o sinal ultrapassa 2 paredes e chega com nivel excelente ao notebook com vários obstáculos a uma distância de 10 metros. No segundo andar, o sinal ultrapassa 3 paredes a uma distância de 15 metros e chega com nível bom ao notebook. Lembrando que eu utilizo o DIR-320 de padrão G.

Se quiser um desempenho um pouco maior e uma maior agilidade na tranferencia de arquivos na rede, aí eu recomendo o padrão N. O padrão G não é muito animador para tranferencia de arquivos grandes na rede.

falou

Postado

eu não considero prioridade a transmissão de arquivos (quem quiser copiar, que espere EHEAUhAEU). E internet eu já sei que não preciso me procupar porque mesmo o padrão G já dá e sobra.

Uma dúvida: digamos que eu esteja com 4 computadores ligados à rede, todos eles fazendo uso da internet e tal, ai dois deles resolvem copiar arquivos de uns 500mb da rede de um lado por outro. Tem risco da internet cair ou algo do tipo, ou só a velocidade de transferencia dos arquivos que deve ser mais lenta mesmo, ou não vai influenciar em nada o numero de conexões simultaneas?

Minha principal preocupação é o sinal mesmo. Mas pelo que você tá dizendo, o padrão G deve conseguir atender numa boa, e isso me faria economizar uns 200 reais xD

Outra duvida: ambos estes roteadores (dir 320 e dir 635) tem os mesmos recursos de segurança? (WPA2, etc.)

Você que tem um DIR 320, considera ele um roteador 'seguro'? Tem controle de banda?

abrç

Postado

voce está querendo sugestão de um roteador, mas eu sugiro que invista um pouco mais e compre um modem/router/switch tudo em um da 3CON, assim não terá problemas de conflitos de ips, etc.

Além disso voce ficará com apenas um equipamento para fazer a conexão entre seus micros e NB que tem a opção de ser wireless ou com fio, isso com um dos melhores produtos do ramo.

Sou usuario do mesmo, já tive um modelo de 2001, apenas com cabo, que infelizmente queimou por usar em dia de mal tempo, mas comprei outro mais atual e enquanto usar computadores e internet continuarei fiel a essa marca devido a eficiência que proporciona a minha rede caseira composta com 4 micros, ligação à cabo.

Se quer qualidade opte por esse produto, mas convém lembrar que em ambientes fechados todos eles diminuem o alcance que também é influenciado pelo tipo de obstáculos presentes entre os pcs.

A 3CON recomenda para um melhor alcance que o modem seja instalado o mais alto possível, em relação aos periféricos que irão compor a rede, se são dois andares, instale no andar superior e se possível na parede como instalei o meu (imagem abaixo) mas convém lembrar que se a conexão for inferior não espere bons resultados com aparelho nenhum.

Apesar de ser um produto importado, voce encontra facilmente e com um detalhe importante, a garantia é de 3 (tres) anos desde que voce se registre no site do fabbricante.

Se quer qualidade e eficiencia a escolha é:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:26:66:56

http://img21.imageshack.us/img21/2748/dsc00256ffo.jpg

http://img200.imageshack.us/img200/1265/dsc00257r.jpg

http://img39.imageshack.us/img39/3807/dsc00258y.jpg

http://img200.imageshack.us/img200/4121/dsc00259acb.jpg

http://img21.imageshack.us/img21/2695/dsc00260y.jpg

O local das fotos é o quarto de empregada onde fica o meu pc, os demais estão nos outros quartos do apartamento, a fiação foi todo embutida, e o interruptor que aparece em uma das fotos é para ligar e desligar o modem.

Postado

Esqueça de d-link. d-link é bom so perto, ja tive o di-524 o wbr2310 e só esse o ultimo q teve um bom desempenho atravessando 4 paredes de tijolos deitados.

Se você quer mesmo investir sem dores de cabeça recomendo os seguintes na pratica e nao em teoria:

1-Tplink wgr541/wgr642 R$120,00 compre nas americanas, mlivre não confio.

2-Tplink wgr941 padrão n, devido ao alcance das antenas serem melhor

3-o wbr2310 com o firmware 1.03 atualizado, porque ele permite você no setup estender o alcance dele de 100% a 110%, recomendo, por se comprar ele e um antena tplink tiant2450c que aumentara o alcance dele, masss você perdera a capacidade dele de mudar de canal, porque se tiver telefon sem fio: siemens cl60 e suas bases, motorola copia do cl60, poderá ter ele desconectado porque ambos parecem q trabalham no mesmo canal, mesmo tendo a capacidade de wireless channel modificado.

estou com um dir-655 tres antenas paguei R$150,00 na empresa, e confesso, tó feliz com ele, alcance meu agora é até 80 passos do ponto de origem, passando 4 paredes de tijolo deitado, 1 muro de pedra, e portão, até minha vizinha tá gostando apesar de eu não ter dado a senha para ela.

é um sugestão....

boa sorte

Postado
voce está querendo sugestão de um roteador, mas eu sugiro que invista um pouco mais e compre um modem/router/switch tudo em um da 3CON, assim não terá problemas de conflitos de ips, etc.

Além disso voce ficará com apenas um equipamento para fazer a conexão entre seus micros e NB que tem a opção de ser wireless ou com fio, isso com um dos melhores produtos do ramo.

Vou levar sua sugestão em consideração, achei interessante essa ideia de reunir todos os aparelhos em um só. :D

A 3CON recomenda para um melhor alcance que o modem seja instalado o mais alto possível, em relação aos periféricos que irão compor a rede, se são dois andares, instale no andar superior e se possível na parede como instalei o meu (imagem abaixo) mas convém lembrar que se a conexão for inferior não espere bons resultados com aparelho nenhum.
Minha conexão é OI Velox de 1mb. Como a banda G mesmo modesta tem tráfego de 54mb, eu espero apenas conseguir acessar a internet satisfatoriamente, independente do lugar da casa onde eu esteja. Quanto à transferencia de arquivos, claro que quanto mais rápido, melhor, mas sinceramente não é uma ação que ocorre com muita frequencia na rede aqui em casa :D
Esqueça de d-link. d-link é bom so perto, ja tive o di-524 o wbr2310 e só esse o ultimo q teve um bom desempenho atravessando 4 paredes de tijolos deitados.
estou com um dir-655 tres antenas paguei R$150,00 na empresa, e confesso, tó feliz com ele, alcance meu agora é até 80 passos do ponto de origem, passando 4 paredes de tijolo deitado, 1 muro de pedra, e portão, até minha vizinha tá gostando apesar de eu não ter dado a senha para ela.
Fiquei confuso... primeiro você diz pra fugir do D-Link, ai depois você diz que tem um DIR 655 e está feliz com ele, que atravessa várias paredes... sinceramente não entendi qual é sua opinião :confused:

Fiz um mapinha no paint (mal feito, diga-se de passagem) da minha humilde residencia. Dêem uma olhada, talvez isso ajude a definir melhor se vou precisar mesmo de um roteador muito potente ou não.

1º andar

10gcuaw.jpg

2º andar

152f3mo.jpg

As áreas xom um X verde, é onde eu gostaria de ter acesso à rede com bom desempenho.

Os pontos vermelhos são os PCs que ficam fixos na casa.

• Membro VIP
Postado
eu não considero prioridade a transmissão de arquivos (quem quiser copiar, que espere EHEAUhAEU). E internet eu já sei que não preciso me procupar porque mesmo o padrão G já dá e sobra.

Uma dúvida: digamos que eu esteja com 4 computadores ligados à rede, todos eles fazendo uso da internet e tal, ai dois deles resolvem copiar arquivos de uns 500mb da rede de um lado por outro. Tem risco da internet cair ou algo do tipo, ou só a velocidade de transferencia dos arquivos que deve ser mais lenta mesmo, ou não vai influenciar em nada o numero de conexões simultaneas?

Minha principal preocupação é o sinal mesmo. Mas pelo que você tá dizendo, o padrão G deve conseguir atender numa boa, e isso me faria economizar uns 200 reais xD

Outra duvida: ambos estes roteadores (dir 320 e dir 635) tem os mesmos recursos de segurança? (WPA2, etc.)

Você que tem um DIR 320, considera ele um roteador 'seguro'? Tem controle de banda?

abrç

Esses roteadores da D-link são atuais, ambos tem os recursos de segurança(WEP,WPA,WPA-2) e firewall.

Olha...nunca tive problemas de invasão da rede com o DIR-320 e eu nem uso a segurança máxima, eu uso WPA-PSK com uma chave de 24 dígitos, filtro por MAC adress e firewall do router mesmo. Depois para evitar virus, eu uso um antivirus e firewall no meu notebook. Mas, como você deve saber, nada é 100% seguro. Quanto a invasão de rede wireless, também é muito difícil.

O DIR-320 tem controle de banda sim, tem o controle direto na porta WAN e tem o controle por IP(usuário). Eu nunca testei esse recurso, pois não uso, mas deve funcionar sim.

Pelo mapa que você desenhou, um roteador padrão G deve suprir as suas necessidades, no meu apartamento o esquema é bem mais complicado que o seu e funciona muito bem.

falou

Postado

Serza, pois é, to cada vez mais inclinado a ir no roteador G mesmo :D

A minha casa tem uns impecilhos mas em boa parte, são espaços abertos :P

Quanto à segurança, creio que estes recursos que você falou (o wpa e filtro por endereços mac/ip) já devem dar pra manter a rede segura.

Vou conversar com a minha mãe (já que ela quem vai liberar a verba) e explicar tudo o que foi discutido aqui, ai ela decide se quer investir a mais num padrão N, ou se pega o G mesmo. Se eu der sorte, talvez até convença ela a comrpar aquele 'tudo-em-um' que o john recomendou (cara, gostei daquele aparelinho, bem legalzinho ele, pena que é carinho =o)

Postado

Up.

Só uma dúvida: alguém confirma que o DIR-635 é realmente um bom roteador? Achei ele aqui na minha cidade por 270 reais e achei o preço vantajoso em relação aos outros (o DIR-320 tá 180 reais)

Achei também o modelo 3CRWER300-73 da 3com por R$ 350,00

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...