Ir ao conteúdo

PIC16F877A com RTC DS1302

foxlove

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com problemas na comunicação do PIC 16F877A com o RTC DS1302. Eu montei o esquematico no Proteus e quando eu escrevo nos registradores do RTC no Proteus ele mostra q foi alterado, q eu consegui mudar as horas, porém quando eu faço a rotina de leitura nos registradores não consigo receber nenhum dado. Peço ajuda pois ja tentei de tudo e nada. Já mudei a rotina de leitura e nada, só para escrita que funciona. Eu não sei se tem q ativa algum registrador especial para leitura ou na hora da receção dos dados meu clock esta desregulado, peço q se alguem tiver alguma rotina utilizando o DS1302 me mando, pois preciso muito. Obrigado.

Postado

Bom voce deve levar conta alguns pontos, comunicação I2C pra leitura voce deve usar a rotina de transmissão antes de iniciar a recepção, pode ser esse o seu problema, voce esta usando a leitura sem especificar o dispositivo a ser lido usando a rotina de transmissão!

outra coisa, verifique as conexoes fisicas do teu barramento, como resistores de pull up (lembre se 4k7 a 10K para frequencia de 100KHz e 2k2 a 1k para frequencias de 400Khz)

abs.

Postado

Felipe obrigado pela dica, mas já troquei os resistores e nada, eu não sei mais o que fazer, nada funciona. O estranho é q eu consigo escreve no RTC, isso eu sei porque no Proteus ele me mostra o valor q esta no registrador, mais fazer a leitura não da certo mesmo. Ah o comunicação não é I2C, no site da Dallas que o fabricante diz q é 3 Wire, parece um SPI mais não é. Se você tiver ai uma rotina pronta, por favor me envie, não sei mais o que fazer. Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!